Início » Opinião » É NEM, fazer o quê?
Grita Brasil

É NEM, fazer o quê?

Pensem no absurdo que é proibir um Monteiro Lobato e não proibir o total descaso do governo com a educação. Por Claudio Schamis

É NEM, fazer o quê?
Grita Brasil (Opinião e Notícia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Fazer nada. E nem me venha com churumelas. Para Lula está tudo bem. Tudo azul. Sol de norte a sul. Não somos fracos. Vamos superar mais essa crise. Crise? Que crise? Lula afirmou que o ENEM foi um sucesso. Ou seria um “xuxexo”? Assim como todo o seu governo. Assim como ele.

Na terra de Lula ou no mundo encantado em que ele vive nunca há nada de errado. Não existem marolas, marolinhas, mensalões, corrupção, favorecimentos, político corrupto. No mundo de Lula o que existe é a perseguição da imprensa, da oposição, são imagens que não dizem nada. Existe também uma perseguição contra a sua pessoa. Ele é a vítima de um sistema que não enxerga nele aquilo que outros enxergam. A visão míope impera contra ele. Culpa dos estrábicos. Lula além de ser “o cara” é agora “a vítima”.

E já que o assunto é ainda Lula, queria que alguém me explicasse o que Dilma, que ainda não foi empossada presidente, está fazendo na Coreia do Sul junto com Lula para a reunião do G-20, onde Lula vai querer dar uma de “super-homem” e acabar com a guerra cambial que dizem que Estados Unidos e China estão fazendo? Dilma foi como o quê? Ouvinte? Mala? Ela não é ainda oficialmente presidente, então… Mas como aqui no Brasil pode tudo, acho que isso pode, não é? Aqui pode presidente fazer campanha em pleno expediente de trabalho como se um presidente tivesse horário para ser presidente, então deve poder a futura presidente “trabalhar” como futura presidente. Será que ela depois vai entrar na justiça do trabalho pedindo salário retroativo?

E já que falamos em salário, Lula entra no ringue para que o salário de Dilma seja maior que o seu. Ele é tão bom para a Dilma. Queria ter um presidente assim. Ele não é fofo? Será que ele está querendo algum cargo no seu governo, quero dizer, no governo Dilma?

Dilma por sua vez diz que tentará impor um teto para gastos. Mas como ela vai fazer isso se o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou paralisar 32 obras, sendo que 18 são do PAC? Tudo bem que ela é mãe do PAC, mas como ela pode falar em teto? Que fique sem teto. (Isso é um trocadilho.)

E já que estamos falando de gastos, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o governo é contra a concessão de novos aumentos para servidores, como os 56% para funcionários do judiciário. Bom esse cara. Gostei dele. Já não posso falar o mesmo do relator-geral do Orçamento, senador Gim Argello, que fez essa proposta. Será que ele bebeu no meio do expediente? (Isso também foi um trocadilho.) Ou é Gim só no nome?

Será que alguém mais bebeu? Quem explica essa pequena ajuda do Banco Central de R$ 2,5 bilhões ao banco do Silvio Santos? Essa história não está cheirando bem. Até porque a Caixa Econômica comprou 49% do banco e para essa operação ser concretizada é preciso a fiscalização do próprio Banco Central e da Caixa. E de lá ninguém viu nada? Foi o Lula quem fez essa análise?

Outra coisa delirante é saber que o ex-assessor na Casa Civil de José Dirceu, o pai do mensalão, Marcelo Sereno, está todo sereno já que vai gerenciar os royalties em Maricá. Coisa de R$ 20 milhões. Sereno candidato derrotado a deputado é então o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo de Maricá. Nem sigla tem para isso tudo que ele vai ser. Nem nisso quiseram economizar. E assim é a vida. Perde-se uma eleição para deputado e ganha-se uma secretaria. Também quero uma. Pode ser até aqui mais pertinho de casa.

Pois se for longe de casa, no caminho não poderei ler mais Monteiro Lobato, pois a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) resolveu manter o parecer que proíbe a distribuição do livro “Caçadas de Pedrinho” nas escolas publicas, e eu, como pessoa mais velha, tenho que dar o exemplo. E se uma criança me ver lendo isso? Já pensou?

Pois é, pensem sim no absurdo que é proibir um Monteiro Lobato e não proibir o total descaso do governo com a educação.

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

28 Opiniões

  1. Helio (rio de janeiro) disse:

    SBT teve ajuda antes da eleição para depois falir? TCU embarga o PAC só depois da eleição? E só então volta a CPMF? Se o pirlinpinpim do Lobato existisse, gostaria de saber os muitos malfeitos que o Lula sabe e nós brasileiros não. Ele que chama de perseguição qualquer crítica a qualquer deles. Sua obsessiva comparação com FHC, seu imenso ódio às heranças, certamente devem lhe deixar levemente paranóico com a Dilma. E se ela adota esse método? E se o presente recebido se transforme em revolta contra o seu criador? A paranoia da Dilma será a de cuidar de nunca discordar do mestre sob pena de despertar o seu ódio infinito.

  2. Maricaense indignado disse:

    Alguem salve Maricá! Mais de 25 denúncias já foram encaminhadas ao MP (inclusive 2 mandatos de prisão para o Secretario de Saúde) e alem da impunidade o que a cidade ganhou foi agora o Sereno para tomar conta de algo que a prefeitura já conseguiu sumir com mais de 250 milhões. Nem lixo se recolhe na cidade, os poucos onibus da unica empresa que o prefeito permite servir a cidade atolam por não existir manutenção das vias, pessoas morrem aos lotes no inferno do único hospital publico, nas escolas falta de tudo, o Jornal Oficial do municipio desde o inicio de setembro desapareceu de novo, e a unica coisa que a prefeitura fez ate agora foi abusar de verbas e da máquina pública para tentar eleger a mulher do prefeito deputada, que alem de não se eleger por causa dos descalabros de suas falcatruas muito conhecidas na cidade, só conseguiu 72 votos para o Sereno em Maricá. Em troca o nepotismo corre solto com ela se tornando mais um dos absurdos incontáveis e muito bem pagos secretarios municipais de Maricá, (em Maricá já existe ate cargo de Assistente Executivo da Subsecretaria Municipal de Administração Planejamento e Finanças, ou por exemplo Subsecretário Municipal de Cooperativismo e Economia Solidária da Secretária de Assistência Social Cidadania e Participação Popular, ou por exemplo Gerente Executivo vinculado à Subsecretária de Tecnologia da Informação do Gabinete do Prefeito), e o Sereno como mais um secretario importado, igual a outra novata nas secretarias de Maricá, a ex-secretaria de finanças de Manaus, Maria Helena Oliveira, que saiu corrida de Manaus depois de um monte de denúncias contra ela. Existe justiça no Brasil? Cadê o MP que ignora todas as denúncias sobre os descalabros que estão acontecendo em Maricá??

  3. Thomas Korontai disse:

    “ENEMFICÊNCIA” – FRUTO DO CENTRALISMO EXACERBADO
    *Thomas Korontai

    O novo escândalo nacional protagonizado novamente pelo Ministério da Educação em relação aos ENEM deixa claro que a concentração das atribuições que o Governo Federal chama para si é absolutamente eficiente quanto aos desastres que nem sempre são anunciados.

    Por que um “vestibular federal” para se sobrepor aos vestibulares locais, os vestibulares das próprias faculdades? Essa síndrome concentradora com vistas a unificar processos em um país com 8,5 milhões de km2 só pode resultar em problemas graves, em prejuízo da população, que passou a servir ao Governo, ao invés deste servi-la – basta observar a decepção dos estudantes.

    Mesmo que os governantes considerem ser necessária existência de um sistema de aferição/vestibular do tipo ENEM porque não formataram o programa para que cada estado o fizesse? Porque um exame dessa natreza tem que ser feito nacionalmente, em um País com dimensões continentais? Ressalte-se que este tipo de avaliação nem deveria existir, porque exames dessa natureza avaliam quem tem melhor memória, o que deveria valer mesmo seria o currículo de toda a vida estudantil e testes vocacionais de cada um, feitos pelas próprias universidades, de maneira a evitar desperdício de recursos materiais e humanos. Esse desperdício se verifica na falta de mão de obra qualificada e nos inúmeros diplomas engavetados, cujos titulares exercem outra função/atividade. O foco está errado: a universidade.

    Outra revelação da ocorrência foi da sua fragilidade e vulnerabilidade, típica dos mandos centralizados. Como diz um ditado popular, “não é possível abraçar o mundo com as pernas” os gestores do sistema centralizado de educação no País não percebem o ridículo do conceito adotado. Até o presidente ora ocupante do Planalto se pronunciou em assunto que não lhe compete, afirmando da sua confiança no sistema, um procedimento inadmissível para um Chefe de Estado como o Brasil, como se “republiqueta” fosse o País.

    Em um federalismo pleno das autonomias locais, a Educação é completamente descentralizada. Não deveria existir um ministério centralizador dos procedimentos pedagógicos, recursos, livros e materiais de apoio, exames, e até merenda, como ocorre no Brasil. Em uma Federação de verdade, cuja base mais importante é o município, a única parcela humana de um País, a educação tem seu início com os preceitos elementares da formação do ser, com valores humanos, éticos, morais e familiares, sob a construção afetiva que só pode ser dada pelos familiares e membros da comunidade, sob sua própria cultura e feições locais, nunca sob a batuta de um poder distante como o de Brasília.

    O caminho da Educação começa no município e termina no respectivo estado federado, com raras exceções em nível federal, em alguma instituição muito especial, do mais alto nível, se for o caso. Porque se esse caminho continuar a começar em Brasília, terminará sempre nos buracos negros da incompetência e “achismos” do poder centralizado.

    Thomas Korontai é presidente do Partido Federalista (em formação)

  4. Markut disse:

    Se corrupção já é um grave problema a enfrentar, imagine-se a soma de corrupção com ignorância e incompetência! .
    Teremos multidões de “cumpanheros’ encarapitados no poder, como produto de sórdidas maquinações políticas, em que a meritocracia foi, há muito tempo, para a cucuia!
    Não dá para imaginar o retrocesso que significa probir Monteiro Lobato e o descaso quanto à educação.
    Está se cometendo um verdadeiro crime de lesa pátria. Em que esfera esses crimes deveriam ser julgados , se o poder Judiciário é tambem omisso e conivente,postado de joelhos, perante o poder Executivo,tanto quanto o poder Legislativo?
    Que é da independência dos poderes para funcionar como contrapesos indispensaveis?
    Que é da democracia, quando lastreada sobre uma massa mantida ignorante e desinformada?

  5. WANDERLEY FONSECA SILVA disse:

    LULA NÃO ENTENDEU QUE U.S.A. SÓ SE RELACIONA COM O MUNDO NA CONDIÇÃO DE HOLDER.
    ACREDITOU QUE OBAMA TINHA PODERES PARA NOMEAR O BRASIL MEMBRO DO COSELHO DE SEGURANÇA.
    U.S.A. AGORA INCORPOROU UMA POTÊNCIA NUCLEAR POSSUIDORA DE MÍSSEIS DIRECIONAIS DE LONGO ALCANCE CAPAZES DE VARRER DO MAPA QUALQUER METRÓPOLE DO MUNDO.
    ENQUANTO ISTO O MUNDO VÊ A ÍNDIA MÍSTICA CHEIA GURÚS ADIVINHOS LEVITANDO NAS RUAS COM BARBAS E TURBANTES BIZARROS.

  6. Peter Pablo Delfim disse:

    Quem diria, Monteiro Lobato que serviu a infância desse País como poucos, com sua maravilhosa obra literária ser colocado no centro de uma discussão que gesta os mais inominaveis pretextos particulares de ódios, partidarios, religiosos, racistas, ladrões, opressivos, eivados de vandalismo moral e intelectual, intolerâncias e acima de tudo falta de patriotismo. Que horror sentiria Monteiro Lobato se possível fosse assistir estampados em comentários escritos e por milhões vistos tanto rancor travestido de vigorosa defesa sua. Certamente, Monteiro Lobato em nome daqueles milhões de brasileiros a quem fez e faz sonhar e serem felizes abdicaria de tão nefasta “defesa”.

  7. Leidy Santos disse:

    SALVE O PALHAÇO DEPUTADO TIRIRICA!
    ELE NÃO PRECISA DO ENEM!
    ELE SABE LER E ESCREVER.
    PIOR DO QUE ESTÁ, NÃO PODE FICAR!
    ÊTA PAISZINHO BAUM, XENTE!

  8. Leidy Santos disse:

    ESTUDAR PARA QUE?
    TEMOS UM PRESIDENTE QUE NÃO TEM NEM O PRIMEIRO GRAU COMPLETO!
    ESTUDAR PRA QUE???
    ÊTA PAISINHO BAUM, XENTE!

  9. jossiane disse:

    Lula, como definir um presidente tão capaz? capaz isso sim, capaz de não “SABER DE NADA” quando muitos dos seus aliados estavam forrando o bolso com os mensalões da vida,capaz, sim ele é capaz! capaz de enganar o povo com nenos de 100 reais por mês com o bolsa familia, sendo que muitos políticos vivem usufruindo com o dinheiro da população, e nós somos iludidos ao achar que isso é mudança, vou lhes dizer o que é mudança, mudança é deixar de comprar problemas de outros paises, e mudar a miséria do nosso país, mudança e diminunuir essa inflação, que atormenta milhões de brasileiros.E por favor presidente, o Brasil tem capacidade de mudar aliás as nossas riquezas estão ai para todos apreciarem, libere um pouco pra população, chega de nos oferecer MISÉRIAS, e ainda tentar fazer agente querer acreditar que isso é muito.

  10. Paulo Fernando disse:

    Reclamar depois não vale. Antes das eleições, sim, dava para resolver tudo isso, mas uma grande maioria preferiu assim, ou seja continuidade, que assim seja, isto é, quanto pior melhor então aguente o tranco.

  11. Gilcéia de Freitas disse:

    Olá Claudio,
    O pior é saber que Wonderland irá perdurar.Para a nossa presidente eleita a “educação no Brasil é ótima”!Citando Wonderland,não vou deixar de citar um livro brasileiro maravilhoso: O Alienista , Machado de Assis -> http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Alienista,.
    Agora quem são os “loucos” nós, que pagamos impostos e “ralamos” para sobreviver? Ou eles que acha que tudo está “ótimo”.Queria ter o Machado por aqui agora, deve estar rindo onde que que esteja, pois é uma piada depois de tanto tempo que o romance foi escrito, a história se repetindo (quem gosta de ler recomendo uma leitura básica de Hegel ), para não dizer que estamos “falando besteiras. E adoro este jargão, mas que não há fuga: contra FATOS não existem argumentos.
    Salve simpatia, abraços cariocas “merrmo”

  12. helio (rio de janeiro) disse:

    Quando a presidente declarou que a Educação estava bem encaminhada e não seria a prioridade, quase enfartei. Saude e infraestrutura serão os principais focos do seu governo. Será que ela sabe como a Educação está? lá na escola? Está tudo muito mal parado. Sem educação não há Sauúde de qualidade. O conhecimento é parte essencial da medicina preventiva. Ler, se informar.

  13. MOACYR LOPES DA SILVA disse:

    POR ISSO QUE É BOM SER UMA NAÇÃO DEMOCRÁTICA. O SUJEITO FALA MAL DO PRESIDENTE DO COMEÇO AO FIM E NADA ACONTECE.
    LENDO O QUE ESTE SUJEITO ESCREVEU ME FAZ LEMBRAR O SERRA ! APANHOU , APANHOU , E CONTINUA NA ATIVA. OUVI DIZER QUE VAI SER SECRETÁRIO DA SAÚDE NO GOVERNO DO ALKMIN (É ASSIM MESMO QUE SE ESCREVE ? TAMBEM SE NÃO FOR NÃO ALTERA NADA.)SENDO SECRETÁRIO, O TUTU VAI CONTINUAR ENTRANDO NO BOLSO E OS BESTAS TORCEM POR ELE.

  14. ana maria vieira paiva disse:

    Perfeito,Texto Maravilhoso. Parabéns!.

  15. Sid Vicious disse:

    Muito falatório por pouca coisa. Os problemas do Enem afetaram uma fração insignificante de alunos, que poderiam refazer a prova. Não houve nenhum problema para os milhões de outros alunos. Mas então a imprensa faz um carnaval, o judiciário entra no oba-oba, e pronto: na ânsia de ajudar, os críticos do governo atrapalham tudo. francamente…

  16. RUDYNALVA SOARES disse:

    Cláudio!
    Uma coisa tenho de concordar: o tremendo absurdo que é ter de se fazer nova prova para o ENEM…
    Sucesso querido!
    cheirinhos
    Rudy

  17. L Paes de Almeida disse:

    ENEM- Vestibular estatizado e centralizado. É ruim!

  18. marcia cristina albuquerque disse:

    Schamis, hoje vc esta mais espirituoso. Adorei o texto (como sempre). Engraçado que aqueles que defendem Lula ainda não deram o ar da graça. Ou ficaram sem graça de falar alguma coisa.

    Afinal para Lula o Enem tinha sido um sucesso.

    Adorei o “xuxexo” e os trocadilhos.

    Parabéns.

  19. Aline disse:

    Engraçado que aqueles que defendem Lula ainda não deram o ar da graça. Ou ficaram sem graça de falar alguma coisa. (2)

    País da impunidade agora é o da anarquia também!

  20. João Cirino Gomes disse:

    Nem enem e nem nada! Só promessas e conversa fiada! Estamos vendo os sem terras invadindo prédios e pedindo as moradias, estamos vendo os desempregados buscando empregos e só encontrando o curral eleitora para iludi-los! Estamos vendo os aposentados pedindo o aumento digno em seus vencimentos; e vemos constantemente Lula prometendo! Não sei como pode agir desta forma e convencer esta cambada de idiotas que elegeram a Dilma1 Com perdão da palavra mesmo, mas quero é que se ferrem para aprenderem! Lula é o maior vigarista que conheci!
    E não temo represarias; sabe por qual motivo? Melhor morrer com honra, que ser escravizado por um, ou um bando de ignorantes, mandatários e analfabetos!

    Eu votei NULO; E se vc ler duvido que seja favorável a algum político deste País do faz de conta! Que a mídia honesta e não vendida divulgue, para demonstrar que alguns tem vergonha na cara!

  21. Mwangolé disse:

    Quando escreverem escrevam para o mundo e nao somente para Brasil e os Brasileiro, o que eu nao sou

    Por isso digam lá ÉNEM significa o que?

    Se é uma abreviatura então deviam descrever
    Se é mas um slogam Brasileiro de oposição então aha ha ha ha ha ah !

  22. Beraldo Dabés Filho disse:

    Por mais que os opositores partidários e os algozes avulsos do PT o queiram denegrir, o ENEM é uma espetacular e irreversível conquista do Povo Brasileiro, através do Governo Lula.

    Todos sabem que é absolutamente normal que um Programa de tamanha magnitude, e ainda em fase de maturação, passe por alguns percalços, como ocorreu em 2009 e agora em 2010. Percalços estes corrigíveis a tempo e a hora, com devido aval da Justiça.

    Importante ressaltar que entre os seus mais ferrenhos opositores estão, com certeza os proprietários dos famigerados curos pré-vestibulares, sempre muito caros e fora das possibilidades financeiras, de enorme parcela dos jovens aspirantes a uma vaga na Universidade.

    Melhor que todos se acostumem com o ENEM, porque ora em diante, todos os jovens estarão passando por esta porta de entrada na Universidade. Em 2011 o número de estudantes a participarem das provas deverá passar de 06 milhões, cerca de 3% da população brasileira.

    O ENEM, além de aferir o ensino médio no País, oferece aos jovens, igualdade de condições para chegar a Universidade.

    Mineiramente, o ENEM “mata dois coelhos com uma só cajadada”.

    Merece respeito!

  23. Miriam Athayde Ferreira disse:

    Schamis, nem preciso falar, mas vou falar. Amei o texto.

    Você foi como sempre no ponto e seu humor está afiado.

    Você não deixa passar nada e consegue linkar muito bem vários assuntos e não deixa escapar quase nada.

    Quando sai um livro? Era uma boa ideia vc publicar um livro com suas crônicas. Fica aqui a sugestão!

    E como foi bem observado, onde estão os adoradores do Lula? Sumiram todos. Será que serão também adoradores da Dilma?

    PARABÉNS!!!

  24. ana soares disse:

    Vergonhoso. Eu posso imaginar o que esses jovens devem estar passando. Essa fase é complicada e mexe com o emocinal da maioria desses jovens.

    E o mais incrível é que num dia seu Lula diz que tudo foi um suecesso e depois ele muda de ideia. Ele é que é uma brincadeira. Melhor se não tivesse dito nada.

    E esse ex-secretário do pai do mensalão. Nem sabia disso. Vc tem olhos de águia. Não deixa passar nada, como já disseram aqui. Parabéns, parece até que vc acorda e vai dormir pensando nessas coisas.

    Vergonhoso e o pior é que teremos mais 4 anos pela frente da mesma maneira.

    Continue atento, continue gritando que vc é nossa voz.

  25. carmo alves dos santos disse:

    tenho uma fabrica de esmeril, irei mandar um lote para voces lixar essa dor de cotovelo do governo Lula, agora voces vão ter dor de barriga durantes quatros anos.

  26. Leonel Colombo disse:

    Só uma coisa, Parabéns.

  27. armando costa a ribeiro disse:

    Pontual seu texto. Não mudaria uma vígula, até porque estava arriscado de alguém do PT querer e exigir alguma mudança por caua da vírgula.

    Otima visão. Ótimo texto.

    abraços

  28. João Cirino Gomes disse:

    Caro colega, CARMO ALVES DOS SANTOS, se vc não ganha para blindar sacanagens, logo terá motivos para mudar sua opinião!
    A começar pelo aumento de impostos!
    Se não enxergar estes detalhes iniciais procure um oculista!
    Depois olhe para os vários cargos que os ilustres exercem ao mesmo tempo, a quantidade de aposentadoria que tem; e como seus ídolos se tornaram bilionários tão rapidinho!
    Não acredito que seja honestamente, e digo alto e em bom som, para quem quiser ouvir; são é um bando de ladrões ordinários, oportunistas e mentirosos, que para o povo só sabem prometer!
    Se vc tiver fabrica de esmerilho, de uma lixada na cara de alguns políticos, e vc vai ver cair ser-rajem; pois são na maioria cara de pau!
    A começar pelo garoto, que era baba de macaco em um Zôo de SP, e depois do pai se eleger, ele se associou ao banqueiro bandido; e apareceu pousando de empresário genial fazendeiro e bilionário!
    Mas seu pai não sabe de nada, e nem viu nada!
    E vc acha que Danil Dantas banqueiro bandido, foi solto por ser inocente, ou para não comprometer o salvador da pátria, cara de pau mor?
    Você sabia que Delegado de policia, que cumpria seu dever esta sendo perseguido, e foi punido por não aceitar ser corrompido?
    Esta história ainda vai dar panos pra manga, espere e verá!

    A justiça social que os sabichão prometeu é mesmo de dar diarréia!
    Ele se mete em tudo, e sabe tudo no mundo todo, mas quando se trata de cumprir suas obrigações, ou as promessas que fez para se eleger, não sabe de nada, e nem vê nada,percebeu este detalhe?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *