Início » Opinião » Leitor analisa processo eleitoral
Opinião Pública

Leitor analisa processo eleitoral

O leitor Haroldo Camargo Barbosa falou sobre o processo eleitoral

Leitor analisa processo eleitoral
Opinião pública

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O leitor Haroldo Camargo Barbosa enviou sua opinião sobre o processo eleitoral por meio do Fale Conosco e foi escolhido como o Opinião Pública da semana. E você, já deu sua opinião?

Parece que vem ai uma eleição

Lendo os noticiários, vejo que as pesquisas apontam uma candidata como a vitoriosa já no primeiro turno das eleições presidenciais.

Diante disso, algumas perguntas me causam certa inquietação.

A primeira delas seria saber se a vitória indicada nas pesquisas é da candidata ou na verdade daquele que foi o responsável direto (Lula) pelo lançamento de tal candidatura?

Pelo que parece a vitória vai ser do Pai do PAC e não da mãe do PAC, embora a figura da mãe para os brasileiros tenha uma conotação mais fraternal e afetuosa.

No dia 3 de outubro você vai consentir que também não viu, que não sabia e que não leu?

“Nunca na história deste país” vimos algo tão cínico, para não dizer outra coisa.

Parece que estamos cada vez mais perto de vermos a continuação da politização, sem igual, dos cargos públicos mais importantes deste país, da utilização do apelo populista, da realização desmedida de dossiês para atingir políticos, às vezes do próprio partido (até um ex-assessor especial da Presidência da República, Freud Godoy, foi suspeito de envolvimento no caso de dossiê contra tucanos), do apoio a ditaduras e a aproximação de regimes tiranos e fundamentalistas no exterior.

Parece que esta eleição vai ser a oportunidade desse povo referendar que, como o Presidente, também não sabia do tal “mensalão”, daquele caso Waldomiro Diniz (homem de confiança do ex-ministro José Dirceu investigado por supostamente negociar com bicheiros o favorecimento em concorrências, em troca de propinas e contribuições para campanhas eleitorais), do escândalo dos correios, da quebra do sigilo da conta de um simples caseiro para chantageá-lo (fato que levou a queda do ex-ministro Antonio Palocci) e outras quebras feitas pelos chamados “alopradros”, do apoio a permanência na presidência do Senado da República a Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-AP), do flagrante de US$ 100 mil na cueca e R$ 209 mil numa mala de um auxiliar do deputado estadual José Nobre Guimarães (PT-CE) (Guimarães é irmão do ex-presidente nacional do PT José Genoino), da crise no setor aéreo brasileiro, entre outras.

Será o ato de creditar que o Presidente, realmente, como afirmou, não leu ao assinar o decreto (elaborado pelo próprio governo) que instituía o novo Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), uma tentativa de revés na luta dos Direito Humanos no Brasil por causa de trechos como: a legalização do aborto; a possibilidade de realização de plebiscito sem a aprovação do Congresso Nacional; que criaria uma câmara de conciliação para mediar conflitos durante ocupações de terra, retirando do Poder Judiciário a prerrogativa de determinar a reintegração de posse de terras ocupadas por movimentos sociais; o controle sobre a liberdade de imprensa e de expressão favorecendo a censura; que estabeleceria a “Comissão da Verdade” para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar.

Lembrando que o PT oficializou dia 23/01/2010 a volta de nomes envolvidos no escândalo do mensalão à direção do partido. Assim, José Dirceu, João Paulo Cunha e José Genoino estão compondo o Diretório Nacional.

Mesmo com sucessivos escândalos, parece mesmo que os Senhores que governam este país vão continuar sentados lá.

Bom, se é tempo de milhares seguirem falsos lideres na internet, porque não aceitarmos, por meio do voto, que é tempo de lamorização da ignorância.

O que será que vem por ai agora?

Vem ai agora o avanço contra a liberdade?

E o PMDB, pouco moderado, cheio de “caciques”, voraz por cargos políticos importantes, se dará bem com o autoritarismo da Presidenta Dilma?

Enfim, é a respeitável manifestação da democracia, a simples obtenção da vontade majoritária retirada da consulta de todos nós.

Aos vencidos, num primeiro momento, só resta o “relaxa e goza”.

Haroldo Camargo Barbosa

Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UEL, Mestre em Tutela de Direitos Supraindividuais pela UEM, Professor e Advogado.

Leia mais:

Leitor comenta caso Erenice Guerra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

10 Opiniões

  1. Luiz Mourão disse:

    Eis algo para o eminente articulista refletir: sou um eleitor diferente: voto em RESULTADOS, e não em candidatos!!
    E o que tenho visto nos últimos 8 anos não se compara, de forma alguma, com quaisquer outros (des)governos que já pisaram o solo maltratado desse arremedo de pátria chamado Brasil.
    ISSO é o que importa, e não o blá-blá-blá dos candidatos, sejam Situação, sejam Oposição.
    Mas, como eu disse, sou um eleitor DIFERENTE…

  2. Paulo Fernando disse:

    Vejo o Brasil como um grande patrimonio que é todos os brasileiros.
    Será que alguem de sã consciencia tem coragem de entregar o seu patrimonio para um mal administrador gerir seus negócios? ou para alguem que estar saindo de uma casa civil onde só fala em corrupção?. Se a Dilma não administrou tão bem onde trabalhava o que fará quando estiver governando o Brasil?
    Não podemos votar ou melhor traduzindo o mesmo que passar uma procuração em branco através do seu voto para alguem administrar o seu patrimonio sem saber o que acontecerá.

  3. João Cirino Gomes disse:

    Senhor Luiz LUIZ MOURÃO; não vou defender o crápula do FHC que nada fez pelo País só em beneficio próprio, mas este tal de polvo; quero dizer, crustáceo, opa, me enganei é Lula; este crápula foi bem pior! E se vc caro colega não sabe quem precisa de óleo de peroba é madeira, e não é por nada, mas Mourão vem de madeira, ao qual cabe bem um óleo de peroba! Vai procurar o que fazer seu otário! Será que vc não percebe que Lula esta sendo o maior mentiroso, descarado e salafrário da década? Vou colocar meu e-mail para te dar direito a resposta: janciron@hotmail.com
    Ai eu aproveito para mostrar algumas patifarias, deste energúmeno; e se vc for um cidadão honesto, passara ater nojo desta merda de política, inclusive dos petistas que ou são analfabetos micos amestrados, ou são desonestos interesseiros! Não vou citar um partido, mas depois das alianças e de empurrarem com a barriga a aprovação da lei ficha limpa! Ficou comprovado que, a maioria dos políticos brasileiros estão merecendo é uma boa sova, de vara de marmelo! De uma olhada nos candidatos: As maiorias dos canalhas exercem vários cargos ao mesmo tempo; e nós sabemos que um ser humano, consegue estar em dois lugares ao mesmo temo! Mas além de exercerem vários cargos, a maioria destes crápulas oportunistas e mentirosos, tem varias aposentadorias principescas, cheias de mordomias!Enquanto isso, a taxa de desemprego esta sendo forjada! E a maioria dos miseráveis eleitores do Lula; estão desempregados, vivendo de esmolas em um curral eleitoral: Mas não é só isso; Lula este canalha, diz que não tem verbas para a Educação; Não tem verbas para a saúde; não tem verbas para melhorar a segurança; mas tem para ele passear gastar a vontade, e fazer cortesia, perdoando dividas e doando nossos impostos para seus amiguinhos, e até para países de primeiro mundo! E como se não bastasse: Para este canalha se eleger, eu e a população toda ouvimos as mesmas promessas, que a esta vagabunda ex-ladra e ex-assaltante esta fazendo! E note que ela diz defender a justiça social e uma justa distribuição de renda, mas contraditoriamente ela é uma das que exerce vários cargos ao mesmo tempo: E só daquele cabide de empregos, conhecido por Petrobrás esta vadia recebe mais de um milhão anual, sem ir ao trabalho!
    Isso é justo em um País de desempregados e de miseráveis?
    E não é só isso, são enormes as contradições; entre aquilo que este bando de bandidos promete e o que fazem!
    Lula esta vendo tudo, mas é o maior canalha pinguço, mentiroso e safado que conheço!
    Eu falo isso em bom e alto tom onde qualquer um quiser! Quem é responsável pelo meu texto sou eu mesmo, o espaço, se acaso quiser postar, esta isento de qualquer responsabilidade! Sou maior e responsável por meus atos!

  4. Maria das Dores Lima disse:

    Algumas considerações sobre o processo eleitoral vigente no Brasil… Quando fazem as leis não definem bem os termos empregados ou deixam propositadamente evasivas para diferentes caminhos no entendimento.
    Partidos Políticos… escolhem os candidatos usando critérios mais comerciais que politicos. Comerciais porque num trabalho de marketing acabam vendendo por um preço fantasioso a figura dos candidatos, nosso povo não tem hábito de analise. No processo educacional estamos acostumados responder não com argumentos, mas apenas com uma sinalização. Assim continuamos…
    Entre Drauzio Varela e Tiririca qual foi o critério de desempate para a escolha recair sobre o Tiririca? Eu votaria com mais segurança se fosse o Drauzio Varela… acredito mais na ideologia que ele defende.
    A contagem dos votos é proporcional e nessa proporcionalidade elege-se candidatos que foram menos votados, portanto o nosso voto não vale como unidade de compra. Existe um sistema de manipulação dos votos após a manifestação da vontade do eleitor…
    Os números astronômicos das vantagens na corrupção tem um significado nebuloso para o cidadão comum que administra salário mínimo, parcos rendimentos e que esses valores não representam para cada um de nós a realidade dos fatos alegados.
    A obrigatoriedade do voto é colaborar para que numa atitude inócua de protexto aconteça nas urnas o que é um incidente trágico para os destinos da democracia brasileira.
    Estamos vivendo uma eleição de crise… a democracia e as nossas liberdades e garantias estão ameaçadas por uma ideoligia que camuflada pelo discurso de um presidente que se posiona como garoto propaganda no processo eleitoral falando para cada um de nós que descobriu a melhor pessoa para continuar com a administração danosa que assistimos até agora…
    As Instituições ao longo desses anos foram fragilizadas com atitudes onde o próprio presidente contradiz decisões tomadas pelos organismos de controle.
    Os profissionais da Revista Veja durante esses longos anos vem alertando para os desmandos que ocorrem na administração do Estado Brasileiro, mas não são eles os autores desses fatos e sim aqueles que assumem o cargo e o desempenham sem o menor escrúpulo e responsabilidade cívica.

  5. maria luiza guimatães disse:

    Prezado Mourão

    venho, novamente, rebater resultados. Falar é fácil, mas provar as coisas, colocar na mesa para a população ter conhecimento dos verdadeiros resultados é outra coisa.
    Procure saber se esses resultados, do verdadeiro governo de lula, são verdadeiros antes de dizer que vota em resultados. Como já disse na economia, depois do plano real, de FHC, o país iria bem, independente do presidente, pois aí a população iria gritar.
    Informe-se a respeito de projetos de governo lula. eles não existem!!!!
    o que bradam como sucesso dele, o lula, foram projetos implantados pelo FHC e a ele devemos agradecer por tudo que aconteceu no nosso Brasil.

  6. João Cirino Gomes disse:

    23 candidatos já estiveram atrás das grades; Se a Dilma não estiver incluída na lista, na verdade são 24; e entre todos ela deve ser a pior! E se uma ex-assaltante, ex-ladra, ex-sequestradora e assassina pode representar o país e o cidadão de bem, quem não pode? Não se esqueçam, se um cidadão tiver um simples restrição, seja no SERASA ou SPC, por não ter conseguido pagar sua conta; este cidadão não conseguira nem emprego! Que dirá cargo publico: Mas este mesmo cidadão obrigatoriamente acaba representado por ladrões, e é com seu imposto que é pago o salário e mordomias destes bandidos! Esta é uma das maiores contradições da nossa democracia, na nossa justiça social, e na nossa lei! E o pai de familia, o cidadão digno e honesto não passam de palhaços! Por estas e outras, eu darei meu voto de confiança ao NULO: Digitando 0000 e confirmando: Esta é a melhor maneira de demonstrarmos nossa indignação!

    Cada um pensa a sua maneira!
    Espero estar demonstrando minha indignação com este sistema injusto!

  7. ISRAEL disse:

    OK Dr Haroldo Camargo Barbosa,

    Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UEL, Mestre em Tutela de Direitos Supraindividuais pela UEM, Professor e Advogado.

    Concordo com tudo isso… MAS,
    ALGUMA MEDIDA PRÁTICA DE SUA PARTE?
    Falam de um complô com dados aparentamente EVIDENCIADOS de MANIPULAÇÃO DE URNAS ELETRõNICAS…

    ALGUMA MEDIDA ” PRÁTICA ” TIPO SUSPENDER AS ELEIÇÕES ATÉ EXECUTAR UMA AUDITORIA NO SISTEMA?

    O senhor é HOMEM DA LEI… graduado, e, portanto APTO a TOMAR UMA ATITUDE?

    Um abraço do Brasileiro!

  8. Helio (rio de janeiro) disse:

    Estou com Luiz Mourão, voto em resultados. Os resultados de FHC deram a melhora ao país. Resultados de políticas boas dão frutos adiante. E ´para isso é preciso coragem. A honestidade e a competência de Serra faz com que São Paulo, pátria do PT e de Lula, votem nele, apesar do marketing milionário. A falta de investimento de 12 bilhões na Educação, 12 bilhões na Saúde e 12 bilhões na Segurança, e 36 bilhões na Petrobrás é de quem não procura resultados a longo prazo, mas só o poder. Qualquer dos candidatos enfrentarão maus momentos. Não quero Dirceu/Dilma/Erenice/Temer a frente de um Estado forte, porque não sabem gastar. Prefiro qualquer dos outros candidatos. Não podemos mais arriscar nos que não priorizam a solução da miséria no país.

  9. MOACYR LOPES DA SILVA disse:

    MINHA OPINIÃO ? QUE OPINIÃO ? O AUTOR DA PEÇAS ESCOLHIDA NÃO DEU OPINIÃO NENHUMA. O QUE ELE FEZ SÓ FALTOU DAR O NOME DO CANDIDATO APOIADO POR ELE E PELO PSDB. CRITICAR O LULA DO COMEÇO AO FIM, CRITICAR A DILMA TAXANDO-A DE AUTORITÁRIA. E O NOSSO “AMIGO” SERRA, QUE O DIGA O ALKMIM (É ASSIM MESMO O NOME DELE). EM TEMPO : ESQUECERAM DO FERNANDO HENRIQUE POR SER MÁ COMPANHIA OU PORQUE IRIA AZARAR MAIS AINDA A CAMPANHA DO SERRA ?
    O PSDB JAMAIS IRÁ ELEGER UM PRESIDENTE E TENHO DITO !

  10. Beraldo Dabés Filho disse:

    Os algozes do Presidente Lula piraram de vez.

    Uns atacam o FHC com adjetivos nada agradáveis, outros com eles concordam, mas se referem ao mesmo FHC como dos frutos futuros. Pô!? 08 anos não foram suficiente para o cara dar seus próprios “frutos presentes”. Vai ser incompetente assim no inferno!!

    Outros emitem ineficazes e repetidas acusações contra o Presidente Lula. Por ineficazes, até se comparam ao Serra fazendo “caminhadaço” com o Alckmim (a propósito porque não o FHC?).

    Outros emitem as suas pretensas verdades em altos brados e se acham muito peitudos por fazê-lo, como se não estivéssemos em plena democracia, onde cada um fala o que bem entende (se bem que alguns somente falam no “pseudonimato”).

    Entre a cruz e a espada, só lhes resta torcer por um inócuo segundo turno, que pelo menos lhes daria mais 30 dias de esperança de um inconfessável “golpe de estado”.

    A “FGM – Frente do Golpismo Midiático”, comandada pela revista Veja, como comprovam as suas sitemáticas e intermináveis acusações sem provas, contra o PT, vem se empenhando no sentido de viabilizá-lo. E é bom aumentar o ritmo porque o patrão, os EEUU, tem pressa!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *