Início » Cultura » Rainha Elizabeth na Broadway
Teatro

Rainha Elizabeth na Broadway

Helen Mirren reinterpreta a Rainha Elizabeth em 'The audience', peça que, ao contrário do filme, derruba o pedestal e humaniza a monarca

Rainha Elizabeth na Broadway
A atriz, que está fazendo 70 anos, consegue interpretar a rainha desde os 20 anos de idade até os dias de hoje (Foto: Divulgação)

Em 2006 a atriz Helen Mirren protagonizou o filme “A rainha”, em que fazia o papel da rainha da Inglaterra. O filme foi mal recebido, parecia propaganda oficial da monarquia. Agora a mesma atriz volta ao papel da rainha, mas desta vez numa peça séria do autor Peter Morgan, chamada “The audience“.

O título faz referência ao nome da pequena sala em que a rainha recebe os primeiros-ministros. Tínhamos visto nos jornais que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso viu essa peça quando esteve aqui, o que aumentou nossa curiosidade de vê-la.

A atriz, que está fazendo 70 anos, consegue interpretar a rainha desde os 20 anos de idade até os dias de hoje, com impressionantemente rápidas trocas de roupa, perucas e maquiagem. Uma menina encantadora faz a jovem Elizabeth de 11 anos.

O enredo da peça é simples. A partir de Churchill, que era o primeiro-ministro quando ela foi coroada em 1952, até o Cameron de hoje, a peça apresenta as reuniões semanais que a rainha tem com seu premier. Uma cena de uns dez minutos com cada um, em que vemos a tentativa de Elizabeth de influenciar em alguns assuntos, se queixar de outros. Vemos às vezes também uma mulher bem humorada e que sabe ser irônica.

Helen está ótima no papel e todos os atores são muito bons. A gente vê a rivalidade da rainha com Margaret Thatcher – as duas parecem se detestar, embora preservem o comportamento civilizado.

Não temos jeito de saber até que ponto essa Elizabeth da peça corresponde à realidade, mas é uma figura muito interessante, mais humana que a imagem oficial que a gente vê nos jornais.

1 Opinião

  1. helo disse:

    Acompanhar a rainha tão longeva deve ser uma aula de história.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *