Início » Opinião » Negromonte pode perder o mandato
Coluna Esplanada

Negromonte pode perder o mandato

DEM e o PSDB vão cobrar explicações a partir de amanhã. Por Leandro Mazzini

Negromonte pode perder o mandato
Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Siga o colunista Leandro Mazzini no Twitter @leandromazzini

Negromonte pode perder o mandato

Corre o risco de perder o mandato de deputado federal o ministro Mário Negromonte, titular das Cidades. Embora licenciado do cargo legislativo, ele infringiu os Artigos 54, 55 e 56 da Constituição Federal ao acumular cargo remunerado, como revelou a coluna ontem. Além de atual ministro, Negromonte foi conselheiro da CBTU, com jeton, entre Janeiro de Outubro de 2011. O DEM e o PSDB vão cobrar explicações a partir de amanhã. “É grave, merece apuração detalhada e vamos colher mais dados”, diz o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM). O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira, adianta que vai “pedir todas as informações ao ministério” para investigação na Câmara.

Regimento…

O Regimento da Câmara é claro, pelo Artigo 240: a própria Mesa Diretora ou partido político pode provocar a investigação. A oposição também pode convocar o ministro.

… e cerco

Uma vez protocolada a investigação, o corregedor da Câmara abre processo de apuração, que pode resultar em votação na CCJ e no plenário.

Telefone mudo

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) deve dificultar a farra da importação de celulares a baixos preços feita pela internet. Quem comprar aparelhos correrá o risco de não habilitá-los no Brasil, porque fabricantes nacionais pressionam o governo para bloquear as compras. Querem que a Anatel faça a homologação criteriosa dos aparelhos.

Protecionismo na linha

As fabricantes de celulares conseguiram agendar reunião na Anatel para dia 29 de fevereiro para debater o caso. Reivindicam nova regulação para o setor, em especial para a importação dos aparelhos não habilitados.

Porta aberta

Os bancos do Distrito Federal estão à deriva e com portas abertas literalmente para assaltantes desde ontem. Movidos pelos sindicatos, os vigilantes estão em greve, e fazem questão de avisar a todos.

Brasil sem lepra

O Brasil está vencendo a guerra contra a hanseníase. Entre 2010 e 2011, o coeficiente de detecção de casos novos caiu 15%. Em 2011, houve 30.298 casos detectados.

Saara é aqui

Os leões e onças do Zoo de Brasília, um dos melhores do país, estão raquíticos e passam sede. Nenhuma fossa tem água para os bichanos, que vagueiam exaustos e sem rumo.

Século 21!

Governantes se esforçaram para derrubar ditadores no Oriente Médio e África, mas esqueceram o pior deles: Bashar al-Assad, da Síria, continua no cargo e sua polícia já matou 5 mil inocentes. Crianças de menos de 14 e idosos estão em celas.

No ar

Apesar do esforço do Tribunal de Contas da União para impedir o leilão dos aeroportos de Cumbica, JK e Viracopos, a Secretaria de Aviação Civil garante que o evento ocorre dia 6, na segunda que vem. E que vem aí o Plano de Outorgas do setor.

Twitteiro

Enquanto não entra na disputa para o governo, o ex-ministro Geddel Vieira abusa do Twitter. Na sexta, mandou um “Olha a nova BA!” (Bahia), ao retwittar mensagem de leitor sobre assalto à agência dos Correios na cidade de Santa Maria da Vitória.

No site

Confira no site da coluna a série ‘12 Aeroportos em 1 Mês’, a charge de Aliedo e a foto exclusiva de Chico Buarque, por Evandro Teixeira.

Ponto Final

Não só as campanhas. A política está cada vez mais virtual. E distante do cidadão.

Com Gilmar Correa e Hosa Freitas

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. José Paulo de Resende disse:

    Já vai tarde, mas um incompetente para não dizer outra coisa que já deveria estar longe do governo, mas dona Dilma gosta mesmo deste tipo de gente. Ela e o seu PT.

  2. Leidy Santos disse:

    Já que perdeu a vergonha, tinha que perder todos os cargos e devolver tudo do cofre público!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *