Início » Economia » Nacional » E o mito Lula ainda sobrevive

E o mito Lula ainda sobrevive

Como é possível que o mito Lula sobreviva, inclusive no exterior, após tanta degradação dos costumes politicos e administrativos?

E o mito Lula ainda sobrevive
Ou Lula era o chefe da quadrilha e está mentindo (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Embora nunca tenha votado no Luis Inácio Lula da Silva, encarei com otimismo sua vitória nas eleições presidenciais de 2002. Conforme mencionei em artigo publicado no Jornal do Brasil, (em 28/10/02, e também no “La Tercera”, do Chile, e no “Buenos Aires Económico”): “Votei em José Serra, mas isso não significa que endosso as versões alarmistas sobre as consequências da vitória de Lula”.

Meu otimismo provinha da crença de que o PT reunia um elenco de personagens idealistas e honestos, cuja passagem pelo poder seria uma salutar oportunidade de alternância e contribuiria para a moralização dos costumes politicos brasileiros. Porém, em pouco tempo descobri a dimensão de meu equívoco. Hoje, após tanta degradação dos costumes politicos e administrativos, me pergunto como é possível a sobrevivência do mito Lula, que perdura inclusive internacionalmente.

Jamais na história desse país houve um contraste tão gigantesco entre o comportamento de um partido politico quando se encontrava na oposição e, depois, quando conquistou o poder. O PT oposicionista vangloriava-se de sua pureza moral e ideológica, demonstrando repugnância a qualquer vínculo com outros partidos. Maria Erundina chegou até a ser expulsa do PT pelo fato de haver aceito um ministério no governo “impuro” de Itamar Franco. No entanto, para e ao chegar à presidência, Lula engendrou as mais estapafúrdias alianças partidárias.

Sua pregressa forma sistemática e destrutiva de exercer oposição, levou-o a execrar o Plano Real e torcer para o “quanto pior melhor”. Críticas ferozes ao presidente Fernando Henrique Cardoso repudiavam a totalidade de suas iniciativas. Qualquer ato da administração FHC era identificado como sintoma de corrupção e favorecimento dos ricos. Mas eis que, ao sentar na cadeira presidencial , Lula passou a lamuriar-se como vítima de uma oposição rancorosa e injusta.

A plataforma de governo que propagou nas campanhas eleitorais foi imediatamente renegada quando instalou-se no Palácio do Planalto. Aliás, essa foi sua única atitude acertada, pois se desmontasse a política econômica herdada teria levado o país ao caos. Mas até mesmo esse ato de sabedoria não favorece sua imagem pois: (a) ou ele acreditava no que prometia aos eleitores e, portanto, estava delirantemente despreparado para exercer a presidência; ou (b) ele sabia que falava bobagem durante a campanha e, portanto, mentia ao povo.

Por outro lado, apesar de sua mensagem imbuida de ideais democráticos durante a ditadura, ao alçar à presidência da República seus amigos estrangeiros diletos foram dois dos atuais maiores símbolos mundiais de desprezo pela democracia, Mahmoud Ahmadinejad e Hugo Chaves.

Analisando desapaixonadamente os escândalos ocorridos durante sua presidência (parte dos quais se encontra em julgamento), qualquer pessoa provida de um mínimo de lógica só pode chegar à seguinte conclusão: ou Lula era o chefe da quadrilha e está mentindo, ou ele não sabia de nada e, portanto, foi um um chefe de Estado incompetente. Não existem outras hipóteses alternativas.

Fontes:
Instituto Millenium-E o mito Lula ainda sobrevive

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

45 Opiniões

  1. Djalma Gomes disse:

    Excelente esta crônica pela precisão da dissertação, bem como pelo fato curioso do final da crônica, jamais atentado por alguém (abre aspas); “ou Lula era o chefe da quadrilha e está mentindo, ou, se ele não sabia de nada e, portanto, foi um chefe de Estado incompetente” (fecha aspas). Realmente, não há outras hipóteses alternativas. Governo populista tem disso, cega as pessoas e, às vezes, até os mais esclarecidos. Eu tenho orgulho de mim mesmo, pois converso com a minha consciência constantemente e ela me diz que sempre agi certo em jamais ter votado no PT em tempo nenhum e nem por motivo algum.

  2. Markut disse:

    De fato, “não existem outras hipóteses alternativas”. Ambas envolvendo o drama da desinformação e anestesia da massa votante, que não só votou, como reelegeu esse falso Messias.

  3. francisco paulo cavalcante disse:

    Nunca vi tanta verdade sobre Lula e o PT
    leia materia abaixo e sinta o comportamento dos petistas incluido o chefe maior

  4. Leidy Santos disse:

    Os dias desse facista estão contados.
    Ele conseguiu enganar muita gente, porém, as verdades estão aparecendo.
    Falta bem pouquinho para o povão acordar.

  5. Mario Ficarelli disse:

    Pois é, sr. Averburg, sou do tempo que me conscientizei políticamente como cidadão, com as falações de Adhemar de Barros, um outro enganador, Ah! mais importante na época o emoldurado Janio Quadros. Depois vieram outros e muitos outros. Teve e continua tendo até Sarney. E o Brasil, depois de deitado eternamente em berço explêndido, começou a acordar devagar, mas muito devagar. Teve seu sono perturbado em 64 com muito barulho e não menos com a aparição do PT. Tudo parecia que o povo estava ajudando a acordá-lo. Hoje parece-me que já está sentado na cama. Mas, como se diz: “os extremos se juntam”, e os extremismos da didadura teve seu extremo, também no poder, de um senhor que fala e talvez depois pense. Mas, habituado a falações (mais um), vai seguindo, e falando, e enganando o inocene povo brasileiro: o Zé Povinho. O tempo passa. Como disse recentemente Fernando Henrique, “…eu não sou político profissional. Cumpri minha parte. O Lula é político profissional e por isso continua por aí dizendo e fazendo o que vem na telha.” O povo, ora o povo… esquece facilmente e sente-se irmão dele. Mas… o tempo passa e os anjos que tomam conta do Brasil continuam tentando achar o homi que vai cuidá bem do Brasil.

  6. gerusa contti disse:

    E não é que é? Tenho andado com vergonha da minha ingenuidade. Ao contrário de você votei no homem todas as vezes. Embora na reeleição já estivesse danada da vida com ele… (Não sei se votei, porque sempre trabalhei em campanhas, profissionalmente, e nelas vi tanta coisa de perto. Não acreditava que pudesse existir ninguém tão santo assim, se não, não chegaria a ser eleito…) Mas jamais esperava que tanta lama explodisse do bueiro do PT. Aqui no ES a Iriny, é quem vai pagar o pato. (do Lula e cambada, e do João) Tá na hora de achar outro partido de oposição. O PSOL ainda me parece pouco preparado. E agora José, em quem votar?

  7. Iria Barradas disse:

    Aos que não suportam o Lula é isso mesmo, esta versão é apenas a velha tecla batendo e fazendo sempre o mesmo barulho numa tentativa de se tornar a versão histórica. O primeiro ponto que se precisa analisar é que o Congresso é composto por mais de 600 pessoas entre deputados e senandores, Lula teve a maioria folgada no mesmo durante seus 2 mandatos, o mensalão está julgando diversas pessoas, algumas com mandato parlamentar, portando o mensalão não representa a realidade nacional nem o governo Lula, representa os que usaram de má fé em benefício próprio e, finalmente, neste país os corruptos e corruptores estão onde devem estar: no bando dos réus. Tentar arrastar tudo e todos os que apoiam o Lula para este lodaçal é uma ferramenta de dissuação pela melhora do Brasil para os mais pobres. A empresa que mais jogou lama em Lula está até a tampa compormetida com corrupção, a sua tática é dar tiro para todos os lados para que ninguém chegue perto, o que não funciona mais, não vi uma única linha da Veja explicando seu caso, mas faz capa de um réu confesso sem provas para acusar e justificar todos os boatos que publicou até hoje. Com tantos inimigos “poderosos” se houvesse mesmo um fiapo desta porcaria com o Lula já teria sido localizado e usado para tecer uma corda para enforcá-lo em praça pública. Olhando pelos olhos dos que se acham melhores que os outros por conta das escolas que frequentaram é mesmo insuportável ver um retirante do nordeste fazendo pelo Brasil o que os outros todos juntos não conseguiram.
    Lula não é um mito, é uma pessoa esforçada, dedicada e envolvida com as pessoas, ele é real, humano e sabe vencer desafios. é um sobrevivente em todos os setores de sua vida, inclusive na política.

  8. Iria Barradas disse:

    errata: …no BANCO dos réus… e … comprometida…

  9. Carlos Cesar disse:

    O Lula é o chefe, se ele cair, o estrago será pior. Lula distribuiu o nosso dinheiro, do trabalhador, pra dar a quem não trabalha. Comprou o silencio da UNE e dos Sindicatos. Ele simplesmente comprou o apoio que hoje tem.

  10. Carlos U. Pozzobon disse:

    Getúlio sobreviveu como mito devido a legislação trabalhista e aos sindicatos, que com seu imposto obrigatório rendem reiteradas homenagem ao homem que criou uma elite de trabalhadores com alta renda e muito ócio. Em toda a estrutura social brasileira, as construções que favoreçam os alpinistas sociais, aqueles que descobrem os meios de ser catapultados para as oligarquias sem passar pela árdua meritocracia do capitalismo tecnológico, tem sua eterna gratidão aos seus patrocinadores. E nem é preciso tanto, a prática tem demonstrado que o assistencialismo de cabresto já é suficiente para uma reputação completamente incoerente com a natureza e caráter do líder político. Não por acaso nossas figuras literárias guardam uma semelhança com Lula, como Macunaíma, Mazzaropi e o Dr. Bogoloff.

  11. Geferson disse:

    Se fosse por quantidade de escândalos de CORRUPÇÃO- O PT venceria no primeiro turno!
    O odor fétido que exala do ambiente petista indica o arder das almas no inferno VERMELHO dantesco que se atiram na luta inglória, recorrendo inclusive aos tribunais da OEA, questionado as decisões do STF e expondo os estertores da decadente estrela encarnada tal qual queda do muro de Berlim.
    Os Petralhas procuram ainda a desesperada perpetuação no poder “custe-o-que custar”, usando as REDES SOCIAIS com argumentos sem lógica ou credibilidade, pois o “SONHO ACABOU”. E o pesadelo dos indignados também.

  12. Carneiro disse:

    Só para lembrar:

    Não querendo corrigir e já corrigindo, o nome da moça secretária de administração do governo Itamar Franco, é Luisa Erundina e não Maria Erundina

    Abraços e obrigado.

  13. wanderley f. silva disse:

    AQUI EM JUIZ DE FORA LULA PROVAVELMENTE ELEGERÁ A EX REITORA MARGARIDA SALOMÃO DA COLIGAÇÃO DO P.T. CONTRA O CUSTÓDIO QUE TEM FEITO UM BOM TRABALHO NACIDADE.
    CUSTÓDIO É UM HOMEM CULTO E BOM ADMINISTRADOR ,MAOS LIMPAS.
    MARGARIDA SERIA TAMBÉM UM BOM NOME POIS É MESTRA,DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
    HOJE JUIZ DE FORA CONTA COM SEISCENTOS MIL HABTS. E ATRAI GENTE DE TODOS OS LADOS PORQUE ESTÁ EM LINHA RETA HÁ 158 KMS DA PRAÇA MAUÁ -RIO.
    JÁ FOI UMA CIDADE FABRIL E HOJE SE TRANSFORMOU EMCIDADE ESTUDANTIL.
    CONTA COM UNIVERSIDADE FEDERAL E OUTRAS FACULDADES PARTICULARES.
    ESTÁ HA SEISCENTOS KMS DE BELO-HORIZONTE E SUA CAPITAL REGIONAL É O RIO.
    TEMOS O TUPI NA QUARTA DIVISÃO,MAS O POVO TORCE PELO FUTEBOL CARIOCA.
    JÁ TIVEMOS UM CARNAVAL MELHOR,MAS A TLEVISÃO LIQUIDOU NOSSA FESTA PORQUE TRANSMITE O DESFILE DA SAPUCAÍ.
    SER “VIZINHO” DO RIO OFERECE VANTAGENS E DESVATAGENS.
    SE EU FOSSE VOCÊ VIRIA MORAR AQUI TAMBÉM.

  14. lidia coelho disse:

    NAO ESTOU JUSTIFICANDO NADA. MAS ESTE MODELO DE GOVERNAR JA VEM BEM ANTES DE LULA. ESTE TEXTO DEVERIA DISCUTIR ACHO EU NA MINHA HUMILDE OPINAO FINANCIAMENTOS DE CAMPANHAS, REFORMA POLITICA. E A POSTURA DESSES DEPUTADOS QUE SE VENDERAM. A QUESTAO É SE UM GOVERNO QUE ESTA NO PODER E NAO TEM A MAIORIA NO CONGRESSO CONSEGUE GOVERNAR!!! EXPLICA ISSO!!! NAO ESTOU JUSTIFICANDO NADA, MESMO PORQUE ACHO QUE UM ERRO NAO JUSTIFICA OUTRO. MAS LI NOS JORNAIS UM MENSALAO EM MINAS, E O PROJETO DE SEGUNDO MANDATO APROVADO NO CONGRESSO, NO QUAL LEVOU FHC A REELEICAO.

  15. Luiz A. F. Ramos disse:

    Falou correto: MITO. O metalúrgico usou e abusou do direito de enganar, principalmente a choldra. Mas como é um mito, em breve terá o seu destino.

  16. Horácio Roque Brandão disse:

    O mito Lula sobrevive, inclusive no exterior, pela simples premissa que é a falta de informação ou conhecimento. A massa eleitoral é ingênua e ignorante (no sentido de tomar conhecimento das notícias e informações). No Brasil, vejam os votos das regiões centro sul, que por óbvio divergem dos demais estados. A solução adequada para melhorar isso seria desobrigar o voto, e estimular o voto consciente, que não o do cabresto, da dependência econômica, do interesse, etc.

  17. Vincent disse:

    Eis a questão,o brasileiro é um povo desmiolado,SEM MEMÓRIA, ou faz questão de ser enganado,porque,NUNCA se viu tanta corrupção como NESTES ÚLTIMOS 10 anos.Isto é UMA VERGONHA,como vive dizendo o censurado Bóris Casói!
    E,La Nave Va!!!

  18. Hivitality disse:

    Caro Marcello,

    Enquanto o brasileiro “emergente” puder adquirir, ainda que em incontáveis parcelas, uma TV de tela plana, ou um carro 1.0 zero km, ou um chinelo de dedo igual ao ator da novela, ou qualquer outra quinquilharia que o faça sentir-se de fato um ser “emergente”, ele continuará a crer piamente que Seu Lulla e dona Dillma são santos, e que os que o seguem sempre vão se dar bem, ainda que este mesmo povo não tenha sequer esgoto em casa, e que aceite o fato de que saúde e educação sejam artigos de luxo.

    A receita para criar e sustentar essa ilusão é muito simples, tão simples que até Lulla conseguiu concebê-la, comprando a câmara federal com dinheiro público, Lulla conseguiu o apôio que precisou para aprovar as leis que quis aprovar, e bancando a sensação de enriquecimento do povo com banalidades e futilidades, como os portugueses fizeram com os índios quando aportaram por aqui, ele permanece iludindo e ganhando a consciencia de quem o elege e reelege e jura de pés juntos que ele é o mais bem preparado e competente bebum descarado que já governou esse país.

  19. Ma. das Dores Souza disse:

    Eu não sei se o PT do tempo do contra tudo, ainda existe, mais sei que o estrago foi desastroso para o país, não sei se o mito Lula sobrevive, mas sei que a população brasileira está diante dos últimos suspiros da educação, saúde e segurança, não sei se ainda temos que está cobrando de governos de 10 anos atrás, mas sei que estamos comprometendo a metade do que produzimos em impostos e juros dos mais altos do mundo. Precisamos refletir melhor e ter muito cuidado na hora de escolher para não continuar elegendo esses falsos pol´ticos que se dizem pais da pobreza, enquanto a amnipula para se engrandecer´

  20. Ruy Benitez disse:

    Devemos analisar os fatos com pragmatismo e objetividade. Existe alguma forma de se fazer política sem ser pragmático? Como conduzir a política nacional sem ter maioria no congresso? Isso faz das alianças uma necessidade, sendo a necessidade de sentar com Deus e o Diabo uma pratica extremamente necessária, pois, caso contrario a possibilidade de êxito em um mandato é praticamente impossível! Fernando Henrique Cardoso um dos grandes presidentes da história do Brasil teve maioria no congresso e governou com certa flexibilidade, viabilizando assim suas metas políticas, e econômicas, caso contrario, não sentaria a mesa para compor com a oposição? Duvido muito!!!! OU será que existe outro caminho? Não era isso que o Brasil queria? Democracia?
    Temos que ter em vista que o lado romântico da política só é valido quando não estamos no poder, pois neste momento de posse do cargo a realidade prepondera, trazendo a realidade de centenas de deputados e senadores, junto de seus partidos, com centenas de ambições ministeriais, e em empresas estatais que fazem das votações no congresso uma arma fortíssima de troca junto ao presidente da república e o poder que lhe é conferido com a posse.
    Portanto não é porque é o Lula, Fernando Henrique ou qualquer outro que seja, esta necessidade faz parte da vida pública e sempre vai ocorrer, não se iludam, sejam realistas assim entenderão de fato o que é a política.

  21. ney disse:

    Nunca o Opinião e noticia, tratou os membros da privataria tucana desta forma.

  22. David Gomes Leal disse:

    O mito Lula sobrevive porque o Presidente, a exemplo de outros líderes que continuam na memória de forma positiva para os menos favorecidos e na memória negativa dos afortunados contam com o favorecimento de transformarem-se em imagens que povoam os sentidos de uma forma ou de outra. Deus e o diabo, amor e ódio, bom e mau, justo e injusto. Existe sempre o que dizer, o que falar, com quem comparar. Somente três homens podem se manter e se manterão na condição de mito por longo tempo. Vargas, Prestes e Lula. Outro, referenciar-se nos discursos políticos para medir a ação política é tarefa para intelectuais. Alias, é diversão para intelectuais. A maioria, como eu, interessa saber que antes de Lula, muita gente boa não tinha emprego, largava a família para sair do País… Não tinha direito sequer de sonhar. O trabalhador, no geral, empinou o nariz e isso, como tudo que se refere a Lula, incomoda e acomoda.

  23. Carlos de Morais disse:

    Como se poderá confiar em considerações de quem votou no Serra.
    E se votou no Serra, não poderiam ser diferentes suas opiniões sobre
    o Lula.
    Na verdade, este artigo representa bem a opinião de uma elite que
    não se conforma em ter sido governada por um operário.

    Parabens!

  24. mestry badahra disse:

    Deve existir alguma Magica,com este mero: Metalúrgico,Nordestino,Mestiço,Semi-analfa,Sem passagem Na Universidade,mal de aparência, rouco,com deficiência vocal, Que Consegue sem nenhuma pós Graduação etc Hipnotizar todo o MUNDO ! Não só aqui no meu Brasil Varonil,onde a ausência de cultura,turbinada pelos Políticos Profissionais,que já fizeram até buracos nos seus Tronos, do Senado e Da Câmara, de tanto se Ré elegerem,mesmo com comprovações de escândalos,ou parcerias com os Grupos interessados,que Financiam, e colocam vários como seus representantes,Como dizem ai os jornais etc .E é impressionante, Também este tipo de brasileiro, conseguir, Ludibriar as maiores autoridades politicas de Países, que portam referencias de Grandes sumidades na área de conhecimento Politico, e Competência administrativa etc Como a O.N.U e a O.E.A. e outras, que apesar da minha baixa cultura ignorância,EU acredito, que por lá deve ter algum componente do Grupo,
    que não detenha conhecimento, inteligencia e cultura, alem de idade, e graduação para exercício de cargo etc E dizem por ai,(comentaristas políticos aleatórios e Outros ) (eu de nada entendo ) que Governar o Brasil Varonil, com a Galera que já tem Estabilidade, devido a Anos que estão sendo reeleitos, pelos colégios (currais etc ) É uma das mais complexas das ações .
    E este caboclo (mito ) para uns apedrejado por muitos uns.promoveu uma tremenda irritação, com o show que deu, e continua dando, e que vai ficar gravado, Não dá para apagar, a imagem deste Presidente, chamado nas redes sociais,por alguns amigos de SAPO BARBUDO !
    UM Magico ? UM Ilusionista ? Sei lá !!!
    mestrybadahra@ Hotmail.com

  25. Afonso Schroeder disse:

    FOI DITO:
    Foi dito entre linhas e diretamente, que a grande maioria do povo não sabe escolher seu presidente tanto em 2003 e o reelegendo em 2006, cá venhamos percebe-se o despeito e o revanchismo, simplesmente o Estadista impar, Luis Inácio Lula da Silva (Lula), mostrou as classes dominantes político-econômicas, que não existe a necessidade de ser economicamente poderoso precisa em primeiro ter vontade política de fazer as coisas para todo povo e não como em governos anteriores onde se favorecia uma minoria (classe dominante), e as classes chamadas de C, D e E não tinham voz e vez, chega de trocadilhos bonitos, jamais a grande maioria deseja o retorno desta classe que enganava a população, respeito as opiniões, mas dai achar que no mundo interligado via Internet e outros a grande massa não per4cebe as coisas, oxalá que Deus de entendimento aos que se acham superiores.

  26. ORLY GUERRA disse:

    Esse tal de LULA é um sujeitinho digno de pena! O cara veio das camadas humildes; conseguiu chegar onde muitos, mesmo gastando fortunas, não conseguiram. E o que fez por nós trabalhadores e aposentados, NADA! Os assalariados estão pagando mais imposto de renda. Haja vista que a tabela do IR continua defasada em 44%. As aposentadorias também estão defasadas. Daqui a algum tempo todos receberão apenas UM SALÁRIO MÍNIMO DO INSS.

  27. Reynaldo Ferreira Moraes disse:

    Eu sempre votei no PT, no entanto hoje me causa náuseas saber o quanto fui enganado e iludido com este magico chamado Lulla.O maior canalha que já existiu no governo brasileiro usou de técnicas nazistas e ás vezes africanas para locupletar-se e manter-se no poder

  28. Everaldo Uzeda Rodrigues da Costa disse:

    Ainda não entendi se dizem que ele era o cabeça de tudo, porque ficou fora do julgamento do mensalão. Será que os culpados que forem condenados pela justiça, que todos falam corrupta terão punição? Devolveram ao patrimônio, os prejuizos? Se o povo não tem uma educação, então qualquer melhora financeira como a bolsa familia, sem regulamentos e para a vida inteira é logico que vão votar nas propagandas politicas, todo mundo ja esta acostumado a lei de GERSON.

  29. José Bismark Sampaio disse:

    As Máscaras estão caindo. Dois personagens citaram o nome de Lula como sendo o Chefe do Mensalão. O que foi que houve com Lula. Em aproximadamente 08 anos, já é dono de um patrimônio invejável. Enquanto que um trabalhador
    precisaria trabalhar muito. Um pequeno empresário tem que ralar muito para chegar onde o Lula chegou em apenas 08 anos. É para desconfiar! Aquela promessa de justo, justiça, enveredou por outros caminhos. Para conseguir a reeleição do PT na presidência, o Lula fez acordos com personas non gratas. E, isso foi o inicio da maracutaia que está sendo mostrada hoje através do mensalão. Falar nisto, cadê o Lula. Não se fala mais nem nele nos jornais. Teriam comprado a imprensa, calando com beneficios aos proprietários das redes de comunicações. O que vai acontecer com ele. Precisamos eleger um Homem com padrões diferenciais de todos estes que estão aí. Até agora um país que se diz católico na sua maioria tem elegido pessoas ateus para dirigir este país. Neste momento, não seria a hora de procurarmos eleger uma pessoa que tenha Deus no seu coração, que não se venda, que não faça acordos indevidos para sua eleição, que tenha coragem de enfrentar de frente tudo e a todos para o bem do povo brasileiro, e confiar que Deus agirá a seu favor derrubando todas as barreiras. Devemos agir, não podemos nos calar. Vamos lutar por um BRASIL melhor para o nosso POVO.

  30. João Cirino Gomes disse:

    Precisamos divulgar, para que não continuem nos tratando como idiotas!

    O LEGADO DE LULA AO BRASIL

    Os mercadores da legalidade em troca do escambo da corrupção e do suborno foram desmascarados.
    O Ministério Público Federal de Brasília pediu à justiça o bloqueio dos bens do ex-presidente Lula da Silva, a quem acusa de improbidade administrativa por ter usado verba pública com claro intento de promoção pessoal. Esse foi o presidente que prometeu para se eleger em 2002 resgatar o poder público da imoralidade e da corrupção, sendo o mesmo presidente denunciado publicamente por seu cúmplice como o verdadeiro chefe do Mensalão.

    No auge do desmascaramento do mais sórdido político de nossa história temos uma questão para refletir: o que os desgovernos petistas, herança maldita dos desgovernos civis anteriores especialmente o de FHC, deixam como legado para as gerações que se seguem?

    A resposta a essa pergunta não é necessariamente a confirmação de uma absurda fraude política chamada de petismo, mesmo porque para a sociedade isso já é absolutamente claro.

    Somente não aceitam essa constatação, ou não querem enxergar a dura realidade de um partido prostituído por uma falsa e fraudulenta ideologia socialista corrupta, os fracos de espírito, os fracos de caráter, os ignorantes intencionalmente assim formados, os covardes por omissão, os corruptos por natureza, e os subornáveis esclarecidos canalhas que são pagos para trair o Brasil.

    Na verdade muitos desses, “inocentes úteis”, já enxergam o sórdido legado do Retirante Pinóquio, mas infelizmente preferem conscientemente ficar do lado dos traidores de nossa pátria por vantagens assistencialistas, e por medo ou covardia, do que defender um país limpo de gente tão calhorda e apátrida, atitude essa fruto direto da falência da cultura e da educação intencionalmente provocada pelos desgovernos civis para poder manipular com mentiras a maioria da população ao longo de tantos estelionatos eleitorais praticados depois do Regime Militar.

    O mais grave fato diante do início da desconstrução do Covil de Bandidos em que foi transformado o poder público é a confirmação de que a sociedade brasileira – depois do Regime Militar – foi estruturada para que a sordidez da política prostituída tirasse o máximo proveito do DNA do ilícito impregnado na nossa formação histórica.

    Esse projeto de consolidação de deformação do caráter de uma sociedade permitiu que os canalhas da política prostituída, lacaios das burguesias e oligarquias apátridas-corruptas-subornadas, tirassem o máximo proveito da fragilidade moral da formação cultural e educacional do país para dar suporte ao projeto de poder fascista-totalitário do PT.

    A nota do PT e a resposta da “presidenta” ao comentário feito pelo Ministro Joaquim Barbosa durante sua recente fala no âmbito do julgamento do escândalo do Mensalão, são de uma transparência de intenções golpistas e cristalinas: a única saída para o PT e sua base aliada para que os mantos da vergonha da corrupção, do suborno e da prevaricação não os cubram totalmente perante a opinião pública nacional e internacional, é trabalharem tenazmente na direção de um Golpe de Estado, convocando seus simpatizantes a um enfrentamento sem limites para evitar uma derrota fragorosa nas eleições municipais que vai, forçosamente, anteceder uma derrota do PT nas eleições presidenciais de 2014, pondo fim a era petista que transformou o país em um Paraíso de Patifes.

    O maior erro que ainda será cometido pelos canalhas golpistas é achar que não existam militares das forças armadas em quantidade suficiente para se juntarem com os civis patriotas, dignos e honrados para rechaçar pela forma necessária a sanha fascista do projeto de poder do PT.

    Esperamos também que os comandantes militares, mesmo sujeitos a uma pretensa “subordinação constitucional”, não comentam o terrível engano de permitirem que os golpistas tentem transformar as Forças Armadas em cúmplices desse golpe, provocando uma guerra civil de resultados sangrentos e imprevisíveis. Sua neutralidade deixando a sociedade civil escolher os caminhos para a reconstrução moral e ética do país é compulsória.

    A Constituição não tem no seu texto nenhuma cláusula pétrea que imponha uma compulsória subordinação das Forças Armadas a gangs de corruptos que transformaram o poder público em um Covil de Bandidos.

    Se os comandantes das Forças Armadas se mantiveram “neutros” durante o apodrecimento das relações públicas e privadas provocada pelo projeto de poder fascista do PT, não podem agora tomar partido de golpistas mesmo, que entre eles venha a ser incluído o atual desgoverno petista.

  31. João Cirino Gomes disse:

    mestry badahra:
    Lula enganou a maioria tapada que o elegeu; mas quanto a ONU, Banco Mundial, Irmanos e outras nações ele perdoou as dividas de uns, presenteou, e promoveu outros e até usou dinheiro dos cofres públicos, que são nossos impostos nossos impostos para construir estradas, portos e até rede de hotéis em CUBA!

    Note que se um brasileiro quiser ir para outros países precisam superar vários obtusiúsculos, principalmente o financeiro!

    Enquanto que Lula fez sua média a nossas custas! E facilitou até para que seus descendentes tivessem passaportes diplomáticos!

    Só não enxerga estas disproporções quem não quer!

  32. jose ribamar dos santos disse:

    engraçado fernando henrique estava vendendo o pais todo e era bom lula nao presta por que pagou a divida externa
    ceifou a teta dos malandros politico bom nasceu morto

  33. Olimpia Pacheco disse:

    Olá!! Eu e muitos brasileiros, temos q. pagar por q. não aprende votar, sou sindicalista já dormi com várias caravanas do sindicatos na porta deste Lula. O cara é marento nas negociações, este cara enganou muita gente.

  34. Elias Pires disse:

    Eu ia me manifestar, mais achei a fala da Companheira a seguir bastante representativa, e gostaria de fazer delas a minha fala, não que eu não tenha opião é que a fala dela traduz em número, gênero e grau. É claro que gostaria de contrariar algumas falas, ródicularizar outras, por absoluta falta de informação, outras por verdadeira parcialidade, outras por oportunismo e outras, ainda por fundamentalismo, não o farei, simplesmente elejo a fala da Cidadã como a minha, caso haja controvércias, de repente inteveio.
    “Iria Barradas disse:

    22 de setembro de 2012 às 15:21

    Aos que não suportam o Lula é isso mesmo, esta versão é apenas a velha tecla batendo e fazendo sempre o mesmo barulho numa tentativa de se tornar a versão histórica. O primeiro ponto que se precisa analisar é que o Congresso é composto por mais de 600 pessoas entre deputados e senandores, Lula teve a maioria folgada no mesmo durante seus 2 mandatos, o mensalão está julgando diversas pessoas, algumas com mandato parlamentar, portando o mensalão não representa a realidade nacional nem o governo Lula, representa os que usaram de má fé em benefício próprio e, finalmente, neste país os corruptos e corruptores estão onde devem estar: no bando dos réus. Tentar arrastar tudo e todos os que apoiam o Lula para este lodaçal é uma ferramenta de dissuação pela melhora do Brasil para os mais pobres. A empresa que mais jogou lama em Lula está até a tampa compormetida com corrupção, a sua tática é dar tiro para todos os lados para que ninguém chegue perto, o que não funciona mais, não vi uma única linha da Veja explicando seu caso, mas faz capa de um réu confesso sem provas para acusar e justificar todos os boatos que publicou até hoje. Com tantos inimigos “poderosos” se houvesse mesmo um fiapo desta porcaria com o Lula já teria sido localizado e usado para tecer uma corda para enforcá-lo em praça pública. Olhando pelos olhos dos que se acham melhores que os outros por conta das escolas que frequentaram é mesmo insuportável ver um retirante do nordeste fazendo pelo Brasil o que os outros todos juntos não conseguiram.
    Lula não é um mito, é uma pessoa esforçada, dedicada e envolvida com as pessoas, ele é real, humano e sabe vencer desafios. é um sobrevivente em todos os setores de sua vida, inclusive na política.

  35. Luciano Pinheiro disse:

    interessante o artigo do marcelo. seco, limpo e claro. Lula é isso aí mesmo. Não estava e nem está preparado para a governabilidade. A atual mandatária se debate em palpos de aranha para levar adiante o
    “titanic” que lula abandonou à propria sorte. O icberg bateu de frente com o barco brasileiro guiado
    quando deveria ser por um mestre comandante, por um grumete sem rumo certo. Eu também fui nessa “onda”. Ajudei a construir o partido em Fortaleza. Alguns anos depois entre uns copos e outros, de cerveja com o ainda não presidente, conversamos horas sobre a ausência de filosofia politica do partido, ainda que fosse um partido recém criado. Isso foi num congresso no Espirito Santo, se nao me engano um congresso de mutuários do sistema habitacional. Essa mania de detratar os ex-governantes antes da era pt é conversa para boi dormir. E lula e seus apaniguados fazem-no muito bem. Era preciso governar. Nada demais em pedir o appoio dos congressistas, mas , lula ecolheu o caminho mais fácil. Vamos “comprar” todo mundo. É, quase todo mundo. O congresso ficou sem oposição. Uma voz aqui e ali ainda alçou “voos” mas aterrisaram logo. O mensalão é a prova cabal da incompetência do governo lula. Mas, por outro lado, a “genialidade” dos seus asseclas assomou sobre todos. Roubar o dinheiro público de forma acintosa em nome de uma “governabilidade” que nunca houve é simplesmente tratar nosso povo e nossa intelectualidade política como “bestas”. É marcelo, simplesmente é isso mesmo. A história vai julgar esse vendaval de promiscuidade política que continua a ser defendido a unhas e dentes pelos remanescentes dessa tragédia bufa. Dirceu, Lula, Delubio, Palocci, Paulo Cunha e demais envolvidos nessa quadrilha, certamente estão rindo de nós. Mas a historia vai redimir nosso povo e a lembrança dessa “gente” será apenas como um cancer que o tempo vai debelar.

  36. João Cirino Gomes disse:

    Elias Pires a situação que eu vejo; é que petista não tem argumento algum para contestar as denuncias contra Lula, uns para justificar acusam Fernando Henrique, ou então outros, mas isso só até fazerem alianças como foram feitas com o Sarney que Lula criticava, de ficar roxo, com o Maluf que prendeu Lula!

    Eu fui petista e acho que é muita cara de pau do Lula setr eleito com a proposta de acabar com os enriquecimentos ilícitos, e pouco tempo depois de se eleger ele se tornar bilionário!
    Acho o cumulo da ignorância deste pessoal que defende Lula não enxergar que Lulinha era apenas um estagiário assalariado no Zoo de SP; mas depois que o pai se elegeu e facilitou para que Daniel Dantas se apossasse de verbas do BNDS e do Banco do Brasil para fazer sociedade com este gênio de araque, Lula comparar o filho ao Ronaldinho!

    Eu desafio alguém a contestar estes detalhes que são reais, e explicar quais foram as formulas usadas por Lula e esta quadrilha!
    Eu sei como Daniel Dantas conseguiu sair da cadeia: E desafio quem quer que seja; a contestar a versão de que Lula usou o poder de presidente para que Dantas fosse solto e não manchasse a imagem que ele criou as custas de falsas promessas, do sangue e suor da população e dos oprimidos!

    Quanto a divida externa que ele diz que pagou: é só pesquisar e ver que a divida interna quadruplicou!
    Desta maneira é fácil, usa-se verbas internas e paga-se divida externa!
    Mas agora temos uma divida interna quatro vez maior que a externa!
    Só leigo continuam acreditando em Lula e PT,, ou então os de má fé!

  37. Ezequiel Domingues dos Santos disse:

    Muito bom artigo, falou tudo !!!

  38. Mario Neto disse:

    Caro Marcello Averbug:
    Faço minhas, as suas palavras. Alíás, meu raciocínio equivale ao seu no tocante ao “Caso do Mensalão”. Votei em Lula, em 2002, assim como o fiz para deputado, no Sr. José Genoíno, um “paladino” dos meus ideiais de ética na política… Se o Lula nada sabia sobre o episódio do Mensalão, era um incompetente desinformado, incapaz de ocupar o cargo presidencial; em linha oposta, “se” sabia, não haveria outro posto na Quadrilha senão o de Chefe Supremo.
    Lamento, até hoje, ter ajudado a elegê-los em 2002.

  39. Álvaro Eiiti Tuji disse:

    Ao contrario da sua opinião, sempre ví o Lula, como uma pessoa desonesta, e me causa repugnância, vê-lo na TV ou nos Jornais. Eu tinha absoluta certeza que ele era um crápula, enganado os menos lúcidos e não haveria lógica, uma quadrilha inteira se mobilizando a fim de ajudar o então Presidente a governar, e ele não saber.
    Muito me admira, ele não ser convocado a depor, pois mais claro que isso,é impossível.. Ele foi espertíssimo em chefiar a gang e não deixar provas,mas só um burro não entenderia o jogo.
    Infelizmente,o Judiciário,por serem nomeados pelo Executivo, se sentem constrangidos,e fazem vista grossa.
    Eassim,mais um patife fica impune.
    Álvaro

  40. Tristes Trópicos disse:

    Não é por menos que o beneficiário mór do mensalão é chamado de Lularápio por alguns intelectuais bem humorados e bem informados. Mais fofo que Luladrão ou Luladraváz não é não ?

  41. helo disse:

    Schoeder,
    Difícil imaginar tamanha talento para o mal. Hitler foi eleito, o alemão se iludiu. Felizmente a ilusão não é eterna. Lula, desde que virou metalúrgico em SP já estava no terço mais rico da nossa população, já pular para bilionário foi um fato mais recente. É desprovido de ética, porém inteligentíssimo e carismático. Estas são as qualidades de todas os chefes de quadrilha e facções criminosas. Tem vida mais longa que seus seguidores, vencem a pobreza, e as vezes como Pablo Escobar na Colômbia, são vistos até como heróis.

  42. João Cirino Gomes disse:

    Me sinto na obrigação de divulgar!

    BRASIL CARINHOSO

    Bom dia, dona Dilma!

    Eu também assisti ao seu pronunciamento risonho e maternal na véspera do Dia das Mães. Como cidadã da classe média, mãe, avó e bisavó, pagadora de impostos escorchantes descontados na fonte no meu contracheque de professora aposentada da rede pública mineira e em cada Nota Fiscal Avulsa de Produtora Rural, fiquei preocupada com o anúncio do BRASIL CARINHOSO.

    Brincando de mamãe Noel, dona Dilma? Em ano de eleição municipalista? Faça-me o favor, senhora presidentA! É preciso que o Brasil crie um mecanismo bastante severo de controle dos impulsos eleitoreiros dos seus executivos (presidente da república, governador e prefeito) para que as matracas de fazer voto sejam banidas da História do Brasil.

    Setenta reais per capita para as famílias miseráveis que têm filhos entre 0 a 06 anos foi um gesto bastante generoso que vai estimular o convívio familiar destas pessoas, porque elas irão, com certeza, reunir sob o mesmo teto o maior número de dependentes para engordar sua renda. Por outro lado mulheres e homens miseráveis irão correndo para a cama produzir filhos de cinco em cinco anos. Este é, sem dúvida, um plano quinquenal engenhoso de estímulo à vagabundagem, claramente expresso nas diversas bolsas-esmola do governo do PT.

    É muito fácil dar bom dia com chapéu alheio. É muito fácil fazer gracinha, jogar para a plateia. É fácil e é um sintoma evidente de que se trabalha (que se governa, no seu caso) irresponsavelmente.

    Não falo pelos outros, dona Dilma. Falo por mim. Não votei na senhora. Sou bastante madura, bastante politizada, marxista, sobrevivente da ditadura militar e radicalmente nacionalista. Eu jamais votei nem votarei num petista, simplesmente porque a cartilha doutrinária do PT é raivosa e burra. E o governo é paternalista, provedor, pragmático no mau sentido, e delirante. Vocês são adeptos do quanto pior, melhor. São discricionários, praticantes do bullying mais indecente da História do Brasil.

    Em 1988 a Assembleia Nacional Constituinte, numa queda-de-braço espetacular, legou ao Brasil uma Carta Magna bastante democrática e moderna. No seu Art. 5º está escrito que todos são iguais perante a lei*. Aí, quando o PT foi ao paraíso, ele completou esta disposição, enfiando goela abaixo das camadas sociais pagadoras de imposto seu modus governandi a partir do qual todos são iguais perante a lei, menos os que são diferentes: os beneficiários das cotas e das bolsas-esmola. A partir de vocês. Sr. Luís Inácio e dona Dilma, negro é negro, pobre é pobre e miserável é miserável. E a Constituição que vá para a pqp. Vocês selecionaram estes brasileiros e brasileiras, colocaram-nos no tronco, como eu faço com o meu gado, e os marcaram com ferro quente, para não deixar dúvida d e que são mal-nascidos. Não fizeram propriamente uma exclusão, mas fizeram, com certeza, publicamente, uma apartação étnica e social. E o PROUNI se transformou num balcão de empréstimo pró escolas superiores particulares de qualidade bem duvidosa, convalidadas pelo Ministério de Educação. Faculdades capengas, que estavam na UTI financeira e deveriam ter sido fechadas a bem da moralidade, da ética e da saúde intelectual, empresarial, cultural e política do País. A Câmara Federal endoidou? O Senado endoidou? O STJ endoidou? O ex-presidente e a atual presidentA endoidaram? Na década de 60 e 70 a gente lutou por uma escola de qualidade, laica, gratuita e democrática. A senhora disse que estava lá, nesta trincheira, se esqueceu disto, dona Dilma? Oi, por favor, alguém pare o trem que eu quero descer!

    Uma escola pública decente, realista, sintonizada com um País empreendedor, com uma grade curricular objetiva, com professores bem remunerados, bem preparados, orgulhosos da carreira, felizes, é disto que o Brasil precisa. Para ontem. De ensino técnico, profissionalizante. Para ontem. Nossa grade curricular é tão superficial e supérflua, que o aluno chega ao final do ensino médio incapaz de conjugar um verbo, incapaz de localizar a oração principal de um período composto por coordenação. Não sabe tabuada. Não sabe regra de três. Não sabe calcular juros. Não sabe o nome dos Estados nem de suas capitais. Em casa não sabe consertar o ferro de passar roupa. Não é capaz de fritar um ovo. O estudante e a estudantA brasileiros só servem para prestar vestibular, para mais nada. E tomar bomba, o que é mais triste. Nossos meninos e jovens leem (quando leem), mas não compreendem o que leram. Estamos na rabeira do mundo, dona Dilma. Acorde! Digo isto com conhecimento de causa porque domino o assunto. Fui a vida toda professora regente da escola pública mineira, por opção política e ideológica, apesar da humilhação a que Minas submete seus professores. A educação de Minas é uma vergonha, a senhora é mineira (é?), sabe disto tanto quanto eu. Meu contracheque confirma o que estou informando.

    Seu presente para as mães miseráveis seria muito mais aplaudido se anunciasse apenas duas decisões: um programa nacional de planejamento familiar a partir do seu exemplo, como mãe de uma única filha, e uma escola de um turno só, de doze horas. Não sabe como fazer isto? Eu ajudo. Releia Josué de Castro, A GEOGRAFIA DA FOME. Releia Anísio Teixeira. Releia tudo de Darcy Ribeiro. Revisite os governos gaúcho e fluminense de seu meio-conterrâneo e companheiro de PDT, Leonel Brizola. Convide o senador Cristovam Buarque para um café-amigo, mesmo que a Casa Civil torça o nariz. Ele tem o mapa da mina.

    A senhora se lembra dos CIEPs? É disto que o Brasil precisa. De escola em tempo integral, igual para as crianças e adolescentes de todas as camadas, miseráveis ou milionárias. Escola com quatro refeições diárias, escova de dente e banho. E aulas objetivas, evidentemente. Com biblioteca, auditório e natação. Com um jardim bem cuidado, sombreado, prazeroso. Com uma baita horta, para aprendizado dos alunos e abastecimento da cantina. Escola adequada para os de zero a seis, para estudantes de ensino fundamental e para os de ensino médio, em instalações individuais para um máximo de quinhentos alunos por prédio. Escola no bairro, virando a esquina de casa. De zero a dezessete anos. Dê um pulinho na Finlândia, dona Dilma. No aerolula dá pra chegar num piscar de olhos. Vá até lá ver como se gerencia a educação pública com responsabilidade e resultado. Enquanto os finlandeses amam a escola, os brasileiros a depredam. Lá eles permanecem. Aqui a evasão é exorbitante. Educação custa caro? Depende do ponto de vista de quem analisa. Só que educação não é despesa. É investimento. E tem que ser feita por qualquer gestor minimamente sério e minimamente inteligente. Povo educado ganha mais, consome mais, come mais corretamente, adoece menos e recolhe mais imposto para as burras dos governos. Vale à pena investir mais em educação do que em caridade, pelo menos assim penso eu, materialista convicta.

    Antes que eu me esqueça e para ser bem clara: planejamento familiar não tem nada a ver com controle de natalidade. Aliás, é a única medida capaz de evitar a legalização do controle de natalidade, que é uma medida indesejável, apesar de alguns países precisarem recorrer a ela. Uberlândia, inspirada na lei de Cascavel, Paraná, aprovou, em novembro de 1992, a lei do planejamento familiar. Nossa cidade foi a segunda do Brasil a tomar esta iniciativa, antecipando-se ao SUS. Eu, vereadora à época, fui a autora da mesma e declaro isto sem nenhuma vaidade, apenas para a senhora saber com quem está falando.

    Senhora PresidentA, mesmo não tendo votado na senhora, torço pelo sucesso do seu governo como mulher e como cidadã. Mas a maior torcida é para que não lhe falte discernimento, saúde nem coragem para empunhar o chicote e bater forte, se for preciso. A primeira chibatada é o seu veto a este Código Florestal, que ainda está muito ruim, precisado de muito amadurecimento e aprendizado. O planeta terra é muito mais importante do que o lucro do agronegócio e a histeria da reforma agrária fajuta que vocês estão promovendo. Sou fazendeira e ao mesmo tempo educadora ambiental. Exatamente por isto não perco a sensatez. Deixe o Congresso pensar um pouco mais, afinal, pensar não dói e eles estão em Brasília, bem instalados e bem remunerados, para isto mesmo. E acautele-se durante o processo eleitoral que se aproxima. Pega mal quando um político usa a máquina para beneficiar seu partido e sua base aliada. Outros usaram? E daí? A senhora não é os outros. A senhora á a senhora, eleita pelo povo brasileiro para ser a presidentA do Brasil, e não a presidentA de um partidinho de aluguel, qualquer.

    Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia. Sei disto, é claro. Assim mesmo vou aconselhá-la a pedir desculpas às outras mães excluídas do seu presente: as mães da classe média baixa, da classe média média, da classe média alta, e da classe dominante, sabe por quê? Porque somos nós, com marido ou sem marido, que, junto com os homens produtivos, geradores de empregos, pagadores de impostos, sustentamos a carruagem milionária e a corte perdulária do seu governo tendencioso, refém do PT e da base aliada oportunista e voraz.

    A senhora, confinada no seu palácio, conhece ao vivo os beneficiários da Bolsa-família? Os muitos que eu conheço se recusam a aceitar qualquer trabalho de carteira assinada, por medo de perder o benefício. Estou firmemente convencida de que este novo programa, BRASIL CARINHOSO, além de não solucionar o problema de ninguém, ainda tem o condão de produzir uma casta inoperante, parasita social, sem qualificação profissional, que não levará nosso País a lugar nenhum. E, o que é mais grave, com o excesso de propaganda institucional feita incessantemente pelo governo petista na última década, o Brasil está na mira dos desempregados do mundo inteiro, a maioria qualificada, que entrarão por todas as portas e ocuparão todos os empregos disponíveis, se contentando até mesmo com a informalidade. E aí os brasileiros e brasileira vão ficar chupando prego, entregues ao deus-dará, na ociosidade que os levará à delinquência e às drogas.

    Quem cala, consente. Eu não me calo. Aos setenta e quatro anos, o que eu mais queria era poder envelhecer despreocupada, apesar da pancadaria de 1964. Isto não está sendo possível. Apesar de ter lutado a vida toda para criar meus cinco filhos, de ter educado milhares de alunos na rede pública, o País que eu vou legar aos meus descendentes ainda está na estaca zero, com uma legislação que deu a todos a obrigação de votar e o direito de votar e ser votado, mas gostou da sacanagem de manter a maioria silenciosa no ostracismo social, alienada e desinteressada de enfrentar o desafio de lutar por um lugar ao sol, de ganhar o pão com o suor do seu rosto. Sem dignidade, mas com um título de eleitor na mão, pronto para depositar um voto na urna, a favor do político paizão/mãezona que lhe dá alguma coisa. Dar o peixe, ao invés de ensinar a pescar, est a foi a escolha de vocês.

    A senhora não pediu minha opinião, mas vai mandar a fatura para eu pagar. Vai. Tomou esta decisão sem me consultar. Num país com taxa de crescimento industrial abaixo de zero, eu, agropecuarista, burro-de-carga brasileiro, me dou o direito de pensar em voz alta e o dever de me colocar publicamente contra este cafuné na cabeça dos miseráveis. Vocês não chegaram ao poder agora. Já faz nove anos, pense bem! Torraram uma grana preta com o FOME ZERO, o bolsa-escola, o bolsa-família, o vale-gás, as ONGs fajutas e outras esmolas que tais. Esta sangria nos cofres públicos não salvou ninguém? Não refrescou niente? Gostaria que a senhora me mandasse o mapeamento do Brasil miserável e uma cópia dos estudos feitos para avaliar o quantitativo de miseráveis apurado pelo Palácio do Planalto antes do anúncio do BRASIL CARINHOSO. Quero fazer uma continha de multiplicar e outra de dividir, só para saber qual a parte que me toca nesta chamada de capital. Democracia é isto, minha cara. Transparência. Não ofende. Não dói.

    Ah, antes que eu me esqueça, a palavra certa é PRESIDENTE. Não sou impertinente nem desrespeitosa, sou apenas professora de latim, francês e português. Por favor, corrija esta informação.

    Se eu mandar esta correspondência pelo correio, talvez ela pare na Casa Civil ou nas mãos de algum assessor censor e a senhora nunca saberá que desagradou alguém em algum lugar. Então vai pela internet. Com pessoas públicas a gente fala publicamente para que alguém, ciente, discorde ou concorde. O contraditório é muito saudável.

    Não gostei e desaprovo o BRASIL CARINHOSO. Até o nome me incomoda. R$2,00 (dois reais) por dia para cada familiar de quem tem em casa uma criança de zero a seis anos, é uma esmolinha bem insignificante, bem insultuosa, não é não, dona Dilma? Carinho de presidentA da república do Brasil neste momento, no meu conceito, é uma campanha institucional a favor da vasectomia e da laqueadura em quem já produziu dois filhos. É mais creche institucional e laica. Mais escola pública e laica em tempo integral com quatro refeições diárias. É professor dentro da sala de aula, do laboratório, competente e bem remunerado. É ensino profissionalizante e gente capacitada para o mercado de trabalho.

    Eu podia vociferar contra os descalabros do poder público, fazer da corrupção escandalosa o meu assunto para esta catilinária. Mas não. Prefiro me ocupar de algo mais grave, muitíssimo mais grave, que é um desvio de conduta de líderes políticos desonestos, chamado populismo, utilizado para destruir a dignidade da massa ignara. Aliciar as classes sociais menos favorecidas é indecente e profundamente desonesto. Eles são ingênuos, pobres de espírito, analfabetos, excluídos? Os miseráveis são. Mas votam, como qualquer cidadão produtivo, pagador de impostos. Esta é a jogada. Suja.

    A televisão mostra ininterruptamente imagens de desespero social. Neste momento em todos os países, pobres, emergentes ou ricos, a população luta, grita, protesta, mata, morre, reivindicando oportunidade de trabalho. Enquanto isto, aqui no País das Maravilhas, a presidente risonha e ricamente produzida anuncia um programa de estímulo à vagabundagem. Estamos na contramão da História, dona Dilma!

    Pode ter certeza de que a senhora conseguiu agredir a inteligência da minoria de brasileiros e brasileiras que mourejam dia após dia para sustentar a máquina extraviada do governo petista.

    Último lembrete: a pobreza é uma consequência da esmola. Corta a esmola que a pobreza acaba, como dois mais dois são quatro.

    Não me leve a mal por este protesto público. Tenho obrigação de protestar, sabe por quê? Porque, de cada delírio seu, quem paga a conta sou eu.

    Atenciosamente,

    Martha de Freitas Azevedo Pannunzio

    Fazenda Água Limpa, Uberlândia, em 16-05-2012

    marthapannunzio@hotmail.com CPF nº 394172806-78

    OBS.:- foi entregue em mãos à PRESIDENTE

  43. Edgard Sena disse:

    Lula, foi o maior èquívoco que poderiamos cometer.
    Pois, achavamos que seria a grande oportunidade de
    transformações sociais e política. Não falo da economia
    pois teve o bom senso de seguir as regras do plano real.
    E hoje vemos o Brasil no rumo das maiores economias
    do mundo conteporâneo, mas isso não basta.
    O Brasil continua com índices sociais baixisssimos na
    eduação, saúde e um cenário político mais sujo da história
    brasileira, tendo um congresso corrupto que se vende para
    apoiar o executivo. Isso para mim já dá a verdadeira cara do
    PT e do Lula que não são aquilo que esperavamos.
    Traidores do Brasil e da fé popular. Mas tenho a esperança
    de que um dia vamos passar este país a limpo e os traidores serão
    estirpado dessa nação. a e cia do partido dos trabalhadores. Situação esta
    que nos intristesse profundamente. Que DEUS nos abençoe.

  44. Antônio Edmilson de Castro Lima disse:

    Na minha opinião, começo a observar que as lições que vivenciamos por todo este tempo, a respeito de política partidária e as lições do próprio STF referente aos que foram punidos, em nada adiantou. A sociedade brasileira mudou muito pouco, tem locais que candidatos sujos moralmente, processados e condenados, foram eleitos com votos a dá com pau. Aquí no município onde moro, um individuo que é surdo, mudo, medíocre e condenado pelo TSE, foi o vereador mais votado. Vale salientar que esta situação, não é só aqui, mas, em todo o país. Como vemos, parece que ainda não foi desta vez que fomos aprovados no enem da política partidária brasileira. Mas já há pequenas mudanças, eu por exemplo, votei em uma pessoa que acredito que fará o melhor, porém, se após quatro anos eu verificar que em quem eu votei, não fez pelo menos o que prometeu, vai levar três sapatos. Concluindo, a sociedade brasileira tem que tomar em suas mãos o poder de decidir e ela tem. O voto sábio, balança qualquer candidato que queira alcançar a têta da VIUVA.

  45. Antônio Edmilson de Castro Lima disse:

    A respeito de mito, tudo é possível diante a sociedade que somos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *