Início » Opinião » Cuidados para o folião passar bem o Carnaval
SAÚDE E BEM-ESTAR

Cuidados para o folião passar bem o Carnaval

Hidratação e boa alimentação são fundamentais para manter o pique durante a festa

Cuidados para o folião passar bem o Carnaval
Beber muita água é a principal dica para enfrentar os quatro dias de folia (Foto: Wikimedia)

Os quatro dias de Carnaval exigem alguns cuidados fundamentais para o folião não perder o pique e nem o melhor da festa. A palavra mais adequada para aproveitar a festa mais popular do Brasil é “moderação”.  Segundo o endocrinologista Sergio Vêncio, do Lâmina Medicina Diagnóstica/DASA, ingerir muita água é a primeira orientação para garantir um carnaval saudável e sem transtornos.

“Em qualquer evento dessa natureza onde as pessoas permanecem numa atividade física intensa por muitas horas, o importante é ter cuidado com a hidratação. Após 40 minutos ‘pulando’ Carnaval, é importante repor também vitaminas e sais minerais. Para isso devem ser usados os isotônicos, suco de frutas, ou a própria fruta. Água de coco é sempre uma excelente pedida. E água, muita água”, enfatiza o médico.

O especialista alerta também para o abuso de álcool, que pode desidratar o corpo, além de trazer inconvenientes como apagões, náuseas e perda de memória, dependendo da quantidade ingerida. Outro ponto negativo é o uso de cigarro e outras drogas. “Isso tudo é exatamente o que o folião não precisa”, comenta. Ainda segundo o endocrinologista, o hábito de misturar bebidas energéticas com álcool para aumentar o pique pode levar a pessoa ao hospital, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos.

Em relação à alimentação, a recomendação é ingerir alimentos leves e naturais e deixar de lado condimentos e excesso de sal, além de embutidos, camarão, peixe e maionese, os que mais provocam intoxicação alimentar. O ideal é priorizar frutas ricas em água, como melancia e melão, além de alimentos integrais, pois promovem a absorção lenta de carboidratos e evitam a queda de glicose devido ao excesso de exercícios.

Para garantir o sucesso deste Carnaval, o Dr. Vêncio indica: abuse de carboidratos complexos como arroz, batatas, mandioca e macarrão e evite os simples, como açúcar, doces e chocolates. “Também prefira refeições menores, porém mais vezes ao dia”, explica o especialista.

Fontes:
Mundo Educação-Cuidados com o Corpo Durante o Carnaval

3 Opiniões

  1. Hugo Leonardo Filho disse:

    Tomar agua? Esses médicos não tem noção: bebida do carnaval é “capeta”; quem quer passar bem o carnaval simplesmente fica em casa.

  2. Demilson Dias disse:

    Detesto Carnaval.

    Porque tem muita gente vivendo na miséria, e os governos não tem coragem de liberar se quer a metade do dinheiro que investe em Carnaval para resolver o problema da nossa gente que vive abaixo da linda da pobreza
    e libera rapidamentes milhões para que as mulhres e homens saim mostrando a traseira nas ruas, e causando a prostituição natural, quem diz que não epoca de carnaval eles faz pesquisaz para saber quantas mulheres foram estrupadas, quantas quantas pessoas contrairam o virs da AIDS, quantos se contaminaram com doenças sexualmente transmisives dentre outras, isso nunca sabemos mais nossa gente morre.

    Para apresentar a dança do sexo e prazer, extrangeiros que vem para o nosso pais a fim de passar as mãos nas pernas das meninas e fazer sexo com as mulheres daqui prometendo furtunas e conforto, Na verdade é apenas momentos de prazer, e depois a desgraça cai sobre essas pessoas que talvez fica doente e enferma morrem por conta da liberação do corpo em busca de sonhos mentirosos.

    Carnaval Dança Carnal, abomina sexos e prazer. diverte a pervesidade, e leva o habito do homem e a mulher a desfrutar do prazer da loucura, sem tomar conta ou conciencias de seus proprios atos.

    Então Carnaval é uma praga, carnal do homem.

  3. Luiz Franco disse:

    O carnaval eh um deus nos acuda, morre gente as centenas no brasil todo, fora os que ficam doentes(AIDS) ou aleijados. O povo se enche de drogas de todo tipo, pratica sexo sem proteção, beija qualquer boca suja que aparece, e alguem vem dizer que tem que tomar agua e comer fruta para passar bem o carnaval. Eh surreal.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *