Início » Opinião » Biografias » Morre o compositor americano George Gershwin
Nesta data

Morre o compositor americano George Gershwin

No dia 11 de julho de 1937, morreu o compositor George Gershwin

Morre o compositor americano George Gershwin
George compôs grandes sucessos como The Man I Love e Fascinating Rhythm (Foto: WIkipedia)

Segundo filho do casal de imigrantes russos Moritz Gershovitz e Rosa Brushkin, George Gershwin foi um famoso compositor de música americana.

Nasceu em 26 de setembro de 1898, na cidade de Nova Iorque, e seu nome de batismo era Jacob Gershovitz, tornando-se “George” devido a um costume entre os imigrantes de americanizar seus nomes. Seus pais passaram a se chamar Morris e Rose e seu irmão mais velho, Israel, tornou-se Ira.

George foi, provavelmente, o maior compositor de música popular do mundo na primeira metade do século XX. Quando criança, não tinha interesse por música. Ao contrário, vivia pelas ruas do East Side, jogando beisebol e arrumando confusão. Quando tinha 12 anos, a família comprou um piano e, para espanto de todos, conseguiu sozinho tirar de ouvido uma canção.

Aos 16 anos, abandonou o curso médio de comércio onde estudava para trabalhar em uma editora musical como leitor de partituras. O emprego consistia em tocar piano para os fregueses, mostrando os lançamentos musicais. Nas horas vagas, ocupava-se em suas próprias composições.

Seu primeiro sucesso foi Swanee, de 1919, cantado em um musical por Al Johnson. A canção vendeu um milhão de partituras e dois milhões de discos, gravados por vários artistas. Começou a compor com o irmão Ira (1896) e a primeira peça musical dos dois foi Lady be good, de 1924. Além da canção-título, a peça continha The man I love e Fascinating rhythm, todas cantadas até hoje pelos artistas americanos.

Tom Jobim, que era admirador de Gershwin, gravou Fascinating rhythm, cantando em inglês, no LP Passarim, de 1987.

Uma das obras-primas de Gershwin é a ópera Porgy and Bess, de 1935. A obra contém, entre outros, o grande sucesso Summertime. Suas incursões na música clássica incluem o Concerto em Fá e a Rapsódia em blue.

Gershwin morreu antes de completar 39 anos, em Beverly Hills, cidade vizinha a Hollywood, em 11 de julho de 1937. Seu irmão Ira continuou carreira como grande letrista.

Fontes:
Folha-Ícone da América une jazz e erudito
Gershwin-Words and Music That Transcend Time

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *