Início » Opinião » PSDB cobrará posição imediata de Aécio
Coluna Esplanada

PSDB cobrará posição imediata de Aécio

Aliados, inclusive os mais próximos, estão incomodados com a oposição branda do mineiro ao governo federal. Por Leandro Mazzini

PSDB cobrará posição imediata de Aécio
Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Siga o colunista no Twitter @leandromazzini

PSDB cobrará posição imediata de Aécio

Mais potencial presidenciável tucano para 2014, o senador Aécio Neves (MG) será cobrado pela direção nacional do PSDB para tomar uma posição imediata. Aliados, inclusive os mais próximos, estão incomodados com a oposição branda do mineiro ao governo federal e, em especial, à presidente Dilma Rousseff. Os tucanos avaliam que as eleições municipais serão o chamariz para fortalecer o partido, que precisa já apresentar um nome nacional. Nas palavras do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), “ou se lança já, ou entrega o boné”.

Na espreita

Enquanto isso, em São Paulo, José Serra vai assumindo posição mais firme e deve sair candidato na capital: tem feito ligações e avaliado pesquisas.

Projeto 76?

Não será surpresa se Serra despontar prefeito, candidatar-se ao governo em 2014 e, se governador, almejar a Presidência em 2018, quando tiver 76 anos.

Crise rebelada

Motim rebelado nas hostes do PMDB, para tranquilidade do partido e do Planalto. O senador Romero Jucá (RR), líder do governo no Senado, diz que o líder da bancada na Câmara, Henrique Alves (RN) não vai complicar a vida do governo por conta da demissão do seu apadrinhado no DNOCS.

Recadinho

O PMDB no Congresso recebeu recado velado do DEM e do PSDB. Eles topam se aliar aos pemedebistas para convocar o ministro Guido Mantega, da Fazenda, para explicar a suspeita de propina de US$ 25 milhões do ex-presidente da Casa da Moeda.

Jogo duplo

Ex-senador César Borges faz jogo duplo. Quer que o PR nacional, o seu partido, o indique para chefiar uma estatal, qualquer uma, ou em especial a VALEC. Mas na Bahia conspira para que o partido feche com a oposição nas eleições municipais.

Dilma x Chávez

A presidente Dilma não tem do que reclamar no Congresso. Aqui, a oposição soma só 17% dos parlamentares. Na Venezuela, o presidente Hugo Chávez enfrenta 44%.

Penúria

O DEM perdeu tanto para o PSD que escolherá auditório menor para reconduzir ACM Neto à liderança do partido na Câmara. Sua bancada caiu de 42 para 27 deputados.

Vice RP

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) virou o relações-públicas do governo federal em eventos do empresariado brasileiro no exterior. Depois de países da Europa, da Rússia e China, deve confirmar presença em Cambridge, EUA.

Vai mal

Apesar da disposição em concorrer com candidato próprio nas capitais, o PMDB vai mal das pernas na região Sul. Em Porto Alegre, deve apoiar José Fortunatti, e em Curitiba, Gustavo Fruet, ambos do PDT.

Samba paulista

A Prefeitura de São Paulo, cidade até anos atrás refúgio de quem não queria samba, pretende investir na folia. Já lançou portal com as dicas: www.spturis.com/carnaval .

Megafone

Potencial candidato ao governo da Bahia, o ex-deputado federal Geddel Vieira (PMDB) aposta que tem dedo petista na greve prevista na Polícia Militar baiana.

Vale capixaba

A direção da Vale encomendou à equipe técnica estudo de viabilidade para construção de siderúrgica em Itapemirim, Sul do Espírito Santo, para produzir 10 milhões de toneladas de aço/ano. Seriam escoados pelo porto de Tubarão, em Vitória.

Duplamente

Mário Negromonte, além de conselheiro da CBTU, acumulou também cargo igual na Trensurb, ambas ligadas às Cidades, para aumentar os ganhos. Ele afrontou a lei. Por ser deputado federal licenciado, não tinha o privilégio além do cargo de ministro.

Ponto Final

A coluna provocou a Comissão de Ética da República e a Controladoria Geral da União, mas ambas silenciaram até agora sobre as irregularidades do ex-ministro.

Com Gilmar Correa e Hosa Freitas

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    A oposição ao PT é burra mesmo!

    O Aécio quer fazer política, que não inclui necessáriamente ataques aos adversários e o PSDB quer a mesmice das duas últimas eleições, que deu no que deu.

    Aliás, antes de ser lançado de maneira informal, intempestiva e e inesperada, como presidenciável por FHC, já fez suas críticas ao Governo do PT, inclusive à propria Presidenta Dilma.

    Agora tenta maneirar, para iniciar de forma políticamente correta a sua pré-campanha, e o estúpido do Sérgio Guerra, que não apita po… nenhuma o pressiona. Vai ser burro assim na…

    Em matéria de Política, São Paulo perde longe para Minas Gerais.

  2. Goethe-Br disse:

    …quem conhece sabe que políticamente,o”manga
    no aquí enfocado”,vem de uma extirpe de “vezei
    ros e oportunistas de plantão” que ao longo da
    história sempre se puseram em cima do muro…
    e como mercadoria de prateleira, pertencem a quem der mais…-quem não ja ouviu falar do lendário “homem da caneta”que traiu o getúlio
    e se macomunou com os agente da CIA,na provi
    denciação de um perfeito suicídio para Vargas
    ?…-ainda ouço o seu ultimo discurso…-“não
    renuncio…não renunciarei…não darei provas de cobarde…-as pedras que me atiram, rece bo-as com serenidade…-mas se as circunstan
    cias do destino me forçarem, do catete não sairá um presidente ,mas sim um cadaver!…”
    -com este pronunciamento ele assinara a sua
    pena capital…–pouquíssimos foram os que se deram ao(árduo para muitos),trabalho de pensar
    …-quais foram os agentes,digo,os primeiros
    ascessores a adentrarem á cena do “misterio
    so”suicídio?…-se não me falha a memória,(eu era menino…mas pensava)…-foram:…-o embai
    xador do Brasil nos EEUU,Amaral peixoto,sua esposa Alzira Vargas do Amaral Peixoto,fílha da vítima,dígo do suicída e aquele a quem as manchetes da imprensa internacional que não estava sob o impácto da emotividade dos acon
    tecimentos, o chamava de o “homem da caneta” referindo-se á caneta que o mesmo recebeu de
    presente da vítima,dígo,do Getúlio…que pos
    sívelmente,com a mesma(caneta),Getúlio tenha assinado a famosa carta testamento…-dizem que,essas duas entidades, a CIA ,assim como a máfia,não perdoam aos seus agentes quea traem
    …que muitos morrem de mortes misteriosas…
    como envenanamento,infécções provocadas,irre versíveis,etc…-voltando ao presente,o ilustre parlamentar phd em muito falar e pou
    co dizer,hoje sob a influencia de “Thimotim”,
    que teve de quem herdar todo o tipo de maquinações,perversidades e abuso de poderes,
    ja contaminado com as nefastas influencias DEMôníacas…hoje em declínio total e irrever
    sível,ja não conta com umanação de ignorantes
    e bajuladores…mas de um povo que procura a elucidação dos fatos…que melhor alimentados
    se dão ao que antes era um luxo…-pensar… e buscar os seus direitos de cidadania,não como favores ou esmolas de pseudos “donos do estado” mas como pessoas lívres que ja não te mem expor em público os desmandos dos seus líderes,quando assim se fizerem nescessário…
    -a democracia é,a meu ver,e acredito de todos os que pensam,quando consolidada,é o regime das responsabilidades…e não admíte “pseudo
    paternalismo de falsos moralistas, levianos e hipócritas…-a verdade é nua, mas nunca imaral !…-Goethe-Br.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *