Início » Opinião » Tendências e Debates » Um líder com duas posturas?
Apoio internacional

Um líder com duas posturas?

Por Carla Delecrode e Paula Araujo

Um líder com duas posturas?
Lula Fonte:Globo.com

Dois dias depois de o terremoto Xinthya atingir o Chile, no último dia 27, o presidente Lula chegava ao país para prestar ajuda. Na última semana, ele passou também pelo Haiti e por Cuba, estreitando os laços democráticos entre os países. Se internacionalmente há empenho e solidariedade – o que faz com que o desejo de assumir uma posição estratégica como líder mundial se consolide -, o presidente não se mostra tão preocupado quando o problema é no Brasil. Em casos como as enchentes do Rio de Janeiro, neste ano, e em Santa Catarina, em 2008, e os acidentes aéreos da TAM, em 2007, e da Gol, em 2006, Lula não foi tão rápido.

Nos desastres do Haiti e do Chile, o presidente se manteve à disposição para reerguer os países diante das tragédias naturais, chegando a pedir ajuda mundial. Os elogios de autoridades estrangeiras demonstram que a atenção está sendo bem aceita pelo mundo.

A agilidade para prestar ajuda financeira ao Chile fez de Lula o primeiro chefe de Estado a chegar ao país após a tragédia. Depois de Gordon Brown, Barack Obama e Raúl Castro, foi a vez de Michele Bachelet, presidente chilena, admirar a popularidade do presidente: “Lula é grande líder mundial e na América Latina”, afirmou Bachelet no último dia 1°, em agradecimento à visita do brasileiro.

De acordo com o professor da PUC-Rio e Doutor em Relações Internacionais Arthur Ituassu, a atitude faz parte de uma remodelação da estratégia política mundial. “Toda essa atenção representa uma projeção internacional via liderança regional. Há um plano deliberado da política externa que preconiza a colocação do Brasil em uma posição estratégica na América Latina. Neste cenário, é natural que o presidente tenha uma maior aparição internacional.”

Em contrapartida, no primeiro dia de 2010, a mídia divulgou um desastre em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que não contou com presença do presidente. Os deslizamentos causados por fortes chuvas no Estado resultaram em 52 mortes. Em resposta, Lula enviou como representante o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida.

Em Santa Catarina, após as enchentes que deixaram 54 mil pessoas desabrigadas e causaram cerca de cem mortes, Lula demorou uma semana para ir ao estado. Depois de sobrevoar a região, o presidente pediu a atenção total por parte dos ministros e enviou em seu lugar o representante da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Em dois dos acidentes aéreos mais graves da história da aviação brasileira, Lula também não esteve presente. Há pouco mais de três anos, um avião da Gol com 154 pessoas a bordo se chocou contra um Legacy da Embraer. Em julho de 2007, outro acidente aéreo ocorreu no Brasil, desta vez com a empresa TAM. O avião ultrapassou o fim da pista durante o pouso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na ocasião, Lula recebeu os familiares das vítimas um mês depois da tragédia, que matou 199 pessoas.

Para Arthur Ituassu, o erro está em colocar o plano de projeção para colocação do Brasil em uma posição estratégica acima de questões-chave como democracia e direitos humanos. “Estamos assumindo uma posição polêmica em prol de uma pluralidade regional e esquecendo questões importantes.”, explica.

Caro leitor,

Você concorda que Lula deu pouca atenção aos desastres nacionais?

Você acredita que sua postura tem sido condizente com a de um líder mundial?

Você concorda que Lula tem deixado de lado questões-chave como democracia e direitos humanos no âmbito internacional?

Leia Mais :

Parentes de vítimas vão processar pilotos do Legacy

Novo terremoto causa pânico

Terremoto no Chile criou dias mais curtos

Chile sofre com saques e violência após terremoto

Fontes:
Zero Hora - Em desastres nacionais Lula não é tão rápido

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

16 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Lula vive para a próxima eleição. Botaram na cabeça dele que associar sua imagem a tragédias aqui no Brasil é ruim, então ele foge delas, manda um representante.

    A postura de Lula tem sido condizente com a de um aspirante a líder sul-americano, não a líder mundial. Ir fazer média com Fidel Castro no mesmo dia em que morre de greve de fome o Zapata não é de líder mundial, é de caudilho cucaracho.

    Sim, Lula ignora as qustoes de direitos humanos em Cuba e Irã, entre outros.

  2. Francisco J.B.Sá disse:

    Entendo,que o que é mais importante não é nem a presença física do Presidente em todos os locais assinalados por tragédias nacionais,embora isto seja desejável e na proporção que aconteça,reconfortante para os liderados(Já que tratamos de questão -Liderança),mas – sobretudo – A assistência imediata e eficiente às vítimas e um Plano Nacional apoiado em Leis Federais,Estaduais e Municipais de Correção das causas que provocaram este acidentes no Brasil com suas variantes.

    Lembro que Juscelino e sua Administração cometeram um grave erro em não liberar as verbas para o Orós,Barragem do Rio Jaguaribe,CE,1960,como solicitou o Engenheiro, causando a Tragédia do arrombamento do açude que atingiu um grande número de povoações e pessoas daquela região!
    Juscelino assumiu o erro e esteve presente na barragem durante a tragédia.Mas,tratou-se de um erro de sua Administração e não de Causas Naturais e erros municipais como é o Caso de Angra e Sta.Catarina.
    Quanto à presença e posicionamento de Lula e a alta frequência em tragédias de outros países,julgo que é o ponto forte de sua liderança(1),junto com a política Econômica e Redestribuição de Renda.
    _______________________________________
    Sobre o ítem 1 -assinale-se a posição positiva que Lula assumiu na Conferência de Copenhague,quando os demais líderes fracassaram!

  3. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    CERTAMENTE!
    Essas são atitudes típicas de políticos… PRIMEIRO os meus interesses, em contraponto de suas próprias bandeiras de grandes defensores do povo!
    O Lula já se sente no trono de algum organismo internacional e frequentemente se “esquece” dos problemas Brasileiros…
    É uma pena, pois juntando a isso aos seus interesses eleitoreiros… contradiz-se, do seu próprio jargão “Quem Tem Fome Tem Pressa”…
    Brasileiros, se vocês aguentarem… preparem-se para este ANO ELEITORAL que está apenas começando!

  4. Markut disse:

    Está demasiado ostensiva e desconfortavel a explícita demonstração de que se trata, de fato, de toda uma estratégia a fim de conquistar uma liderança política internacional,estimulada,extranhamente, por uma certa imprensa mundial,de viés esquerdizante
    A pergunta que não quer calar é: será vantajosa para o país, ou apenas para a perpetuação no poder da curriola lulo-petista?
    Com toda a franqueza, o Lula , pessoa, não tem o necessário estofo de Estadista, necessário para uma liderança mundial.Monoglota como é, a comunicação dele será sempre dependente dos seus áulicos, cujas virtudes já conhecemos de sobejo.

  5. FELIZARDO disse:

    Você concorda que Lula deu pouca atenção aos desastres nacionais? Não , eu sei que ele deu a atenção devida

    Você acredita que sua postura tem sido condizente com a de um líder mundial? sim é o melhor !

    Você concorda que Lula tem deixado de lado questões-chave como democracia e direitos humanos no âmbito internacional? Discordo totalmente desta sua afirmativa.

  6. Andre Ribeiro disse:

    lula vive somente pela politica o resto que se dane o importantante pra ele e ser famoso

  7. Oswaldo disse:

    Brasil para Lula é penas um detalhe. Para o PT, um negócio de bilhões extraídos do povo, pois segundo qualquer político, não necessariamente do PT, dinheiro público é dinheiro de ninguém. Que planos o PT ou mesmo o Lula tiveram como sua marca registrada, algo que mudou o país para melhor, que fez a diferença? Nenhuma, idéia plano ou ação. Investiguem os projetos do governo e verão para onde o dinheiro verdadeiramente foi. O que desse dinheiro previsto realmente virou obra e quanto foi desviado, mas vejam se conseguem. Lula e o PT deram apenas continuadade aos projetos iniciados pelo governo de Fernando Henrique, que um pouco melhor (nem tanto melhor que o Lula) fez todo o grande plano e projetos que o PT e Lula, apenas mudaram o nome, ou “aperfeiçoaram” para melhor desviar recursos. Ou já se esqueceram do “Mensalão”? Ou já esqueceram que Lula se tornou a “mesmimsse” de Fernando Henrique, acusados pelos próprios PTistas. Lula governa um pais chamado “Neste Pais”, que só ele vê, nos tranformando em “nestepaisenses” que é o que somos, sinônimo de “palhaços”.

  8. Afonso Schroeder disse:

    O Presidente deu atenção sim na época é só verificar nos meios de comunicação escritos e televisionados esternando sua solidariedade com as vitimas, mas não tomar posições referente a causa dos acidentados foi notável em cada situação, pois é dever de direito da justiça acontecimento casual.

    Quanto a postura de Estadista talvez não agradou a todos, mas Lula não só contentou como mostrou capacidade e grandeza para representar o povo dentre as nescessidades que lhe são inerrentes como Presidente da República, a grande maioria do povo viu e vê com bons olhos a forma que representa a Nação Brasileira em outros paizes.
    Luis Inácio Lula da Silva tem indicativos com atos de simplicidade e conhecimento dos problemas do Brasil e até internacionais.

    Praticar Democracia e Dieitos Humanos é saber traduzir o desejos e as inspirações de toda sociedade antevendo e inovando a cada dia no decorrer tendo a percepção do futuro de todo o povo, isto o nosso Presidente Lula sabe fazer e ate ensinar aos que se dizem politicamente mais intelectuais do nosso querido Brasil.

  9. helio disse:

    Nos desastres Lula foi muito mais presente lá fora do que aqui. Quando na imprensa se disse que Lula ainda não tinha ligado para a presidente do Chile como outros líderes, voou para o Chile para ser o primeiro líder a chegar. Na cobertura da tragédia lá estava ele nas Tvs nacionais e internacionais. Lula é rápido e imbatível no palanque. Consegue até driblar a política externa brasileira que parece obedecer bem mais a política do Chávez. Sem dúvida muitas vezes não driblou: em Cuba, no recado a Hillary mais útil aos EUA do que ao Brasil, no entusiasmo diante de Ahmadinejad e Zelaya. Lula está sempre pró. Esta é a razão porque as questões dos direitos humanos e da democracia estiveram sempre fora da sua agenda. Difícil falar nelas quando lá fora estamos encantados e de acordo com o Irã, Venezuela, Cuba. Estas questões exigem outro tipo de pessoa que não o Lula. Alguém convicto que democracia é melhor, que tenha coragem de ganhar inimigos na crítica às violações aos direitos humanos. Esta postura não será a dele.

  10. CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA disse:

    Na realidade o Presidente Lula, assumiu opoder no Brasil, par satisfazer seu égo, o que ele faz muito é sorrir da cara dos brasileiros, a maioria da população é analfabeta muito fácil de ser enganada com qualquer ajuda. Aqui em Teresina a população que foi atingida pelas echentes do ano passado ainda hoje estão esperando a ajuda que ele prometeu.

  11. Boris Lawrence disse:

    Eu acho que Lula devia dar toda a atencao aos problemas brasileiros, deixar os outros paises resolvere os seus. Nao vejo sentido em ler uma noticia que o Brasil vai dar 100 milhoes de dolares a um pais como Haiti, que nao sei se pode ser conciderado Pais, sempre foi falido, enquanto as nossas criancas no norte do Brasil eu vi na tv que estao tendo aula em baixo de arvores, porque nao tem classes adequadas
    que precisam. Este desvio de atencao e alem de
    desumano ele e hipocrita, pois os problemas do Brasil em vez de serem resolvido pela educacao da populacao , estao sendo adiatos eternamente.

  12. riquelme disse:

    Lula é o cara!!!

    O cara de pau , debochado ! E outras caras mais , que fazem parte do show e da personalidade dele.

    E os brasileiros são cara de palhaços que ainda votam nele.

    Será que alguém já percebeu como ele debocha do povo.

  13. Geraldo Euclides disse:

    O pres. Lula parece querer sair presidente da ONU ganhar prêmios Nobel, Grammy,Bafta,Oscar qualquer coisa que chame atenção no mundo inteiro, (Esse é o cara!) quem também já foi paparicado assim foi o metalúrgico da Polônia criador do Solidariedade snr. Lech Wallensa lembram dele?

  14. Mauro Ribeiro disse:

    A política no Brasil é caracterizada pelas falcatruas e jogo de interesses, que na maioria não representam os interesses da população. O presidente Lula é um exemplo que não devemos seguir, pois é omisso nos seus deveres e um deles é de zelar pelos interesses da população e não dos seus companheiros !!!! Onde os escândalos não são apurados e ninguém é preso, falasse muito e pouco faz. A população está farta de tanta falta de vergonha das nossas autoridades. Devemos desratizar os cargos públicos e entregá-los a quem quer trabalhar pelo povo. Durantes anos e o vai e vêm de governos que não faltaram escândalos e como sempre tudo não é apurado e ninguém é responsável, eles fiscalizando os seus !!!!! Realmente é lamentável que os políticos brasileiros em sua maioria não são confiáveis e sinceramente um exemplo de desonestidade e falta total de caráter. O mais grave é que a culpa é nossa, somos omissos em nossas cobranças. Movemos multidões por um clube de futebol e não lutamos pelos nossos direitos. Precisamos sair desta apatia e darmos um basta a esta situação. A segurança do cidadão é uma piada, não há uma política de segurança séria, nossa justiça está atrelada a leis tão arcaicas e que só beneficia os assassinos, ladrões, corruptos e traficantes. Os nossos políticos deveriam falar menos e empregar menos parentes e trabalhar mais pelo povo que paga seus salários e mordomias, as quais chega ao cúmulo de terem direito a assistência médica vitalícia a estendida a seus dependentes, mesmos aqueles que não são reeleitos. O cidadão honesto que trabalha e ainda vê seus impostos sendo roubados e não tem um atendimento médico decente, já não bastasse seus direitos são jogados na lata do lixo da burocracia. Burocracia feita para criar dificuldades para obter facilidades, neste país dá entender que vale a pena ser desonesto, roube que a justiça garante que você não será preso, principalmente se tiver dinheiro. Enquanto este tipo de político estiver parasitando ao cenário político e o povo continuar sem memória, o Brasil não será uma verdadeira nação.

  15. Jorge Nunes disse:

    Que enchente no Rio de Janeiro? Moro no Rio e não sofri enchente nenhuma. Aqui não é São Paulo.

    E em caso de desastre o Rio de Janeiro tem o melhor corpo de bombeiros do continente.

    A infra-estrutura do Brasil deu conta de tudo. Só São Paulo que nos envergonha.

  16. andralls disse:

    Quero conhecer a PTerra do Lulanca. Dilma Sininhoself sem brilho, voando que nem mosca tonta. Peter Lula só sabe voar, subir, subir. Eh filminho sem graça!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *