Início » Opinião » Biografias » Nasce Frank Sinatra
NESTA DATA

Nasce Frank Sinatra

Em 12 de dezembro de 1915, nasce Frank Sinatra, considerado um dos mais populares e influentes artistas musicais do século XX

Nasce Frank Sinatra
Sinatra também foi bem sucedido como ator, chegando a ganhar um Oscar (Foto: Flickr)

Francis Albert Sinatra nasceu em 12 de dezembro de 1915, na cidade americana de Hoboken, Nova Jersey. Mesmo sem nunca ter estudado música, ele foi influenciado por Billie Holiday e Bing Crosby, e continuou o trabalho de deste último de modernização da maneira de cantar a música popular americana. Começou a cantar profissionalmente com a banda do trompetista Harry James, em 1939.

Naquele mesmo ano, Sinatra casou-se com Nancy Barbato, com quem teria três filhos, Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr.e Tina Sinatra.

Em 1940 passou para a banda de Tommy Dorsey. Em 1941 teve seu primeiro disco de sucesso, “Polkadots and moonbeams”. Nesse ano foi eleito melhor cantor na votação da revista “Downbeat”, ultrapassando Bing Crosby. Nesta década de 1940, Sinatra participou de mais de dez filmes, e sua carreira de cantor solo começou nesta época. Uma de suas primeiras gravações foi “Night and Day”, de Cole Porter. Gravou depois inúmeros sucessos pela Columbia Records e tornou-se um ídolo dos jovens. Multidões comprimiam-se na porta de seus shows.

Muito popular, Sinatra fez parte da campanha de Franklin Delano Roosevelt para a presidência da república dos Estados Unidos. Na época, seus discos atingiam a marca de 10 milhões de cópias vendidas por ano. A partir de então, Frank Sinatra passou a ser conhecido como “the voice” (“a voz”).

Sua carreira durou cinco décadas, e ele é visto como o maior cantor popular do mundo. Sua carreira de ator também foi bem sucedida. Ganhou varios prêmios, inclusive, em 1954, o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel em “A um passo da eternidade”, além de outra nomeação em 1956, pelo papel principal em “O homem do braço de ouro”.

Frank Sinatra teve papel importante na popularização da música brasileira mundialmente, ao gravar um LP com Tom Jobim.

Ele morreu em 14 de maio de 1998, aos 82 anos, em Los Angeles, vítima de um ataque cardíaco.

 

Fontes:
UOL Educação-Frank Sinatra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. ney disse:

    Não, não, maior cantor de musica Americana e não do mundo.
    Isso esta parecendo filme de herói americano que sempre salva os EUA e dizem ser o Mundo.

  2. helio (Rio de Janeiro) disse:

    Sinatra e Tom foi uma grande escolha do site. A música americana com Sinatra, a bossa-nova com a Ellis, o jazz, com grandes intérpretes, o samba com Carmem Miranda souberam na perfeição avançar no compasso. òtima complementação de Goodwell.

  3. Telles disse:

    Sinatra e Jobim foram únicos.

    Gosto muito de cantar as músicas que os dois imortalizaram.

    De Sinatra a minha predileta é My Way; do Jobim todas, sem exceção.

    Muito obrigado pelo presente inestimável e de tanto bom gosto.

  4. Charles Goodwell disse:

    Sempre fui um fã incondicional de Sinatra cantando. No cinema não muito. Ele não é o tipo de artista da era de Hollywood. Seu egocentrismo lhe tornou artista famoso creio que com os expedientes pouco lisonjeáveis narrados por Coppola em ‘O POderoso Chefão’. Mas sua voz e técnica foram admiráveis e ele entendeu no início da carreira que um grande cantor só será lembrado pelas canções que escolheu e não por acaso sua carreira teve um ponto de interseção com a Bossa-Nova. Está na galeria das melhores vozes do século XX.

  5. Janette disse:

    Que encontro maravilhoso! Dois ícones talentosíssimos da música mundial!
    Obrigada pela sugestão do vídeo.

  6. Marcelo Copello disse:

    Nunca é demais lembrar Sinatra, ouço todos os dias! Abraços, Marcelo Copello.

  7. HENRIQUE REGIS disse:

    Bom dia!!! fiquei feliz quando li o resulmo da história artistica do cantor Frank, só senti falta de uma coisa, uma musiquinha dele ao fundo da leitura…
    Minha opinião é a seguinte: Enquanto lemos o artigos nos deliciamos ao som do cantor que tal????
    Abraços!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *