Início » Cultura » ‘O gigante enterrado’ de Kazuo Ishiguro
livros

‘O gigante enterrado’ de Kazuo Ishiguro

Uma história mítica da Grã-Bretanha devastada pelas guerras entre bretões e saxões e imersa em uma nuvem do esquecimento

Uma terra desolada, marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa nuvem do esquecimento tão densa como a neblina que cobria os pântanos e os rios gelados. Uma Grã-Bretanha habitada por uma população fragilizada, sem rumo e ameaçada por ogros e dragões.

Neste épico arturiano, o primeiro romance de Kazuo Ishiguro em dez anos, o autor faz um mergulho surpreendente no universo da fantasia próximo ao de George R. R. Martin e Tolkien, comprovando sua capacidade de se reinventar a cada obra. Entre a aventura fantástica e o lirismo, O gigante enterrado aborda temas universais como o amor, a guerra e a memória.

Um casal idoso, Axl e Beatrice, decide partir de sua aldeia em busca do filho, embora não se lembre do rosto nem da voz dele, ou de quando havia partido. Nessa viagem o casal terá seu amor posto à prova ─ será que o sentimento era forte o suficiente para mantê-los unidos, se não conseguem recordar o passado que haviam compartilhado? Mas em meio às adversidades da viagem, Axl e Beatrice encontram um velho cavaleiro, Sir Gawain, sobrinho do rei Arthur, a quem foi confiado uma difícil missão, mas que resolve protegê-los contra uma série de ameaças.

Embora o livro aborde muitos temas recorrentes da obra do escritor como a memória, às vezes suprimida e distorcida, e a nossa incapacidade de confrontar o passado em sua plenitude, O gigante enterrado representa uma ruptura radical com os romances sóbrios e emocionalmente contidos de Kazuo Ishiguro, como Os resíduos do dia e Não me abandone jamais.

Uma aventura fantástica, povoada de metáforas e seres míticos, O gigante enterrado é um épico de grande densidade lírica, uma fábula infantil sobre a idade avançada e uma reflexão sensível acerca do amor e da memória.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *