Início » Opinião » Maluf apela a ministro para fugir da Interpol
Coluna Esplanada

Maluf apela a ministro para fugir da Interpol

Na mira da organização policial em mais de 170 países, deputado pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, um ‘jeitinho’ para se livrar da prisão. Por Leandro Mazzini

Maluf apela a ministro para fugir da Interpol
Maluf, segurando uma edição da 'The Economist': procurado em mais de 170 países


Siga o colunista no Twitter: @leandromazzini

Extra

Na mira da Interpol em mais de 170 países, menos no Brasil, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, um ‘jeitinho’ para se livrar da prisão. Acusado pela Promotoria de Nova York de lavagem de dinheiro, entre outros crimes, enquanto prefeito de São Paulo, Maluf tem que depor no estado americano. Mas pode ser detido assim que desembarcar lá. O deputado tentou negociar depoimento na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, em vão. Agora, Cardoso intervém para que haja um depoimento por videoconferência.

‘Prisão’ domiciliar

Maluf só está na lista da Interpol porque não compareceu ao depoimento em NY. Apreciador de bons vinhos e viagens, sua maior prisão é não poder sair do Brasil.

Alô?, alô?

O deputado liga praticamente todos os dias para o ministro da Justiça atrás de novidades, e como forma de pressioná-lo. Os americanos estão irredutíveis.

Apagão no palácio

O que mais chamou a atenção na posse da ministra Carmem Lúcia, na presidência do TSE, não foi seu discurso que prometeu combater a corrupção. Os convidados ficaram boquiabertos com o nababesco prédio, que esbanja espaço e luxo, inaugurado ao preço de R$ 500 milhões: Há constantes interrupções do fornecimento de energia e água.

Suntuosidade

Além disso, fica impossível qualquer tipo de comunicação nas duas cúpulas que abrigam o plenário e auditório e em toda a área de recepção e estacionamento, que é do tamanho de um pátio de uma montadora de veículos.

Zen supremo

Com a posse do ministro Ayres Britto na presidência do STF, a Corte entra na ‘era de Aquarius’. Britto é conhecido por seu astral zen, por ser poeta, e não tem a sisudez do ex-presidente Cezar Peluso.

Quem manda

Apesar do novo líder Eduardo Braga (PMDB-AM), quem voltou a mandar no Senado foram José Sarney e Renan Calheiros. Eles já controlam a CPI mista do Cachoeira.

Xerifona

Mas haverá ordem. Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), mesmo que se confirme “um poder paralelo”, há limites para manobras dos dois caciques do PMDB.

Diagnóstico dos hospitais

Começa a render o apelo do presidente da Embratur, Flávio Dino, que perdeu um filho por mau atendimento em hospital de Brasília. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara debaterá regras de fiscalização da rede privada de saúde.

A serra, de novo

Nova Friburgo, na serra do Rio, continua a sofrer com os efeitos das chuvas deste e do ano passado. O deputado Rogério Cabral (PSD) entregou ao governador Sérgio Cabral pauta com cinco projetos que considera essenciais para melhorar a situação.

Código de defesa

Os verdes querem postergar para depois da Conferência Rio+20, em Junho, a votação do Código Florestal na Câmara, embora os partidos tenham tratado de colocá-lo em pauta semana que vem.

Mais um

O PMDB fez questão de ordem junto ao ministro Luiz Fux, do STF, e solicitou a reconsideração da decisão que tornou inelegível o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) na disputa pelo Senado. Ele quer a vaga de Vicentinho Alves.

Farra total

Os professores do DF completam hoje 42 dias de greve. Mas foram à feira do livro na Esplanada gastar em livros de ficção e em lanches os R$ 80 doados pelo governo.

Basta!, de novo

Hoje Brasília sediará na Esplanada nova passeata do movimento Basta!, das redes sociais. Meses se passaram desde a primeira e nada mudou.

Ponto Final

Cavendish, da Construtora Delta, contratou empresa de comunicação para gerenciamento de crise. E deram-lhe, claro, uma crise, com a exposição na mídia.

Com Gilmar Correa
www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

11 Opiniões

  1. G oethe-Br. disse:

    …dando asas á imaginação …:-a lavagem de dinheiro feita segundo relatos da imprensa nor
    te americana,deve se referír a imóveis compra
    dos,acredito,com dinheiro brasileiro,em solo
    norte americano,não é mesmo?…- assim sendo, este capital,permanecerá em solo americano,en
    quanto durar o processo,acredito…- é por es
    sas e outras,possívelmente, que o governo da
    nação amíga,se sinta constrangido…–por ou tro lado, o nosso país, não nega ás suas orí gens…- de um presídio correcional português
    ,ao longo de mais de três séculos,evolui para escondeíjo de malfeitor internacional de orí
    gem “tupiniquim”…(com os meus sinceros res
    peitos á “nobre nação Tupiniquim”)…–desta vez no entanto, vem pedir proteção e asílo á própria vítima…-a Nação Brasileira !…que como mãe gentil, certamente não recusará pro teção ao seu fílho,ainda que errado…-resta
    -nos saber,se será domésticamente punido e se restituirá á lesada mamãe,o produto que o le
    vou a errar…–mãe é sempre mãe…
    …eis aí,Manzini,é ou não, um autentico caso de falta de educação doméstica ?…
    SABAT SHALLON …SHAVUA TOV !…
    …-Goethe-Br.

  2. acm disse:

    Perto do pessoal do PT, PMDB etc q esta’ no governo, Maluf e’ mero batedor de carteira…

    Essa historia da Interpol e’ apenas uma jogada do PT para afastar Maluf da politica.

    Se todos os q estao pessoalmente se apropriando do dinheiro publico fossem p/ a lista da Interpol, ela ficaria lotada de brasileiros. Basta ler o jornais p/ perceber isso.

    No dia em q o PT cair fora, entrando entao outro time, a historia vai se repetir, apenas com atores diferentes. Assim tem sido desde q Cabral chegou aqui…

    Somente mudando o ambiente cultural deste pais e’ q essas pragas serao reduzidas. Enquanto isso nao ocorrer, os contribuintes continuarao sustentando corruptos atraves dos impostos (diretos e indiretos). E o governo pressionando os jornais e TV p/ q nao divulguem nada.

  3. Genaro disse:

    O cara rouba, engana, trapaceia, ensina a estuprar sem matar e é procurado no mundo inteiro, mas,
    no Brasil, onde cometeu os crimes, está solto e arrumando um jeitinho de se safar da cana!?
    O quê nós somos? Povo inculto e ignorante, sem brio, sem orgulho, sem vontade de lutar?
    Não adianta ter uma Constituição lotada de leis que ninguém respeita, principalmente os líderes do País, que com seus péssimos exemploa afundam ainda mais nosso Brasil. Não adianta, liberar o aborto, nem o casamento gay, nem destruir as crianças em tenra idade com os kit gay, não adianta continuar com esse mst invadindo propriedades privadas dizendo que lutam por reforma agrária, não adianta esse grupo vermelho do foro de São Paulo decidir as escondidas o futuro do Brasil e etc…
    …queridos compatriotas, gente decente e honesta; Procurem informações em jornais e mídias sérias, a maioria mente, engana e manipula. Vivam para suas famílias, ensinem seus filhos o que é certo e digno, dêem a eles base sólida para não se perderem nesse mundão de drogas, gayzismo, corrupção e sujeira.
    Tempos melhores virão!

  4. Luiz Mourão disse:

    Maluf: 170 países MENOS o Brasil??????????
    UAU!!!!!
    Se isto não é PODER, o que mais seria??????
    Como um sujeito consegue se escafeder de forma quase permanente ao “longo” braço da Lei????
    A quem aproveita que Maluf esteja em liberdade no Brasil?????
    Espero que José Eduardo Cardoso não cometa essa HERESIA de ajudar esse pilantra internacional! Isso seria, chegando ao conhecimento público, o fim de sua carreira política; a Oposição não perdoaria essa!!!
    Quanto ao Cezar Peluso, penso que foi um dos PIORES Presidentes de STF que já vi; suas atitudes claramente autoritárias em diversos momentos jamais deveriam tê-lo recomendado para o cargo; já o Ayres Britto é o OPOSTO disso: Ministro brilhante, homem sensível, um Magistrado de Suprema Corte, não apenas um Juiz que lá chegou…
    Quanto aos destinos da CPMI do Cachoeira, o maior dos trabalhos será decidir em quantos graus Celsius deverá trabalhar o forno da ENORME pizza que está por vir; e afirmo isso porque a IMENSA quantidade de políticos e autoridades envolvidos já prenuncia tal desfecho; coisa de Brasil, sabemos…

  5. Rufino Lopes Castelo branco Junior disse:

    Porque o Ministro da justiça,não manda o Sr.Paulo Maluf fazer Obras faraonicas nos Emirados Arabes Em

  6. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Pobre Brasil do PT, tem até deputado procurado pela Interpol, um ex-presidente envolvido no mensalão, racismo no STF, O ìcone do Dem é bandido, desembargadores de Goias envolvidos em negocios ilícitos e etc.., agora entendo o fim da CPMF, um imposto que era muito simples de controlar a movimentação financeira dos poderosos, O DEM de Demostenes, foi o partido que mais fez força para sua extinção, o término do imposto só não trouxe nada para o povo.

  7. Joaquim Caldas disse:

    A prova maior da corrupção: Maluf procurado em 170 países,menos no Brasil e com possibilidade de dar um jeitinho internacional,brasileiro.E a quadrilha do PT? Muitos Petistas já estiveram no topo dos mais importantes corruptos do mundo.Lula e Dilma.

  8. Kalil Saliba disse:

    Brasilia é um pantano pútrido. Todos os partidos sem exeção desfilam pela midia suas pústulas, envolvidos em escandalos corrupções e roubos.Tentar defender qualquer partido ou personagem desses é perda de tempo.Chegamos a barbarie. É um escandalo encobrindo o outro, até o escandalo da vez seguinte.Voltar a Grecia antiga faz bem, Diogenes representou bem o seu tempo, com uma vela acesa de dia, perguntado o porque de uma vela acesa de dia, respondeu que estava procurando alguém honesto.Brasilia esta nas mesma condições, todas as instuições, justiça, camara senado poder executivo e tudo mais, encontrar ai alguém com vergonha na cara esta dificil.Até o proximo escandalo.

  9. áureo Ramos de Souza disse:

    E eu acredito que o ministro fará mais este favorzinho a Maluf. Este fascinora já devia está preso a muitas dezenos de anos.

  10. Victor M. Siva disse:

    Paulo S. Maluf não tem que se preocupar!
    Ao lado de Cacciola, Bastisti e com imunidade parlamentar ele esta bem protegido.

    Não faz nada no congresso, tomando a tribuna apenas para se locupletar das benesses da Alta Corte Brasiliense.

    O MAIOR ASSALTO A BANCO DO MUNDO É INSIGNIFICANTE FRENTE AO ROUBO QUE ESTE MELIANTE FEZ AOS COFRES PÚBLICOS NO BRASIL!

  11. Luiz Bouchardet Júnior disse:

    SR. KALIL SALIBA, PARABÉNS PELO SEU TEXTO, DISSE EM POUCAS PALAVRAS TUDO O QUE MILHÕES DE BRASILEIROS PENSAM,INCLUSIVE EU, CLARO.
    ESTOU ASSINANDO EM BAIXO.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *