Início » Economia » TCU: o que aconteceu?
Pedaladas fiscais

TCU: o que aconteceu?

Presidente do Tribunal de Contas da União irrita parlamentares ao recusar 'convite' para depor sobre pedaladas fiscais

TCU: o que aconteceu?
Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aconteceu com apenas dois ministros de Estado (Foto: ABr)

Daqui a pouco começa uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre as pedaladas fiscais. O problema é que, de forma inesperada, o TCU foi convidado e não mandou ninguém e, além disso, o seu presidente, Aroldo Cedraz, mandou uma carta para a CAE alegando que gostaria de receber as respostas do governo antes de ir ao Senado.

A posição da presidência do TCU irritou os senadores da CAE, tanto dos partidos do governo quanto da oposição que lembraram que o “TCU” é um órgão auxiliar do Congresso Nacional. Segundo os senadores, não cabe ao presidente do TCU dizer quando quer ou não ir ao Congresso.

Resultado, o que era um convite passou para uma convocação e o presidente do TCU conseguiu irritar tanto senadores da base do governo quanto da oposição. Tudo isso muito esquisito. Em resumo, teremos agora uma audiência publica com dois ministros de estados, Luis Adams e Nelson Barbosa, sem o contraditório. E em outra ocasião deverá ocorrer um outra audiência sem representantes do governo.

O fato ruim é que a carta da presidencia do TCU à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) irritou muito os senadores presentes na CAE. Um episódio que poderia ter sido evitado.

*Mansueto Almeida é economista do Ipea e titular do Blog do Mansueto

Fontes:
Blog do Mansueto Almeida - TCU: o que aconteceu?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *