Início » Opinião » Só Dilma salvará o Brasil do Lulismo
Opinião

Só Dilma salvará o Brasil do Lulismo

José Dirceu e Luis Inácio são egocêntricos. Eles têm presença para tal. Dilma não tem e não terá. E esta pode ser a grande vantagem verdadeira para o Brasil. Por Adeodato Neto

Só Dilma salvará o Brasil do Lulismo
Dilma analisa questões menos passionalmente que Lula (foto:OGlobo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Este texto era para ter sido produzido em  01/11, mas resolvi esperar. Pensar mais um pouco! Feliz ou infelizmente minha idéia não mudou, e quase como em todos os outros momentos da minha vida, vou por minha cara à tapa!

Todos mudam os discursos após a eleição. Eu não vou mudar o meu, apenas vou contar ao mundo algumas convicções que eu já tinha mas por uma mera questão de estratégia e conveniência política não manifestei durante a campanha.

Alguns esclarecimentos para ver se diminuo o tamanho das pancadas: 1 – eu não gosto da Dilma; 2 – eu não tenho uma participaçãozinha no governo da Dilma; 3 – eu gosto menos ainda do Lula.

Vamos lá… aos fatos: (meus fatos). Muitos sabem que o primeiro discurso tem a tendência de indicar as direções do governo que  e aproxima. Sinceramente, minha filha chorava com febre enquanto Dilma discursava e eu tratei de dar atenção ao que realmente é importante na minha vida. Li muito sobre o que ela disse, impressões do mercado, analistas esbravejando ou congratulando.

Vamos ao que eu realmente espero do novo governo. Dilma foi torturada? Foi. Dilma foi guerrilheira? Foi. Dilma foi culturalmente preparada? Foi. Dilma é uma marionete do Lula? Não.

Se este governo realmente for um defensor do direitos humanos (ver declaração universal dos direitos humanos), andará na direção contrária dos ditadores. Lula é um populista semi-analfabeto. Dilma não tem o carisma e é preparada tecnicamente. Dilma tende a manter relações internacionais diferentes das acordadas por Luis Inácio. Lula tem o ego, Dilma tem objetivo (não interessando qual seja).

Historicamente, Estados totalitários relegaram a mulher a um segundo plano. Dilma certamente tocará seus quatro anos em um sistema de “democracia-técnica-oligárquica”. Qual é a grande vantagem? A parte técnica obviamente. Palocci e Pimentel serão (ao que tudo indica) os “guarda-costas” da presidente. Palocci já provou que tem capacidade técnica e é uma pessoa bem recebida no meio dos mercados financeiros interncionais. Sua estada fora do governo Lula nos dois últimos anos de cofre aberto e gastos exorbitantes não foi uma coincidência. Palocci é um cara linha dura “no que se refere” (ode à presidente) à política fiscal e de contenção de gastos.

Seus maiores desafios? Eu listo três: conter a fome do PT ; controlar o aparelhamento do Estado por sistemas corrompidos e permitir que as estatais, principalmente a Petrobrás, tenha uma gestão de princípios técnicos e mercadológicos e não políticos.

Aos que esperam uma Dilma cheia de sorrisos como os da campanha, podem sentar-se. Já na equipe de transição deixou o PMDB fora e colocou seus dois homens de confiança; quanto à Dutra, a mim parece uma óbvia e até necessária neste momento moeda de troca pela mobilização do PT, ainda que rachado nos bastidores, na sua campanha.

José Dirceu e Luis Inácio são egocêntricos. Eles têm presença para tal. Dilma não tem e não terá. E esta pode ser a grande vantagem verdadeira para o Brasil. Dilma analisa menos passionalmente que Lula e Dirceu. Ela sabe que mais de 40 milhões de brasileiros votaram contra. Sabe que o PSDB tem sua força em pontos estratégicos do país e que partidos como o PSB surgem como novas forças.

Dilma quer entrar para a história… mas terminando seu mandato. Obrigatoriamente precisará conter a corrupção. Se Dilma for conivente com a corrupção, ao seu primeiro escorregão que desagrada ao establishment leia-se PMDB, ela volta para casa pior que Fernando Collor teve que voltar.

Vai Dilma, esqueça o populismo. Pense no Deus que você nunca acreditou, mas que te ajudou a chegar lá. Se agarre naqueles que sabem o que fazer e não naqueles que só fazem o que sabem. Não perca a chance. E  se tudo der certo… em 2014 o Brasil ganha o hexa e Lula não volta. Por incrível que pareça eu realmente acredito – só Dilma salvará o Brasil do Lulismo. Ao quase ex- presidente tenho péssimas notícias. Cuidados médicos com o fígado serão essenciais. Quando você quiser mandar no Planalto, não passará da porta da Casa Civil. Seus próximos anos tendem a ser cada vez menos ocupados. Tenha boas e longas férias. Graças a Deus! Um brinde a isso!

Fontes:
Instituto Millenium - Só Dilma salvará o Brasil do Lulismo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

10 Opiniões

  1. Paganelli disse:

    Parabéns, pela habilidade de engolir a derrota eleitoral fingindo admiração por Dilma; pela honestidade de dizer que não gosta de Lula; pela transparência em discriminar quem não passou pela ‘academia’ mas encanta o mundo pela visão social e política (acabando com o restrito e capitalista G-8 e induzindo a política mundial a pensar, pelomenos, num G-20 mais democrático, internacional, representativo de todos os povos e nações). Aconselho um par de olhos, para ver melhor, não para escrever diferentemente do que pensa. É bom ler textos de pessoas corentes nos seus pensamentos e análises da vida pública.

  2. helio (rio de janeiro) disse:

    Mais da metade do Brasil não votou na Dilma.

    Apesar da mentira do currículo etc., fora da campanha pode ser que surja um outro e virtuoso lado.

    O país está cansado de campanha e espera governo. De fato ela é menos palanqueira que o Lula. Vamos aguardar a escolha dos seus colaboradores que nos dirá melhor em que o novo governo é diferente. Dilma é conhecida pelo governo mas ainda é quase uma incógnita para o país.

    Se continuar o eterno “caixa 2” e a ênfase em 2014, a desesperança será grande.

  3. Beraldo Dabés Filho disse:

    Atenção Matemáticos da Terra, acaba de ser descobeto que, mais de 50% de votos válidos é minoria.

    Quem descobriu? Não sei! O gênio é encapuzado e se esconde no pseudonimato.

    Condolências!

  4. Markut disse:

    Este texto de Adeodato Neto é muito bem bolado.
    Resta peguntar, como faz Paganelli, se , agora, a questão é fingir admiração por Dilma.
    O passado não desmentido e as circunstâncias, que levaram essa senhora ao cargo máximo da nação, não deixam de ser preocupantes.
    Vamos torcer para que nós, os pessimistas-realistas, estejamos equivocados.

  5. Demerson Gama dos Santos disse:

    Espero que Lula realmente cumpra sua promessa e deixe a nova Presidenta comandar, sem ficar dando pitacos na administração alheia, como faz sempre o fantasma FHC.
    Obrigado Lula pelo que fez pelo povo brasileiro, e por que não é fácil ser “semi-analfabeto” e ganhar tantos corações e mentes, por ter mostrado que desenvolvimento não é só ter uma economia forte, vai além e implica em olhar para seu povo e ver que a fome não espera.

  6. Helio (rio de janeiro) disse:

    Não precisa ser gênio. É uma simples conta: Os votos em branco, nulos e os 21% de abstenções, dão conta de explicar que muitos brasileiros não deram o seu voto a Dilma.

    Dilma ganhou pela maioria dos votos válidos. Mas é preciso lembrar a certos militantes que maioria também não é unanimidade.

    Dilma disse que governará para todos os brasileiros, e não vejo porque antes da posse deva duvidar. Já exigir que tenha certeza, não tendo votado nela, é pedir demais.

  7. Paulo Fernando disse:

    Todos brasileiros devem confiar no governo, porque afinal de contas dele dependemos e para isso ele foi aprovado nas urnas. Também não significa cruzarmos os braços e não fazer a nossa parte para ajudar o Brasil.

  8. João Cirino Gomes disse:

    Vamos lá jornalista da revista Forbs, divulguem o capital bruto de todos políticos que foram eleitos no Brasil, com a promessa de defender a justiça social, e uma justa distribuição de renda!
    E voltem a divulgar, depois que os eleitos cumprirem seus mandatos!
    Aqui no Brasil poucos tem coragem de divulgar e esclarecer tais fatos a população!

  9. WANDERLEY FONSECA SILVA disse:

    1° nunca votei no Lula porque Lula não me representa
    2° o texto faz a defesa de Lula quando diz que “historicamente os ditadores relegam a mulher…”
    Lula fez exatamente o contrário,promoveu a mulher.
    Lula e Tiririca de todos quadrantes se elegem porque o texto constitucional permite.

  10. Helio (rio de janeiro) disse:

    O pesadelo do Lula é a Dilma não lhe passar o bastão em 2014. Agora que Dilma surgiu, realmente afora ela ou Lula, não existe ninguém mais no PT com chances de ser eleito. E fazer da Dilma uma sucessora custou muito trabalho e investimento.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *