Início » Opinião » Rebelião no PMDB
Coluna Esplanada

Rebelião no PMDB

Grupo de deputados está insatisfeito com a presidente Dilma, com os ministros do Palácio do Planalto e com seus próprios líderes. Por Leandro Mazzini

Rebelião no PMDB
Temer deve receber manifesto nesta terça (Fonte: Reprodução/ABr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Siga o colunista no Twitter @leandromazzini

Rebelião no PMDB

Pelo menos 52 deputados federais da bancada do PMDB assinam documento de protesto que será entregue hoje ao vice-presidente Michel Temer, numa reunião no fim do dia. O grupo está insatisfeito com a presidente Dilma Rousseff, com os ministros do Palácio do Planalto e com seus próprios líderes – além de Temer, Henrique Alves (RN), na Câmara, e o senador Valdir Raupp (RO), presidente da legenda. Os deputados reclamam que as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) prendem emendas e as liberam apenas para deputados do PT.

Bota-fora

Os parlamentares que subscrevem o documento, acreditem, pedem que o partido entregue todos os cargos. Temer pediu paciência, diz que conversará com as ministras.

Panelinha

Para o grupo da revolta, só um PMDB tem ganhado: o escrete do Senado Renan Calheiros-José Sarney-Romero Jucá, e o líder Henrique Alves.

Te segura, homem

Continua a pressão contra informações sobre o Copom. Como comentários podem afetar o mercado especulativo, um deputado mandou recado para o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, que previu a queda dos juros. “Se ele fala assim com imprensa, imagina o que ele faz com essas informações nos bastidores”.

Troco

Os deputados manifestantes do PMDB garantem que ganharam o apoio de outros partidos insatisfeitos: PDT, PR e PSB. E que o governo terá o troco em plenário em votações importantes.

Alô, ei!, oi..

Ciente do perigo, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, começou a ligar para líderes aliados e todos os principais deputados para segurar a pauta de votações, temendo uma obstrução e levar bronca da presidente, direto da Alemanha.

De casa

A deputada estadual Ana Paula, mulher do deputado federal Décio Lima, vai concorrer à prefeitura de Blumenau (SC) pelo PT. O partido foca a estratégia municipal no Sul.

Tô fora

Boni, ex-poderoso da Globo, revelou no ‘Manhattan Conection’ que foi convidado a comandar a TV Brasil. Não aceitou, pois teria de demitir 90% dos funcionários, disse.

Tablet no volante

Projeto de inclusão digital da Confederação Nacional dos Transportes prevê distribuir tablets para caminhoneiros. Estuda um projeto piloto. Se funcionar, abandona a ideia de implantar lan house nos postos de gasolina.

Sedex zero & patrimônio

Enquanto os Correios enfraquecem o Sedex, que até para as capitais não chega mais no dia seguinte, a entidade mantém no Sudoeste, bairro nobre de Brasília, megaterreno de 40 mil metros quadrados, largado, para o seu futuro museu. Vale uns R$ 50 milhões.

Gavetão do STF

O ministro Cezar Peluso propôs a PEC dos Recursos, para dar celeridade à Justiça, mas dorme nas gavetas do STF desde 20 de outubro de 2010 um simples pedido de habeas corpus (104363), sob relatoria do ministro Celso de Mello.

Barriga cheia

O governo federal chora de barriga cheia. Lucrou R$ 8,9 bilhões, só em Janeiro, com a Contribuição Social sobre Lucro Líquido. Alta de 200%. Em Dezembro, foram 3,1 bi.

Autoajuda

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Moreira Franco, foi visto num avião rumo ao Rio, na sexta, lendo o livro ‘Zhou Enlai – O último revolucionário perfeito’, de Gao Wengian. Estava no capítulo… Sem saída.

Correção

É o secretário de Pesca do governo do Ceará, Flávio Bezerra, quem passou 10 anos como missionário na África ao lado do ministro Crivella. O seu suplente, Eduardo Lopes, é jornalista, ex-deputado federal e o articulador do PRB no Rio.

Ponto Final

Dados do Denatran: a frota de veículos no Brasil chega a 76 milhões. O número de motos ultrapassa o de carros em 46% das cidades.

Com Gilmar Correa e Hosa Freitas

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br

* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Kalil Saliba disse:

    Calma senhores deputados a Dona Dilma Pé Duro vai atender seus reclamos.Tenham paciencia vai ser criados mais 52 ministerios com verbas gordas e centenas de cargos nos diversos escalões.Os ministerios do Jabá e da Farinha vão ficar com a bancada nordestinas o do Churrasco com a bancada do Sul, mas calma tem ministerios para todos, no Rio o ministerio da Areia e Praia e podera ser criado o futebol de areia, para atender a bancada evangelica vai ser criado o ministerio da Reza e dos Joelhos no Chão com grandes possibilidades de criar o ministerio das Promessas.O povo esta muito satisfeito com o sacrificio que os nobres deputados e senadores vem fazendo para gastar suas verbas.Estamos aguardando mesmo é o circo eleitoral, “o povo é palhaço” quem disse?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *