Início » Opinião » Erundina se arrependeu
Coluna Esplanada

Erundina se arrependeu

PSB continua na chapa do PT paulistano, com Erundina na surdina

Erundina se arrependeu
Deputada federal Luiza Erundina (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Siga o colunista no Twitter @leandromazzini

Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Foi constrangedora a reunião entre Luiza Erundina (PSB-SP) e o presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), na terça à noite em Brasília, depois que ela anunciou a sua saída da chapa do PT paulistano, contra a aliança petista com Paulo Maluf (PP). Erundina quis recuar, diante da repercussão negativa. Desde que o partido insistisse de público que ela fosse a vice de Fernando Haddad. Sem paciência, foi Eduardo Campos quem enterrou o assunto e a proibiu de ponderar. O PSB continua na chapa, com Erundina na surdina.

Sono total

Depois da reunião, Erundina disse que voltou a ‘dormir tranquila’ com a decisão. Ser vice de Haddad por dois dias lhe tirou o sono. Campos está chateado, mas a respeita.

Recado

Do ex-presidente FHC, ontem no Rio, sobre a aliança PT-Maluf: ‘Só terá impacto eleitoral se a oposição usar. Mas nem todos podem usar’. Recado para José Serra.

O dia seguinte

O PT paquera o PTB paulistano para a chapa. Imaginem a cena: Lula num jardim apertando a mão de Roberto Jefferson, presidente do partido, delator do mensalão.

PP contra Maluf

O PP na Câmara entrou em guerra contra o deputado Paulo Maluf. No trato com Lula para apoiar Haddad, Maluf tirou do cargo o secretário de Saneamento do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, apadrinhado da bancada. Os parlamentares querem levar Maluf ao Conselho de Ética do partido: que ele pegasse um cargo do PT, não do PP.

Na mira

Com Maluf, quem entrou na mira do grupo também foi o deputado Espiridião Amim, apoiador da ideia. É que Leodegar, ex-deputado federal por Santa Catarina, é adversário de Amim no estado.

Um dos três

Gabriel Chalita (PMDB) deve ter chapa puro-sangue. Convidou para seu vice o marido da senadora petista Marta Suplicy, Márcio Toledo. Outros dois nomes são o ex-ministro Delfim Netto e Mariana Pinotti, filha do saudoso médico.

Fiquei

Ex-governador da Califórnia e ator, Arnold Schwarzenneger era esperado com expectativa na abertura da Rio+20. Na hora, surgiu num vídeo dando um alô.

Na chuva

A Rio+20 caminha tanto para fiasco que nem o protesto esperado para a abertura ocorreu. O Batalhão de Choque de Exército fez cordão de isolamento na rua vazia.

Miss Encrenca

A OAB do Piauí entrou com ação civil pública na Justiça Federal contra a eleição para o TCE da mulher do governador Wilson Martins (PSB), a deputada Lílian Martins. Ela entrou pela vaga da Assembleia.

Novo líder

Eduardo Campos interveio e mandou a deputada Sandra Rosado (RN) passar a liderança da bancada do PSB para Givaldo Carimbão (AL), por acordo feito. Ela pediu dois meses a mais e teve. Ontem, queria ficar. Terá de sair.

Carimbão, o cristão

O novo líder do PSB tem um projeto peculiar. É dono de uma carreta Volks cuja carroceria se transforma em altar. É a Igreja Móvel, única no mundo, que percorre o interior de Alagoas com missas dos padres locais.

Correnteza olímpica

O COB informou que o custo de R$ 100 milhões divulgado aqui não é só para o circuito de canoagem Slalom em Deodoro, para as Olimpíadas. Envolve um complexo que conta também com pista de ciclismo BMX e de Montain Bike.

Cantoria

Angela Maria e Cauby Peixoto vão ganhar, na quarta-feira em Brasília, a Medalha do Mérito Legislativo.

Dilma de terno

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), não apenas virou aliado da presidente Dilma. Adotou o estilo durão dela em reuniões com subordinados.

Ponto Final

Cadê os maiores poluidores do mundo, os presidentes Ho Jintao, da China, e Barack Obama, dos EUA, na Rio+20?

Com Gilmar Correa e Marcos Seabra

contato@colunaesplanada.com.br
www.colunaesplanada.com.br

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    Mais parece uma briga de quadrilheiros, ou uma cosa nostra italiana… AO VIVO E A CORES!
    Já desconfiava, há tempos, que essa ERUNDINA era uma PARAIBANA CORAJOSA mesmo… mas agora, enfrentando esses daí, CONSOLIDOU!
    Não considero NENHUM OUTRO fato mais CHOCANTE na semana, NEM A RIO+20 tem tanta importancia quanto esses acordos espúrios envolvendo O MAIS PROCURADO PELA POLINTER…. O MALUF !!!
    Dize-me com quem andas e eu te direi quem és… Sr. LULA… mas desta vez EXAGERASTES !!!! O MALUF ????
    Não é um tom jocoso, inda mais diante da TRISTEZA em ver tudo isso… mas aqui é REALMENTE o PARAÍSO TROPICAL DOS TRAMBIQUEIROS… pois o individuo não pode pisar em nenhum solo INTERNACIONAL… ( NEM NO PARAGUAY ) que a POLINTER o pega… mas aqui, junto com os BATISTES & CIA…… ++++ P O D E ++++ !!!!
    GOD SAVE BRAZIL, PLEASE !!!!!

  2. Markut disse:

    Estamos assistindo, não surpresos, mas incomodados,a demonstração da deterioração dos costumes políticos brasileiros.
    A satanização de ontem virou a beatificação de hoje, neste ambiente vale tudo pelo poder.
    Essa figura messiânica da cena política nacional revela claramente o seu surpreendente e desavergonhado pragmatismo.Enquanto não melhorar a escolaridade básica deste contingente de 200 milhões de habitantes deste abençoado país, continuaremos a depender, para as decisões vitais, de um contingente de raposas políticas, totalmente despreparadas para a sua função social, como representantes eleitos pelo povo, para as suas funções constitucionais.Continuaremos a ser refens dos voluntarismos de figuras carismáticas, espertas e ignorantes do que significa gestão pública, em quaisquer niveis de poder. O amanhã dessa gente não é mais longínquo do que o intervalo entre uma eleição e outra.

  3. Maria da Conceição Pinheiro disse:

    Pena que o PT perdeu a Erundina.
    Ela tem competência para ser uma ótima presidente. Este país continuaria ruma a transformações maravilhosas para o “povo brasileiro”. Muitos já fizeram, porém a Erundina seria um nome sem igual para esta nação.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *