Início » Opinião » Tendências e Debates » União homossexual: direitos iguais perante a lei?
Tendências e Debates

União homossexual: direitos iguais perante a lei?

Em 2008, ano em que são comemorados 30 anos do movimento gay, tudo o que os homossexuais pedem, além daquilo que a humanidade como um todo pede também — amor, paz, saúde, entre outros — são direitos iguais. Direitos civis básicos que os homossexuais brasileiros sentem que ainda estão longe de estarem garantidos pelo Estado.

Na última terça-feira, dia 10 de junho, o Opinião e Notícia publicou uma nota que provavelmente encheu de esperança cerca de 20 mil pessoas apenas no Estado do Rio de Janeiro.

Em ação proposta pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, a Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável ao reconhecimento civil da união entre cidadãos do mesmo sexo.

Este parecer solicita que o casamento homossexual seja considerado por lei uma união estável, para que estes casais tenham direito a benefícios previdenciários a servidores públicos estaduais. O ministro do Supremo Carlos Ayres Britto ainda terá que dar o seu voto antes de encaminhar o processo para votação no plenário. No entanto, não existe prazo para a decisão do ministro tampouco para o julgamento final da ação.

Um julgamento favorável do STF poderia abrir precedentes para homossexuais do país inteiro.

Perguntamos aos leitores: os casais homossexuais deveriam ter os mesmos direitos garantidos pelo Estado que os heterossexuais? Você acha que o Brasil tem feito progresso em relação à liberdade sexual?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

317 Opiniões

  1. Clara disse:

    Acho que os homossexuais tem que ter os mesmos direitos que os outros, afinal, o que tem a ver a orientação sexual de uma pessoa com tudo isso? Ela é um cidadão e merece respeito. O Brasil ainda está muito atrasado com relação aos direitos homossexuais, acho isso triste e retrógrado. Até quando vamos estimular o preconceito ou fingir que o homossexualismo não existe? Isso é pura demagogia…

  2. João Demetrio disse:

    Antes de levantar bandeiras em prol dos direitos dos homessexuais, não podemos esquecer da educação fundamental sem a qual o cidadão não tem nem condições de reconhecer e vindicar os direitos básicos para sua existência.Há pucos dias a TV mostrou uma mulher que não tinha sequer certidão de nascimento e seus filhos não estavam matriculados na escola porque também não tinham este documento básico.E aí? O que é mais importante: discutir orientação/opção sexual ou cidadania?

  3. Benedito Lacerda disse:

    Eu acho que tem de acabar com essa boiolagem!

  4. Acácio Brasil disse:

    Na qualidade de gay assumido, e feliz assim, me considero profundamente ofendido pelo comentário do Sr. Benedito.

  5. angela cecília disse:

    temos de acabar com isso de uma vez por todas. homem é pra casar com mulher!!!

  6. marcia campso disse:

    os homofobicos que se cuidem …quem sabem assim com nossos direitos reconhecidos eles realmente,aprenderam sobre EDUCAÇAO,RESPEITO E SENTIMENTO Ñ APENAS SEXUAL;MAIS DE AMOR,PAZ, CARINHO E FÉ.HETEROS HOMOFOBIOCOS SAO HIPOCRITAS Q NUNCA FORAM AMADOS POIS NAO SABEM O QUE É O AMOR.LIBERDADE POIS ELES SO CONHECEM DE LIBERTINAGEM OS POBRES DE ESPIRITO.
    DIREITOS DOS GAYS JÁ É UAM QUESTAO DE CIDADANIA E DEMOCRACIA.

  7. Paulo César Moreira disse:

    Com certeza os homossexuais tem direito a certidões de casamento legais, parceria civil e todos os direitos básicos que qualquer casal heterossexual tem direito como abatimento no imposto de renda, plano de saúde com dependente direto e muuito mais. Pagamos taxas, impostos e trabalhamos. Somos cidadãos e o que é aplicado à um tem que ser extendido à toda população independente da orientação sexual.

  8. Lugh disse:

    DEVERIAM SIM, por que não? Alguem tem um bom motivo?

    Porque simplesmente dizer que "homem é pra casar com mulher" é um tanto quanto irracional, já que nossa realidade é outra. Casamentos gays já existem e vão continuar existindo com ou sem a aprovação do governo, a questão é conceder ou não reconhecimento jurídico a essa união. A discussão agora não é só sobre moral, mas sobre os direitos de cidadão que não devem ser negados. DIREITOS IGUAIS PARA TODOS E PONTO.

  9. Lianderson disse:

    Se não temos os mesmos direitos então talvez, não precisássemos pagar os mesmos impostos. O piór de tudo, é saber que qualquer pessoa contrária a liberdade de uma prática da sexualidade dentro da devida orientação sexual é apenas uma pessoa ignorante, desfavorecida de conhecimneto, em outras palavras, não sabe o que é ser, muito menos o que é ser homossexual.

  10. Jayson Seibel disse:

    Angela Cecília – Fico realmente com pena que ainda exista preconceito em sua mente, a homossexualidade enquanto orientação além de não ser doença (por isso CLARA vc deve evitar o termo homossexualismo e troca-lo por homossexualidade) não é uma questão de escolha. A pessoa simplesmente deseja uma pessoa do mesmo sexo, assim como você deseja uma do sexo oposto. Se temos na constituição e na Declaração Universal de direitos Humanos a (continua)

  11. Jayson Seibel disse:

    (continuando) a garantia de igualdade de direitos… porque negá-los a pessoas homo-orientadas? O ESTADO tem o DEVER de GARANTIR DIREITOS IGUAIS a TODOS, não se deve SEPARAR por orientação ou quaisquer outra prerrogativa. Não somos gays, heteros, lésbicas, somos cidadãos!

  12. Tatiane disse:

    O preconceito é coisa de pessoas mal esclarecidas sobre a união homossexual, todos são cidadões, pagam suas contas, seus impostos, vivem uma vida completamente normal, a sociedade não pode simplesmente exclui-los pelo simples fato de amarem uma pessoa do mesmo sexo. Diretos iguais para todos. Amar sempre independente de sexo.

  13. Hugo Leonardo disse:

    Bom, eu sou a favor da liberdade, mas particularmente,não sou a favor da idéia. Mas quem sou eu para dizer o que é certo e o errado? Também cometo erros e defendo outras idéias que muitos cidadãos discordam…

  14. Pablo disse:

    Acho que se somos todos iguais pq nao, termos os mesmos direitos…

  15. priscila correa zanoto disse:

    bom…concerteza os homossexuais deveriam sim ser tratados da mesma maneira do que os héteros,pois somos iguais a eles,só sentimos uma atração diferente,mas amamos,temos sentimentos,choramos e sorrimos igual a todos.Na minha opinião o brasil não tem feito progresso nenhum em relação a igualdade de todos!.E com toda a certeza do mundo o casamento homossexual deveria ser aceito!

  16. Vitoriano Almeida disse:

    Sou casado, hétero, pai de filhos (héteros tb), mas estou de acordo que o congresso aprove os mesmos direitos que nós héteros temos para os homossexuais também. Direitos iguais para todos seres humanos, pois não será a opção sexual que qualificará uma pessoa!

  17. Ricardo Cintra disse:

    Acredito que devemos nos casar com quem nos faz sentir bem. Homem com homem, homem com mulher ou mulher com mulher só diz respeito ao indivíduo. Temos que dar direitos as diferenças… somos todos iguais!

  18. Padre Samuel Moura disse:

    HOMOSSEXUALIDADE NÃO É PECADO
    Apesar de muitos pastores e padres condenarem o amor entre pessoas do mesmo sexo, Jesus Cristo, nunca falou sequer uma palavra contra os homossexuais. Quando algum crente disser que ser homossexual é pecado, desafie-o a mostrar no Evangelho qualquer condenação do Filho de Deus aos homossexuais. Jesus condenou, sim, os hipócritas, os ladrões, os mentirosos e intolerantes. Cada vez mais, importantes teólogos e estudiosos da Bíblia confirmam que também os homossexuais foram criados por Deus, pois nasceram assim do ventre materno (Mateus, l9-l2). E que todas aquelas passagens bíblicas que são citadas contra os homossexuais, ou foram mal traduzidas ou mal interpretadas. Muitas religiões, desde o tempo dos Gregos até os Orixás, respeitam os homossexuais, abençoam suas uniões e têm até divindades que praticam esta forma de amor. Se a tua religião discrimina os gays, caso você não consiga convencer seus líderes a respeitar os homossexuais como filhos de Deus, abandone e denuncie essa igreja, pois ela desobedece nossa Constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A verdade está do lado dos gays e lésbicas: é a História que garante. "E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!"

  19. Lumaya kris disse:

    Eu acho q todos devem sim ter os mesmos direitos, pois somos todos seres humanos
    e merecemos respeito.No brasil e no mundo ainda ha muito preconceito mais eles terão q entender q temos o livre arbitrio e caada um é o quer ser. Intão cada um vai cuida da sua vida se nao aprova ve se nao recrimina!!!!!!!

  20. Romina disse:

    É infelismente existe pessoas ignorantes em pleno Séc. XXI.
    Como o Sr. Benedito e a SRª Angela. Não sei qual a idade deles, se tem filhos ou não. Mas é lamentável, que se julgue pela opção sexual das pessoas. É indiscutível a questão dos direitos, pois antes da opção po ser Hetero ou Homo, somos todos seres humanos (um mais ignorante outros menos). Somos todos iguais perante a Lei.

  21. Pâmela Cristina disse:

    Eu acho que os homossexuais devem ter os mesmos direitos que os héterossexuais sim. Afinal, somos todos iguais.Todos tem o direito de ser feliz com a pessoa que ama, independente da orientação sexual!!

  22. ana paula disse:

    simmmmm todos tem o direito de ser feliz ind. da sua opçao sexual!!!!!!!!!

  23. Pâmela Cristina disse:

    PADRE SAMUEL MOURA

    eu sou evangélica, mas ñ critico a sua opinião.Mas oq te diz a respeito qdo Deus fala que os afeminados não herdaram ao reino do céu? não sei exatamente o cap. e nem o versículo que o Sr. fala claramente a respeitos dos homossexuais.Acho que uma parte está em Romanos.

  24. Heitor Carlos disse:

    Devem sim ter os mesmo direitos,… isso é uma orientação e não uma opção,.. optar é escolher qual blusa você vai usar,… nós não escolhemos quem vamos amar,… Tem tido alguns progresso em relação a liberdade sexual sim mas em relação aos direitos só estão no papel,… mas chegarems lá.

  25. Jhonatan Eduardo disse:

    Devemos levar em consideração que a lei é igual pra todos! Por exemplo na constituição é claro a respeito a isso: Todos podem se casar, mas desde que seja com os sexo oposto, mas tantos heteros ou gays ou negros seja la quem for …todos os homens podem ser casar!
    O que temos q discutir na verdade é fazer com que essa lei seja mais ampla e que reconheça q dentro de um pais diversificado existem homens que nao se encaixam qdo a leia fala que devemos nos casar com mulher.Ela nao reconhece a sexualidade de um individuo! Essa constituição é alem de arcaica é heteroafirmativa!
    Graças a luta incasaveis de militantes LGBT estamos conseguindo mudar essa história!Mas fica dificil quando a maioria dos gays mal sabem o que PLC 128/2003 , mal sabem dos outros projetos q tramitam no senado q tentam prejudicar esse projeto e confundem união civil com casamento! Precisamos de mobilização urgente!

  26. Solitário disse:

    Devem existir direitos para "todas" as pessoas que são cidadões, mas isso não e visto para todos, que infelizmente não cobram do nosso próprio governo as coisas basicas como saúde e educação, mas o brasil esta entre os mais avançado do mundo em questão que envolve homossexualidade, ja que a homofobia já e uma questão mundial.
    Mas o que vale mesmo e o amor.

  27. Iara disse:

    O movimento homossexual ainda é uma coisa recente. Talvez daqui a 100 anos todos já tenham aceitado e estejam vendo o homossexualismo como algo natural que é. Como já falaram, homossexualismo não é uma opção, e deve ser respeitada. Homossexualismo não é só sexo. Mas isso só o tempo vai mostrar. Apoio totalmente que os homossexuais tenham direitos iguais aos nossos.

  28. Elisabeth disse:

    Todos os seres devem ter direitos iguais. Sua sexualidade não pode ser empecilho para que ele viva com dignidade e usufrua de direitos.

    Infelizmente o Brasil, assim como outros pais ainda estão atrasados na garantia da dignidade de seus cidadãos.

  29. Leila Chnaiderman Aquilino disse:

    É óbvio que sim, é uma pena que ainda estamos, neste século, discutindo isso. Vamos pressionar nossos parlamentares para que andem com esses projetos e vamos deixar de hipocrisia, o importante é ser feliz e só somos verdadeiramente felizes se os que nos cercam, também sejam. Os preconceituosos com certeza não herdaram ao reino do céu,digo isto aos religiosos.Lembre de Madalena e não atire a primeira pedra.

  30. david eliezre pamplona disse:

    na minha opiniao devemos sim ter o mesmo direito nao pq pelo fatos de nao termos a mesma opçao sexual que devemos ser tratado com diferença

  31. Lady disse:

    Ha eu acho assim que todos temos nossos direitos não importa se são heteros, homos, ou bisexuais o importante mesmo e ser feliz não importa como seja ou com quem. As pessoas tem que para com esse preconseito nos somos todos iguais nenhum e melhor do que o outro somente podemos saber mais um pouco do que a outra pessoa mais a outra pessoa pode muito bem saber coisas que agente não sabe e assim a gente vai trocando informações mais somos iguais com os mesmos direitos. Gente eu tenho 14 e eu apoiotodos que queiram ser felizes não importa como seja…
    Ha humanidade tem que aprender que somos o que escolhe-mos e temos que respeita a opinião dessas pessoas sem descriminalás.
    bjinhos

  32. She disse:

    Direitos iguais… nada mais que isso. Simples assim. O resto é preconceito. Negar isso é negar que somos todos iguais…é dizer que alguns são mais iguais que os outros.

  33. Ana Carolina disse:

    Eu acho que devem ter os mesmos direitos sim!!
    Se nao atrapalha a sua vida oque voce tem haver com isso, cade o poder da liberdade de expressao, e absurdo as pessoas ainda demonstrarem extremo preconceito.

    Nao vejo a hora disso acabar!

  34. Caio Mucio disse:

    Existe um principio constitucional que diz que todos são iguais perante a lei e que a lei deve ser igual para todos,portanto por que um casal de homens ou de mulheres não ter direito a ter direito civis? A essencia sexual de cada um não é fator indicativo da capacidade nem do carater de ninguem somos todos seres humanos e devemos ser repeitados como tais os homossexuais pagam imposto trabalham votam tem docuemntos o que é então que lhes flatam para a cidadania e serem considerados cidadãos? Adequar-se por acaso ao padrão que alguns estabeleceram para poder assim terem o direito.O caminho não é esse o estado é laico e deve continuar assim servindo e atendendo a todos.

  35. Mariana Britto disse:

    Sou homossexual e tenho apenas 17 anos,a maioria das pessoas não está nenhum pouco interessada no que tenho para dizer,mas voltando ao assunto,obviamente homossexuais e heterossexuais devem ter os mesmo direitos,as pessoas podem até falar..que é só morar junto e tudo mais,mas qual o problema de querer legalizar a união?!Meu Deus,com tantos problemas mais difíceis,com tantas coisas horríveis acontecendo,por quê não resolver uma coisa tão simples?!Só queremos o direito de expressar o que sentimos,só queremos o direito de casarmos com quem queremos!

  36. Márcia Costa disse:

    Meu voto é sim, todos os direitos já.!!!!

  37. Flávia Santana disse:

    Eu sou homossexual, e tenho certeza que se esse tema começasse a ser abordado em escolas, igrejas como orientação referente ao respeito que se deve ter às pessoas, não haveria tanto preconceito quanto há. Somos seres humanos como qualquer outro e fazemos questão de ser-mos tratados como tais. Por isso é de imensa importância termos os mesmos direitos que os heterossexuais perante o Estado. E referente à religião, pelo menos é o que aprendi na igreja, é que Deus ama a todos da mesma maneira.

  38. Thaís Mendonça disse:

    Eu acho que deve sim ser legalizada, pois todos somos iguais perante as leis, eu convivo com homossexuais e não vejo nenhuma diferença, são pessoas normais como qualquer outra…e para os homofóbicos de plantão, homofobia é tãããããão GAY.

  39. Marcio disse:

    Ninguem tem o direito de ser contra,pois cada um deve cuidar da sua propria vida!

  40. Rennata disse:

    Claro q devem tr os mesmos direitos, quando ocorre esse tipo de pergunta ate parece q os homossexuais são pessoas de outro mundo ou ate mesmo animais, ond tm q ser definido ond e o q pode e n fazr c esses "seres". Se os homessexuais pagao impostos, votao e como qualqr outro humano são capazes de influenciar uma sociedade pq eles n podem possuir os mesmos direitos dos heteros?ja q é assim pq eles não são esquecidos na hora dos impostos?…
    Axo q a sociedade esta comecando mesmo q tardiamente a respeitar o q diferencia de aceitar, + acredito q c o passar dos anos esse numero atualmente mediano da populacao q respeita e q é homossexual vai ser superior ao atual numero de preconceituosos q tm um pensamento ainda reduzido, chegando ao ponto de vomitar frases como "isso e safadeza das pessoas, pq antigament n existia" ou entao "são pessoas mal amadas por isso gostao agora do mesmo sexo" entre muitas outras. Mas ja que a mulher se impor e declarar independencia nessa sociedade, sigo com a mesma esperanca sobre o HOMOSSEXUALISMO. E viva ao AMOR livre de PRECONCEITO…

  41. Aquiles Rodrigues da Silva disse:

    Sim, a lei deve ser igual para todos e igualar à todos em suas opções.Portanto é o mínimo que podemos exigir é o respeito as nossas escolhas!!!E direito as mesmas claro!!

  42. Juan Pablo disse:

    Sou homossexual, e gostaria de ter todos os direitos.
    Somos humanos tambem.

  43. Juliana disse:

    Sem dúvida os homossexuais devem ter os mesmos direitos que os héteros. Não sou homoafetiva, mas não vejo sentido em uns serem considerados diferentes dos outros.

  44. Marcelo Santos disse:

    Sou homossexual e acredito que sim, devamos ter os mesmos direitos legados aos heterossexuais, pois temos os mesmos deveres, que são cobrados pelas autoridades sem nenhuma discriminação.

  45. Adriana disse:

    Claro que sim… Não entendo pq isso tem que ser votado e questionado, somos todos pessoas… Com sentimentos,alegrias,etc, deve ser natural como os heteros… Conhecer, namorar, casar.

  46. Suéllen disse:

    eu acho q nós homossexuais somos pessoas totalmente normais,assim como os heteros e fico endignada quando sofro qualquer tipo de preconceito!

    SIM ao direito de amar pessoas do mesmo sexo!♥

  47. Tiago Santana disse:

    lógico. O homosexual é igual em tudo ao hetero só muda um gosto. e o que é um gosto?Acho não…Deve os homosexuais terem mesmo direitooas heteros, pois homosexua não é bicho é gente como qualquer um.

  48. Priscila disse:

    Sem dúvida já está na hora de acabar com essa hipocrisia de que homossexuais são diferente de heterossexuais, eles são cidadãos que merecem o mesmo respeito e os mesmos direitos!

  49. Léa Simonetti disse:

    Todos temos direitos ,e a opção naõ pode ser motivo de exclusão.Então os homossexuais, devem ter os mesmos direitos ,pois não se cria direitos pela opção sexual ,mais pela condição humana de razão e justiça.

  50. Andrea disse:

    Sem dúvida. DEVEM SIM ter os mesmos direitos. No Artigo I, da Declaração dos Direitos Humanos diz: "TODOS os seres humanos nascem LIVRES e IGUAIS em DIGNIDADE e DIREITOS. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade."

    Sem mais.

  51. Josinei disse:

    acho sim q todos temos direitos iguais independente de orientação sexual , somos todos cidadoes e pagamos impostos .. e homofibia tambem dever ser aprovada com crime ediondo assim como qualquer tipo de discriminação e preconceito

  52. joão luis nunes disse:

    Acho que ja conseguimos muitas conquistas, mais ainda falta muito! o brasil ja deveria ter mudado em relação a esses preconceitos a exemplo de outros paises a que se relaciona pois nos fazemos parte de um todo e não so da economia como somos vistos por alguns parlamentares,acho decadente que em pleno o seculo XXI ainda tenhamos esse tipo de discuss~eos com tantos problemas maiores como o da segurança publica e o da abitação….parabens pela enquete e obrigado pela oportunidades de expressarmos nossa liberdade de opinião!!!

  53. Luana disse:

    Quanto ao progresso,acho que o país tem feito sim muito progresso na aceitação dos homos…

    Aos direitos, é algo tão simples, o que garante os direitos aos heteros? a cidadania. O que garante a cidadania? Em resumo, "participar ativamente" da sociedade em que vive.
    Os homos, participam, contribuem, são cidadãos, são humanos como outro que seja, obviamente eles merecem os mesmos direitos… A pergunta chega a ser sem fundamento.

    A lei é bem clara em qualquer lugar, "igual para todos".

    ^^

  54. Nicolás disse:

    Eu nem digo os mesmos direitos, pois deveria ser inerente a todo ser humano, independente de credo, raça, sexualidade. Porem não penso que "liberdade sexual" seja para onde estamos caminhando. Estamos caminhando sim para uma libertinagem sexual.

  55. glaucia disse:

    Sou hetero mas totalmente afavor dos direits iguais para os homosexuais …
    as pessoas tem que serem felizes do jeito que quiserem , liberdade para todos …

  56. Renata disse:

    não são seres humanos?

    Então… wtf? Por que ainda perdemos tempo discutindo isso?

  57. Natanael Urien disse:

    Direitos iguais, todos nos precisamos disso, tenho 19 anos ainda nao penso em me casar, mas com certeza eu gostaria muito de que quando o momento certo chegar isso fosse possivel legalmente, é um direito nosso!

  58. Ruca disse:

    Quanto a questão de discutir ou não, creio que é pertinente discutir. Pois afinal, um CIDADÃO heterossexual escolhe um parceiro e casa-se, com direitos perante a lei, em caso de morte ou separação. Um CIDADÃO homosexual não. Escolhe um parceiro, um cuida do outro, assim como heterossexuais. Passam uma vida juntos, e quando um morre, ou mesmo se separam, não tem nenhum direito perante a lei. E quanto a filhos adotados. É outra questão a ser discutida. Como um filho pode ter seus direitos assegurados se a constituição não proporciona esses direitos aos seus pais? É também direito de amar, de constituir uma familia. De ter a segurança que, se você construir todo um patrimonio, quando você morrer isso vai ficar pra quem você ama, para seus filhos. A educação é uma questão sim a ser discutida. É importante sim. Mas o casamento regulamentado por lei de casais homosexuais também. "Se amor é para todos, porque o seu amor pode e o meu não?"

  59. Hortencia disse:

    concerteza, todos devem ser iguais.

  60. Ana Paula disse:

    Sem dúvida é necessário legalizar. Mas esta deveria ser uma discussão superada já! Infelizmente em nosso país há muita discussão sobre determinados assuntos, mas avança-se pouco. Na verdade, existem muitas leis. Há legislação pra quase tudo e acaba-se tendo perdas desta forma. Poderíamos ter apenas a lei que institui o casamento, sem determinar orientação sexual. É casamento e pronto. Uma lei ampla, sem discriminações, devendo, claro, ter apenas o cuidado de não incluir menores. Assim como temos leis bem universais, temos outras que são muito específicas. Pecamos pelo excesso de leis e pela insuficiência de abrangência nas mesmas.

  61. Rosevel R. Pereira disse:

    Em primeiro lugar devemos entender que direito é tudo aquilo que queremos para nós mesmos. Sendo assim o que quero para mim tenho por obrigação humana querer para o outro.
    Imaginem uma sociedade de homossexuais. O heterossexual que seria o “diferente”.
    Neste caso eles não iriam querer os seus direitos?
    Entender o outro é o primeiro passo para que nos ousam.

  62. Luís Neto disse:

    Acredito na evolução do mundo

  63. Walmor disse:

    O Brasil é um Estado laico. Isso já garante o desligamento dos dogmas religiosos e a questão dos direitos. Creio que num Estado de direito, como o nosso, não podemos viver uma democracia capenga. Se os homossexuais possuiem os mesmos deveres em nossa sociedade, porque não possuir os mesmos direitos?

    Vou mais além. Não só a união civil deve ser legalizada, mas também deve ser aprovado o PLC 122/06 que criminaliza a discriminação por orientação sexual. Assim como também sou à favor o ensino sobre sexualidade e educação sexual nas salasde aulas com ênfase na questão do respeito com a diversidade. Isso não precisa ser em uma disciplina específica, mas incluida em disciplinas como filosofia, sociologia ou psicologia, para que nossos jovens possa primeiro de tudo ter informações e tirarem certos grilos da cabeça!

    Pelo fim da Homofobia já!

  64. Esdras Dantas disse:

    Claro! Ñ vejo o pq todo cidadão homo ñ terem os mesmos direitos, afinal vivemos mum país.. onde o slogan é: BRASIL, UM PAÍS DE TODOS! Ou esse slogan é apenas uma frase qlq?

  65. BETO KAISER disse:

    O que dizer?? Bastaria somente cumprir a Constituição Federal em seu artigo 5.o – "A LEI É IGUAL PARA TODOS…"

  66. fernando disse:

    com certeza porque somos todos filho de deus e merecemos ser feliz como todos

  67. MICHELE disse:

    CLARO QUE SIM, ACHO QUE AOS POUQUINHOS A GENTE ESTA CONSEGUINDO CHEGAR LA… E NÃO DEVE FALTAR MUITO PARA TERMOS ESTA LIBERDADE DE UNIÃO ESTAVEL… JA ACONTECERAM ALGUNS CASAMENTOS HOMOSSEXUAIS, ONDE PESSOAS ASSINAM CONTRATOS PARA PODER NO FINAL DE TUDO COMPARTILHAR AS COISAS QUE ERAM DO CASAL, MAIS PRECISAMOS AVANÇAR MAIS!!! TEMOS QUE TER O CASAMENTO NORMAL IGUAL DE HETEROS SEXUAIS… DIREITOS IGUAIS SEMPRE!

  68. Alex disse:

    A bem da verdade é que vivemos num pais preconceituoso, mas nao como o resto do mundo. Aqui nao temos o preconceito contra os judeus, nem contra os negros, nem contra os arabes, nem contra os gays….talvez ainda contra travestis( os proprios gays o são)…
    Mas o que temos de verdade no Brasil é preconceito de classe…classe social. A classe média tem orgeriza a pobre…os ricos entao nem se fala….ja viram negro rico ser maltratado? ou gay rico? acham chic ate ser amigos de gays, desde q sejam ricos….oq acontece no caso do racismo por ex eh que infelizmente a maioria da populacao pobre eh tambem negra e acabam achando que o preconceito eh contra os negros…qdo na verdade nao eh….se for um negro bem vestido, usando roupas caras, falando num celular caro num saguao de aeroporto ninguem tera preonceito….
    Brasileiro tem o pior tipo de preconceito….se resume a uma unica coisa: o preconceito de classe. Temos ate programas lideres de audiencia como ja tivemos o saudoso Caco do Sai de Baixo…que tinha horror a pobre….mas todos sabem que o MIguel Falabela eh gay…e alguem tem preconceito por isso? nao

  69. Waldir Moreira Jr disse:

    Claro que deve haver união! Todos somos cidadãos, filhos de uma mesma terra, de um mesmo país. Então, se recolhemos impostos, tanto quanto os outros, sejam homo ou heterossexuais, qual o dilema em se usufruir dos mesmos direitos, das mesmas benesse e dividirem-se as penas?
    Muito lentamente, a toque de “lesmas” temos engatinhado, mas, sim, há progresso, ainda que de forma torpe.

  70. Ita disse:

    tem é q acabat com essa viadagem

  71. Lary disse:

    Sim, os casais homossexuais deveriam ter os mesmos direitos garantidos pelo Estado que os heterossexuais, desde se beijar em público ou se casr, por todas as esquinas se vê casais heteros se beijando, mas quando eu e minha namorada estavamos nos beijando na praça de alimentação do shoping Penha(Zona Leste de SP), fomos repreendidas pelo seguranga que passava por ali e disse "não posso permitir que nesse local haja troca de afetos entre sapatão ou qualquer coisa dessa espécie", foi quando eu me levantei e disse que naquele local haviam varios casais se beijando e se atracando e que se ele quisesse que nós parasse-mos de nos beijar teria que fazer todos os casais pararem também.
    Não na minha opnião o Brasil não tem feito progresso em relação à liberdade ssexual, pois mesmo com o passar dos anos a humanidade diz que não há mais preconceito com homosexuais mas muitas vezes acabam cometento o preconceito,talvez por não quererem ver o que está na frente de seus olhos acabam dizendo coisas que possam magoar seus filhos, parente, vizinhos ou outra pessoa qualquer.

  72. Larissa disse:

    Sou homosexual sofro preconceito dentro de casa, por saber que não posso contrar com aqueles que amo preffiro que eles acham que não gosto de homens e nem de mulheres, já ouvi muita coisa que me magoou dentro de casa e quando saio na rua parece que acaba sendo menor o preconceito(apesar de não ser), acho que a sociedade maqueia o preconceito dizendo que não é preconceituosa mas por uma ironia do destino acaba cometendoo preconceito com aquele que o ama, apesar de existir as exeções é claro.

  73. Fabricio da Costa Silva disse:

    Sou homossexual, minha opinião bem clara.
    Nós votamos, pagamos nossos impostos e então por que nós ñ podemos ser felizes com uma pessoa ao nosso lado ñ importando seu sexo!
    E falo deus deu a nós o Livre-arbítrio, para escolher o nosso próprio caminho.

    O governo tem q mudar nossas leis por q essas leis foi criada a mais de cinqüenta anos, temos q mudar essa leis e por q estamos no futuro e o futuro é a liberdade de escolha.

  74. Antonio Moura disse:

    Claro que sim. Sexualidade é erientação e não opção. Ademais,será legitimar o que de fato já orre aos milhões. Abaixo o heterossexismo!

  75. MoReNo disse:

    Infelizmente o Brasil esta muito atraso em relacao aos direitos dos homossexuais,isso tbém é um dos fatores que faz eu viver longe desse pais chamado Brasil infelizmente pois amo tanto minha terra// vivo em zürique na suica sou casado ha cinco anos(hxh) pois tenho direitos e deveres como qualquer outro cidadao ,nao entendo como um país tao grande com uma militancia de gays tao forte pode ainda viver sobre um certo " regine "
    Lamentável .. abracos MoReNo von Zürich -Schweiz

  76. Jurandir Carlos Romão disse:

    Os homosexuais deveriam ter os mesmos direitos garantidos pelo Estado que os heteroxesuais tem.O Brasi pouco ou quase nada tem feito em pro disso.

  77. Arlon Borges disse:

    Preconceitos à parte, a verdade precisa ser dita. Do ponto de vista médico ou psicológico, ser homossexual não é normal, é um desvio da natureza, que nos fez macho e fêmea.
    O modismo "politicamente correto" de fingir que tanto faz, é tudo normal, é perigoso.
    Sou a favor de direitos iguais para todos sim, mas não de ensinar na escola que ser anormal é normal.

  78. Gisele disse:

    Os homosexuais devem ter os mesmos direitos, mas isso é mais do que uma questão de legalidade ou ilegalidade. A sociedade, antes do legislativo, não deveria diferenciar ou estranhar homossexuais e casais homossexuais. Trata-se de uma mudança de pensamento, de atitude e de postura.

    Outro dia na rádio Globo ouvi uma mulher dizendo que homossexuais não deveriam DOAR SANGUE!!! É um absurdo sem procedentes!!! Mas, infelizmente, é assim que a massa pense. mesmo que legalmente os casais homossexuais desfrutassem dos mesmos direitos (o que já seria um grande passo), eles continuariam sendo discriminados. Uma discriminação forjada, envergonhada e dissimulada, como acontece com os negros e pardos, mas ainda assim discriminados. Uma pena e uma situação que deve ser mudada!!!

  79. Alan Nascimento disse:

    Um Estado que se mostrar, pendente por uma nação religiosa, onde partidos politicos se tornam igrejas petencontais e fazem injurias quanto a condição social e a luta por direitos iguais. seria quase impossivél pensar na igualdade de direitos, mas o país tem dado um grande avanço na luta pelo ideal supremo a igualdade de direitos e diferença de gênero, quem afirma isso é o programa Brasil sem Homofobia do governo Lula.

  80. Ticiano Salvador disse:

    Sim, obviamente devem ter os mesmos direitos. Qualquer pessoa que seja capaz de se colocar no lugar dos outros irá reconhecer os direitos dos homossexuais. Infelizmente a maioria das pessoas não é capaz de se colocar no lugar dos outros e só julgam de acordo com seus medos e inseguranças. (E não sou homossexual)
    Acho que a liberdade sexual tem avançado, mas de maneira tacanha demais. A coisa mais difícil que existe é mudar mentalidades, se é que é possível. Acho que a liberdade sexual só poderá existir quando toda essa geração morrer e novas mentalidades forem surgindo. Para isso é preciso no mínimo que a lei seja igual para todos. Isso é o mínimo, não é nenhum favor aos homossexuais.

  81. Ticiano Salvador disse:

    Ser homossexual não é anormal nem do ponto de vista médico e muito menos psicológico. Que ignorância! A homossexualidade deixou de ser considerada doença há muito tempo. Como esse Arlon Borges é desinformado! Meu caro, não é você quem define o que é normal ou anormal, que pretensão!

  82. Iris Gonçalves disse:

    Me espanta ainda ouvir dizer que homossexulalidade não é normal. Aliás me espanta ainda termos que usar tantos rótulos pra tentarnos nos encaixar em padrões pré definidos. Acho mais que uma perda de tempo, porém pelos meus próprios ideais respeito quem pensa assim. Mas deixando isso de lado, acredito sim que a união homossexual deve ser considerada legítima, pelo simples fato de ser. Homossexuais e Heterossexuais tem o direito de legitimar uma união, de terem seus direitos garantidos, já que SOMOS todos iguais, cumprimos nosso deveres igualmente, temos as mesmas necessidades e comntribuimos igaulmente para formarmos uma sociedade, que espero eu, mais justa e menos desigual.

  83. Aline Gomes disse:

    Parafraseando Rita Lee…

    "Casamento gay além de opção é controle de população."

  84. Jota HId disse:

    Homossexuais são seres humanos e, portanto, devem sim, ter e dispor dos mesmos direitos que qualquer outra pessoa.

  85. JOta Hid disse:

    No tocante ao que o Brasil tem feito com relação à liberdade sexual, ainda temos muito o que percorrer, já que isso, no meu entender, envolve a questão da educação, campo no qual ainda engatinhamos…

  86. Lívia disse:

    Homossexuais devem ter os mesmos direitos que os heterossexuais, assim como negros e brancos, mulheres e homens. Todos pagamos os mesmos impostos e somos todos cidadãos, é um absurdo em um país com o estado laico considerar qualquer grupo que seja como cidadãos de segunda classe.

  87. Acácio Brasil disse:

    Deus nos fez homem e mulher.

  88. ELAINE MAT disse:

    Os homossexuais deveriam ter o mesmo direito que os heteros.Pois,as pessoas querendo ou não somos todos iguais.Nós somos normais,e nada fará com que isso mude.
    O Brasil pode até não nos dar liberdade sexual,mas,outros países nos dão.
    O Brasil só terá feito algum progresso em relação a liberdade sexual,quando nós pudermos nos beijar em público,e não haver nem um tipo de comentário maldoso.Talvez,no dia em que isso acontecer,saberemos que o Brasil evoluiu.E enquanto isso,temos que nos esconder!!!
    ANORMAL É TER PRECONCEITO,
    E TENTAR CONVENCER AS PESSOAS DE ESTÁ CERTO.

  89. Evandro Correia disse:

    Vocês que acham que ser homo é normal, me expliquem: como ficava a humanidade se todo mundo virasse gay?
    Resposta: se extinguia em uma geração.

  90. Nildo disse:

    Acaso criou Deus Adão e Evandro, ou Eva e Alda?
    A união homossexual não pode cumprir o princípio básico da multiplicação….

  91. Marjorie disse:

    Não sei nem porque passam tanto tempo discutindo esse assunto!
    Eles são seres humanos, que, como quaquer outro, trabalham, pagam impostos, consomem, e, como os outros ,eram para ter direito a felicidade, a liberdade, ao casamento, etc.
    Isso eh tão óbvio que não sei como dicutem a tanto tempo sem chegar a conclusão nenhuma.

  92. Rodrigo Henrique dos Santos disse:

    Há homosexualidade não deve ser tratada ao nivel de um crime, ou coisa parecida, no lugar de estar se preocupando com ela, e atrapalhar o conforto e a segurança que muitos casais " sérios " querem ter, o governo poderia estar trabalhando na saúde, educação, dentre outros problemas SÉRIOS. Os homosexuais são uma união, como qualquer outra, e existem muitos que só querem poder ter uma vida comum e feliz, como qualquer outro também.
    Na minha opnião o Brasil não tem feito progresso nenhum, quem anda fazendo progresso são os homosexuais, e os simpatizantes, que não tem preconceito… que estão cada dia mais frequente na midia, em busca do que é direito deles por direito, hoje nenhum homosexual pode se assumir, pois fazendo isso, ele já corre um grande risco de segurança, sem contar as tirações de sarro, que outras pessoas que não passam pelo mesmo e foram " Má educadas " com relação a esse assunto, fazem.
    A Solução seria a liberdade civil desses casais se casarem, e ser obrigatório da escola, ensinar desde cedo que isso é algo normal..
    E o bom ato dos pais, se não mostrarem que isso é algo ruim.
    Porque se não forem nossos jovens que são o futuro… o mundo não vai mudar nunca, pois é dificil mudar a cabeça dos que já são maiores de idade, pois eles concerteza já devem ter vistos diversas campanhas sobre isso, então cabe a eles tentarem entender isso, e ver que não tem nada de errado.

  93. Rodrigo Henrique dos Santos disse:

    Estava lendo uns comentários aqui, e todos os " MACHOS " que comentaram coisas ruins sobre homosexualidade, são os que não se identificam.
    O Primeiro comentário de Evandro Correira é um absurdo.
    Pois sempre vão existir heteros, do mesmo jeito que sempre vão existir homosexuais.
    Não estamos sendo caçados por ninguem, e nem somos animais pra entrarmos em extinção…
    Se você tem medo de virar gay, o problema é seu.
    Um Hetero de verdade não teria esse medo

  94. Lúcia Orpham disse:

    É lamentável ser convidada a participar desse debate e ver publicado comentários homofóbicos. Eu acho que ser contra é uma coisa, desde que seja fundamentado sem preconceitos devemos respeitar as diversas opiniões, mas, expressar preconceito e homofobia é crime, portanto esses comentários não deviam ser publicados.
    Direitos iguais aos homoafetivos não necessitaria nem de discussão se vivêssemos em uma sociedade que cumpre a Constituição, ou seja, Todos são iguais perante a Lei sem distinção de qualquer natureza. Portanto, é uma questão de exigir do Estado que cumpra seu preceito constitucional. O maior problema é o falso moralismo de nossa sociedade que se indigna ao ver um casal homoafetivo, mas não se indigna ao ver crianças pedindo nas ruas, velhos abandonados pela família e pior, pelo próprio Estado. Se essas pessoas que vêm aqui falar em nome de Jesus praticassem de fato seus ensinamentos, saberiam que Ele pregou o amor ao próximo como a si mesmo, fraternidade e solidariedade, que esses sim devem ser os princípios de toda sociedade para sermos melhores. Eu não tenho religião, mas eu duvido que Cristo tenha dito uma só palavra de preconceito ou homofobia, pelo que sei Dele, estava muito a frente de seu tempo e infelizmente existem muitas pessoas que o seguem e estão nos anos das trevas. Qualquer preconceito me incomoda, mas o que mais me incomoda são religiões que tentam pautar um Estado que se diz Laico. Direitos iguais para todos, sem distinção de credo, gênero, etnia, etc.

    Abraço,

  95. cesar rr silva disse:

    As mentes pensantes do nosso país são muito atrasadas em todos os sentidos. Um assunto tão básico como esse, uma união legal entre os iguais já deveria ser praticada há muito tempo para resolver uma série de injustiças em to país, mas, o Brasil se preocupa muito é com o futebol, e enquanto essa mentalidade não mudar para melhor vamos conviver com essa situação desumana com os homossexuais, um ser humano perfeito como qualquer um…

  96. DEILSON LOPES DE ALBUQUERQUE disse:

    nada a declarar, só gostaria de estar informado, com relação a união estável e civil dos homosexuais..

  97. José de Oliveira Dias disse:

    Sim. os homosexuais também deveriam ter o mesmo direito, pois são cidadãos assim como os heteros.

  98. Angélica O.Souza disse:

    Acho que os homossexuais tem que ter os mesmos direitos que os outros, afinal, o que tem a ver a orientação sexual de uma pessoa com tudo isso? Ela é um cidadão e merece respeito.Até quando vamos estimular o preconceito ou fingir que o homossexualismo não existe?

  99. Gustavo Vieira disse:

    Acho revoltante a idéia de um assunto tão simples, se tornar algo de tamanha necessidade de debates… Ninguém é igual a ninguém, isso sabemos, ao mesmo tempo que, perante a lei, TODOS SOMOS IGUAIS!!! Assim deveria ser, não é???Por que então, excluir os Homossexuais??? Por que essa discriminação perante a lei? Existem coisas bem mais importantes p/ serem discutidas, sim! Poxa vida, se não houver respeito, não haverá acordo! Assim como somos respeitados na hora de pagarmos nossos impostos, devemos ser respeitados da mesma maneira na hora de cobrarmos nossos direitos, como qualquer outro Hétero! A respeito do Governo, acho que o mesmo está fazendo pouco do assunto… É por essas e outras que não vêmos progresso! Como citado na matéria acima, completa-se 30 ANOS do movimento gay por aqui… 30 ANOS!!! E continuamos na mesma situação! Acham isso PROGRESSO! Hahaha… Até parece, né? Mas tudo bem… Ah, não podemos esquecer, que trata-se de um país que possui a 2ª (me corrijam se estiver errado…)MAIOR PARADA GAY do Planeta!!! E volto a perguntar: ONDE ESTÁ O PROGRESSO AÍ??? Tenho dito!

  100. Sergio Ortega disse:

    Somos tão humanos quanto os heteros, pagamos os mesmos impostos e ajudamos a crescer a economia do país como todos, não sei porque ainda insistem em dizer que somos diferentes, graças aos que começaram a abrir os olhos e começaram tambem a acreditar que nós gays somos pessoas como qualquer outro ser. Chega de desunião…

    Que mal tem termos os mesmos direitos que a classe HETEROSSEXUAL tem ?

    Apoio sim a uniao …

  101. Woody disse:

    Em primeiro lugar isso é um debate sobre direitos humanos, ou seja, qualquer argumento religioso não tem base, pois é metafísico, argumentação sem provas concretas.
    PS: Eu acredito em Deus.

    Os homossexuais deveriam ter os mesmos direitos, pois são seres humanos em primeira instância.
    Os homossexuais pagam impostos, trabalham, riem, bebem, brincam, amam, enriquecem, empobrecem, matam, salvam…Qual a diferença entre eles e você? (questão humana é lógico, porque até isso tem que ser especificado para certas pessoas).
    De acordo com pesquisas realizadas, aproximadamente, 20% da população mundial é de homossexuais, transsexuais e bissexuais. Se esses números assustam, então é porque você ainda não acordou para a vida real e isso sempre existiu…(dica: estudar história).
    Para aliviar, 80% da população é heterossexual, ou seja, a população humana não irá acabar, a natureza é uma força sábia, que equilibra.
    Enquanto a população achar que homossexuais são todos do mesmo jeito como são mostrados na televisão ou que todo gay ou lésbica é, respectivamente, afeminado e "machão" e ambos promíscuos, existirá dificuldade em diminuir o preconceito.
    Existem produtos que consumimos que o dono, chefes ou gerentes são homossexuais e ninguém se importa com isso, por quê? Porque não faz diferença a orientação sexual.
    Os direitos são de TODOS e devem funcionar para TODOS!

  102. CARLOS COSTA disse:

    Deixa de hipocrisia e homofobia.Igualdade para todos os cidadãos, independentemente da relação homossexual. Abraços a todos.

  103. Lucilene Moraes disse:

    Como cidadã e cristã, luto por um Estado Democrático de Direito, de fato, sendo assim, não devo legitimar nenhum tipo de intolerância. Intolerância alimenta intolerância. Entendo que o Estado NÃO TEM O DIREITO de cercear a liberdade de um determinado grupo social de buscar a felicidade de sua vida ÍNTIMA. Direitos iguais para todos, SIM!

    Ademais, os GLBT não pedem licença ao Estado pra existirem, ELES JÁ EXISTEM! Eles não pedem permissão pra amarem, formarem suas famílias. ELAS JÁ EXISTEM! O que esse grupo social tão perseguido injustamente reivindica é que o Estado ACEITE, RECONHEÇA suas uniões. As Leis devem consolidar as mudanças que as famílias, que a sociedade implanta.

    Quanto aos avanços de nossas leis em relação a liberdade sexual, tem se dado, mas, de forma ainda muito tímida, ao meu ver.

    Lucilene Moraes
    fundadora e coordenadora da ONG, REPAIR (reunião de pais amigos e irmãos de homossexuais e trans).

    http://www.repaironline.org

  104. poison of death disse:

    sim, acho que os casais homossexuais devem ter os mesmos direitos que os heteros

  105. Carlos Soares disse:

    Aguardo o dia onde todas as pessoas independente de suas identidades sexuais tenham seus direitos e deveres respeitados por serem cidadãos.
    Progressos estão sendo feitos mas muito lentamente.

  106. Daniella Campoy disse:

    A Minha opinião é muito simples: perante a justiça Divina somos todos iguais, irmãos, e perante a justiça dos homens a lei é igual pra todos, ou deveria ser! Igualdade para todos sem preconceito de sexo, raça, cor, religião e afins.
    O avanço existe mas ainda como um bebê de poucos meses, está aprendendo a engatinhar.
    Até mais!

  107. Pierre Freitas disse:

    Eu não acho, eu tenho certeza, pois os Homossexuais são seres Humanos tão quanto os Heterossexuais. Então, por que uma parcela pode desfrutar dos direitos a união civil garantido pelo estado e a outra não??? Já se soma 37 direitos que os Heterossexuais têm que são negados aos Homossexuais.

    Temos que mudar essa situação e isso só não foi garantido ainda porque temos muitos Deputados e Senadores vinculados a questões pessoais e religiosas, que ñ deveriam interferir no Estado, pois a própria Constituição Federal diz que o estado é laico, mas isso só fica no papel.

  108. Rosa e Kelly disse:

    Sim!
    Eu acho q/ os homossexuais deveriam ter os mesmos direitos q/ os heterossexuais, perante a lei e não perante as religiões!
    E o Brasil só faz algum progresso quando está em época de POLITICA q/ ai sim, saem da toca, batem no peito e se mostram lutar pelos nossos direitos, caso contrario preferem pensar q/ não existimos e vão só adiando a aprovação dos nossos direitos!

  109. Alex V. Spadini disse:

    A discussão da igualização dos direitos nem deveria existir. É incrível que em pleno século XXI em um estado laico como o Brasil as leis que regulamentam os direitos conjugais não sejam universais, destinadas a qualquer tipo de união matrimonial.

  110. Pedro Sérgio disse:

    Então acredito sim que como todo ser humano o homossexual também deva ter todos os seus direitos respeitados e garantidos perante à lei. Pergunta Por acaso homessexual não paga impostos, não vota, não trabalha…?
    Quanto ao Brasil, tem sim havido progressos mas neste país tudo é muito moroso e se tem um "medo" da opinião do votante muito forte o que intimida os políticos nos projetos necessários e não é somente nos casos que se referem a homossexuais, essa é a verdade.

  111. adriana borges disse:

    todos somos iguais temos os mesmos direitos civis

  112. apenas vivi disse:

    São pessoas,escolhemos nossos ideais pra nossa vida!liberdade de expressão para cada um…afinal o Brasil é um país super livre,não tenho nada contra,mas eu não gostaria que meu filho fosse gay.Minha opinião.

  113. Julliani disse:

    Não á duvida sobre esse aspecto, todos tem o direito de ser feliz, num importando o sexo da pessoa.
    Por exemplo, todos tem um gosto particular, alguns se sentem atraidos por alguns tipos d pessoas e outros não… Imagine se todos tivessem d gostar do memso perfil d pessoas, seria falta d liberdade d escolha…
    Com os homosexuais é exatamente a mesma coisa.

  114. ELZA MIRANDA disse:

    Se, na condição de companheiro(a),alguém colabora na construção de um patrimônio , nada mais justo e correto, que tenha direito a este patrimônio. Ainda mais, se dividir uma vida, economizando e praticando os atos civis junto com seu companheiro(a),nada mais natural do que ter assegurados os direitos que são extensivos à família e aos cojuges ou companheiros heterossexuais.
    No entanto, a hipocrisia típica dos políticos brasileiros ainda não permitiu que o medo de ser apontado como "simpatizante gay", estabeleça regras justas para a situação real e social. Aliás, consideram que a maioria dos votos seja de heterossexuais,sendo que estes, há os "homofóbicos"..
    Mas, para compensar a covardia dos políticos hipócritas do Legislativo do Brasil, o Poder Judiciário tem reconhecido a realidade da convivência estável entre pessoas do mesmo sexo, inclusive para fins de adoção.
    Esperemos que o Supremo reconheça também e faça, deste julgamento uma Súmula, para regulamentar estas situações em todos os Estados brasileiros.

  115. Charlot disse:

    Acho interesssante nós homosexuais estarmos lutando tanto por uma coisa tão básica e justa afinal naum temos nenhum tipo de desconto nos nosso impostos ou qualquer proteção legal por sermos gay e até onde me conta ser gay naum faz com que eu deixe de ser um cidADÃO comum e no entanto tmos nossos direitos privados. Meus impostos eu pago mas meus direitos naum posso usufruir e nem garantir os da minha conjugê. Acho q ainda vai demorar muito para termos o mínimo para garantir nossa igualidade.

  116. Alex Silva disse:

    Concerteza os homossexuais tem direito aos mesmos direitos que os heterossexuais, pois também são seres humanos que comem, respiram, bebem, se divertem, ficam tristes, etc., e não teria cabimento que fosse votado contra a unificação dos direitos para todos. Quanto ao progresso no Brasil, pode-se ver que além de estarmos engatinhando no caminho para a oficialização da união de homossexuais, existe muita enrolação por parte de homofóbicos! Não sei se é o caso do ministro do Supremo Carlos Ayres Britto, mas ao meu ver, por que ele ainda não assinou? Será que é tão complicado assim? Pense…

  117. PYETRO disse:

    DIREITOS IGUAIS NÃO DEVERIA NEM SER DISCUTIDO, AFINAL TEMOS GARANTIDO PELA CONSTITUOÇÃO DIREITOS IGUAIS A TODOS OS CIDADÕRS BRASILEIROS. MAS NUMA SOCIEDADE MAXISTA E IPOCRITA, AINDA EXISTEM PESSOAS QUE TEM DE LUTAR POR COISAS QUE DEVERIAM SER DADAS SEM O MENOR ESFORÇO. EM RELAÇÃO A LIBERDADE SEXUAL, TEM FEITO ALGUNS PROGRESSOS MAIS AINDA É POUCO, TUDO SERA EXATAMENTE BOM QUANDO UM CASAL DE GAROTOS PODER SE SENTAR NUM BAR AO LADO DE UM CASAL HETERO E SE BEIJAR SEM A PREOCUPASSÃO DE SER CHINGADO OU AGREDIDO FISICAMENTE!

  118. jackoson disse:

    acho que o mundo esta cuidando muito disseo
    mas nao parao pra ver pessoa passando fome se cada um tivese menos preconcito
    tods estariao melhor
    tods falao mal dos gays
    mas nao parao pra se por no nosso lugar uma vez
    tods sao iguais
    mas so falao mal mas na hora de ver pessoa mortas pela fone ficao quietas
    vamos ver daqui dois anos poucos vivos e o mundo falando dos gays que descriminacao
    !!!

  119. Lucidalva disse:

    Claro que devemos ter direitos civis iguais, assim como temos deveres civis iguais!!!!Não é justo que eu minha parceira trabalhemos a vida inteira juntas e quando uma de nos morrermos a familia que tanto nos desprezou herdem o que construimos e uma de nós fique ao léu dos horores populares!!!!Basta de preconceito!

  120. N@LDO MYNÓGHE disse:

    ATE Q ENFIM AS COISAS ESTAÕ MUDANDO NAS MENTES DAS PESSOAL PELO UM IDEAL,E IGUALDADE A TODOS E UMA ESPRESSAÕ DE LUTA E MUDANÇA….

  121. Yury Sena disse:

    sim!
    temos direitos iguais aos outros, não somos nada diferentes(a não ser o caso, q os HOMOSXUAIS conceguer tr uam relação com seu parceiro, mas stavel durador, do q os HETEROS)… mas agora sei q naum irá dmorar muito, pois as eliçõs ja vão chegar, e os POLITICOS, vão sair da toca, e vão ter varios, lutando por esta causa! graças a DEUS! atéh pq tudo q um casal HOMO ou HETERO contruir juntos, quando tiverem roupemento, o diretio e o dever é dividir os bens, cada qual a sua parte!

  122. adriana gomes disse:

    sim direitos iguais para todos

  123. Matheus disse:

    Claro que sim!
    Alias, todos tem direitos iguais, assim como deveres iguais…
    o mundo onde vivemos hoje, dizem o que você deve vestir, aonde você deve ir, o que você tem que pensar, e ainda dizem quem voces devem amar…
    Amor é um sentimento perfeito, quando usado ao certo, e não deveria haver separação. Eu, particulamente, não acredito em homossexualidade, heterossexualidade, ou bissexualidade, eu acredito em SEXUALIDADE, que é muito mais importante que qualquer classificação… é o direito que você tem de amar.

  124. leonardo cesar disse:

    a minha opnião é que todos deveriam ter esse direito de união ,a homossexualidade durante mtos anos foi considerada transtorno psicológico , combatida fortemente perante as igrejas fundamentalistas que dizem que é obra do demônio , só que oque vemos é que ninguém encontrou uma resposta concreta , afinal , da onde vem a heterossexualdade ? é uma resposta que ninguém sabe , que é a mesma coisa da homossexualidade , independetemente de serem duas pessoas do mesmo sexo são dois seres humanos que estão e devem ter sua liberdade como qlqer outro ser humano , eu sou gay e pretendo ter uma família homoafetiva ,ñ é o tradicional que todos estão acostumados a ver mas será uma família como qlqer outra.

  125. Paula disse:

    Eu acho que cada um tem a sua maneira de ser feliz, muitas vezes existem pessoas infelizes por nao terem coragem de assumir o que sao, o seu sexo !!!
    Isso é normal pq todos tem o direito de ser feliz, ter respeito, etc..
    Todos devemos ter respeitos com todos os sexos pq nao somos melhores que ninguem para julgar !!!!!!
    Todos devem pensar que ninguem veio ao mundo para sofrer e ser descriminado por seres humanos como ele !!!!
    Muitas vezes achamos errados certas atitudes e ficamos quietos, sem ter o nosso direito de reclamar opininar. Se todos abrisem os olhos para o mundo em que vivemos o mundo seria muito diferente, a maioria das pessoas descriminao os homosexuais, mas nao pensao que os filhos podem ser assim!!!
    Se os seres humanos mostrassem aos filhos que é ridiculo o preconceito veriam que as geraçoes seriam talvez sem preconceito e menas violencia com as pessoas!!!
    Cada um que tem a vida tem o direito de ser feliz como achar melhor indiferente de todos direitos iguais e quem sabe só assim podemos viver em paz e sem diferença, pois os que mais sofrem sao as pessoas que nao podem ter orgulho do que sao por saber que sao to recreminadas!!!
    Direitos iguais aos homosexuais porque sao seres humanos como nos e no mundo ninguem é diferente de ninguem e sim os nossos pensamentos e na maioria das vezes crueis !!!

  126. Jhonatas Franco disse:

    Nada como a liberdade.
    Enquanto notícias pipocam na mídia (vide sargentos presos), duas delas trazem um novo panorama à questão em voga.
    Uma delas diz que o cérebro de um homem homossexual se assemelha ao de uma mulher hétero, o mesmo acontecendo com gays do sexo feminino, que têm sua massa encefálica análoga à de homens heterossexuais. Isso prova que, muito mais do que escolhas aleatórias, existe um fator biológico que influencia, muito mais forte do que simplesmente a opinião de cada um.
    Some-se à mais nova matéria a respeito, relativa ao sempre sensato Governador do Rio, Sérgio Cabral, que encaminhou o parecer favorável à união de casais homossexuais. Isso é uma vitória da "classe", a qual eu não pertenço mas sou defensor ferrenho; deve-se comemorar, mas não se acomodar, pois ainda há muito chão a se percorrer.
    O pior preconceito é o legitimado, o que aparece de forma legal, arbitrária. Acabando isso, garanto que a aceitação do público será maior, menos restrita.
    Assim espero!

  127. Thiessa disse:

    Na minha 0pniao os direitos devem ser iguais sim. pois a vida sexual de uma pessoa e do interesse só dela e de mais ninguém…
    o nosso País não tem dado liberdade aos Homossexuais e por isso que ainda existe muito preconceito mas acredito que um dia isso possa acabar!

  128. Wilsson Assunção disse:

    Eu acho que os homossexuais deve ter os memos direiots dos heterossexuais! E precisamos de mais segurança, Pois a comunidade Gay ainda sofre muito preconceito… Pois afinal de conta somos iguais a todo mundo!!!

  129. alexandre disse:

    com serteza os homossexuais tem que ter o mesmo direito que os heteros, pois são seres humanos como qualquer um!

  130. L.F.Ribas disse:

    Com certeza, os homossexuais devem ter os mesmos direitos à TUDO que os heteros têm! Afinal de contas, indiferente da escolhe sexual, antes de tudo, somos SERES HUMANOS. Todos iguais! Ponto final.

  131. Cristina disse:

    Pergunta: De que forma a legalização das relações homossexuais interferem, ou prejudicam a vida dos heterosexuais? Nenhuma forma. Então, qualquer argumento contra a legalização das Uniões Homoafetivas é sem fundamento são apenas baseadas no preconceito.
    É lamentável que até o momento só se fale em "União Estável Homossexual". Deveria sim já se estar falando em Casamento Civil e União Estável Homossexual. Os casais heteros podem escolher entre uma opção e a outra, e os homossexuais não? Por quê? Os homossexuais estão pedindo pouco. Estes, como cidadãos, possuem direito a muito mais!

  132. Paula Albuquerque disse:

    Com certeza sim, casais gays tem suas preferencias assim como casais heteros, logo, os direitos deveriam ser os mesmos. Com relação ao progresso do Brasil, creio que sim, tem melhorado ao longo dos anos, mas ainda falta.

  133. adriana gomes disse:

    com certeza direitos iguais para todos

  134. Cassiano disse:

    Estamos em 2008! A globalização está aí; a internet também já é dominada até mesmo pelas crianças.
    Já está mais do que na hora da sociedade abrir os olhos para a realidade e deixar de lado a hipocrisia. Homossexuais sempre existiram e não vão deixar de existir nunca! O que precisa mudar é a maneira preconceituosa e doentia como é vista.

  135. Roger e Deny disse:

    Claro que sim!!!
    Nós somos iguais a todos, pagamos impostos e consumimos, tanto qnt qualquer heterossexual. O Brasil é um Estado laico e tem q se fazer valer, somos iguais perante a constituição!! nós enquanto movimento LGBT estamos na luta, hj nosso país deu um grande passo na frente de mtos outros, afinal foi mto positiva a 1a conferencia nacional GLBT. Roger (APOLO-Grupo Pela Livre Orientação Sexual) Movimento GLBT do Pará

  136. Victor Alexsander disse:

    Pôxa, gostei de vir aqui.
    Vistoriei alguns comentários e, como militante,vi que estamos ganhando um espaço muito grande, mesmo. Estamos nos unindo e caminhando na direção certa.
    Sim, é fato que os casais já existem, que o assunto é meio absurdo para ser discutido em pleno século XXI e muitas coisas que li. Mas, também é fato que os casais existem e não são reconhecidos, o assunto é absurdo mas não foi resolvido… Uns brigam a favor, outros brigam contra e assim vai, "aos poucos" traçando o caminho da SOCIALIZAÇÃO GLBT.
    É legal esse lance de o governo se integrar, afinal a lei tem de tratar DIFERENTE, os DIFERENTES. Discordo um pouco dessa teoria de: "somos todos iguais. Isso não existe, gente. Somos diferentes, ainda bem! O interessante é sabermos viver em harmonia com as diferenças e as minorias. Afinal, hoje, o que é mais frequente, é considerado normal. Quem disse?
    E, antes que os religiosos, formados em TEOLOGIA ou BIOLOGIA/MEDICINA, venham encaminhar o assunto para o lado de "homossexuais não se reproduzem", deixo um recadinho: Se todo mundo fosse PADRE, a humanidade também – com perdão da palavra – já teria ido à puta que pariu.
    Outro fato interessante é que, enquanto existirem pessoas com garra e força de vontade, a luta continuará.
    Beijoemeliga!

  137. Daniel A. disse:

    Essas questões, ao me ver, não deveriam nem ser discutidas mais. É claro q os homossexuais devem ter os direitos iguais garantidos por lei!
    Mas enquanto isso, nosso país ainda fica pensando se a homofobia deve ser criminalizda…

  138. Fernanda disse:

    Se duas pessoas se amam e constituem um lar, uma família. Qual a importância se ambas são do mesmo sexo?
    O que mais me deixa estarrecida no Brasil é a hipocrisia… Segundo a constituição vivemos num estado LAICO. Mas é incrível como a Igreja, mesmo não estando mais século XIX, ainda exerce um poder imensurável sobre as leis e nossos políticos, impedindo que leis sejam votadas e direitos assegurados aos cidadãos.
    Vai entender… Querem negar direitos assegurados por lei aos heterossexuais aos homossexuais. Agora eu lhes pergunto: Na hora de pagar impostos, e todas as obrigações que um cidadão tem perante o Estado, os gays também são excluídos? Óbvio que não! Então me digam que raio de justiça é essa, que só vale na hora de cobrar? Todo mundo sabe que cidadãos tem DIRETOS E DEVERES! Cobrar só os deveres é muito fácil e inconstitucional.
    Acho válido esse tipo de enquete. Mas sinceramente não deveriam nem existir esse tipo de dúvidas a respeito. Direitos iguais para todos, pq os deveres são os msm!

  139. jesse machado moreira disse:

    a lei garante igualdade. de sexo, religiao,e qualquer;forma de discriminaçao e considerado.crime.
    mas como vamos acreditar n lei essa propria lei, q descrimina oficiais por , se assumirem gays,aonde esta a parte do artigo, onde diz q e um pais laico, sem diferenças de quaisquer forma.
    uma constituiçao alem de utrapassada mentirosa…
    homossexuais fazem parte da minoria, mas, merecem respeito,pelo menos isso ja que ha uma lei q pune descriminaçao. respeito e bom e nos gostamos.

  140. Fabiana disse:

    Sim eu acho que os homossexuais devem ter direitos iguais aos heteros sexuais,pq cada um tem o direito de escolher sua sexualidade e não importa se homem q viver com homem ou mulher quer viver com mulher o q importa é que todos sejam felizes independentes da forma q escolheram para viver por isso q tem q ter direitos iguais pra todos.Eu sou a favor do casamento gay e acho q todos deveriam ser a favor tbm…Direitos iguais a todos é isso q eu espero pra daqui muito em breve…

  141. Rafael disse:

    Acho que todos devem ter direitos iguais, independente da orientação sexual.

  142. LUCIANA disse:

    Resumindo :SOMOS IGUAIS E APENAS QUEREMOS RECONHECIMENTO E NOSSO DIREITOS GARANTIDOS PARA TERMOS A LEI.

    "IGUALDADE"

  143. LeoO disse:

    Axo q seria bom, pq afinal somos um casal como qualquer outro, só q com pessoas do mesmo sexo!
    Temos direitos como qualquer outra pessoa. Só vo discorda do Jesse pq os Gays nao fazem parte de uma minoria não, tem muito gay por ai, pode ter ga ate no ambiente em q ele convive e nao sabe!!

    mas seria bom se pudecemos ter uma uniao, para sermos reconhecido como casal!!

  144. Rafael R. disse:

    obviamente os casais homossexuais deveriam ter os mesmos direitos dos heterossexuais. Chega de discriminação, queremos ser aceitos também perante a lei, diante de todos, assim como você que está lendo este comentário. O país vem progredindo neste sentido, mas precisa de muito mais. Direitos iguais para todos, independente de sexo, cor, religião… de tudo!!!

  145. Yuri Komuta disse:

    No novo mundo em vivemos creio queos homossexuais tem que terem os mesmos direitos que os heteros.Afinal o que importa é o amor não a opção sexual temos de enfretar a realidade e admitir que na Grécia antiga e Roma já haviam homossexuais porém não assumidos acredito que ainda há opressão nas pessoas com outras opções sexuais o que não deveria acontecer porém acontece.Eu não sou homossexual,mas isso não quer dizer que não devo apoiar as pessoas participando de comunidades como as do orkut.
    Em minha família por parte brasileira tem homossexual e isso não interfere no nosso relacionamento familiar pelo contrário só serve de apoio.
    Na escola onde estudo eu e minhas amigas podemos observarmos que há gls e que isso está se tornando comum alguns pais criticam porém o mundo está mudando claro tenho de admitir que ainda tem preconceito mas, não podemos esquecer que a palavra PRECONCEITO já da sua origem diz PRÉ-CONHECIMENTO.

  146. Lii Matos disse:

    Eu acho que todos, SEM EXCEÇÃO DE NINGUÉM, deveriam ter direitos iguais.
    Os gays, lésbicas, bis, trans entre outros, não são diferentes de nós.
    a lei garante igualdade de sexo, religião, raça sem discriminação, pois dizem eles, é crime.
    crime mesmo é não poder casar com a pessoa que você quer, andar na rua sem que olhem torto para você, isso é difícil e eu como hétero entendo a situação de todos os homossexuais do país.
    o Brasil progrediu um pouco, pois já vi casos de mães ( lésbicas ) conseguirem registrar o filho com duas mães e nenhum pai…
    mais a oportunidade de se casar e viver normalmente é um direito de todos, e eu acho que nisso, o Brasil precisa melhorar…e MUUUITO.

  147. Ana Frank disse:

    Art. 5 da Constituição Brasileira:
    Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
    Alem do mais todos e todas pagam seus impostos, então tem que fazer valer a constituição brasileira.
    Direitos iguais a todas (os).

  148. Anderson disse:

    Minha opinião é que: Sim, claro, gente são seres humanos com sentimentos, são pessoas que se amam como qualquer um, seja hetero ou não. Vamos parar com esse preconceito de direitos, todos tem direito inclusive homossexuais, todos somos filhos de Deus.
    Respondendo a segunda pergunta: Não acho que o país tem feito grandes coisas a fafor disso, poderia sim fazer muito mais. Como dizem na tv : Brasil um país de todos. Então vamos colocar em prática isso.

  149. Jéssika disse:

    Com certaza os gays,lésbicas,transexuais,travestis DEVEM os direitos iguais aos nossos!Eles são cidadãos,e tem o direito disso.
    Apoio TODO a maneira de amor.homem com homem muhler com mulher.

    todos somos iguais.
    8D

  150. RIVALDO CANDIDO disse:

    SIM, COM CERTEZA EU PENSO E REIVINDICO QUE OS HOMOSSEXUAIS TENHAM OS MESMOS DIREITOS GARANTIDOS PELO ESTADO COMO OS HETEROSSEXUAIS, POIS É UMA VIOLÊNCIA VC NÃO PODER TER UMA SEGURANÇA DE DIREITOS JUNTO COM O SEU PARCEIRO, JÁ NÃO BASTASSE OS PRECONCEITOS AO QUAL SOMOS EXPOSTOS PELA FALSA VIDRAÇA DO MORALISMO, ATRIBUEM NOSSA CONDIÇÃO E SENTIMENTOS AOS ÓRGÃOS GENITAIS, ESQUECEM QUE SOMOS SERES HUMANOS COMO TODOS OS OUTROS, ANIMADOS POR SENTIMENTOS, E DENTRE OS SENTIMENTOS ESTÃO O CARINHO, AFETO, AMOR E CÚMPLICIDADE QUE TEMOS PELO NOSSO PARCEIRO, É UMA PENA QUE O BRASIL COMPARADO A OUTROS PAÍSES TENHA EVOLUIDO MUITO POUCO EM RELAÇÃO A COMPREENSÃO E TOLERÂNCIA AOS HOMOSSEXUAIS, HOJE NÃO SOMOS LEVADOS PARA A FOGUEIRA DA INQUISIÇÃO E NEM AOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZISTAS, MAS SOMOS QUEIMADOS VIVOS E FUZILADOS TODA VEZ QUE NOS OLHAM, OU TENTAM NOS DECIFRAR COMO UMA ANOMALIA GENÉTICA… MAS TORÇO MUITO PARA QUE TUDO ISSO MUDE, E QUERO FAZER A MINHA PARTE NO QUE FOR POSSÍVEL, POIS EU COMO OS DEMAIS HOMOSSEXUAIS,TEMOS OS NOSSOS DIREITOS, E TAMBÉM QUEREMOS NOSSO LUGAR AO SOL!

  151. Danilo disse:

    Os homossexuais
    deveriam ter os mesmos direitos dos heterossexuais
    pois vivemos em uma democracia e isso significa direitos iguais à todos.
    O Brasil melhorou um pouco na questão da liberdade sexual hoje vemos uma melhor aceitação doque antes era considerado um tabu como a homossexualidade, mas infelizmente o Brasil está longe d ser chamado de um país liberal neste sentido

  152. Suellen disse:

    Na minha opinião, todas as pessoas tem direitos iguais, não importam se são homossexuais ou heteros. As pessoas deviam parar com esse preconceito bobo e ao inves de criticar ajudar. Se não quer ajudar pelo menos não critique. Resumindo: Direitos e deveres são iguais pra todos.

  153. Jorge Fernando disse:

    Sim acho que os casais homossexuais deverian ter o mesmo direito dos casais heterossexuais ate por que muitas vezes os casais homo tem uma vida mais estavel que os casais hetero ate em relação a criação de de uma criança os poucos casais que conseguem adotar dao mais amor e carinho que os heteros ja em relaçao ao Brasil eu creio que ele não tenha progredido muito em relação a sua população homossexual…….

  154. Paula disse:

    sim,pois nao é a opçao sexual que interfere para um casamento acontecer,o amor que é o principal motivo do casamento é um sentimento que os homossexuais sentem um pelo outro e com muita sinceridade.O Brasil tem que parar de ser um País "preconceituoso" atraves de algumas pessoas ainda e fazer com que o casamento homossexual aconteça.

  155. Hugo Tannous Jorge disse:

    Interessante participar com opiniões virtuais, e, quem sabe se rolar, manifestações unicamente políticas (fora as Paradas, que são uma mistura). Claro que, como homossexual, me irrita a falta de um reconhecimento burocrático, numerotípico: apesar da aparente pejoração, possuem apelo pragmático no bem-estar social e privado.
    Mas ainda acho que a verdadeira luta está ao ar livre, não em representações dele. O que fazer com o receio, a vergonha, a falta e comunicação, na escola, no trabalho, no lazer? Sim, não finjam que não é com vocês. É torturante ir contra contingências sociais, eu bem sei. Contudo parem de se enganar… é por aí que podemos fazer as maiores mudanças.

  156. juliana duarte disse:

    Não vou falar muito.Partindo od principio que todos os seres humanos possuem direitos e deveres iguais,é claro que sou a favor de que todos os homossexuais tenham os mesmos direitos dos heterosexuais.Aqui não vem ao caso se etamos em democracia,se sociedade aceita ou não.O inaceitável é a violência,corrupção ,fome….

  157. Leandro Cygnus disse:

    Sem retundâncias… CLARO QUE SIM!

    É algo tão simples, pois podemos ter uma relação tão estável (até mais) quanto os heterossexuais!!!
    Gostei de ver algumas das opiniões aqui, tante de gays quanto de lébicas, só que muitos não sabem dar valor à expressão e acabam piorando mais e mais nossa situação!

    É complicado!!!

  158. Jefferson disse:

    Sim, os homossexuais também são cidadãos, assim como eles cumprem seus deveres, como, por exemplo, o pagamento de impostos,eles também devem ter seus direitos respeitados, entre eles o de poder casar e constituir uma família amparada e protegida por lei. Em pleno século XXI é incabível que o Estado Brasileiro leve em conta considerações e conceitos da época medieval. O Estado deve ser laico, proteger e garantir o direito de todos os seus cidadãos.

  159. C. Silvério disse:

    Sim aos direitos iguais!

    "Direitos iguais são direitos humanos!"

    O Brasil "engatinha" em questões de liberdades, sejam elas sexuais de expressão ou de decoro parlamentar…

    Somos um país atrelado a um preconceito, machista que é mto difícil de ser quebrado

    Mulheres sofrem com preconceito por serem mulheres, por serem gays (sendo igualitário), por serem negras, e as vezes as duas coisas juntas.

    É difícil acreditar em "liberdade"…e por vezes me pego eu mesmo acometendo erros…

    Percebam o próprio site…
    *Vocês tem nos tópicos relacionados "Homossexualismo"…entendam que o sufixo "ismo" é descrimintaório de doenças

    E a homossexualidade não é considerada doença a mto tempo pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

    então:

    – apenas corrigindo um pequeno erro o tema deveria ser: "HOMOSSEXUALIDADE"

    Obrigado pela oportunidade!

  160. Dayane disse:

    Claro que devemos ter os mesmos direitos, pois somos dignos de respeito e somos cidadãos honesto, assim como os heteros e estamos em um pais democratico. Agora em relação a liberade sexual no brasil, creio que está começando a progredir, mas isso ainda vai muito tempo para poder liberar (na minha opiniao é claro) tanto anos que estamos lutando por isso… agora que esta aparecendo os comentários. E acho que vai mais um longo tempo para a aceitação. Mas realmente espero que tenhamos alguma liberdade nesse pais, pois somos humanos como os outros.

  161. Floriano Nascimento. disse:

    Com certeza!!!
    Nos os homossexuais devemos ter os mesmos direitos. Pois nós tambem amamos, sonhamos, temos objetivos, ideais. temos sentimentos iguais. porque nao direitos iguais?

  162. Adriana disse:

    Já passou da hora disso acontecer. Direitos iguais, nem menos nem mais, pra tod@s.

  163. Priscilla disse:

    Acho sim com toda certeza que nós homossexuais também temos os mesmos direitos que os héteros, somos seres humanos também, mas escolhemos um caminho diferente para viver e somos felizes assim!!
    Espero que essa proposta se realize, estou torcendo por isso!!!

  164. André disse:

    Eu acho que os direitos são iguais para todos, independentemente da orientação sexual de cada um, pois todos são seres humanos. Pq tanta violencia, perseguição e discriminação contra os homossexuais? Temos o mesmo direito e o mesmo sentimento que os heterossexuais, somos seres humanos tbém acima de tudo!!!

  165. clemilda almeida disse:

    Eu acredito e ñ tenho nada contra os homossexuais terem o mesmos diretos de qualquer outro ser humanos.Acho que seria muito preconceito em ñ aceitar os direitos deles,pois somos todos iguais,ninguèm è melhor que ninguèm,todos temos que ter direitos iguais.Eu apoio a uniâo gay e tudo que tragam felicidade a ambos.bjs! obrigado pela oportunidade que me deram de responder esa enquete.

  166. Juliana Gris disse:

    Diz a lei: "todos são iguais perante a lei"…
    Bom, a igualdade acima colocada tem cada vez menos a ver com o respeito e dignidade às diferenças… A UNIÃO ENTRE HOMOSSEXUAIS É A UNUÃO ENTRE PESSOAS, ponto, não importa c são homo, hetero, bi… o que importa é que são pessoas, merecem respeito, dignidade e tudo o mais que se diz de uma pessoa considerada "normal". quanto aos progressos, entendo que o brasileiro esta abrindo os olhos para a visão de que a base é: SOMOS TODOS HUMANOS, no mais, todos tem suas particularidades… O que causa ainda muito impacto é a questão da moral, mas esta esta aos poucos sendo superada…

    (AOS QUE TIVEREM DISPONIBILIDADE E PUDEREM ENVIAR ALGUM MATERIAL SOBRE QUESTÃO LEGAL RELACIONADA AO "GÊNERO", AGRADEÇO – SERÃO UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO ACADÊMICO!)

  167. Diogo Rodrigues disse:

    Embora ainda deva ler muito sobre o tema, acredito não há, hoje, nenhum argumento sério e objetivo q possa impedir a igualdade entre os casais homo e heteroafetivos.
    A homoafetividade é doença? A SUPERINTERESSANTE mostrou, em edição acho q de 2000, que esse fenômeno é extremamente comum no reino animal em geral(leões, girafas e elefantes são exemplos). Os casais homo não podem ser admitidos pois vão prejudicar a formação dos filhos? Não conheço nenhuma pesquisa q aponte concretamente essa hipótese. Além disso, se fosse assim, como se explica a orientação homoafetiva em filhos de casais hetero?
    Pode ser muito otimismo da minha parte, mas acho q o simples fato de estarmos hoje discutindo abertamente esse tema, é sim um belo avanço.
    Acredito q a exacerbação das reações contrárias, embora muito preconceituosas, é um sinal de a luta pela igualdade veio p/ ficar.
    Trata-se, afinal de contas, de questão q só diz respeito à própria pessoa: a própria Constituição garante o direito à intimidade e à liberdade de pensamento (o q inclui a orientação).
    Como já disseram, o grande mal na discussão é o falso moralismo de que padece, de uma forma geral, a sociedade brasileira, q, por exemplo, afirma não existir preconceito racial e vive ecoando expressões do tipo "nêgo macaco" ou que condena severamente o adultério e "por trás dos panos" considera a prática até natural (digo, pela maioria dos homens).

  168. Donny disse:

    Bom creio que se analisarmos à uns tempos para trâs, podemos constatar tamanha discriminação com relação ao homossexualismo, hoje existe uma melhor aceitação mas,ainda podemos constatar os olhares de reprovação da sociedade em si. Lógico que sou a favor da união homossexual pois como reza em nossa, "Constituição da República Federativa do Brasil" que diz
    Art: 3º. CONSTITUEM OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA DO BRASIL:
    1- Construir uma sociedade livre, justa e solidária.E se analisarmos tal observação em nossa Contituição o direito já nos é dado, poriço tenho certeza de que sim devemos ter os mesmos direitos que os hetéros.
    pois se duas pessoas do mesmo sexo se amam, não vejo motivos para não se consumar uma união legitimada em dentro das formas legais perante a sociedade e, por ela ser aceita.
    Ps: Mas também sou contra A exposição de nossa opção entre alguns de nós mesmos que de alguma sendo ela a minoria,nós colocam ao ridículo.
    Mas quero deixar claro que sou a favor dos direitos iguais sejam eles quais forem e que seja para o bem de todos.
    Ass: Valéria Levinscky…

  169. Ana Caroline Neves Kuhn disse:

    Claro que sim

  170. Benedito Lacerda disse:

    Vocês que acham que homossexualismo é normal, me digam: o coito anal é normal? Nosso corpo foi planejado para isso? É claro que não, daí a propagaçao da AIDS numa relação sexual absolutamente anormal, contra a natureza.

  171. Luana Robertta disse:

    O Brasil é um país nitidamente preconceituoso, e não tem feito NADA para mudar isso. Acredito que essa concepção que a maioria dos brasileiros tem, irá mudar somente através de nossas lutas, batalhando para termos direitos iguais a todos! Enfim.. é decepcionante na minha opinião, que em pleno século XXI ainda exista preconceitos de tudo quanto é gênero, mais triste ainda é ter a certeza de que há pessoas que nao se preocupam com as outras e não aceitam sua opção sexual. Homossexualismo não é doença, estudos já comprovaram tal fato. O importante agora é que façamos algo pra mudar.. e principalmnete persistir.. sempre!

  172. Mateus disse:

    Sim, os homossexuais devem ter os mesmos direitos que qualquer outra pessoa tem, pois somos seres humanos da mesma forma, o que muda é que gostamos de manter relações sexuais, de carinho, de amor, de uma vida amorosa com as pessoas do mesmo sexo, fora isso, somos como qualquer outra pessoa, que vive, que respira, que estuda, que trabalha…
    E o progresso dos direitos homossexuais só depende da gente, de quando nos deparamos em frente as urnas para votar, mas acho que ainda estamos caminhando a passos lentos, comparado a outros países.

  173. ricardinho disse:

    Sim. Devemos acabar de vez com esse preconceito ridículo contra casais gays. O mundo é constituído de pessoas diferentes e sempre se tentou colocar algum aspecto humano se sobrepondo a outro, como puro e o mestiço, o negro e o branco, o alemão e o judeu, sempre se buscando a prevalência de um grupo que se acha "senhor" da verdade contra outro qualquer que por algum motivo se encontra à margem desse dita "verdade".
    A realidade é única, todos nós gays temos os mesmos direitos que os demais. E não existe motivo nenhum para que tais direitos nos sejam negados.

  174. Daniel disse:

    Claro! Homossexuais e heterossexuais são humanos! o próprio governo preconiza o não preconceito independente de qualquer coisa e mesmo assim gays e lésbicas não podem se casar, doar sangue, entre outras coisas!

  175. Greissy disse:

    Sim eu acho que os homossexuais devem sim ter os mesmo direitos dos heterossexuais pois só porque amar uma pessoa do mesmo sexo não quer dizer que essa pessoa seja diferente dos outros pois ela é um ser humano como qualquer outro e merece ser respeitado acima de tudo.

  176. Débora disse:

    A Constituição Brasileira é muito clara nisso… Não entendi ainda qual é o problema do povo entender… "Todos são iguais perente a lei", etc…

  177. Rodrigo Contrera disse:

    Sim.

  178. Alexandre disse:

    Sim, os casais homossexuais deveriam ter os mesmos direitos, já que o Brasil é signatário de uma série de Tratados e Convenções Internacionais que proíbem quaisquer formas de discriminação. Além disso a Constituição diz que ninguém poderá ser privado de seus direitos por qualquer razão discriminatória

  179. Ana Paula disse:

    Deveriam ter, sim.
    Não cabe ao estado julgar o certo e o errado, e garantir a liberdade de expressão e de vivência de todos é sua maior obrigação.
    Na prática não têm tanto, pois existem várias brechas nas leis que são sucetíveis a julgamentos humanos, e portanto preconceituosos, contra o homossexualismo.
    Em primeiro lugar, se todos achassem que é justo perante a lei, essa discussão não teria surgido.
    Sim, o Brasil tem feito algum progresso, mas o brasileiro ainda se mostra um povo muito machista…

  180. Fernando Trebien disse:

    Definitivamente sim.

    Sou homossexual, minha família é bastante preconceituosa. Vou tentar ser justo no que digo.

    Mesmo que eu me coloque nos pés de pessoas homofóbicas, não entendo de que forma as uniões gays podem afetar a vida deles (talvez apenas seu poder político, não?). Trata-se de dar a duas pessoas que dividem uma vida a mesma segurança econômica e social que a maioria dos casais homem-mulher já têm há séculos. O que faz deles melhores? A habilidade de procriar? Não está o nosso planeta (ou país) um tanto superpovoado? Não têm os casais homos a habilidade de dar um lar a uma criança abandonada? Seriam eles incapazes de tratá-la com dignidade? Será que a criança se tornaria homossexual por seguir o exemplo dos pais? Afinal, há realmente algum perigo? Quem lê jornal, quem vive, quem estuda e não se limita a valores pré-estabelecidos, sabe as respostas.

    Vamos seguir o exemplo do Canadá, da Holanda, da Bélgica, da Noruega, da Espanha, da África do Sul. Posso até citar o exemplo do meu caríssimo Estado do Rio Grande do Sul, onde já há união civil para homossexuais desde 2004. Precisamos ir além da opinião e transformar isso em proposta, em lei, em realidade. (Podem contar comigo ;D)

    * Quem tiver um bom inglês, recomendo o artigo da Wikipedia para comparar os dois lados da moeda:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Gay_marriage

  181. Renata disse:

    Os heterossexuais querem fazer de conta que a homossexualidade não existe.Buscam uma realidade Disney onde todos são heterossexuais, casados e com dois filhos lindos. Quando a gente teima em ficar invisível não assumindo a nossa homossexualidade colaboramos para esta farsa.

  182. Luce e Rachel disse:

    Acreditamos que como homosexuais, temos o mesmo direito que qualquer pessoa já que temos os mesmos deveres que qualquer outra pessoa. Quanto ao Brasil avançando em relação a tudo isso está bastante atrasado devido ao forte preconceito que ainda existe, porém, existem avanços, mas são poucos e lentos.

  183. João ferreira disse:

    Sim.
    Temos concerteza o mesmos direitos ,pra começar somos todos seres humanos,não temos culpa de ter nascido assim.
    Ser gay não é doença ,isso ja foi conprovado.
    Temos os direitos de ser feliz independente de cor,relegião e opção sexual.

  184. Hilton Fernandes disse:

    Sim, claro.

  185. RAY CARNEIRO disse:

    Somos filhos de pais (normais)nosso Dinheiro é igual,somos instruidos e educados de forma igual e tradicional,acredito em PRECONCEITO,Não só com os Homos,Pretos,Judeus,Pobres,e outros.Então não há o que se falar mais nada..!

  186. Nana disse:

    Vivemos num mundo onde temos que brigar por ter direito ao que naturalmente já é nosso… “ O direito de amar”!!. Isso é castração, preconceito, desamor. A religião que deveria ser a maior expressão de amor e respeito julga a homoafetividade como algo que não vem de Deus. Mulheres têm que brigar por seus filhos na justiça por serem lésbicas. Violência dentro do próprio ambiente familiar pra tentar mudar nossa orientação. O simples fato de um canal não respeitar seus assinantes e cortar cenas de amor entre homossexuais. Oportunidades de trabalho perdidas. Freqüentar locais distintos e ter que tomar cuidado com a mais simples demonstração de afeto em um lugar público. Termos que esconder nossos sentimentos das pessoas que mais deveriam nos apoiar e amar incondicionalmente. Para nos fazermos entender temos que estar agrupadas. A sociedade é hipócrita, fecha os olhos para o que está na cara, não olha para o próprio umbigo, e julga…julga….e condena. Por que? Ë mais fácil aceitar e perdoar quem odeia e mata do que quem ama alguém do mesmo sexo. Não podemos negar que a causa ganhou mais reconhecimento e que conquistamos alguns espaços importantes. Mas isso porque nos aceitaram ou porque nos impusemos? Tá gostoso ou tá descendo goela abaixo? As pessoas não mudaram seus valores, simplesmente convivem com o que não conseguem mudar. As mudanças são importantes porque demonstrariam um certo grau de progresso tão necessário a este mundo. Ver o outro como igual, ver a beleza do sentimento, entender que é amor e que amor nunca será ruim.. Mas enfim, ser estático é ser inútil, então continuemos nessa luta….lutar pelo que já é nosso e que nos foi tirado em algum ponto da evolução, quando o homem decidiu que suas opiniões estavam acima das leis de Deus!!

  187. Humberlan oliveira disse:

    Bem falar de preconceito É sempre uma vergonha. pois nele se resulta boa parte da da incapassitação Brasileira, pessoas normais que pagão juros como qualquer outra pessoa.Mais que quando chega a hora de cobrar o que nos e devido não vemos um retorno de igualdade,talves pessoas de um sub mundo de alguma forma excluida da sociedade pela seguera que é o precoceito vamos Brasil acordar pra vida e sermos mais onestos com nos mesmo,ver que enquanto paises sub desenvouvidos fasem capanhas e mais capanhas cobntra a pobreza e afome o Brasil ainda para pra fala de um assunto mesquinho que o preconceito pois ja deveria ser algo esquecido

  188. Diego lima disse:

    meus amigos,todos nos temos que ter direitos iguais ,independente de cor,classe social ,independente de ser gay ou não,ser homossexual não torna a pessoa melhor ou pior que ninguem ,eles não tem culpa de terem nascido assim,e acima de tudo o que Deus quer é que todos nos sejamos felizes, ao lado de pessoas que amamos,e eu digo que sim os homossexuais devem ter os mesmos direitos que os heterossexuais ,eu luto por um mundo mais justo em que todos vivam em paz, e digo mais ,o mundo tem medo dos homossexuais sabe por que? por que eles ousam mais, buscam mais tudo que vão fazer fazem bem feito,e isso é fato tanto que algums dos nomes que marcaram a historia do mundo como: alexandre o grande ,zumbi dos palmares e ate o proprio hitiller" safado" eram homossexuais e fizeram grandes feitos que o mundo jamais esqueçerá,enquanto ao Brasil,pelo amor de Deus esta muito longe de progresso,pois nossos governantes só vivem a falhar

  189. Thais disse:

    Olha, eu sou lésbica,
    tenho uma namorada, divido
    com ela meu apartamento e
    minha cama, então eu
    obviamente sou favoravel,
    em relação a segunda per-
    gunta eu acedito que o Br
    ainda está muito atrazado em relação a direitos iguais a nós homossexuais mas já foi um avanço a declaração de união estavel
    e espero que a lei contra a homofobia seja finalmente aprovada pois somos seres humanos igual a qualquer outro, pagamos nossos impostos, inclusive na hora de pagarmos nossas contas a nossa sexualidade nem é considerada mas quando queremos doar sangue ou casarmos com quem amamos isso conta…. então é isso que eu penso e muitos de nós com certeza pensam nisso

  190. Inácio Sousa disse:

    É o preconceito e pior ainda a discriminação são muito graves!Hoje em dia eles estão subentendidos na mente das pessoas que dizem não ter nenhum tipo de preconceito ou discriminação.Mas quando muitas das vezes que entro no bate-papo, os caras me perguntam se sou afeminado, isso me ofende muito, pois será que nós não merecemos amar nem pessoas gays, por sermos assim???É revoltante.

  191. Benedito Lacerda disse:

    Vocês que acham que homossexualismo é normal, me digam: o coito anal é normal? Nosso corpo foi planejado para isso? É claro que não, daí a propagaçao da AIDS numa relação sexual absolutamente anormal, contra a natureza

  192. Érico Lustosa disse:

    Por dois motivos tácitos, é óbvio que sim:
    1- Não há como negar o que já existe de fato, muito embora não seja de "direito". É hipocrisia fantasiar a possibilidade de impedimento de pulsões de personalidade. No Brasil, dizem, não há pena de morte; eu pergunto: como pois matar o que há de mais profundo no ser: sua persona?! Afinal, anular e sufocar a manifestação desta, configura sim uma forma de extermínio…
    2- É uma questão de observância da regra lógica da “não-contradição”, quer dizer, o que é, não pode ser diferente do que é; isto significa que se a pessoa tiver que não ser reconhecida num direito, poderá (e deverá) declinar de qualquer dever – é preciso que se estabeleça, verdadeiramente, o princípio de reciprocidade “Cidadão X Sociedade.

  193. Wander disse:

    A sociedade em se desenha uma figura equivocada sobre a união entre homossexuais nós só queremos poder dividir beneficios com nossos companheiros ninguem quer entar de veu e grinalda nas igrejas alem de sermos levados a serio.

  194. JACI FERNANDES RIBEIRO disse:

    UMA OVA!

    É UM ABSURDO QUE QUESTÕES DESSE TIPO SEJAM CONSIDERADAS SERIAMENTE POR ALGUÉM!

    HOMOSSEXUAIS SÃO CONTRA A NATUREZA!

    Humanos foram visivelmente designados para relações heterossexuais!

  195. Pirro disse:

    o grande PROBLEMA da dificuldade de aceitação de nossas diferenças surgiu na construção do GÊNERO. Na definição de papéis que homens e mulheres devem ter para serem definidos como homens e mulheres de direito.
    A orientação sexual não é definida pela forma como educamos, porque isso é natural, mas questões de valores morais, éticos, culturais são definidas através desta educação que damos as nossas crianças.
    Vivemos numa sociedade onde a grande maioria NÃO tem os mesmos gostos e necessidades, mas precisamos dar as mesmas oportunidades e direitos a todos. Além dos pedidos em comum de amor, paz e saúde.
    Tornar o casamento homossexual uma união estável por LEI é considerar uma questão de DIREITO COMUM a todos.

  196. André Oliveira disse:

    Homoafetivo sangra como heteroafetivo, ama como tal, portanto os direitos devem ser assegurados igualmente….

  197. Pirro disse:

    Direitos iguais, nem mais, nem menos. É isso que o Governo e a Sociedade precisam compreender. Já perguntaram aos seus filhos se eles são heterosexuais?
    DIREITOS IGUAIS, NEM MAIS, NEM MENOS.

  198. Juliana De Melo disse:

    Você acha que os casais homossexuais deveriam ter os mesmos direitos garantidos pelo Estado que os heterossexuais?

    O Brasil tem feito progresso em relação à liberdade sexual?

    Sim, eu acho que os homossexuais deveriam ter o mesmo direito que os heteros, pois, são pessoas normais, assim como nós.
    Tenho varios amigos gays, que amo muito, e sei que posso confiar. Acho sim, que o preconceito deveria acabar. SOMOS TODOS IGUAIS.

    Não, o Brasil não tem feito os seus devidos deveres, acho que deverião melhorar e fazer debates, contra o preconceito com o
    homossexualismo.

    ESSE PRECONCEITO TEM QUE ACABAR…

  199. Jorge Yuri Souza disse:

    Sou homossexual, e é meio óbvio que respondo Sim. Se a criança precisa de um exemplo masculino e feminino para crescer de uma maneira "Descente", como alguns dizem, pais e mães solteiros não teriam condições de criar seus filhos sozinhos. Ou como no meu caso, Avós também não.

    Segundo o Código de Leis, homofobia é crime. Sim isso é uma coisa que demonstra uma grande evolução brasileira.
    Mas o preconceito não vem só nas coisas grandes. Ja me acostumei a ser olhado e ver pessoas coxixando sobre mim. Como tenho 16 anos,encarão como:"Coitado, tão jovem e perdido".
    Para se conseguir emprego, na escola e familia é mais uma guerra diária. São passos que ainda as pessoas tem muito que crescer. Opção não existe, e sim Orientação.

    Graças a Deus sou feliz como sou, respeito as pessoas, e meus amigos (Heteros, gays, bis e afins) são todos "cegos", por que vemos as pessoas, sem reparar nas diferenças.

    Afinal, somos todos filhos de Deus!

  200. Kathlen disse:

    Sim. Todos devem ter direitos iguais. Não há porque duas pessoas, consideradas “cidadao comum”, nao terem o direito de se casar apenas por serem do mesmo sexo.
    O Brasil nao tem contribuido em quase nada, assim como vários outros países.

  201. Luana Lopes disse:

    Lógico que os homossexuais e heterossexuais têm que ter os mesmos direitos. Eles são pessoas, são humanos e todos iguais.
    Tenho só 14 anos, mas um dia estava vendo um seriado e me indignei, pois havia a questão de que homossexuais não podiam entra no exército. Isso é preconceito, e homofobia é crime!

  202. Ariane stanzione novaes disse:

    claro que sim sem duvida em todos os aspectos como no casamento como na adoção
    pois somos como todos e temos que garantir todo nosso direito

    e eu acho que o brasileiro ainda tem muito o que aprender sobre o homossexuais mais jah melhorou muito

    só falta garantirmos o final do preconceito

  203. Glaucia disse:

    Eu acredito que no Brasil a discriminação é muito velada, por isso que o projeto da união civil não anda. Outro fator muito importante a ser lembrado é a parada gay, hoje se tornou muito mais uma atração colorida de fantasias e de voyerismo aos heterossexuais do que uma manisfestação onde mostra que temos uma grande maioria que trabalha, paga seus impostos como todos e não têm direitos iguais.

  204. Yasmim Gomes disse:

    Eu tb axo que o homossexualismo tem que ser aceito de todas as formas nao e crime e uma opinião sexual eu axo muito errado outras pessoas jugarem o homossexualismo são todos humanos e todos tem que ter direitos iguais….. e oq eu axo.

  205. Pedro disse:

    Os direitos devem ser iguais a todos, sem nenhum tipo de exceção.
    Se casais devem ser oficializados para fazer filhos, pessoas estéreis não podem ter o direito do matrimônio.
    Eu acho que um casal homossexual, além de diminuir a taxa de natalidade do Brasil, que nem sustenta direito seus 180 milhões de filhos atuais, ainda tiraria milhares de crianças de orfanatos, dando-as vidas absolutamente melhores e criando cidadãos decentes, capazes e imunes ao tipo de pensamento ignorante e sem sentido que impede que casais de pessoas do mesmo sexo se casem.

  206. Gabriel disse:

    Com a mais absoluta certeza que sim! O estado é laico, e deve amparar a todos de maneira igual. A união de casais homossexuais deve ser protegida como qualquer outra união.

  207. Gabriel disse:

    PS: Só mais um comentario para acresecentar informação, afim de ampliar o debate com aqueles que são contra a homossexualidade…
    Relacionamentos homossexuais existem des de a Grecia. E já existia antes. Em muitas outras culturas havia o culto a homossexualidade até na religião. Esse preconceito e homofobia que carregamos hoje é um legado herdado dos dogmas da igreja catolica.

  208. Shirlei disse:

    Com certesa o homossexualismo deveria ser mais aceito. Os direitos deviriam ser iguais a todos. Existe muito preconceito contra os homossexuais no Brasil e boa parte disto se deve a maneira como os direitos nao sao respeitados. Homossexualismo NAO E CRIME… Todos nos somos iguais.

  209. Nana disse:

    Já deixei meu comentário mais abaixo, mais gostaria de esclarecer um ponto.
    O termo correto é homossexualidade e não homossexualismo, pq o sufixo "ismo" caracteriza doença e a homossexualidade deixou de ser vista como tal oficialmente desde a década de oitenta.

  210. Carlos disse:

    Um casal homossexual e tão estavel que um casal heterossexual, ja tem alguns anos disto teve um casal de hossexual que um dos dois era extrangeiro e o seu parceiro teve que casar com a mae do brasileiro para ficar aqui no Brasil, ate quando os homossexuais teram que continuar a fazer isto???

  211. Elora disse:

    A não legalização de direitos civis à casais homossexuais beira a linha do absurdo e preconceito, contrariando por completo o trecho em que diz "todos são iguais perante a lei". Tendo legalidade civil ou não, pessoas não vão deixar de gostar de outras do mesmo sexo por tal, não é errado manter uma vida com a pessoa que você escolheu. Em pleno século 21, essas barreiras já deveriam ter sido rompidas. E não, o brasil ainda mantém muitos impecilhos aos homossexuais, mesmo sendo um dos países com o maior índice de gays do mundo. E digo isso em relação à carreira profissional e social, muitos precisam esconder sua opção sexual para que possam ter uma vida dita "normal aos olhos da sociedade".

  212. edjani disse:

    Acho que o que reina neste país é uma absoluta hipocrisia.
    Pessoas são pessoas, com direitos e deveres iguais,
    independente da raça, cor, credo e opção sexual.
    A homofobia e a intolerância são fatores que deveriam ser extintos com a "evolução humana", mas ainda existem pessoas arcaicas que são intransigentes e que infelizmente estão no governo deste país.
    E com certeza a igreja tem muita culpa no cartório sobre este assunto.
    Hipócritas!!!!
    Se a "união" usa o $$ pago de impostos de pessoas homosexuais como de qualquer outra pessoa, os direitos tem que ser iguais.
    A união homosexual deve ter os direitos de qualquer união hetero.

  213. Carlos disse:

    Um casal homossexual é tão estavel quanto um casal heterossexual, ja tem alguns anos disto teve um casal de hossexual que um dos dois era extrangeiro e o seu parceiro teve que casar com a mae do brasileiro para ficar aqui no Brasil, ate quando os homossexuais teram que continuar a fazer isto???

  214. SANDRA disse:

    Os homossexuais não existem para os governantes, o engraçado é que na hora de cobrar impostos temos os mesmos deveres… até ai tudo bem, mas porque não reconhecer nossos direitos?

  215. Carlos disse:

    Não deveria haver distinção, pois como bem disse o Presidente da República, na hora de pagarmos nossos impostos ninguém nos questiona se somos homossexual ou não e pagamos iguais a todo mundo.
    Por que então na hora de ter uma previdência social, assistência jurídica, etc… pertencemos à classe dos SEM DIREITOS???

  216. William disse:

    Acho que está mais que na hora de termos nossos direitos reconhecidos… Acho que o país está evoluindo em todos os aspectos e os direitos homossexuais não poderiam deixar de estar neste pacote… O problema é a hipocresia pregada por algumas religiões que se preocupam mais em ligar para votar contra a lei da homofobia que fazer ações contra crianças na rua, mães solteiras etc

  217. Bruno disse:

    Certamente os homossexuais devem ter os mesmos direitos dos heteros. Assim como os heterossexuais são também pessoas com sentimentos, personalidade e que contribuem (em muito) para o progresso do país. Dessa forma, não devem ser tratados, inclusive no que diz respeito às leis brasileiras, de forma diferentes.

    Sabemos que esse discurso é antigo, mas necessário.

    Avalio, como opinião própria, que nosso país, o Brasil, tem feito algum progresso em relação à liberdade sexual, mesmo que em alguns setores, esse progresso não tenha ocorrido, em outros é bem notável. Como exemplo temos o governador do Rio, mostrando muita propriedade em suas ações.

  218. Eli disse:

    temos que deixar de lado os preconceitos,principalmente nos aceitando e lutando por nossos direitos!somos filhos de Deus! temos livre escolha,temos que ir em frente!

  219. Wanderley disse:

    Creio que um dia os gays brasileiros terão os mesmos direitos que os heteros, mas demorará, afinal, o Brasil foi um dos últimos países a libertar os escravos e dar direitos de voto as mulheres.

  220. kkykas disse:

    sim os direito tem que ser iguais

  221. Diego Oliveira disse:

    Como gay, seria ótimo, mas nossa cultura caminha neste aspecto de forma lenta, a sociedade engole a comunidade Gay, aceitar, aceita, mas aprovar…isso não, a muitas coisas que precisam ser colocadas antes de se dar alguns passos, mas este seria algo pra motivar mais as pessoas a olharem uma para as outras como iguais, e não como sendo diferente.
    Enfim, eu sou a favor, pois com isso muitas coisas mudariam, as pessoas pensariam diferente, e não apenas aceitar o que alguns falam.

  222. Fernanda Sabatini disse:

    Temos muitos casais, vivendo no mesmo teto, mas que não podem usufruir alguns benefícios da lei, devido essa "diferença".
    Temos 37 ítens de perda, em relação aos direitos concedidos aos casais hetero, que assinam no mínimo uma declaração de convivência em cartório de nota.
    A realidade é fato, a união existe, mais do que antigamente, porém ainda falta a legalidade perante a lei.
    Aonde estão também esses "personagens oprimidos" da história, que não aparecem para combater os repressores???!!!
    Acorda gente!!!! Afinal, queremos ou não queremos casar???
    Vamos a luta pelos nossos direitos!!!

  223. Adriana disse:

    eu sou totalmente contra,pq tenho um irmão que é guei então sou contra

  224. Saulo Tiderman disse:

    Meu se temos deveres como qualquer outro hetero, pq nao tambem diretos! Olha infelizmente nasci em um pais que uima mente e visao das coisas tao bem.E muitas pessoas anda pelo mesmo caminho.

  225. Ednamay Cirilo disse:

    Claro que SIM.

    O Brasil vem dando exemplo para a America Latina, África e OUTROS, no quesito luta por Direitos Humanos e Políticas Públicas para LGBTs, haja vista a I CONFERÊNCIA NACIONAL – acontecida em Brasília, de 05 à 09 de junho, quando o Presidente LULA saiu a frente de todos e todas representações Presidenciais no mundo…

  226. Ronaldo disse:

    Com certeza. os direitos devem ser iguais. afinal as pessoas são iguais independente de opção sexual.

  227. Keilla Karollyne disse:

    Lógico que os casais homossexuais merecem os mesmos direitos dos casais héteros. São todos codadãos não é mesmo?
    Como os heterossexuais negros (por exemplo) podem pedir algum tipo de igualdade e lutar contra o preconceito quando muitos deles cultivam preconceito também contra os homossexuais? Eu fico indignada com o comodismo da sociedade diante dessa situação dos homossexuais que nunca se legaliza. As pessoas acham que podem fazê-los de idiotas? Acreditam que por terem uma opção diferente são retardados é isso? Eu acredito que os homossexuais não vão desistir de conquistarem os seus direitos assim tão fácil. Todos merecem andar nas ruas de cabeça erguida! Sem contar que o Brasil já deveria ter assinado essa lei que garante a união homo, muitos países já aceitaram e o Brasil ainda teima em lutar contra!
    Como homossexual, eu sou a favor e vou lutar pelos meus direitos!

  228. Fatima disse:

    Os casais homossexuais estão se fazendo respeitar. Eles tem o direito garantido na constituição brasileira. Eles já podem adotar, isso foi bom demais. O Brasil tem feito progresso em relação a liberdade sexual.

  229. Gilmar Müller disse:

    Infelizmente, estamos lentos neste processo. Porém , mais cedo ou mais tarde seremos reconhecidos como cidadãos respeitáveis, e não mais de quinta. O poder judiciário parece estar mais sintonizado com as mudanças sociais que nossos legisladores no Congresso.

  230. Neemias Dias disse:

    creio que esse tipo de relacionamento não seja um ato muito correto, nem agradavel de se ver,
    de acordo com o que creio e com a minha formação moral essas praticas são erradas, mas não sou a favor que as pessoas sejam acredidas por qualquer motivo que sejam, por que todos nós temos direitos de escolher o que queremos fazer da nossa vida, mas tambem acho que se em todos os meios da sociedade existe critica essas pessoas podem, ser criticadas se o que eles fazem são contrarios com o meus principios morais.
    Que Deus nos abençoe e ilumine nossas vidas.

  231. Brasil disse:

    É direito constitucional as liberdades individuais, entretanto, não se pode aceitar qualquer tipo de comportamento que leve a promiscuidade e a lascividade como modelos em que a sociedade possa se espelhar e a Juventude. Contrabandistas, traficantes pagam impostos e votam e nem por isso possuem algo de espelhar para a Juventude. Se o problema e a partilha de bens, contrato entre duas pessoas podem ser feitas em cartório. Na realidade a libertinagem em que se vive é em decorrência da decadência moral da sociedade, causada pelo abandono da educação de qualidade e dos valores morais em que até então possibilitou ao ser humano evoluir e sobreviver as mais variadas intempéries, o diferenciando das outras espécies, provando ser cultural.

  232. Marcy Martins disse:

    Tds nós corremos atras da tal felicidade e de alguém para amarmos e que nos compreenda, então porque julgar, criticar e apedrejar quem não esta cuidando da vida dos outros e sim da sua propria vida, buscando fazer o bem e viver de maneira digna e honrrosa? Eu amo uma mulher estamos juntas e felizes, será q/ é isso que encomoda as outras pessoas?

  233. simone disse:

    Sou totalmente contra pois na lei de Deus ele não permite o homossexual vc encontra essa passagen na biblia em ROMANOS capitulo 1 versiculo 27 e ainda muito mai forte é no LEVITICO 20 versiculo 13 ai a descisão é deles.

  234. Vida para todos disse:

    Na verdade essa é a questão mais simples de todas, basta desconsiderar opinião pessoal, opinião religiosa (sem dúvida a pior delas) ou qualquer tipo de opinião e ler a primeira frase do primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos….
    "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. "
    Estamos todos de comum acordo que não estamos falando de alienígenas, personagens fictícios ou almas penadas correto?
    Aí esta a resposta do questionamento, a mais simples que pode existir, gay ou não somos todos seres humanos, iguais em dignidade e direitos, ponto final. Não tem o que se discutir mesmo!!!
    Creio que o Brasil esta progredindo sim, com menos velocidade que o merecido, mas esta, aos poucos os gays estão ganhando seu merecido espaço e respeito.
    http://www.vidaparatodos.com.br

  235. Marcos Velasch disse:

    Concordo plenamente, baseado na Delaração Universal dos Direitos HUMANOS,todos somos livres e iguais em dignidade e direitos,acho descabível e desumano qualquer manifestação contrária ao reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo.Sou militante da causa engajado nesse processo de legalização.

  236. wilker dance disse:

    SIM, os homossexuais deveriam ter de forma igual a de todos seus direito e lugares na sociedade
    porque não? se os puliticos pregão por ai que o Brasil vai ser um pais de igualdades um pais de todos é um pais de todos com direitos fora a parte os homossexuais deveriam ter sim direitos iguais os dos heteros!sabe do mas o progresso que o brasil tem feito em relação a isso a liais ñ é nem progresso o que ta acontecendo é que a midia de novelas esta espondo as pessoas o lado divercificado do que é ser homossexual!!

  237. Estrelinha S, disse:

    Para um Estado laico o Brasil tem muitas leis arcaicas que existem por causa de religioes. Sou a favor da liberdade individual,acho que nao so o casamento gay deva ser respeitado pela sociedade ,assim como a adoçao deve ser liberada para Homossexuais com relaçao estavel.E ,nao acho que o Brasil tem feito progresso,uma maioria religiosa e machista ,que nao respeita nem o tal do livre arbitrio dos outros insiste em cuidar mais da vida de quem nao segue os modelos da sociedade de uma vida regrada e perfeita segundo as religioes ,e faz da luta “contra”meta e objetivo de vida.

  238. Camila Vieira Ribeiro disse:

    Nos somos seres humanos como qualquer utro ser humano,precizamos nos alimentar,precvizamos tomar agua,precizamos estudar e votar como qualquer um,sendo assim precizamos tambem amar e amamos.De uma forma diferente,mas é o mesmo amor…
    Por isso não só acho q os homossexuais, devem ter os mesmos direitos civis que os heteros,como tenho certeza!!!!!!!!!!

  239. lorenna bezerra disse:

    sou completamente a favor, os direitos devem ser iguais, mas no Brasil isso será algo que acontecerá lentamente por causa dos dogmas religiosos(idiotas) que condena o homossexualismo.

  240. batista disse:

    Uma sociedade se desenvolve na observancia da etica, moral, bons costumes e educação de qualidade. As condutas lascivas, uso de drogas, promiscuidades,não podem ser aceitas, pois certamente coloca em risco a saúde publica, a convivência, o desenvolvimento e a segurança dessa sociedade .Uma mídia que somente se destaca em sensacionalismo, sexo, drogas licitas,promiscuidades,nos leva a suspeitar de uma conspiração, numa versão atualizada da Guerra do Ópio, episódio em que o Império Britânico do Século 19, vitorioso nas Guerras Napoleônicas, impôs a uma China de joelhos o consumo da droga e a capitulação colonial, no âmbito da estratégia voltada a enfraquecer uma Nação. Parece familiar?

  241. Eliel Mendes disse:

    Ora, os homossexuais não pagam os mesmos impostos?
    Por que não podem ter os mesmos direitos?
    Esta claro que ainda nos deparamos com "conservadores de plantão" prontos para barrar o direito humano.
    Alguns falam contra a união civil homossexual em nome de Deus mas, creio que temos que ser racionais e falar em nome dos direitos humanos.
    Claro que comparados a paises islamicos por exemplo, o Brasil tem evoluido e muito porém, ainda temos que quebrar muitos pré-conceitos e tabus.

  242. carlos carvalho disse:

    Não tenho nada contra os homossexuais,cada qual viva da maneira que achar melhor para isso temos o livre arbitrio. Todavia se fisermos tais leis, teremos que abrir mão para as drogas e todo tipo de vicios etc etc etc!!!!!!!Uma nação não sobrevive sem pudor e moral,por tais pecados outras nações deixaram de existir.DEUS NÃO BRINCA CON TAIS ASSUNTOS, SEU JUIZO VEM E VEM DE UMA MANEIRA INEXORAVEL.

  243. Jaira disse:

    Será que nós só podemos ser iguais na hora de pagar a conta?

    E quantos de nós paga essa conta?

    Acho que os que não apoiam os direitos iguais têm medo de ver cair por terra a fachada já rachada da hipocrisia social e verem que o número estimado por eles se seres "diferentes" é bem maior do que imaginavam e que muitos estão nas suas próprias famílias.

  244. Fabrício disse:

    Claro que sim, até porquê são cidadãos como todos nós, que trabalham, pagam impostos, estudam, enfim, são pessoas normais.
    Acho que o Brasil até tem avançado no que se refere a Liberdade de expressão, religião, orientação sexual, enfim, tivemos diversos avanços a partir da Constituição de 88, mesmo frente a ofensiva Neoliberal.
    Por fim,acredito que a maior dificuldade para que o Brasil possa avançar ainda mais, está no preconceito, na discriminação social existente.

  245. laura disse:

    sou contra parada gay mais acho q é mais q direito o casamento deles.é absurdo ainda não ser possivel isso no Brasil.

  246. Site "Entre Aspas" disse:

    Todos os cidadãos devem ter igualmente os mesmos direitos e deveres, independente de sua raça, religião e/ou opção sexual.

    No Brasil essa igualdade teve alguns avanços, mas ainda há muito o que ser feito não apenas quanto a direitos, leis, mas também quanto a uma conscientização geral por parte das pessoas.

    Equipe "Entre Aspas"
    http://www.entreaspas.com.br

  247. Sérgio Martins disse:

    Acho tão bobo, isso d ser contra a Parada, pq ela parece uma festa. Penso q é cara do País do Carnaval. Temos q mostrar a cara sim, temos q festejar sim. Afinal é o dia do Orgulho ou do Luto? Festa tb é forma d luta.
    Qremos direitos iguais já q temos deveres iguais…

  248. Duda disse:

    Gente, fui obrigada a comentar aqui, devido aos comentários contra.
    Que gente sem noção!
    Claro que todos tem que ter direitos iguais, é o que está na Legislação, porém sei que não é fácil ser assim, por mais certo que seja.
    Agora argumentar sobre igreja ou sobre isso ser errado, a igreja prega que Deus criou todos a sua imagem e semelhança, e ai?
    Não estou aqui pra discutir sobre religião ou sobre irmão de certa pessoa ser "GUEI" (como li aqui)
    mas é por essas e outras pessoas que o Brasil não vai pra frente.

  249. Renata Vilela disse:

    Eu acho que todos deveriam ter direitos iguais,mais com certeza o Brasil ainda é dominado pelo preconceito.
    Mais com certeza esse preconceito estupido ainda não dominou minha mente.e se realmente existe amor entre pessoas do mesmo sexo ,o resto que se dane…

  250. Luíza disse:

    Para começar, argumentos que dizem respeito à religião está fora de cogitação. Nem todos nós temos uma religião (principalmente a católica).
    Como qualquer ser humano, gays deveriam ter todos os direitos que os heterossexuais têm. Mas infelizmente, nossa sociedade ainda é muito católica e o governo ainda é influenciado por isso (apesar de se denominar um governo laico).
    Esse preconceito que a maioria da sociedade brasileira tem contra os gays é totalmente sem argumentos (tirando, é óbvio, os de religião, que na minha opinão, não são válidos), mas já é bem menor se comparado com antigamente. Por isso, continuemos lutando par ele se extinguir!

  251. Wellington Soares da Costa disse:

    Somos iguais. Portanto, temos não apenas os mesmos deveres, mas também os mesmos direitos. Isso é tão claro como 2 e 2 são 4.

  252. Thaisa disse:

    Com certeza gays e hetéros tem q ter o mesmo direito, afinal todos pagamos impostos, todos seguimos leis, nada mais justo não?!Creio q o Brasil fez um avanço ao se tratar de homossexualidade mais mesmo assim não é o bastante.

  253. vera disse:

    por pagarem impostos todos nos temos direitos.
    eu sou mãe de um filho que e gay e mora a cinco anos com um companheiro que eu amo como se fosse meu filho.
    esta semana eu descobri que minha filha gosta de uma garota e minha cabeça esta a mil
    eu acho que deveria ter uma pagina especial para aconselhar mães como eu sabe nos amamos e aceitamos mais tambem não dexamos de sofrer tambem.
    principalmente quando a caso se repete na familia, por favor me ajude.

  254. marcela disse:

    Lógico que sim. Vivemos numa sociedade democrática, pelo menos é o que nossos políticos pregam quando estamos em ano de eleição. A sociedade brasileira já é bastante alieada pela mídia. Temos que pensar no ser humano como pessoa digna de direitos, deveres, como cidadão de verdade. Nossa sociedade precisa de paz, não de marginalização e preconceito. Nossa sociedade precisa de educação porque educação traz informação e consequentemente cultura, paz, participação social… A inglaterra é um belo exemplo de democracia. É lógico que têm grupos que discriminalizam outros grupos mas a verdadeira base de sociedade ingles é respeitar o próximo, cada um cuidando da sua própria vida. Infelizmente nossa sociedade não adquiriu esse costume digno de uma nobreza de verdade. Alguém tem que reeducar nossa sociedade. Não é a mídia quem vai fazê-lo, muito menos a mídia (já que ela domina os políticos)…só resta a nós! O povo brasileiro lutar por igualdade em todos os aspectos.

  255. jefferson coutinho disse:

    cara se formos analizar é um absurdo estarmos tendo q ter esse tipo de debate…
    se nos homossexuais temos os mesmos deveres q os heteros é claro q deveriamos ter os mesmo direitos, senos tambens somos o governos pq somos qm bancamos o governo com nossos impostos tb…
    eles tm mais é q aprovar leis q nos beneficiem tb.
    alem do mas por sermos diferentes da maioria naum deixamos de ser cidadões…
    é uma vergonha para o nosso país ainda estarmos tendo esse tipo de debate, isso so demosntra o quanto o brasil é atrasado.

  256. Pietro disse:

    Acredito que um casal homo e um casal hetero deva ser em primeiro lugar um casal de ser humanos,e o amor queridos tem várias caras, jeito,modo enfim basta vc amar alguém de verdade seja ela do mesmo sexo ou não e daí, é o seu jeito de amar as pessoas…Devemos primeiramente deixar de ser impócritas e passar a viver as diferenças, sejem felizes! Contudo, sou totalmente favorável a união civil de casais homo por que não, só por que ainda temos uma sociedade ignorante e preconceituosa, não, acredito que isso agente pode mudar com o tempo mais de imediato devemos é estar sim, brigando por essa lei, afinal um casamento e a união de dois corpos em uma só carne é cumplicidade em tudo desde do viver até os proclames civis.Um beijão a todos que estão lendo e um enorme abraço a vc que concorda comigo, uma diga: Vc que não concorda comigo procure estudar mais pois quem tem preconceito são pessoas que desconhece o assunto estude depois de sua opinião, valeu!!!!!!!!!!!!!

  257. Deni Carlos de Oliveira disse:

    Deveres e direitos tem que ser igual para todos!

  258. wanessa melo disse:

    eu acho que o amor deve prevalecer e não podemos fachar os olhos e ser preconceituosos pois sabemos que existe sim o amor entre pessoas do mesmo sexo eu levanto essa bandeira todos nós pagamos impostos então todos nó devemos ter os mesmos direitos tanto hetéros sexuais como os homossexuais eu como gay quero muito o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo pois isso me dá a segurança de estar perante a lei numa sintuação mais tranquila com minha parceira.Espero que isso seja aprovado o mais rapido possível.

  259. regina pucinelli disse:

    acho que cada um tem o direito de viver como bem enter.com amor tudo e valido seja homens ou mulhers

  260. camila disse:

    somos humanos tb e deveremos ter os mesmos direitos que os heteros.todos são iguais perante a lei não queremos privilégios queremos igualdade.igualdade a todos amamos deuma maneira louca mais totalmente real…..

  261. Léa disse:

    Em um Estado laico todos os cidadãos e cidadãs devem usufruir dos mesmos direitos.
    Na hora das obrigações legais todos pagam seus impostos independente de sua cor, religião ou orientação sexual.
    Nem mais nem menos, Direitos Iguais para os Homoafetivos.

  262. Allan disse:

    Essa história de discriminar os homossexuais começou através da religião.Pois bem, é através da religião q deve vir a redenção. Existem igrejas evangélicas q explicam o erro histórico e traduções homofóbicas da bíblia,esclarecendo aos crentes e argumentando a todos sobre o tema. Quem ñ gosta de gays(homofóbicos)foram enganados pelas religiões e só a religião dizendo q se enganou poderar mudar a opnião(formação) do povo.

  263. Nelson G. velho disse:

    Considero q nada mais justo q cidadãos brasileiros do mesmo sexo q se unem por livre espontânea vontade tenham pleno direito de cidadaniaa
    pois pelos direitos humanos somos seres humanos como qualquer um, pois trabalhamos, pagamos impostos, votamos, enfim fizemos tudo o q os heteros fazem segundo as leis da sociedade e porque na união de 2 pessoas adultas e q se amam são tolidos os direitos por motivo da orientação sexual. Isso é ridículo. Tem q acabar. Já imaginou se todos os homossexuais não pagassem mais impostos, não votassem, o q seria dos políticos q criam as leis brasileiras?…

  264. NICOLE MONTINEGRO SAN disse:

    ACHO QUE TEMOS O MESMO DIREITO QUE OS HETEROS SOMOS SERES HUMANOS TBM…

  265. Bruno Bimbi disse:

    No meu blog tem um artigo meu com uma opinião sobre o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo: http://bbimbi.blogspot.com/2007/03/matrimonio-entre-personas-del-mismo.html

  266. Alex disse:

    o governo nao tem feito quase nada para ajudar a comunidade gay, e concerteza os casais gays devem ter os mesmos direitos que os héteros. porque se as coisas continuarem como estao tudo só irá piorAR. DIREITOS PARA OS HOMOSSEXUAIS JÁ!!!!

  267. F.Rampa disse:

    Me admiro em ver que isto ainda é questäo de dúvida no Brasil, país tido como ultra liberal no exterior na verdade näo passa do maior HIPÓCRITA !!! Todos os países escandinavos, a espanha, tres estados nos USA já däo direito 100% iguais as relacöes homosexuais ! O Brasil continua na idade da Pedra !!!

  268. Adriana Bernardo disse:

    Pouco deveria interessar as pessoas a preferência sexual de cada um. Sou a favor do casamento e ou adoção para os casais homosexuais.Devemos nos preocupar sim, com as crianças passando fome ou em orfanatos a espera de amor.Devemos nos preocupar com nossos governantes e toda sua podridão…

  269. sandra oliveira disse:

    Por que os homossexuais se casam?

    Sou contra a adocao por casais homossexuais.

    Antes comentando a opiniao de F. Rampa sobre a aceitacao do homossexualismo, nos Eua , a presenca de casais homossexuais e praticamente inexistente, apesar de existir um movimento politico forte na vida social a presenca do homossexualismo e nulo, vai contra a propria organizacao da sociedade americana onde a familia nos moldes tradicionais , ai sim e 100%.

    O risco de abusos a criancas e enorme , apesar de nao estar dizendo que todo homossexual abusa de criancas,mas mesmo o uso do oportunismo, se a lei nao proteger.

    Vide exemplo recente , de quadrilha de pedofilia em S. P. onde o tenente Nevese envolvido no caso Isabela teve um encontro frustrado porque o contato nao compareceu porque preferiu comparecer a parada gay.

    Crianca precisa de cuidados especiais, saber a realidade de sua origem.E muito muito mais, do que suas necessidades basicas de alimentacao e moradia.

  270. sheila souza gomes disse:

    sou contra como aprovar uma lei que vai alem das nossas crenças que vai contra a biblia a nossa fé jesus vai bradar do céu esses que aprovarem vai se ver com jeovar.

  271. Plutão o Extinto disse:

    Enquanto Freud e Marx tentam me persuadir dizendo que sou assim por causa da minha familia e as forças sociais que me moldaram, Darwin e Spencer dizem que são meus genes, hormônios… reconheço a influencia dos meus pais e sociedade mas, também dos genes, hormônios no que sou e faço. A chave de tudo isso é a consciência que me tencionam tanto de um lado como de outro. Não será Jesus, o grande governante espiritual ou leigos onde assim posso dizer governantes que fazem as leis na terra que impedirão a oportunidade de seres humanos que são rotulados por suas orientações sejam elas sexuais, profissionais, política etc.
    Em meados século, XVIII a maior prova de que o amor materno ser um mito se constata naquele período, é só querer saber a respeito sobre a roda dos enjeitados, escravidão infantil etc. Hoje se desfrutamos do exercício de mulheres ter seus filhos em uma produção independente foi graças a outras milhares de mulheres que no passado morreram queimadas consideradas bruxas e ou possuidas pelo demônio, como se acreditava, se mulheres hoje pode sair de casa e trabalhar, "vestir calça"se podem opinar sobre assuntos onde só "homens" podeiam faze-lo foi graças a consciencia de outras mulheres. Em relação aos que orientados a assumirem o que lhes vai no coração a causa sobre o homoafetismo creio que deve ter o mesmo direito que qualquer outra pessoa que nasce neste mundo, se os excluissemos simplesmente por achar que estão fora dos "padrões divinos" estariamos reforçando de certa forma uma inclusão excludente em relação aos deficientes físicos que segundo suas caracteristicas não são perfeitos. e segundo a bíblia só os perfeitosd "herdam os céus" . Ta na hora de começarmos, independente dos credos, etnias partidarismo etc (re)pensar na diversidade humana interagindo, construindo oferecendo liberdade não aquela alienada, mas autonomia para se fazer o que bem entende.

  272. Cristiano disse:

    Os Direitos tem que ser iguais para casais ,independente do sexo .

  273. meireles disse:

    O problema não é o homossexual, e sim a prática que vai de desencontro com a natureza que Deus criou, " fez macho e fêmea, homen e mulher".
    Se Deus aprova-se o homossexualismo não teria feito essa diversidade biológica.

  274. GiiH disse:

    -A realidade como ela é.
    "Deus criou Adão e Eva e não Adão e Ivo".

  275. BRU disse:

    OLHA>>>>
    NÃO ENTENDO ATÉ HOJE…
    o porque dessa DIFERENÇA,
    a impressão que dá é que a SOCIEDADE…. ACHA QUE HOMOSSEXUAL NÃO É GENTE!

    DIREITOS IGUAIS A TODOS!

    BOMMM QUANTO O BRASIL, a sociedade é extremamente preconceituosa, basta ver os comentários abaixo dizem que até Deus vai contra… RIDÌCULO! SE DEUS FOSSE CONTRA O HOMOSSEXUALISMO NÃO EXISTIRIA ENTRE OUTROS ANIMAIS TAMBÉM!
    E desde 1993 deixou de ser considerado transtorno….
    O QUE FALTA É INFORMAÇÃO!
    E MUITA!

    A IGNORÂNCIA LEVA A MAIS IGNORÂNCIA

    FALTA RESPEITO! SABER VIVER EM SOCIDADE!

    O progresso é mínimo… mas é melhor que nada…

  276. teddsilva disse:

    (SOU AFAVOR) POR QUE A DIFEREÇA? OS HOMOSSEXUAIS PAGA IMPOSTO, ADOECE,PAGA DIVIDAS, AMAM, AFINAL E IGUAL A TODOS OS ETEROS E MAIS SAO MAIS INTELIGENTES POIS NAO VIVEM SE METENDO NA VIDA DOS ETEROS QUE E DIFERENTE DELES, ENVES DE TANTA DISCORDIA DEVERIAM SE UNIR E TODOS VIVEREM FELIZ.

  277. TEDDSILVA disse:

    SOU A FAVOR DA UNIÃO SIM os evangelicoas pregam tanto a paz,amor,compreenção,ajuda ao proximo ENTÃO POR QUE ESSA CONTRADIÇÃO COM OS HOMOSSEXUAIS SERÁ QUE ELES ACHAM QUE HOMOSSEXUAL NÃO TEM ALMA,DEUS DIZ QUE VEIO AO MUNDO E SOFREU PELOS DOENTES DE ESPIRITO E NOS MANDOU AMAR E PROTEGER AO PROXIMO ENTAO ENVEZ DE APEDREJAR POR QUE NÃO PEGAR NA MÃO E AMAR OS HOMOSEXUAIS,DEUS OS AMOU ENTÃO E O BASTANTE.

  278. vera disse:

    eu escrevi uma carta para esta pagina a semana passada pedindo opiniões de pais que tenha filhos gays.
    contei que tenho um filho que e gay e uma filha que descubriu ter gostos por meninas.
    domingo eu fui conhecer a namorada dela e a mãe.
    amei as duas e estou muito feliz por minha filha ter gostado de uma menina tranquila trabalhadeira e amorosa; e por meu filho estar com um joven tambem trabalhador e honesto.
    por que e isto que sim é importante.
    e pelo meu marido ser um homem tão maravilhoso e compreemsivo com os filhos.
    dele.
    por ele amar os filho acima de qualquer escolha que eles possam fazer,e é por isso gente eu amo demais o meu marido por ter uma mente aberta e não ser maxista.

    e todos os gays e lesbicas tem sim todos os direitos do mundo as escolhas sexuais deles não tiram os direitos sociasi deles.

    somos todos iguais perante Deus. e não tem ninguem santo e nem prevelegiado Deus nos fez iguais.

    beijos nos corações de todos que tem amor no coração indiferente de raças.cor e escolha sexuais

    e nos corações dos preconceituosos muita luz pois estes sim precisan de Deus mais do que nunca para abrir a mente e o coração.

    ~sou uma mãe que amo muito meu filhos gays

    e agradeço muito a Deus por ter me escolhiodo para ser mãe deles

  279. daniele disse:

    Não acho certo esta união´porque a Biblia nós mostra que o homem foi feito pora se unir a uma mulher ñ a seu proprio sexo eu creio que o que está acontecendo é que as pessoas não conheceram realmente Deus pois quando se tem o ESPIRO SANTO em suas vidas não ira contra o que Deus está ensinando atravez do seu instrumento a BIBLIA é so ler ela que la as pessoas vam encontrar resposta que Deus não aceita esse tipo de união eu não julgo a ninguem pois não sou Deus mais creio que Deus sim vai decedir pois o que Deus ensina através da biblia é bem certo a união de um homen e uma mulher no livro de genises se ñ fosse este o desejo de Deus para com nossas vidas ele jamais teria deixado a BIBLIA para nós ensinar seus mandamentos ok que Deus ilumine a decisão pois só o Senhor é por nós

  280. Will disse:

    Direitos humanos devem ser garantidos a quaisquer pessoas. Direitos civis devem ser assegurados a quaisquer cidadãos. Não vejo o porquê de homo e heterossexuais terem os mesmos deveres, mas haver discriminação no tocante aos direitos. É uma discrepância lógica e legal.

    Os opositores da legalização de uniões homoafetivas estáveis parecem centralizar seus argumentos apenas no conceito de que o amor é uma exclusividade divinamente garantida a pares macho/fêmea. Entretanto, este argumento esbarra na realidade. Já que é um fato inegável a existência de inúmeros pares do mesmo sexo que se amam e compartilham uma vida em comum.

    Compartilhar uma vida, garante a homens e mulheres certos direitos básicos como sucessão, inclusão de dependência em previdência, declaração comum de bens etc. Por que casais homossexuais, que são um fato inegável da vida, não devem ter os mesmos direitos? Não é premissa básica da constituição de que todos são iguais perante a lei? É sobre esse direito elementar que versa a proposta de legalização de uniões homoafetivas e somente isto.

    No passado, religiosos se opuseram à aprovação do divórcio, por exemplo, mas a lei foi aprovada, pois refletia uma realidade inegável. Hoje ocorre o mesmo com a união homossexual: uma resistência religiosa a um fato concreto e real. Só que vivemos em um estado laico e a realidade acabará prevalescendo.

  281. camila sena disse:

    sou completamente a favor do casamento gay,pois temos que ter a mesma liberdade e os mesmos direitos que os outros, não somos diferentes e merecemos respeito,"pois somos iguais perante a lei"

  282. Ascânio Leite disse:

    Perversão sexual pode não ser crime, se praticado entre adultos, mas não me venham dizer que é normal. Deus nos criou macho e fêmea.

  283. luciene mozarlandia. disse:

    Não precisa-se exatamente fazer como os idealistas preconceituosos: abominar de vez a existência de homossexualismo. Tanto porque o homossexualismo vem dos primórdios da existencia da terra.
    Como tratar do assunto?
    Questionarios e polêmicas tiram do sério pessoas homossexuais, trazendo á populaçãoe e á mídia uma guerra sem fim. Não abominemos o homossexual, mas sim o homossexualismo que causa transtorno dentro de meios de convivencia moral. Não lutemos contra, e nem a favor. Cada um tem a sua vida, sexo é intimo, tanto hétero , quanto homo. A questao é que hétero é aceito e homo, não deve se submeter ou comparar com o que o Criador fez: HOMEM E MULHER. Não concordo, é desvio. TAMBEM NÃO TENHO PRECONCEITOS.

  284. Marco Ayres Angelo disse:

    Bom,nós gays temos o mesmo direito sim, sebe por que? pelo simplis fato de nós pagarmos nossos impostos de respeitar as leis de sermos cidadaos de sermos seres humanos q ama q pensa q tem sentimentos e emoçoes como

  285. Marco Ayres Angelo disse:

    emoçoes. somos Brasileiros e só o q queremos e ser feliz com a pessoa amada n importando se é homen ou mulher pq o q importa na verdade para nós é a felicidade,igualdade,respeito e o amor.

  286. S. Vledah disse:

    Enquanto os gays não fizerem de sua condição e comportamento algo natural frente às esferas da sociedade e do Estado, não serão ouvidos e reconhecidos como tanto querem e lutam. O choque pode ser uma arma importante, mas no momento não parece estar fazendo tanto efeito como fez no início das Paradas Gays no mundo. Ninguém leva a sério o argumento de pessoas que aderem aos rótulos do universo homossexual e dos símbolos que o transforma numa grande fantasia, pois afinal, essa fantasia choca, e isso ninguém pode negar.

    Disserto mais a respeito no endereço: http://www.pensamentosebolinhas.blogspot.com

  287. j jbatista disse:

    Homofobia????-Cada um faz da vida o que bem entender, mas nem todas as condutas devem ser aceitas sem restrições em que uma juventude em formação possa se espelhar.Traficantes, contrabandistas entre outros assemelhados pagam impostos nem por isso são condutas em que a sociedade possa se espelhar. Nos E.U. sete entre dez cidadãos são contra o casamento homossexual, entretanto parte dos nossos politicos aprovam leis por decisões de lideranças e se constata que não levam em conta a ética e os valores morais da maioria da população. A mídia manipulando informações leva mais a crer que visa a atender a interesses e ganância de alguns a qualquer custo.A utilização do termo “homofobia” leva ao preconceito contra todos aqueles que não compartilham do ideário homossexual. Existem, há séculos, respeitáveis opiniões contrárias de fontes religiosas, culturais ou filosóficas. Com essa denominação, os oponentes do homossexualismo como prática passam a serem vistos como doentes mentais, ou seja, como portadores de um distúrbio que deve ser clinicamente tratado (aliás, já existe esse tratamento nos Estados Unidos!). A contradição está evidente: ao mesmo tempo em que se comemora o “aval científico” para o homossexualismo, utiliza-se uma denominação pseudocientífica para estigmatizar aqueles que são contrários a ele. O governo brasileiro já fez sua parte: lançou, em 2004, o programa “Brasil sem Homofobia”. Viu-se que “homofobia” tem dois sentidos: o primeiro, criado pelo movimento gay (discordância com suas idéias), e outro mais próximo da Psiquiatria (medo mórbido de homossexuais). De acordo com o primeiro conceito, a população brasileira em massa é “homofóbica”, pois o cristianismo, que é contrário à prática homossexual, está profundamente entranhado na cultura nacional. Pelo segundo conceito, o programa combate o nada, pois não somos “homofóbicos”. No Brasil, o preconceito (ou seria conceito?) contra homossexuais manifesta-se da forma mais inofensiva possível: a piada. Raríssimos são os casos de violência contra um homossexual apenas pelo fato de ele ser homossexual. Nesse tema, as estatísticas têm sua interpretação freqüentemente deturpada, como se todos os casos de violência contra homossexuais tivessem como causa o ódio a homossexuais. Para isso, seria necessária uma pesquisa das motivações do criminoso em cada caso, o que nunca foi feito.

  288. J Barcelos disse:

    Que cada um tem o direito de fazer o que bem quiser de suas vidas, todos nós sabemos. Que cada um tem deveres a cumprir, todos nós também já sabemos. Que homossexualismo é um comportamento e escolha sexual como os próprios homossexuais dizem: "minha opção sexual", todos sabemos. Continua abaixo…

  289. J Barcelos disse:

    Muitos escolhem comportamentos que vão na contramão da sociedade e sabem que, como tudo na vida, as conseqüências são inevitáveis (boas ou ruins – cada um julgue suas próprias conseqüências. Agora, o que não posso permitir é que me obriguem a concordar com as escolhas dos outros (não precisam concordar tb com as minhas) e deixar de expressar o que penso. Os homossexuais precisam viver suas vidas sem querer impor aceitação na sociedade. Já pensou se Roberto Carlos legislar em favor do azul e ai de quem disser que não gosta desta cor? Faça-me um favor pessoal. Sejam amados e aceitos como pessoas e não pelo comportamento sexual.

  290. gi disse:

    EU nao acho mas tenho certeza que sim,somos todos iguais,temos deveres iguais porque nao ter também os direitos?fiz tipo um contrato de união estavel com minha mulher,somos homessexuais e somos muito felizes.respeito para todos.
    nao achu que o brasil esteja crescendo em relação a isso nao ainda falta acabar com esse preconceito,que vem de dentro de casa mesmo desde pequenos as crianças sao ensinadas a terem preconceito contra homessexuais nao todos mas a maioria.

  291. Guilherme disse:

    bem apenas quero expor o que penso.

    Que vergonha pessoas incessatas ter que dizer o que é certo para mim, tenho meu relacionamento homosexual e dai, pago uma fortuna de impostos inclusive de INSS e ainda tenho que esperar por decisão de politicos corruptos, oportunistas e de juizes comandado por banqueiros que vive de nossos honrados salarios, somos iguais perante a Lei e porque a divergencia? Não estamos pedindo favores apenas exigindo o que é de direito.

  292. Prince Leh disse:

    Ainda não entendo como algumas famílias tratam deste assunto como tabú. Não é crime, maltrato, religião… Apenas uma opção que alguns cidadãos fazem no qual sentem-se melhor. "Alguns" seria pouco, pois vejo um grande número de homossexuais já existentes.

    Concordo com os direitos iguais, afinal, fico abismado com este assunto. Seria algo como: "Ainda verei se eles merecem!"

    Acho este assunto extremamente moderno para ser tratado com tanta infantilidade, ao meu ponto de vista.

  293. Luana Matos disse:

    É incrível…"não aceito, é desvio, mas não tenho preconceito!". Como alguém pode dizer isso? Vocês são hipócritas demais! Parem e pensem no que estão dizendo!

  294. Roger disse:

    Que o homem se una a mulher, sim, mas que ele também tenha a opção de escolher.

  295. aDRIANO LUCENA PEREIRA disse:

    OLÁ EU ACHO QUE SIM OS HOMOSSEXUAIS TEM QUE TER TODOS OS DIREITOS QUE UM SER HUMANO TEM POR DIREITO, NA HORA DE VOTAR A POLITICA NAO QUER SABER QUEM ESTA VOLTANDO SE É HOMEM MULHER NEGRO GAY LESBICA E ETC ENTAO SIM DIREITOS IGUAIS SEM MAIS E SEM MENOS E SINTO QUE O BRASIL TEM PROGREDIDO SIM ,LENTAMENTE MAS ESTA CAMINHANDO.

  296. Dantenorio disse:

    Acredito que a democracia se faz, também, levando-se em conta a opinião de uma maioria. No caso do Brasil, acredito que a maioria dos políticos que hoje são favoráveis ao reconhecimento da união entre homossexuais como estável, foram eleitos com o voto de eleitores cristãos, em sua maioria. E esses "representantes", deveriam "representar" seu povo, baseados nos princípios que regem a vida da maioria desse povo. Não se trata de "modernidade" ou "antiguidade" de pensamentos, se trata de princípios. E, nesse caso, princípios bíblicos. Os mesmos princípios que os confere nome de cristãos. Não deveria se tratar dos valores que o público homossexual acresce aos cofres das poderosas formadoras de opinião. Enfim, devemos defender o direito de "cidadãos" a todos os cidadãos, igualmente. Mas, não devemos defender o direito de "cidadãos especiais" a uma minoria de cidadãos em detrimento de uma maioria, que conquistou, a muito custo, seus direitos e também o respeito de seus concidadãos. Pois, acredito, ainda, que respeito se conquista e não se impõe. Muito menos com o uso da lei que a todos – tanto maioria como minoria – rege.

  297. Angelo disse:

    Lendo as opiniões vejo que ainda o preconceito existe e muito, mas agora pergunto se Deus e o nosso criador pq que existe animais irracionais gay no mundo em ? Então isto faz parte da natureza humana, sendo nos animaios racionais temos que respeitar o proximo isto sim e amas a Deus, os gays são pessoas muito iluminadas por Deus pois vejo o quanto lutam para comseguir seus direitos são vencedores, agora gente vamos parar de colocar Deus como icone na historia pois Deus ama os gays e ponto final não se esqueçer que no mandamento de cristo o 1º é amar a deus sobre todas as coisas, entõa se deus e amor o que importa pessoas do mesmo sexo se amar n´[e!

  298. Leonardo Brant disse:

    Não existem argumentos justos e corretos que possam desclassificar as relações homossexuais. Todos os argumentos contrários são de pessoas frustadas em suas relações amorosas. Claro que os direitos de um casal homossexual devem ser os mesmos de um casal heterossexual. Imaginem se as pessoas discriminassem os casais heterossexuais!! Infelizmente algumas pessoas não têm sensibilidade, maturidade e e dignidade para se colocarem emocionalmente no lugar das outras. Isso se chama falta de inteligencia emocional e falta de amor próprio. Porque quando não sabemos respeitar e amar o próximo é porque não sabemos nos respeitar e nos amar. Justamente esses discriminadores notórios e que se dizem legitimos representantes de Deus. Coitados deles. Deus é amor e esses discriminadores não entedem de amor. União civil homossexual já, para que a sociedade seja mais justa e digna e para que o amor propague em todas as direções.

  299. luiz disse:

    Porque não se pode falar contra o homossexualismo mas se pode falar mal do cristianismo e da fé dos outros? Porque os hábitos sexuais de uma pessoa é mais digna de respeito do que a devoção religiosa de uma outra pessoa? Ninguém é contra a opção sexual de ninguém,mas contra uma contra uma lei que não me permite dizer o que penso. E a constituição me garante esse direito.O direito de reclamar.O resto é ditadura.O movimento gay não tem nada a ver com o homossexualismo,assim como o feminismo não tem nada a ver com as mulheres nem as cotas raciais com os negros e as repúblicas indígenas com os índios.Tudo isso faz parte de um projeto maior e proposital para desestruturar a sociedade brasileira e separar as pessoas uma das outras.O movimento gay é prepotente, criminoso psicopático e monstruoso.O que tem que ser criminalizado é isso aí. E que cada um faça a opção sexual que bem entender.

  300. Zéca disse:

    Caramba! Tem um monte de comentários de homossexuais aqui aprovando esta lei! Por que será hein? Isto deveria ser um debate para heteros! O que os heteros acham… os gays sempre vão achar bom e vão encher de abóbrinha a matéria em questão.

  301. Natália Sampaio disse:

    O mesmo direito não. Creio que o direito de casar na igreja não é necessario, precisamos saber lidar com o que temos para consegui conquistar mais, muitos GLBT não tem conhecimento como podemos conseguir os nossos direitos já existentes e acabamos gritando por causas que no fundo são mais politicas do que de fato.
    Referente ao comentario d Luiz do dia 24/07/08 esse tema e outros poucos que são divilgados não trata de hábitos sexuais, são habitos que ninguem (Homosexual ou Heteressexual) gosta de colocar em publico se nao for para tirar vantagem. Referente a devoção religiosa hoje esta destorcido a ideia de religião no pais "maioria catolica" há um absordo de hipocricia no mundo religioso que é quase sempre abafato por eles mesmo. E sobre o movimento gay há prepotencia igual a todos os movimentos por falta de organização, todos os movimentos há erros nao seria esse o esclusivo. Mas, ele existe para um dia colocar um equilibrio entre homossexuais e heterossexuais, pois eu nao poder sair na rua com a minha namorada sem ser apontada hoje é completamente impossivel, para eu poder fazer um financiamente de uma casa com o meu parceiro é totalmente impossivel, então o movimento deve continuar sim.
    Essa lei infelizmente não tão cedo vai ser aprovado por o nosso pais não ser 100% um esta laico, ainda nao se desprendeu da religião e por isso o crescimento em geral tb é mais lento. Espero que essa como outras leis e boa fiscalização venham logo para melhorar a terra para todos os frutos.

  302. Rafael Zanelato disse:

    Éssa é uma questão de certa forma delicada. Pois esta previsto na nossa Constituição "direitos iguals" para todos. A busca pelo reconhecimento desses direitos cresceu de uns tempos pra cá, creio que se for procedente o pedido e o mesmo for aprovado, abrirá caminhos para que os requerentes, com o passar dos tempos possam ir conquistando seu espaço respeitado na sociedade. Em relação a esse assunto, não podemos deixar de comentar sobre a adoção de crianças, por homosexuais, outro caso que vem sendo discutido em sociedade, muitas vezes criticado pela sociedade pela educação que receberão por essas pessoas. Se formos parar pra pensar, seria melhor ter uma criança acolhida por homosexuais, recebdendo amor e carinho como todas as outras, ou uma criança abandonada, tendo sua infância perdida meio as drogas e criminalidade?? Pense nisso!

    Rafael Zanelato
    Acadêmico de Direito da Universudade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

  303. Priscilla disse:

    Eu na posição de alvo de tal pesquisa tenho vontade sim de casar com minha atual companheira.Porem há um impasse dos direitos civis de reconhecimento desta união…por um lado esta questão esta deixando de ser tabu e visto a olhos claros.Gostaria sim de poder colocar ela como minha dependnte em várias circunstancia o que só seria possivel com o reconhecimento desta união,mas enquanto não tentamos driblar e usar a legislação a nosso favor nas lacunas existentes e pertinente dos nossos códigos brasileiros

  304. luzia disse:

    sou uma futura profissional da saúde, tenho pesquisado sobre o assunto e a minha breve opinião, sobre o assunto é que a não aceitação do casamento gay e do direito de adoção pelos casais homossexuais, fere os direitos humanos, direitos sexuais, em suma acredito que a liberdade de escolha de parceiro sexual e a novas concepções de família(como ex:família homossexual)é uma realidade no pós modernismo mais que ainda é encarada por parte da sociedade grande preconceito

  305. katia disse:

    Tema sem dúvida alguma polêmico, Eu me posiciono a favor do casamento gay e da adoação de crianças pelos mesmos.Baseando -me na constituição de que todos cidadão é igual perante a sociedade, não pode haver discriminação do desejo alheio, tendo em vista também que uma criança adotada por uma união homoafetiva, pode ter o mesmo tratamento de uma criança adotada por um casal heteroafetiva.. se for a preocupação da criança ter como identificação a posição gay..sem dúvida em ambas as relações tanto homo como hetero ela esta pré-disposta a optar por se identificar com o mesmo sexo.

  306. rosimeire nucci disse:

    sou totalmemte a favor da união de casais homosexuais pois se pagamos todos os tipos de impostos porque não podemos ter os mesmos direitos

  307. iza disse:

    EU ACHO UM ABSURDO, ESTARMOS NO ANO DE 2009 E AINDA NAO TERMOS TODO O RECONHECIMENTO COMO OS HETEROSEXUAIS PERANTE A LEI, PAGAMOS OS MESMOS IMPOSTOS,TRABALHAMOS DA MESMA MANEIRA, SERA QUE NAO TEMOS DIGNIDADE, PORQUE TEMOS QUE TER MENOS DIREITO SE NA HORA DE PAGAR O CARNE DE CONTRIBUICAO DO INSS NAO NOS DAO DESCONTO, QUE PAIS E ESTE, PESSOAS MATAM ROBAM,EXTORQUEM , EXTUPRAM, E SE DIZEM BOAS PESSOAS, PARA ELES EXISTEM A MERDA DOS DIREITOS HUMANOS, MAS E PARA NOS , HOMOSEXUAIS, VAMOS SER SEMPRE TRATADOS FEITO UM LIXO NA SOCIEDADE???

  308. luiz disse:

    Os homossexuais querem receber vantagens especiais, só por serem homossexuais? São uns espertalhões querendo privilégios e poder, mais nada. Para isso mentem. Ninguém é obrigado a gostar de vocês e muito menos gostar do que fazem. Jamais conseguirão impor pela força (através de uma lei ditatorial e anti-democrática)seu modo de vida à sociedade, como se fosse coisa natural, porque não é. Pelo contrário, temos o direito de não gostar do que vocês são e das aberrações e escândalos que praticam. Ninguém tem o direito de dizer a vocês se devem dar "aquilo" ou não. Mas temos o direito de não concordar e dizer: – não aceitamos o homossexualismo porque êle promove a pedofilia e as doenças sexualmente transmissíveis. Ou simplesmente porque tenho aversão, é da própria natureza humana.

  309. sonia disse:

    Acho que já está na hora de deixarmos de ser tão antiquados,pois se todos pagam impostos ,temos que ter os mesmos direitos.Afinal e os direitos humanos?

  310. gabriela disse:

    nada disso importa

  311. Debora disse:

    Acho sim, que a lei tem que abranger os homossexuais, pois, são seres humanos com direitos iguais,e por terem orientação sexual diversa,eles não deixam de ser humanos. Todos somos livres para viver.

  312. Estela disse:

    Comcordo que homossexuais possam casar, pois todos nós temos os mesmos direitos, porque nos podemos ser respeiados e eles descriminados?
    Sou católica mas concordo que há uma grande comtroversia na Igreja pois se todos somos iguais porque que eles são diferentes e devem ser tratados de formas diferente?

  313. José Alves de Freitas disse:

    Acho que todos são iguais perante a lei, como resa a carta mágna, se todod são iguais perante a lei, os direitos e deveres também devem serem iguais para todos, será que os impostos recaídos sobre gays tem menos impácto do que os impostos pagos por casais heteosexuais. O gay só é visto como consumidor, já que o que eles produzem é para eles não tem esposa nem filhos,este um público desejado pelo comércio. Mais na hora de opinar sobre direitos dos homossexuais, eles são totalmente contra, Este é um país de hipocrisia. A parada gay reune mais de três milhões de pessoas e os gays não são capazes de elegerem para o palamento seja federal estadual ou municipal um parlamentar gay assumido com as causa,. Ah tinha esquecido o saudosso e polémico Clodovil se elegeu deputado federal mais ele nunca esteve a frente das lutas dos direitos dos gays el era arrogante e prepotente com opiniões divergente da maioria da classe assumidamente homosexuais.

  314. Gilvanete disse:

    Não concordo com a aprovação.
    Todas as tomadas de decisões na história da humanidade no que se refere a familia só veio para acabar com a moral e os bons costumes.A questão aqui não é o interece na penção ou estabilidade do parceiro e sim na sociedade como um todo.Façam um plebicito e verão que a maioria da populaçõa se incomoda com essa pouca vergonha que tem se espalhado no mundo como um vírus infeccioso.Não sou contra o homossexual mais sim contra suas práticas.Não há necessidade de exteriorizar sua opção sexual sexo não foi criado para a praça pública e sem para o quarto entre quatro paredes,sua opção não intereça ninguém existe o livre árbitrio,mais não sou obrigada a compartilhar da cama deles em cada esquina.Devemos observar também que não haverá procriação numa união dessas podendo ser o fim da raça humana.Pois uma criança adotada criada em um ambiente onde dois homens se relacionam se beijam dormem juntos pra ela será normal e também fará igual.Nascerá uma geração de homo e a raça humana acabará.

  315. Jovelino Selis disse:

    A Constituição Federal do Brasil no seu artigo 3º Inciso III, trás de forma tácita explicita, que um dos objetivos do Brasil é erradicalizar qualquer forma de discriminação. Todos são iguais, perante a lei. Isso foi confirmado pelo STF do Brasil.

  316. avs disse:

    antes das lei dos homens vem a lei de DEUS,antes da opiniao da esfera maior do poder judiciario vem a sociedade que pela qual e ou deveria ser fundamentada politicas.ja que se trata de direitos toda crianca nao tem direito a ter um pai e uma mae?nem um pai neste pais te o sonho de ver seu filho/filha faser amor com pessoa do mesmo sexo.os homo sexual ja tem os direito que um sidadao tem.

  317. Juanita disse:

    NAO CONCORDO!, ESPERO SINCERAMENTE QUE NAO APROVEM.NAO SOU A UNICA, PODEM TER CERTEZA DISSO, SAO MILHARES DE PESSOAS QUE SAO CONTRA.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *