Início » Opinião » Leitor fala sobre as enchentes do Rio
Opinião

Leitor fala sobre as enchentes do Rio

Leitor fala sobre as enchentes do Rio
Opinião e Notícia

O leitor Roberto comentou na matéria Enchente no Rio está entre as mais fatais no mundo e foi escolhido como autor da melhor carta da semana pelo Opinião e Notícia. Confira abaixo. Você já deu sua opinião?


Opa, espera ai. O culpado é o El Niño?

O prefeito de Niterói “não sabia que casas foram contruídas sobre um lixão”?

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/08/cidade-mais-atingida-por-chuvas-niteroi-rj-contabiliza-100-mortes-total-no-estado-ultrapassa-170.jhtm

O problema é que a Globo ocupou 99% do JN para tragédia no Rio por questões políticas?

Qual é o foco que deveria ser prioridade desta questão nesse momento afinal?

O que fizeram as prefeituras e o governo do Rio para prevenir estes deslizamentos? Talvez preocupados com as Olimpíadas e com a questão do pré-sal? Qual a prioridade das gestões destes municípios? Só não me digam que os técnicos das prefeituras “não viram” a situação destes morros!

Técnicos da Unicamp e do Clube de Engenharia deixam mais do que claro que já era notório o risco de acidentes nestas áreas.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias;jsessionid=2870C745950A11E02FFC364F3E0A847C?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_56_groupId=19523&_56_articleId=192063

Eu não duvido que o que se pensa na cúpula dos governos é algo parecido como “quem manda se enfiar nesses morros cheios de lama! Agora aguentem…”

Eu realmente não sei o que o povo brasileiro espera do governo. Um salário suficiente para tomar uma cerveja no final desemana, para ver o jogo do seu time e para uma boa fantasia no Carnaval… é o bastante? É este o ópio que “acalma” a sociedade frente a situação do país seu sistema que o governa, com pessoas morrendo de fome ou morrendo literalmente?

Percebam o caos generalizado, culminando com os arrastões nas lojas do Rio e Niterói! Somos melhores que o Haiti?

Essas pessoas que morreram, e seus parentes, pagam para terem um pouco mais de paz em suas vidas. Sim, PAGAM pelo serviço que não recebem. É matemática simples de entender! Tem como processar o governo? O poder judiciário é desatrelado ao legislativo e executivo como sonha toda sociedade que almeja a real democracia?

O governo federal anunciou 200 milhões de reais para as vítimas e reequilíbrio urbano dos locais atingidos. Pelo amor de Deus, que se libere O QUE FOR NECESSÁRIO! Não é hora de fazer contas! Haveria possibilidade de os corruptos abdicarem de um mês de “faturamento” por estas pessoas ou seus “charutos cubanos” são mesmo suas prioridades?

E agora o Sérgio Cabral (governador do Rio) está pedindo “mudanças na lei para permitir desapropriações em áreas de risco”. Um governador fazendo este discurso? Perai, ainda não há uma lei de desapropriação para áreas de risco? E ainda assim, se não houver, precisa de uma lei para evitar mortes? O que é isso? Uma oratória para mostrar “solidariedade” e “preocupação”? E os relatórios da Unicamp de 2009, não foram suficientes para haver tal “preocupação”? Mais que vergonhoso, isso é desumano!

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/07/cabral-pede-mudancas-na-lei-para-permitir-desapropriacoes-em-areas-de-risco.jhtm

Eu estou escrevendo aqui meio que desordenadamente pois estou absolutamente incrédulo com tudo o que li agora na Internet!

Enquanto o sistema de governo não acordar e não abrir os olhos para a realidade, vão continuar morrendo pessoas, ocorrendo acidentes, ocorrendo tragédias como esta. E haja cerveja e futebol para amaciar os ânimos da população! Eu só posso definir isso como algo bizarro. É como ver pessoas morrendo e não se mexer para evitar.

A sociedade também precisa abrir os olhos, vendo com mais clareza exigindo retorno dos impostos pagos, e o que é atitude DE FATO como o governo francês que demoliu casas e deslocou famílias das áreas de risco.

A maior solidariedade que o governo pode ter nesse momento é GASTANDO DINHEIRO para estruturar o país, ao invés de se preocupar com jogos Olímpicos e Carnaval.

O país precisa ganhar prioridades e colocar em prática o que rotula de “Democracia”, que na tradução significa “poder do povo”! Só que é esse mesmo povo que está soterrado na lama, em todos os sentidos que se possa imaginar!

Boa noite a todos!

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Paulo Egidio MT disse:

    LULA E SEU DESGOVERNO!!
    MUITAS MORTES IRÃO OCORRER !!!

    Contra fatos não ha argumentos, as favelas no governo
    Lula aumentaram, foi o Brasil quem menos desfavelizou!!
    Que país reduziu menos favelas?
    Há 5 anos que Dilma é a dona do pedaço no governo Lula. Isto é a metade de uma década perdida em termos de desfavelização do país. Ontem a ONU emitiu um relatório em que afirma que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em favelas, no mundo. Entre os países do continente americano, o Brasil foi o que teve pior desempenho. Com toda a economia a favor, o Brasil da “mãe do PAC” só reduziu em 16% o número de favelados. A média da paupérrima América Latina foi 20% maior. A Argentina, sempre quebrada, reduziu as favelas em 40%. Mais do que o dobro do Brasil da “mãe do PAC”. Assim, nos últimos 10 anos, sendo 8 anos do Lula, a desfavelização no Brasil não acompanhou o aumento da população. O resultado é que, no Brasil da “mãe do PAC”, o número de favelados aumentou em quase 10%. Palavra da ONU.

  2. andre disse:

    OS CARIOCAS COMO TODOS OS BRASILEIROS NAO SABEM VOTAR.
    HA ANOS QUE VEJO ELES VOTAREM EM TRAQUEIRAS.
    O RIO MERGULHOU NUM CAOS E NAO SAIRÁ MAIS.

    SÃO DESGRAÇAS A MAIS DESGRAÇAS, O PAIS NÃO TEM NADA, SEM PRESIDENTE SEM GOVERNADORES NEM PREFEITOS E SEM POVO.

    O DIREITO DO POVO ATUALMENTE É FICAR DEBAIXO DA LAMA (SOTERRADO).

    PERCEBERAM QUE NUNCA ACONTECE TRAGEDIAS ONDE MORAM OS INFELIZES DOS POLITICOS?

    ELES NUNCA SÃO ASSASSINADOS, NUNCA CAI O AVIÃO DELES, NUNCA PEGAM DENGUE, GRIPE DO PORCO, AIDS, CANCER ETC…

    E DEPOIS ALGUNS VEM FALAR QUE DEUS EXISTE E É BRASILEIRO.
    SE ANALISAR POR OUTRO LADO DEVE SER BRASILEIRO MESMO.

    OS CRENTES DIZEM QUE QUEM MORRE VAI PARA O CÉU.

    ENTÃO O DEUS ESTA LEVANDO OS BRASILEIRO PRO CÉU.

    OS POLITICOS AJUDAM NESSA JORNADA, SÃO FORNECEDORES CELESTES POR ISSO NÃO MORREM.

    É POVO
    ESTA CERTO O DIREITO DE IR E VIR.

    É PARA IR E VIR
    MAS O QUE ESTA ACONTECENDO É QUE O SUJEITO ESTA INDO OU VINDO E NÃO VOLTANDO MAIS.

  3. Markut disse:

    É isso. Há muito tempo que se governa usando o “ópio que acalma”.
    Haja ópio , ignorância e desinformação para garantir a manutenção do círculo maldito que permite e permitirá a desenfreada espoliação do bem público, sob as vistas complacentes de quem deveria e poderia sustar o assalto.
    Não sairemos dessa enquanto , a persistir o regime democrático,não tivermos cidadãos eleitores e não essa massa amorfa,ignorante e anestesiada, de cujo voto depende o destino do país.

  4. francisco disse:

    primeiro é preciso dizer que como tem sido tratado esta população que vive em descaso total,e que não tem se quer um lugar para morar,na verdade todos os projetos feitos não foram feitos com objetivos de ajudar estas populações ,foi projetos feitos por uma sociedade burguesa que via o Rio de janeiro como uma república,mas coisa pública para uma burguesia,que estava preocupada com suas próprias verdades,então os direitos foram constituidos justamente pra uam burguesia,com intereses em suas nessecidades e não se interesavam para questões do outro.

  5. Beraldo Dabés Filho disse:

    Não acredito que alguém tenha plena convicção e consciência, ao classificar o elitorado brasileiro de “massa amorfa, ignorante e anestesiada”.

    Será que esta opinião será mantida, no caso de dar uma zebra e o José Serra ganhar a eleição presidencial.

    É bom ter cuidado com as palavras que só cabem nas conveniências circunstanciais.

    Mineiramente, digo que caldo de galinha e cautela não fazem mal a ninguém.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *