Início » Opinião » Lupi e Dilma vão escolher novo ministro
Coluna Esplanada

Lupi e Dilma vão escolher novo ministro

Lupi deve conversar na sexta-feira com a presidente Dilma Rousseff, quando levará uma lista com três nomes. Por Leandro Mazzini

Lupi e Dilma vão escolher novo ministro
Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Siga o colunista no Twitter @leandromazzini

Lupi e Dilma vão escolher novo ministro

Carlos Lupi está em Brasília para decidir seu sucessor, embora não tenha certeza de que a primazia da escolha será sua. Por ora, apaga incêndio interno entre dois candidatos. Uma ala quer para ministro do Trabalho o deputado Vieira da Cunha (RS), nome bem recebido no Planalto. Outra, com apoio do federal Paulinho (SP) e da Força Sindical, apoia o secretário-geral Manoel Dias, decano fundador do partido. Lupi deve conversar na sexta-feira com a presidente Dilma Rousseff, quando levará uma lista com três nomes. Ex-pedetista, Dilma está preocupada em não perder o apoio da legenda.

Consenso

Nas palavras de Vieira da Cunha, “Lupi não citará um nome, nem se espera que ela indique algum. O ministro virá naturalmente de consenso na conversa”.

Tô fora, to dentro

De Paulinho da Força, provocado se é candidato ao Ministério do Trabalho: “É mais fácil eu indicar o ministro da Fazenda”

O queridinho

Numa conversa com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, avisou que mudará toda a direção da Casa da Moeda, depois da demissão de Luiz Denucci. Mas quem escolherá os diretores é o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, muito próximo de Dilma desde que ela era ministra da Casa Civil.

Dilma Fome Zero

Quem sai do gabinete da presidente Dilma garante que sua meta é acabar com a fome no Brasil, e ajudar financeiramente países da África que ainda sofrem com a miséria. É o que ela tem dito a visitantes e assessores.

PEC 300 & palanque

Com a licença de Ruy Carneiro (PSDB-PB), o ex-deputado Major Fábio (DEM-PB) poderá reassumir o mandato este mês e com o discurso-pesadelo de governadores: aprovação da PEC 300, que cria piso nacional salarial para PMs e bombeiros.

Efeito cascata

Os policiais militares do Tocantins ameaçam retomar a greve contra o governo Siqueira Campos (PSDB). Em 2001, a paralisação da categoria foi “esmagada” pelo Exército.

Temor
 
No Congresso ontem não se fala em outra coisa. Com a vitrine do caso da Bahia, bombeiros e PMs voltarão a Brasília para cobrar aprovação da PEC 300.

BMW paulista

O presidente da Investe São Paulo, Luciano de Almeida, revela que o estado poderá receber até R$ 40 bilhões em investimentos diretos só este ano. O governo negocia as novas fábricas da da Foxconn e da BMW, além de 16 outros projetos.

Taxiando

José Serra desabafou em seu twitter: “O BNDES financiará 80% dos investimentos nos aeroportos, a maior parte a juros subsidiados”. “Vocês podem imaginar o escândalo que o PT faria com uma privatização dessas nos aeroportos se não fosse ele o autor?”

Sessão saudade

Vestido de deputado, o ex-ministro Mário Negromonte (PP-BA) vagou pela Câmara ontem à tarde atrás de abraços e sorrisos. Conseguiu, pelo menos isso.

De casa

Em Blumenau (SC), o deputado federal Décio Lima e a mulher, a Ana Paula, ambos do PT, lideram as pesquisas eleitorais. O partido escolhe dia 4 quem disputa a prefeitura.

Quem manda, fala

O líder da bancada do PMDB, Renan Calheiros (AL), metido a mandar no Senado, é quem garante: qualquer tentativa da oposição de convocar Guido Mantega será em vão.

Registro

Paulo Cesar Negrão de Lacerda diz que sua exoneração da PGFN, no Rio, há um ano, foi devido a preferências da nova chefia do órgão, visto que o cargo era de confiança.

Ponto Final 

Em pleno verão, os banheiros públicos da orla do Rio serão reabertos só no Carnaval.

Com Gilmar Correa e Hosa Freitas

www.colunaesplanada.com.br 
contato@colunaesplanada.com.br

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. rudylang disse:

    Eu que sempre votei no PP, especificamente para deixar claro o meu lado direitista, definitivamente me sinto totalmente traído por esse arremedo de partido por ter cedido ao enganador canto da sereia (mais falsa dos que as da Odisséia), repito, SEREIA PETISTA.
    No mais, lamento pela Tia Di por ter recebido uma herança digna do saudoso cartoonista Péricles, falecido em 1962, cridor do AMIGO DA ONÇA. HERANÇA MALDITA é apelido. Cruz, credo.

  2. olbe disse:

    Será que entendi bem? Lupi é quem vai “ACONSELHAR” Dilma sobre o nome do novo MINISTRO? Renan Calheiros é quem manda e NÃO DEIXA o Min. Mantega depor? O PT privariza sem se ouvir uma palavra do Lula? É tudo muito esquisito, não estou entendendo mais nada…

  3. Geraldo euclides disse:

    É primeiro de abril ou piada de humor negro? esse Lupi (é aquele que foi execrado: expulso do ministério?) #Meu Deus é por essa que o pensamento do DeGualle está cada vez mais vivo: não se pode levar esse país à sério! É ótimo para os ilididos que votaram no malfadado PT que apoia o MST, cada vez que acontece uma barbaridade dessas ele se arrependem, não? -Em tempo a dona Dilma nomeou uma colega de cela para um ministério, não é fantástico?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *