Início » Brasil » Violência: o que podemos fazer?
Tendências e Debates

Violência: o que podemos fazer?

Crimes com motivações pessoais ou sem sentido se tornam cada vez mais corriqueiros

A violência no Brasil cresce de forma acelerada e sem controle, com cerca de 50 mil brasileiros assassinados todos os anos. Esse número supera o de mortes em países que enfrentam guerras, como o Iraque. Mas o que podemos fazer para mudar isso? O país assiste atônito à escalada do poder e à ousadia do crime organizado, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais corriqueiros os crimes com motivações pessoais ou sem sentido.

A assustadora explosão da violência no Brasil é justificada pelas autoridades por inúmeros problemas, mas estas mesmas autoridades a tratam com descaso. É frágil a segurança pública, com policiais despreparados e, em muitos casos, corruptos.

Nosso sistema carcerário é ineficiente e temos ainda a conhecida impunidade que, apoiada por leis inadequadas à realidade, permite a assassinos como Champinha desfrutarem da liberdade como cidadãos comuns. No passado, a opinião pública tinha o tempo necessário entre um crime e outro para elevá-lo ao nível de atrocidade.

Foi assim há 30 anos, quando Doca Street assassinou a namorada Ângela Diniz, chocando o país. Agora, tudo é corriqueiro. A foto da mãe enfurecida com a cabeça do filho morto no colo em pleno centro do Rio de Janeiro impressionou, mas teve que ceder espaço para a imagem do assassino que cerrou ao meio uma empresária simplesmente por terem discutido por uma vaga de estacionamento.

A impressão que nos dá é que tudo virou motivo para matar. E o pior é que nada mais parece chocar. Secretário de Transportes de Macaé que coibiu vans é assassinado, Fernando Magalhães foi o responsável pelo combate à máfia das vans na cidade, reduzindo de 640 para 54 o número de veículos que fazem o transporte coletivo em Macaé. Ele foi assassinado em uma emboscada na noite de quinta-feira. Seu carro foi interceptado por bandidos e atingido por 19 tiros. Destes, nove acertaram o secretário. Segundo a polícia, trata-se de uma execução feita por profissionais. O Globo – Secretário que combateu vans é executado – Página 37.

Por que se mata tanto? Por que os governantes permanecem anestesiados e não reagem tornando a segurança uma prioridade? O que a sociedade civil pode fazer para mudar este quadro? Dê a sua opinião.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

440 Opiniões

  1. Roland disse:

    Primeiro o governo teria que dar condições as pessoas para que elas tivessem uma vida digna, ou seja, saúde, educação e segurança pelo menos, de segunda classe. Depois aplicar Leis duras contra quem insistir em cometer algum tipo de delito. Eu sou a favor da LEI DE TALIÃO.Em se tratando de drogas, o viciado era pra ir para uma clínica, mesmo contra sua própria vontade e o traficante pegaria prisão perpétua, ficando incomunicável num presídio industrial dentro da floresta amazônica.Sou a favor da pena de morte, quando a vítima morre.Pra mim é assim: MATOU? TEM QUE SE F@#$ TAMBÉM!

  2. Palmiro Alvão da Costa disse:

    Estudei na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal Pará como aluno interno. Lá eu tomava café, almoçava, jantava e dormia tranquilo, pois lá eu podia estudar para obter uma formação no curso técnico em agropecuária, onde me formei e atualmente sou professor com mestrado em Biologia da SEMEC Belém e trabalho como técnico agrícola também na Embrapa. Não existe outro caminho para os jovens de nosso Brasil se não for a escola de qualidade e que dê condições aos jovens de estudarem, se alimentarem e dormirem tranquilos em escolas com internato também semi internato e externato, como esta que eu citei.Os alunos de famílias mais carentes deveriam ter prioridade no internato e também os que moram mais distante da escola. Neste sentido as escolas militares poderiam ser ampliadas também para atuarem na educação e formação dos jovens e não só em tempo de guerra ou de intervenção em morros sobre dominação de facções. As facções criminosas estão recrutando mais jovens que as forças armadas, estão se armando melhor que as forças armadas e estão mais eficientes no crime que o governo brasileiro e estaduais e municipais no combate ao crime. O maior crime quem comete é a gestão pública quando não oferece política correta em busca do verdadeiro cidadão. Os políticos dão mau exemplo também quando se envolvem em falcatruas milionárias ou mesmo bilionárias. Estes recursos estão faltando para serem investidos na formação dos jovens e na prevenção da violência. Coibir o uso de drogas através da ocupação do tempo dos jovens neste modelo de escola, onde há tempo pra trabalhar, estudar e praticar esportes e ou outras atividades culturais como capoeira e outras lutas. Na escola em que eu trabalho atualmente, no Liceu de Artes e ofícios mestre Raimundo Cardoso que fica em uma baixada no Paracui em Icoaraci, Belém Pará, Brasil, além de professor de Ciências, também sou mestre de Capoeira pela Federação Paraense de Capoeira e assim desenvolvo projeto de Capoeira e de Futebol de salão na escola além de oficina de Educação Ambiental onde repasso aos alunos a técnica que desenvolvo no trabalho da Embrapa de Identificação de madeira (Xiloteca). Educar é prevenir, educar é acolher, educar é investir no futuro dos jovens, em um futuro com baixo nível de violência.

  3. Abel João de Jesus (E.T.S.) disse:

    Na minha opinião, 1º todos nós devia-mos nos apegar ao nosso criador sem acepção de pessoas, (2°) nos corrigir-mos de nossos atos ruins e ser-mos justos uns cos outros pois a justiça vem 1º de nós (3°) Ai sim devemos cobrar nossos direitos nos unir-mos em um só povo indo pras ruas com ordem e decência acionar-mos os meios de comunicações radios tvs jornais meus sociais E-MAIL ATIZAP FACE e etc, Exigir-mos educação de qualidade e em tempo integral, saúde de qualidade, segurança treinada para lhe dar com bandidos mas também com o cidadão, não só combater os policias copitos mas remunera-los melhor dando a eles o direito de uma porcentagem boa do dinheiro apreendidos nas mãos de traficantes, (4º) limpar nosso pais dos politicos corruptos, imundos que nos enojam e etc, etc,e etc porque quando o comodante perde a vergonha os comodados perdem o respeito.

  4. Gabi disse:

    Acho que isso pode acabar mas nao com muita facilidade mas podemos correr atras
    Nao como podemos como devemos

  5. Neide disse:

    Dar amor para a criança desde pequena, é na primeira fase (0 a 7 anos) que o emocional dela se forma, se ela se sente rejeitada, mal amada, comparada, desrespeitada,dificilmente se darão conta no individuo que ela se tornou.Só podemos lamentar o sofrimento dessa criança e todas as vítimas. Amemos mais nossas crianças, façamos com que ela se sinta importante, deixemos coisas de lado para atendê-la agora para não chorar depois!

  6. Vlad disse:

    Na minha opinião , essa violência não se reduz porque a base do alto comando do
    crime organizado , está nos poderes que comandam e conduzem a nossa sociedade

  7. Mirley disse:

    Boa tarde

    As pessoas falam tanto em violência, mas nada fazem para realmente melhorar isso. A violência começa dentro de casa. A falta de diálogo, a falta de atenção por conta de tanto trabalho, faz com que nossos filhos, procurem companhia fora e muitas dessas companhias os induzem a um mal comportamento.
    Acho também que deveria existir em todo mundo, um horário X de funcionamento de bares, boates e clubes noturnos. A permanência de estabelecimentos abertos à noite toda, faz com que as pessoas fiquem mais tempo fora de casa, usando bebidas alcoólicas, drogas e assim sendo, procurando brigas e outras coisas piores pra fazer.
    Um trabalho social para pós presidiário, também deveria existir. Sabemos que es presidiários é difícil arranjar emprego. O governo em vez de pagar mais de 1 salário para os presos, deveria pegar esse dinheiro e investir em associações, onde os presos poderiam trabalhar, após sair da cadeia. Assim eles não teriam a desculpa de dizer que rouba pq não tem emprego para eles.

  8. Edison disse:

    Vamos lá:
    1 – O Povo passar a ter responsabilidade por ocasião da escolha do candidato a cargo Político;
    2 – O Povo deixar de lado o ¨Jeitinho brasileiro¨;
    3 – O Povo pressionar o Legislativo Federal por mudanças no Código Penal:
    4 – O estado construir diversas penitenciárias para dar vasão a demanda de presos;
    5 – Urbanizar as comunidades carentes com saneamento, construções de creches, escolas clinicas ou hospitais e centros de lazer;e
    6 – Remunerar adequadamente o policial.

  9. paulo dias disse:

    PASSAR OS COMANDOS DAS POLICIAS MILITARES ESTADUAIS PARA O COMANDO DO EXERCITO BRASILEIRO NO VER JÁ DEVERIA DE PASSADO,AS POLICIAS CIVIL PERTENCER A POLICIA FEDERAL,OS CORPOS DE BAMBEIROS CONTINUAR PERTENCENDO OS ESTADOS ESTADUAIS.

  10. Cleber Carvalho da Rocha disse:

    Mudar as leis, para fazer com que o criminoso perca automaticamente os seus direitos como cidadão.
    vou explicar o caminho das pedras, a receita, o criminoso saberia que a lei é dura e que ele terá a certeza que será punido. Ele condenado perde o direito a liberdade mesmo que se torne santo na cadeia e comece a fazer milagres, só sairá depois de cumprir no mínimo 10 anos de cadeia sem direito a redução nem banho de sol, visita a papai e mamãe etc e tal.
    Ele seria um escravo da sociedade onde trabalharia em colônias agrícolas e em caso de rebelião aplicaria a prisão perpétua. depois dos 10 anos de pena, se reincidente ficaria o dobro 20 anos e assim sucessivamente 40 80. presença do estado, militares patrulhando ostensivamente e das forças armadas. Como se tem posto de saúde nos bairros, em cada bairro de uma cidade grande teria uma unidade de polícia bem equipada que só patrulharia aquela região, nas cidades menores a cada 3 4 bairros, com trabalhos na escola e comunidades carentes de prevenção e estruturação de atendimentos básicos as comunidades carentes, somente isso meus amigos, e mais nada.

  11. Renato disse:

    Para reduzir a violência no Brasil seria o povo eleger pessoas que se interessam no assunto, hoje são eleitos, artistas, ex-BBB, ex-jogador e pessoas da mídia em geral, esses são aproveitadores da fama para ganhar votos do povo e de rebarba eleger outros de seu partido que não conseguiram o suficiente. O que essas pessoa fazem ou já fizeram por aqueles que o elegeram, nada, nada, só vão para dizer sim ou não nos projetos leis dos outros. Muitos não sabem nem se expressar direito, quanto mais escrever uma lei. Se eleger pessoas estão preocupados com a segurança do povo, talvez a ideia da prisão perpetua seria uma. Assassinos, pedófilos, traficantes, estupradores, como exemplo, são crimes hediondos para prisão perpetua,primeira faz a lei e depois pensa na construção de presídios.Para corruptos, condenação em regime fechado e banido da política.Assim diminuiria e muito a violência no Brasil, chega de proteger bandidos, precisamos andar com tranquilidade nas ruas de nossas cidade a qualquer hora do dia ou noite. Hoje o que se gasta com preso dá para construir muitas cadeias, não podemos é deixar eles mandarem na cidade. Comecem a mudança nas eleições, procure aqueles que vão lutar a favor da prisão perpetua com declaração por escrito e caso não venha a cumpri irá renunciar ao cargo, temos que exigir promessas por escrito, pois na palavra não está adiantando. Essa é minha opinião. Eu sou a favor do fim do Min. da Cultura, a integração com o Min. da Educação é uma boa, assim se educa primeiro antes dos jogar essas cultura televisiva, teatral, musical e outros nas casas das famílias brasileira.É um tédio assistir tv, ouvir música e ir ao teatro.

  12. Thor disse:

    Isso também nao cabe apenas a culpa para o governo e escolas ou falta de instrutura em cadeias, se fosse esse o caso nos interiores seriam os piores lugares, a maior culpa é dos pais que não sabem educar e aconselhar seus filhos, apenas fazem larga ele na escola para que a sociedade o ensine a viver.

  13. sidney andarde disse:

    afalta deuma politica de emprego para os jovens e uma boa educaçao acaba levando o jovempara violencia e sua propria morete

  14. Taís Kemelly disse:

    queria saber o que fazer para acabar cm a violência

  15. Cosmo frota disse:

    Saúde Público do Rio de Janeiro

    O que está contecendo nos Hospitais Públicos do Rio de Janeiro, foi as corrupções, o povo elegeram e votaram neles e agora paga caro, para ano que vem de mais eleições e vamos votar errados de novo.

    Feliz Natal.

  16. joadson disse:

    A violência hoje é um mau que vem atingindo a sociedade de forma agressiva e silenciosa causando vítimas de várias formas. A sociedade necessita de mais segurança e mais valores de família.

  17. brasileirofulo disse:

    Não vejo luz no fim do túnel, nenhum governo toma as providencias cabíveis, nem nos estados, nem nos municípios, muito menos na esfera federal, temos que formar uma sociedade de guardiões, cada um vigiar o outro, e quando necessário fazer a justiça nós mesmos, não tem como mais aguentar essa violência que atormenta o brasil, vc sai e só ouve historias de assalto, hoje mesmo na academia foi roubado um veiculo na porta em pleno dia, os malandros desgraçados não tem mais medo nenhum, sabem que a justiça é falha, agora se nós mesmos tomássemos as dores de cada um de nós e formássemos um “comboio” humano, traduzindo sempre ter varias pessoas por perto e vigilantes, uma dando apoio a outra, e se capturássemos os malandros, uma bela surra, e depois entregássemos a policia, antes disso catalogarmos o malandro, na segunda vez ai é buraco mesmo, bandido bom é bandido morto, essa é a regra, infelizmente nesse país terá que ser assim, na suecia não, fecharam presídios por falta de malandro, vamos exportar malandro daqui pra lá então kkkkk, chega não aguento mais sair e ficar preocupado com malandro, viver trancado por causa de malandros, vamos pra porrada com malandro, azeitonas neles. Acabar com esse desarmamento e cada um comprar uma pistola, ai é troca de chumbo com esses canalhas ladrões.

  18. Regina Celia Ribeiro Moreto disse:

    Não adianta questionar o que fazer. Os políticos precisam mudar as leis. Quem mata tem que morrer. Quem rouba tem que ser preso e por nada, nenhum dinheiro sair. Não importa se ele é maior ou menor, ou mesmo idoso, Eles que pensem sobre suas atitudes. Criamos nossos filhos com caráter, dignidade, pagamos nossos impostos, e estamos sem o direito de ir e vir e, eles todos soltos por aí. Matam, roubam e nada lhes acontece. Só uma coisa poderá mudar isso. Mudança nas Leis. Cadê esse governo safado que nada faz. Eles andam com seguranças, carros blindados, mandam os filhos para fora do Brasil, ou então até pra ir ao banheiro levam segurança e nós, que sustentamos esse País, estamos morrendo, nas esquinas, nas portas de casa e fica por isso mesmo. Mudem as Leis e que se dane os direitos humanos. Nós somos humanos e não os bandidos.

  19. eduarda disse:

    Olá, acho que reclamamos muito dos erros alheios, somos capazes de julgar e rotular, mas quem faz um país é o povo, não interessa se o governo é corrupto se nós mesmos cultivamos esse habito, reclamamos da falta de educação mas quando vamos fazer alguma manifestação vamos as ruas pedir para abaixar as tarifas de ônibus, isso chega a ser ridículo, educação vem de casa, não basta só reclamar dos bandidos que matam e praticam outros tipos de violência se nós mesmos temos a mesma vontade, sem contar que em alguns casos quando o bandido é pego sofre abusos e tortura, há vários casos na internet, precisamos aprender a conviver, a respeitar, e principalmente parar de enxergar só o que queremos, se ainda em um país que há corrupção mas também há preconceitos raciais, sociais pela parte do povo que reclama tanto querendo melhorias mas são incapazes de enxergar o próprio erro, é fato que nosso governo esta cada dia mais podre, mas ele não faz melhorias sozinho, se você quer mudança comece por você.

  20. Lucia Eliene Dourado disse:

    Os que tem poder, tem segurança, então a violência não os atinge.
    Tomar medidas severas, exige seriedade, compromisso e vontade de fazer, e nisso nosso sistema deixa a desejar.
    Enquanto isso, nós, o povo comum, perdemos a liberdade de ir e vir. Perdemos a liberdade de ficarmos em nossa porta pois podemos ser abordados e assaltados.
    Onde iremos parar ?
    É facil saber – A onde a violência os leva.
    Triste e pavoroso viver assim.

  21. Neide Zelia da Silva disse:

    Hoje acabei de sofrer um assalto na porta da minha casa, e estou furiosa e revoltada com essa violência.
    Quero mencionar que a todo lado que se olha, o que vemos, crianças e jovens se entregando para drogas.
    Famílias se formando sem estrutura, e vira uma corrente sem fim.
    E as passeatas realizadas no nosso país, é para liberação da drogas, contra aumento da passagem de ônibus, ai eu pergunto, e contra os ladrões no nosso país ” PT e companhia “, a falta de educação, falta de saúde etc…
    Todo mundo comenta, da as noticias e ninguém faz nada. Tenho vontade de gritar até mesmo matar.
    Mas não sou assassina, não estou aguentando mais o nosso País e no que ele está se transformando numa terra de ninguém.
    O QUE FAZER ?

  22. dayse disse:

    Hoje ainda foi pior do que ontem. Não sei se acredito que pode haver uma solução para o que está acontecendo
    Li alguns dos comentários escritos aqui. CONCORDO COM TODOS ELES. Com os que afirmam que existe solução, com os que dizem que não existe, em fim…
    O que esperar do futuro? Estamos cavando nossa sepultura: TOK, Depressão, LOUCURA… quem não mata hoje em dia, morre e morremos todos nós, se não for de forma direta (bala, espancamento…) morremos de forma indireta(ansiedade, medo, angústia, preocupação). Não estamos bem, e a tenência é piorar!
    a ganância, a inveja, a concorrência, a deslealdade, a indiferença…são nossos algozes, cresceram e estão maiores do que nós.
    O que estamos ensinando para os nossos filhos? … a ser melhor que o coleguinha? a ter mais do que os outros custe o que custar?… Espero que sejamos aqueles que reconheceram o CRISTO E não os que lhe espancaram. Se ainda podemos fazer algo que façamos agora, vamos olhar mais para os lados e nos preocupar com a situação dos outros também. Não sei se ainda da tempo, mas precisamos mudar os homens para poder mudar o mundo! abraços a todos, FIQUEM COM DEUS!

  23. Everton Barreto Pimenta disse:

    Assisto a terrível violência em minha cidade natal, hoje tenho 49 anos e sou um homem triste por não poder fazer nada para mudar a nossa terrível realidade no último dia do ano de 2014 sofri um assalto na minha gráfica e entre assaltos e arrombamentos só este ano esse foi o quarto. E triste mas vou ter que fechar a empresa não sei ainda o que vou fazer para sustentar a minha família. Sei que é praticamente impossível resolver esta situação, pois como costumo falar não tem com limpar a margem e a foz de um rio se a sujeira vem da fonte. Quem poderia resolver essa situação não tem interesse, pois são parte da sujeira. sei o que deve ser feito mas não sei como fazer, não como unir as pessoas que estão sofrendo para legalmente cobrar, exigir e fazer valer nossos direitos. Por favor eu e muita gente que querem viver em paz, vamos nos untar pelo amor de Deus, vamos nos organizar, vamos evitar tanto dor, tonto sofrimento.

  24. Natália Oliveira disse:

    Adorei….rs tava precisando de umas opiniões para colocar na minha redação e adorei estas….Obrigados!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  25. Ezequias disse:

    DEVEMOS PROMOVER UM LEVANTE NA MESMA INTENSIDADE, CONTRA A BANDIDAGEM, SEMELHANTE O “SALVE”.
    TOLERÂNCIA ZERO CONTRA OS BANDIDOS SEJAM LÁ QUEM FOR.
    A POPULAÇÃO DEVE ARMA-SE E USAR DE TODOS OS MEIOS.
    E EM CASOS QUE UM CIDADÃO FOR A JURE POPULAR POR ELIMINAR UM BANDIDO DEVE SER ABSOLVIDO E PONTO FINAL.

  26. fernando disse:

    APROVEITANDO O ESPAÇO PARA TÃO SOMENTE DESABAFAR.
    Como acreditar em melhores dias se:
    Assistimos pela tv, pessoas capaz de gastar o que não tem com passagens. viajar longas distancias para ficar dias e noites em frente a um hospital segurando um cartaz com a seguinte frase.”Neimar estamos torcendo pela sua recuperação”.
    No entanto esse humilde e ignorante ser, não é capaz de doar Hum real para ajudar uma instituição beneficente de sua cidade. Se quer, diz bom dia ou beija com carinho seus entes queridos.

    Este é o perfil da maioria da sociedade civil que elegem nossos governantes.

    MAKETUBE

  27. maria lucia disse:

    Boa tarde, Humberto Assunção,

    Eu compartilho completamente de sua ideia, e do que disse, eu a um tempo atras iria escrever exatamente o que você disse e muito mais, mas hoje, e sabe porque não? Desisti dessa droga de país.
    Vejo pessoas ainda se preocupando com seleção brasileira como se uma vitória dessa porcaria mudasse o Brasil se cada gol mudasse o Brasil, seriamos um país de primeiro mundo.
    Eu desisti, estou vivendo com medo e implorando para não se morto a qualquer dia. O meu protesto é não voto mais em mentiroso nenhum, a policia?? esta para mim nem existe, são piores que os bandidos.

    DESISTO.

    ODEIO A CIDADE EM UE VIVO E ODEIO ESTE MALDITO PAÍS, VIOLENTO.assim eu digo………

  28. miceval dias quinteiro disse:

    primeiro, temos que limpar o governo, depois colocar alguem limpo, para que este alguem tenha vergonha na cara para mudadr o código penal para 14 anos, só assim vamos ter um pais digno do povo brasileiro.

  29. Rony Sandoval disse:

    Deveríamos sair as ruas novamente como nas diretas já
    Cortar os recursos do governo como imposto e depositar em conta privada com ação judicial
    Demandar o nosso pais de volta e mandar todos ou a maioria dos políticos corruptos de volta a suas próprias ignorância
    Talvez voltarmos a monarquia e mais barata e eficiente
    Emfelismente temos uma cultura de políticos ignorantes dominando nosso pais ,quando vemos os juízes do supremo tribunal federal comprados para defender políticos sujos e um presidente do senado igualmente imundo que podemos esperar do nosso sistema
    Devemos nos reunir novamente em uma só voz , coisa que o brasil ainda não se deu conta nos somos o pais e o dever de mudança e a nossa obrigação
    Então o que esperamos para semos mais unidos ???????????????
    Obrigado
    Rony

  30. Allan disse:

    Excelente texto. Na minha opinião, o Brasil tem capacidade de resolver essa questão da segurança pública, detalhe: Não resolvem porque não querem. Se houvesse interesse de fato, várias medidas poderiam ser adotadas para coibir o aumento da criminalidade.

    Em primeiro plano, o Brasil poderia adotar como modelo o padrão de segurança pública que deu certo em algum país onde a criminalidade foi reduzida drasticamente.

    Em segundo plano capacitar, preparar, e habilitar policias civis, militares, federais, e guarda – municipal, para em conjunto criarem ações efetivas de enfrentamento ao crime respeitado o cidadão de bem.

    Em terceiro plano, ao menos no estado de São Paulo, aumentar consideravelmente o contigente policial. São poucos policiais para atender uma demanda enorme. Deveria haver só no Estado de São Paulo uns 300 mil policiais.

    Em quarto lugar, a elaboração de leis que de fato combatam a violência. Exemplo: Prisão perpétua para PEDOFILIA, ESTUPRO, E OUTROS CRIMES AQUI NÃO DELINEADOS. Pena de morte para quem comete homicídio, latrocínio, e outros.

    Em quinto lugar, Uma remuneração digna, para o policial que prima de fato pela lei e a ordem.

    Em sexto lugar, elaborar um plano de expansão a nível nacional de presídios que de fato funcionem não como uma escola onde se forma criminosos, mas onde se reabilita pessoas.

    Existem outros fatores não listados aqui que poderiam ser aplicados, e que certamente funcionariam.

    Essa é minha opinião.

  31. camila silva disse:

    Excelente a redação…..mais na verdade os principais ladrões e bandidos são os nossos governantes que roubam da gente todos os dias e não fazemos nada ficamos com a boca tapada só vendo eles roubarem quando vão preso ficam em selas especias com tv comida boa e outras mordomias enquanto cidadãos de bem trabalham todos os dias para ganhar uma miséria se arriscando correndo riscos de morte sem proteção nenhuma porque hoje não devemos confiar em mais nada apenas em DEUS que é o único que nos protege todos os dias….

  32. Ermírio Leitte Filho disse:

    Em primeiro lugar nós nos deparamos com total apatia, despreparo e falta de motivação da polícia no combate à baderna. Em segundo lugar a incompetência e a demagogia dos políticos que estão no comando da Nação e dos Estados Em terceiro lugar a hipocrisia da sociedade que discorda de tudo que está acontecendo e nada cobra dos nossos dirigentes e elege os mesmos que estão no poder, dando um aval a incompetência.
    Dos três poderes o maior responsável pelas reformas é o legislativo, devíamos cobrar leis mais realistas de acordo com a realidade que estamos vivendo. O Brasil vive um estado de guerra urbana, com os bandidos soltos praticando crimes diariamente e o cidadão preso em casa sem direito à defesa. Há os que discordam da diminuição da maioridade penal e, pasmem, a maioria alega a falta de prisão adequada para o jovem bandido. Pela incompetência do Governo é a sociedade quem paga. Na democracia a imprensa tem um papel fundamental na cobrança da defesa da sociedade. Não cobra nada, dá-nos a impressão de que tudo está correto. Ou o povo brasileiro acorda ou, mais uma geração, seremos uma verganha para a humanidade. Ermírio. (ermirioleitte@hotmail.com).

  33. alice disse:

    noss a isso vai ajudar muito no meu trabalho da escola

  34. Jeferson Felipe disse:

    Olá, perfeito seu texto, não só me ajudou na pesquisa do trabalho escolar como ampliou minhas visões
    e analise em meia a sociedade em que vivemos, seu conhecimento é gratificante e objetivo. Parabéns.

  35. Gabriela Borges disse:

    Tenho 15 anos e vou fazer uma prova de artigo de opinião sobre a violencia , esse foi o melhor site ate agora , gostei da opinião de todos mais a que mais me chamou atenção foi a do Humberto Assunção , ele conseguil fezer o que eu tenho que fazer amanhã , colocar sua opinião não em um txto grande mais sim em um pequeno que voce consegue entender oque ocoprro no brasil . Muito obrigado

  36. Roberto disse:

    Boa tarde, Humberto Assunção,

    Eu compartilho completamente de sua ideia, e do que disse, eu a um tempo atras iria escrever exatamente o que você disse e muito mais, mas hoje, e sabe porque não? Desisti dessa droga de país.
    Vejo pessoas ainda se preocupando com seleção brasileira como se uma vitória dessa porcaria mudasse o Brasil se cada gol mudasse o Brasil, seriamos um país de primeiro mundo.
    Eu desisti, estou vivendo com medo e implorando para não se morto a qualquer dia. O meu protesto é não voto mais em mentiroso nenhum, a policia?? esta para mim nem existe, são piores que os bandidos.

    DESISTO.

    ODEIO A CIDADE EM UE VIVO E ODEIO ESTE MALDITO PAÍS, VIOLENTO.

  37. karolina taliele da silva disse:

    adorei foi muito bom manda mais coisas para o meu emeil

  38. Iandra disse:

    Caramba a violência está crescendo muito rapido. Temos que dar um basta nisso doido isso é muito serio. acho interessante o agressor gosta de agredir mais num quer ser agredido. Como diz certas pessoas são um bando de RECALCADO, mas eu nãovou descreveolos por que eles não merece meu tempo por que daria muito tempo para descrevelos. Isso é muito chato cara, e o problema é que tem gente que sabe de casos de violência e não denuncia vamos denunciar para a policia(190)…

  39. Humberto Assunção disse:

    Enquanto se discute os números da violência em nosso país, nada efetivamente é apresentado como atenuante ao problema. Políticos permanecem anestesiados, envoltos em covarde hipocrisia jamais vista. Dizem que o Estatuto da Criança e do Adolescente visa preservar tal faixa etária, no entanto só vemos os defensores desse pensamento lutando por aqueles que cometem crimes. Quem já viu uma comissão dos direitos humanos procurarem as famílias das vítimas de violência? Com relação à pena de morte ela já existe no Brasil, bandidos decidem quem vive ou morre, quem deve ser torturado ou violentado antes de morrer. Não dá mais pra dizer que política social vai resolver, estamos no estado democrático de direito mas o estado de natureza esta se sobrepondo. Falta muito pouco para vivermos uma Gotham City onde o caos na segurança engole a tudo e a todos. Por que guardar criminosos irrecuperáveis? Como podemos aceitar que se gaste mais com um presidiário que com uma criança na escola? Fingimos que as crianças tem educação e estão protegidas enquanto verdadeiros monstros aguardam para novas vítimas fazer. Em Fortaleza abrigos para crianças em situação de risco ameaçam fechar as portas após cinco seis meses sem dinheiro para alimentação. Já quando os presidiários fazem seus motins queimando todos os colchões, no outro dia o estado providencia outros novinhos, pra isso há verba. é uma droga esse modelo sínico de fazer política…

  40. mariadefatima disse:

    Olha as autoridades temque se apressarem pra mudar esta legislação ultrapassadavisto que os moradores de quase todas as cidades do Brasil estão empânico. É vergonhoso nascermos num país onde temos medo das Leis dele, já que não punem bandidos. O caso dos estupros que houve no Brasil é mais motivo de vergonha, por que vão achar e eu acho que estamos voltando ao tempo do homem das cavernas, onde eram grosseiros, violentos, animais e não raciocionavam nas ações má que praticavam. Acabem com isso autoridades, porque vcs com dinheiro podem fugie para outro país e nós da classe média temos que aguentar abusos de todos os tipos. Se acontecesse um caso desses com filhos de vcs importantes o que vcs dirião a população? O caso é sério, mas não podemos entregar nosso país nas mãos de bandidos menores, assassinos cuéis, e pessoas de tão má indole. Não culpamos vcs pelo motivos dos pais desses bandidos não terem lhe educado, Mas culpamos sim pela impunidades que os brasileiros não aguentam mais. Vai chegaro momento da sociedade agir com as próprias mãos e o país será o caos. nÃO TEMOS GUERRA, MAS ISSO CHOCA MAIS QUE AS GUERRAS MUNDIAIS. Tomem vergonha e respeitem a sociedade. São eles que votam em vcs e eles precisam ser atendidos.

  41. batista disse:

    Estou contatando empresarios de todas as capitais para fazermos outdors com frases provocativas do tipo pena de morte jáaaaa

  42. Roberto Guimaraes disse:

    No momento não vou falar pois posso morrer assassinado, mas quando puder dou o fora deste lugar que chamam de país.

  43. Michel disse:

    1º Cumprimento na íntegra da pena;
    2º Mordomias dos detentos nos presídios totalmente suprimidas;
    3º Diminuição da idade penal;
    4º Os detentos devem se alimentar pelos meios próprios ou receber alimentos não aproveitados dos estabelecimentos comerciais;
    5º Acabar com os Direitos Humanos, os quais só beneficiam os próprios criminosos;
    6º Oferecer cursos de capacitação ao presidiário;
    7º Oferecer ao detento a opção pela vida seguindo as regras estabelecidas ou a morte pelo livre arbítrio, ou seja, o amor à vida quem deve ter é ele mesmo, não eu ou você. Para isso, presídios com tecnologia capaz de detectar a fuga por meio de um colar em cada detento. Caso o mesmo empreendesse na tentativa de fuga, simplesmente acionaria o dispositivo e BUM, já era o criminoso. Não é pena de morte, mas sim, livre arbítrio, onde o preso escolheria viver seguindo as regras ou…

  44. moaci disse:

    É como eu digo, quer se dar bem no Brasil, é só ter dinheiro. Assim vc tem condições para ficar longe da violência, em condomínios de luxos, restaurantes de luxo, locais para quem tem dim dim. E nem precisa se preocupar com o resto do povão. Quando se meter em uma encrenca ou praticar um crime, é só pagar aquele advogado renomado que tudo vai acabar bem!
    Assim é a vida dos nossos políticos, juízes, procuradores, ministros e da maioria dos ricassos! Porque eles vão querer mudar isso! Eles tem o poder e condições de mudar essa situação! Mas a troco de que?
    O povo, que realmente tem o poder, mas, infelizmente, não sabe como usá-lo ou está acomodado ou ainda, é muito fácil enganado. Do jeito que está, não tenho se quer a esperança de que este nosso país um dia mude para melhor!

  45. CARLOS COELHO ALVES disse:

    É preciso quer os governantes tomem para eternidades pois as coisas irão piorá pois os cidadãos de bem não vai aguentar tantas impunidades e vão reagirem……………..

  46. katia disse:

    SE MATA TANTO PORQUE A VIDA ESTA FICANDO EM SEGUNDO PLANO.ENQUANTO O SER HUMANO POR SI NÃO ENXERGAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO ,E FAZER UMA REFLEXÃO DO QUANTO A VIDA É UNICA Á VIDA VAI SER SEMPRE DESVALORIZADA. OS GOVERNANTES É QUE DEVERIA SE IMPORTAR FORMANDO LEIS SEVERAS,ESTUDAR PROJETOS QUE DESARME PESSOAS QUE PENSA QUE É O DONO DA VIDA NÃO ESTÃO PREOCUPADOS,É UM VERDADEIRO DESCASO COM A VIDA COM AS PESSOAS QUE VOTARAM NELES.TUDO É QUESTÃO DE REFLEXÃO,SERIEDADE ,AMOR AO PRÓXIM

  47. juliana disse:

    huum mto interessante podermos sbr mais sobre ah violencia… pqe hje em dia as pessoas nao sbem respeitar ninguem… e mts pessoas acabam morrendo por nd.. apenas pqee tm certos individuos q nao tm noçao doq seja respeito….!!!!!!

  48. Ronaldo disse:

    Sou a favor da pena de morte,diz que não resolve,claro que resolve,como é muito forte, então coloca prisão perpétua,não temos governo eles tem medo de colocar uma lei mais dura,quando começarem a matar políticos o negocio vai mudar

  49. maria vitoria au-meida disse:

    Oi meu nome é maria vitoria a dois meses minha irma morreu assacinada por um rapaz drogado.sou de arame maranhao

  50. francisco disse:

    ENQUANTO TIVER-MOS GOVERNANTES DESTE TIPO QUE VEMOS HOJE,CORRUPTOS,FICHAS SUJAS
    E QUE NAO SAEM MAIS DO PODER,E JUIZES COMO LEVANDOWSKI,NAO IREMOS A LUGAR NENHUM.
    A LEI PRECISA SER ALTERADA URGENTEMENTE,POIS ASSIM NAO DA MAIS!!!!!!!!!
    VEJAM OS VALORES ABSURDOS Q O GOVERNO FEDERAL ESTA BANCANDO,PARA REFORMAS DE
    ESTADIOS PARA A COPA DO MUNDO( CIRCO PARA O POVO )TUDO PARA FAVORECER A REDE GLOBO.
    A QUAL MANIPULA A MENTE DO POBRE POVAO.
    SENHORES PAIS,DEEM MAIS ATENÇAO AOS FILHOS,NAO OS DEIXEM ISOLADOS NA FRENTE DO
    COMPUTADOR,PARA PODEREM FICAR (SOSSEGADOS) ACOMPANHEM SEUS FILHOS,POIS ASSIM PODEREMOS
    INICIAR O TRABVALHO DE RECUPERAÇAO DA SOCIEDADE.

  51. julio disse:

    é só colocar em uma plataforma em alto mar quero ver se eles tem comunicação

  52. Jorge Luiz Nunes disse:

    Todos sabemos que violência gera, ainda mais a violência!

    Num país onde a EDUCAÇÃO deixou de ser prioridade para nossos governantes nos últimos 10 anos (Educação é pura DEMAGOGIA), por outro lado o tráfico de drogas cresceu e está infiltrado em nosso meio não só nas grandes centros, mas até nas “curritelas”, numa sociedade onde os consumidores “viciados” estão matando para sustentar o vício, o que esperar? Cadeia prá estes caras, não vai resolver, pois lá eles continuarão consumindo e além do mais se fazendo de coitadinhos e buscando um meio em busca da liberdade. Para todo aquele que mata, estupra, enfim causam danos irreversíveis para qualquer pessoa de bem, para aquele que destrói famílias tirando vidas a troco de nada, a minha opinião é a seguinte: PENA DE MORTE.
    De nada adianta prender um indivíduo destes, num momento em que as penitenciárias existentes não oferecem (nem deveriam) o conforto que eles exigem, além de estarem todas lotadas. Vamos esvaziá-las executando a tal pena. É só fazer uma pré-seleção e pronto. FAÇA-SE JUSTIÇA. Para estes traficantes que fazem fortuna criando viciados e destruindo famílias – PENA DE MORTE prá eles.
    O dinheiro que o estado gasta com estes caras se investido em EDUCAÇÃO, num curto espaço de tempo nosso País terá outra cara perante ao mundo.
    Esta é a minha OPINIÃO. Creio que muitos homens de bem pensam assim como eu.
    Jorge

  53. Delmar Antonio Marques de Souza disse:

    Senhores brasileiras e brasileiros, tomo a liberdade a fim de exteriorizar minha preocupação e opinião a respeito do caos que a população brasileira enfrenta, há vários anos, em decorrência e depois da entrada em vigor do Estatuto do Desarmamento, que habilitou a bandidagem a atuar livremente contra o povo desarmado. Praticando assaltos, roubos, assassinatos em massa dessa mesma população, na certeza da impunidade, pois estamos totalmente desarmados e a bandidagem armada até os dentes.

    Esse famigerado Estatuto do Desarmamento, que é altamente prejudicial ao povo, pode-se chamar de “Padrasto”, contribui para dizimar a população inocente desse País.

    O Governo Federal e o Congresso Nacional não estão nem aí para os assassinatos dessas pessoas inocentes. Parece até que estão aprovando tais assassinatos, pois nada fazem para coibir os crimes que tomaram contra do País de norte a sul e de leste a oeste!

    Acho que está na hora da população começar a se mobilizar a fim de organizar passeatas exigindo a revogação do Estatuto do Desarmamento e o fornecimento de segurança eficaz para o povo, bem como a criação de leis mais severas e rigorosas contra bandidos assassinos, inclusive criação de estudos para a implantação no País da Pena de MORTE para bandidos reincidentes em crimes hediondos.

    Conclamo a todos que se unam no sentido de mobilizar o povo em prol da implantação dessas idéias que se forem criadas, resolverá os problemas criados pela bandidagem.

    Esta é a minha opinião, salvo melhor juízo!
    Delmar Souza.

  54. Luis fernando disse:

    Isso também leva culpa dos politicos, que poderiam dar mais segurança a nossa cidade.
    Então nunca vamos poder sair , passear , andar por ai por sentir medo do que pode acontecer .
    O certo seria mais policias na rua , mais e mais
    porque nunca estamos seguro suficiente.,
    No Galpão do Magali em Embu das Artes foi encontrado um corpo de uma jovem , até quando isso vai continuar , bate revolta em todos nós , porque pode ser uma pessoa da nossa familia e como ficariamos nessa situação.
    Mas Deus é por nós . Eles podem até não pagar na terra , mas no céu será feita a justiça .
    Deus não falha ! O homem é falho mas DEUS não

  55. Luis fernando disse:

    Até aonde vai chegar as criminalidades .
    Aconteceu um fato que não sei bem direito o que aconteceu , mas que uma moça ou uma menina foi encontrada completamente acabada , estrupada zuaram com ela . Eu acho que esses bandidos quando forem encontrados devem ter uma punição severa.
    Nao deve nem ficar vivos . Isso é coisa do diabo que influencia a cabeça dos outros. Mas Deus vai inverter a situação porque não há força maior que a de DEUS . Malditos !

  56. joao alberto disse:

    a violencia no brasil nao e poblema seu nem meu e nosso por que nosso olha a falta de educaçao das pessoas nas filas seja em qual quer lugar olha afalta de educaçao no transito vece vai na porta de um colegio onde era pra ter educaçao mas la esta a falta dela porq a midia nao nao vai pras ruas fazer uma boa materia sobre o asunto violencia e educaçao sabe porq por q e tudo combinado com perguntas e resposta ei olha so o povo nao e idiota e por iso que gera violencia gente vamos la passa a ouvir mas e achar que os outros e idiota

  57. JOCIMAR MALAQUIAS disse:

    eu acho que a questao da violencia esta ligado diretamente a tudo ao diabo;falta deus,jesus no coracao das pessoas..

  58. jose ivan rodrigues dos santos disse:

    Eu nao sei se causaria algum efeito perante ao governantes, mas uma manifestaçao nacional ,tipo caras pintadas parar o brasil todo causaria prejuizos ao pais? sim causaria pedindo mudanças imediatas no codigo penal brasileiro e amaioridade aos 16 anos e puniçoes severas.obrigado

  59. Fransa disse:

    Temos que cobrar muito e muito mais os responsáveis pela Segurança Pública e apelar também para que orgãos internacionais pressionem o governo do Brasil. Todas as mídias deveriam se unir e ajudar a população a exigir atitudes dos governos. Cobranças sistemáticas e entrevistas com os responsáveis. Que tal TODAS as mídias se juntarem com a população para criar a SEMANA ou o MES da SEGURANÇA PÚBLICA? Tenho certeza que se isso ocorrer todos vão acordar e aderir pra valer. Acredito que o estopim pode ser acesso a partir desta união.

  60. Rubens disse:

    È PARA RIR OU PARA CHORAR ? KUAKAUAKAUAKAUAKAU
    ESTOU CANSADO DE LER ESTAS ENQUETES , REPORTAGENS , VER PASSEATAS PELA PAZ , ETC ETC ETC …
    SABE QUANDO AS COISAS VÃO MUDAR NA ESPELUNCA CHAMADA BRASIL : NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    POR QUE AQUI O POVO SÓ ESTA PREOCUPADO COM CARNAVAL ,CERVEJA , PROSTITUTAS E FUTEBOL .
    PÁIS SEM CULTURA , SEM EDUCAÇAO , SEM ESTRUTURA , AFUNDADO NA CORRUPÇÃO , CAMPEÃO EM DESIGUALDADE SOCIAL , RESUMINDO VIVEMOS NO ESGOTO ONDE OS RATOS DOMINAM …
    ENFIM POVO BURRO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECEM .
    POVO TEM QUE SE F. PARA APRENDER A VOTAR E SAIR NAS RUAS QUEBRANDO TUDO …

  61. Julia disse:

    A violência no Brasil aumentou muito com o uso de drogas , não só pelas drogas mas também pelo consumo de bebidas alcoólicas , etc…se as pessoas não tiverem a consciência de que estão fazendo mal as outras , o que o país vai se tornar daqui em diante? Uma porcaria. As leis de hoje em dia não estão segurando mais nada.

  62. Raphael Chaddad disse:

    hoje em dia a violencia esta apenas crescendo, sem pudor algum os bandidos estupram, matam, assaltam, como ja sabemos a violencia tambem acontece na escola crianças estao sofrendo muito por ser diferentes (homosexual)
    temos que combater contra isso a violencia na escola nao é algo legal…
    enfim temos que cuidar de nós e olhar pelos outros
    pois sou estudante e sei como é ver uma pessoa sofrendo uma violencia fisica como verbalmente.

  63. adrieli ferreira disse:

    a violencia em si é uma forma de preconceito, alguns tipos de preconceitos sao coisas banais sem motivo ou circunstancia, é praticada contra negros, homosexuais, religiosos, e até mesmo simplismente por serem mulheres, não a exatamente uma solução mas há comom amenizar o problema, com orientação escolar e a educação dos pais muitos desses preconceitos podem acabar. basta colocarmos a mão na consiencia para entender que não somos melhores que ninguém.

  64. mara disse:

    a violência está cada dia pior,que pacificação é essa? os bandidos conhecidos fugiram e os que não são conhecidos começaram a descer as comunidades espalhando o medo pelos bairros,sabe como estamos vivendo presos,que vuda é essa?

  65. adeodato disse:

    PELO QUE ESTOU VENDO A VIOLÉCIA VAI DOBRAR. SE OS PROGETOS DE LEIS QUE ESTÂO NO SENADO FOREM APROVADOS, LIBERANDO ALGUMAS DROGAS , A SITUAÇAO VAI SE DETERIORAR. PORQUE ESTAS LEIS SÃO UM ESTÍMULO PARA AUMENTAR OS USUARIOS DE DROGAS. PESSOAS QUE NUNCA USARAM DROGAS VÂO ESPERMENTAR, E ASSIM VÂO SE TORNAR USUARIOS. E AUMENTANDO OS USUÁRIOS, A VIOLÉNCIA VAI SE TORNAR INCONTROLAVEL E TALVEZ ATÉ AMEAÇAR A DEMOCRACIA. ESTES POLÍTICOS NÂO CONHECEM A REALIDADE BRASILEIRA. ELES PRECISARIAM ANDAR NAS PERIFERIAS E VEREM A POBREZA DE PERTO, PORQUE ASSIM TALVEZ ELES IAM LEGISLAR MELHOR , PARA QUE O JOVEM BRASILEIRO NÂO SE TORNASSE UM BATALHÂO DE ZUMBIS PELAS RUAS DAS CAPITAIS MATANDO AS PESSOAS TRABALHADORAS QUE MUITAS VEZES MORREM NO TRABALHO ABATIDOS POR MARGINAIS QUE OS POLÍTICOS POUPAM FAZENDO LEIS FAVORAVEIS A ELES. A POLÍCIA PRENDE, E A JUSTIÇA SOLTA. ISTO PRECISA ACABAR, E O POVO DEVERIA IR PARA AS RUAS PROTESTAR CONTRA A LIBERAÇAO DE DROGAS.

  66. adeodato disse:

    A VIOLENCIA EM BELO HORIZONTE ESTÁ SAINDO DO CONTROLE DO ESTADO. TODOS FINAIS DE SEMANA SÂO MORTOS MAIS DE 20 PESSOAS NA GRANDE BELO HORIZONTE., SÓ ASSASSINATOS. E CONTANDO OS ACIDENTES A SOMA FICA MAIOR AINDA. É A FALTA DE INVESTIMENTO EM SEGURANÇA PÚBLICA, E TAMBEM AS LEIS QUE SÂO BRANDAS E NÂO INTIMIDA A BANDIDAGEM. O CÓDICO PENAL PRECISA SER RENOVADO COM PENAS FORTES QUE FAÇAM ESTES MARGINAIS PENSAREM ANTES DE PRATICAR CRIMES. PARA REDUZIR A VIOLENCIA NO BRASIL PRECISA SER AUMENTATDA A PENA MÁXIMA PARA 50 ANOS, E BAIXAR A MENOR IDADE PARA 15 ANOS, O MENOR DE 15 ANOS QUE PRATICAR CRIMES EDIONDOS, CUMPRIR OS 50 ANOS IGUAL O PRESO ADULTO. OS PRIMEIROS DE PRISÂO ELE CUMPRIRIA EM PENITÉCIARIAS DE MENOR E QUANDO COMPLETACE A MAIOR IDADE CUMPRIRIA O RESTO EM PENITÉCIARIA DE ADULTO. ASSIM CUMPRINDO OS 50 ANOS. E TAMBEM O GOVERNO FEDERAL CONTRIBUIR COM O EXÉRCITO, PARA AJUDAR NOS PATRULHAMENTOS NAS GRANDES CIDADES. OS SOLDADOS DO EXÉRCITO PODERIA FAZER UM TRENAMENTO DE UM MÊS COM A POLÍCIA MILITAR EM REGIOÊS URBANAS E ASSIM ESTARIAM APTOS PARA AJUDAR COMBATER A VIOLENCIA EM TODAS REGIÔES DO BRASIL. SE O GOVERNO FEDERAL TIVESSE VONTADE EM AJUDAR COMBATER A VIOLECIA, NOS ESTDOS ELE JA TERIA FEITO ISTO QUE CITEI. A POLÍCIA CIVIL, FICARIA SÓ PARA INVESTIGAR. TEM GEITO DE RESOLVER A VIOLÉCIA É SÓ AS AUTORIDADES QUEREREM. ESTA É A MINHA OPINIÂO.

  67. ANTENOR FARIAS disse:

    A VIOLÊNCIA PODE SER RESOLVIDA SE PRESSIONARMOS O GOVERNO. A PRESSÃO MAIS FORTE SERIA REDUZIR A ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS. COMO? TIRARMOS O DINHEIRO DE CIRCULAÇÃO DA ECONOMIA, SOMENTE GASTAR O ESSENCIAL POR UM ANO. EU ESTOU FAZENDO ISSO E VC? O RESULTADO SOMENTE APARECERÁ SE UNIRMOS AÇÕES. O GOVERNO VAI RECEBER PRESSÃO DE TODOS OS LADOS, IMAGINEM OS EMPRESÁRIOS TER O PRODUTO, PORÉM NÃO TER COMPRADOR. PODEMOS CORRIGIR AS DISTORÇÕES DO BRASIL, MAS NO COLETIVO CONSENSUAL.

  68. kleber disse:

    Para tentar amenizar o explícito ato de violência no pais, e preciso antes de tudo acabar com o auto-escalão: que são os, deputado; senadores. Eles que regem e manda no sistema. Sistema esse que já está defasado.
    Não depende só do policial assalariado para combater o crime, e sim da ajuda da população. Fazendo denuncias
    e orientando seus familiares a não participar da criminalidade. incentivando a estudar tirando da rua.

  69. Vera Botovas disse:

    Acho a matéria acima muito coerente com que estamos vivendo no momento.
    Fui agredida e ameaçada. Quando perguntei à um policial da delegacia, em que prestava depoimento, o que deveria fazer para obter proteção, recebi a resposta, de que deveria, simplesmente ligar para o 190.
    Sendo que , eu já tinha feito isto, e alem de demorar mais de 40minutos para a viatura chegar, o policial primeiro foi falar com a agressora.
    Quando me dirigi ao outro policial que estava perto da viatura, o mesmo me disse que procurasse a delegacia para fazer o boletim de ocorrência.
    Pergunta: E agora? Quem vai me ajudar a me defender. Não tenho marido, moro sozinha, Como fazer?

  70. mirian disse:

    olha eu moro na alemanha a 11 anos,e sinto muita saudades do brasil,
    mas quando penso que aqui -se eu nao pago uma multa de 10 euros posso passar 3 meses na cadeia.
    Enquanto no brasil matam a troco de chiclete e nao acontece nada .prefiro ficar por aqui.
    assisto aos jornais pela televisao e me parece que a violencia e um assunto corriqueiro.E uma coisa assim.
    meu vizinho moreu porque nao comprimentou o traficante, mas antes ele do que eu.e um absurdo
    E o governo que tem que comesar atomar providencias se nao o brasil nao vai sair do terceiro mundo.
    Aqui os caixas eletronicos sao na rua vc pode tirar dinheiro sem preucupacao,seu carro pode ficar aberto,enquanto vc vai ao supermercado realmente e outro mundo

  71. nerise disse:

    ASSIM COMO HÁ COTAS P NEGROS NA UNIVERSIDADE, DEVERIA HAVER TBM UMA LEI Q TORNASSE OBRIGATÓRIA AS INDUSTRIAS E FABRICAS DISPONIBILIZAREM Nº DE VAGAS P EMPREGAR EX-DETENTOS Q REALMENTE ESTIVESSE DISPOSTO A SE REENTREGRAR À SOCIEDADE. Ñ ACREDITO Q TORNANDO O USUÁRIO UMA “VITIMA” SERIA A SOLUÇÃO. Ñ HAVERIA O TRAFICANTE SE Ñ HOUVESSE O USUÀRIO! A “RINHA ” DE GALO È ILEGAL, MAS MESMO ASSIM , AINDA ACONTECE PQ EXISTE PÚBLICO P O ESPETÁCULO!!!!!!!!
    AGORA PERGUNTO: NÓS Q Ñ SOMOS USUÁRIOS, DEVEMOS CEITAR ADQUIRIR SEQÜELAS CAUSADAS PELO USO DA MACONHA? PQ TDS SABEM Q O USUÁRIO SÓ FICAM FELIZES QND USAM P ENCOMODAR OS OUTROS, NAS PORTAS DOS MORADORES, PROXIMOS AOS NOSSOS FILHOS, ETC.
    AS PESSOAS ELABORAM AS LEIS PENSAM NISSO????
    ATÉ A PROXIMA!

  72. justiça disse:

    O GOVERNO TEM QUE TOMAR VERGONHA DEIXAR DE SER CORRUPTO E AGIR,COLOCAR MILHARES DE POLICIAS,NAS RUAS NAS PRAIAS,NOTURNOS,HORARIOS DE ALMOÇO,A BANDIDAGEM NAO PARA PARA ALMOÇA,NEM DORMIR.ESTAO AI ATERRORIZANDO OS CIDADOES DE BEM,O PAI DE FAMILIA,CRIANÇAS E JOVENS.ATE QUANDO,ATE QUANDO…ORA.VEJO CRIAÇAS SE PROSTITUINDO, E CADER A JUSTIÇA ELA E CEGA NAO VER ISSO,MAGINAIS DE MOTO ANDANDO ARMADOS .PARADOS EM BRITZ SO O CIDADAO DE BEM…

  73. Clara disse:

    Bom dia,

    Venho por meio desse email denunciar à todos os Orgãos de direito (Policia Civil, Policia Federal Ministério Público, Jornal O Globo, Rede Record entre outros por Ouvidoria),
    o que esta acontecendo nas favelas BEIRA LINHA, PERPETUO, BAIRRO DE SÃO PEDRO, MEUDON entre outras em TERESOPOLIS, o descaso é enorme, os traficantes estão tomando conta da cidade visto que a maior parte da população mora nesses locais, crianças deixam de ir para escola e estão sendo usadas para trabalhar para esses indivíduos, a cidade que já passou por uma catastrofe natural agora esta sendo vítima de uma catastrofe humana sem limites e prejudicada pela invasão desses montros. A quantidade de gente drogada na cidade é impressionante. Esta chegando a um ponto que não teremos mais controle. Peço ajuda URGENTE. Teresópolis é uma Cidade linda e turística e esta se acabando com tantos problemas que parecem nao ter fim. E ninguem faz nada.

  74. noemi disse:

    Não creio que a violencia estaja demais , o que ocorre é que ela esta em um prato so da balança.
    Então com aprovação do PL 3722/2012 a coisa tendera a normalizar.
    Com aprovação da pl 3722/2012 fato como o do degolador de Goias simplesmente morreria uma ou duas pessoas degoladas e a terceira executaria o degolador e saldo seria :
    15 – 3 = 12 pessoas salvas.

  75. jose roberto amorim disse:

    Não creio que a violencia estaja demais , o que ocorre é que ela esta em um prato so da balança.
    Então com aprovação do PL 3722/2012 a coisa tendera a normalizar.
    Com aprovação da pl 3722/2012 fato como o do degolador de Goias simplesmente morreria uma ou duas pessoas degoladas e a terceira executaria o degolador e saldo seria :
    15 – 3 = 12 pessoas salvas.

  76. Gabriel disse:

    Nossa até agora, eu só li soluções utópicas e opiniões totalmente sem nexo.É muito facil criticar o governo e dizer q devemos “matar os políticos”, ao invés de buscar uma solução. Existem ,sim, maneiras de minimizar a violência,uma delas seria a mudança de atitude da sociedade brasileira em relação aos fatos corriqueiros

  77. valdeci disse:

    na minha o piniao he a falta de educaçao religiosa e social e a falta de oportunidades de trabalho, bem vamos por parte, alguns jovens vivem na rua o dia quase todo nao tendo nada para fazer quando eu era pequena era comum ver adolecentes a trabalhar numa ofina de carros ou de carpintaria ou em outro ambiente para aprender uma profissao, hoje a lei nao permite, os pais davam cartigos e ate mesmo umas chineladas nos seus filhos quando eles faziam coisas erradas hoje a lei nao permite , os jovems frequentava a escola todos os dia, hoje so tem greve nas escolas, com isso nao consequem sair do primario ja que seus pais ganham pouco e nao podem pagar um colegio praticular, se tornam homens e mulheres sem o tal segundo grau e com isso sem o portunidade de trabalho,( nen um curso profissionalizante podem fazer) que todos eles para trabalhar tem que ter o segundo grau, eai? vao viver de que?vao ganhar o que para sustentar?vamos dar a oportunidade de trabalho mesmo sem este segundo grau ate mesmo ha trabalhos que nao presisa basta saber fazer, abram curso prosfessinalizante onde todos possam aprender uma profissao para trabalhar e com isso ter uma vida digna.

  78. Laudenil Capistrano disse:

    Como o certo diz, violência gera violência. Desse modo é melhor ignorar fatos simples que podem acabar virando intriga e gerando uma “pequena” violência e ir simplesmente aumentando o grau de agressão.

  79. andressa ferreira disse:

    vamos com bater a violência

  80. Eduarda disse:

    Gostei entendi tudo =D

  81. Byba. disse:

    PENA DE MORTE,PENA DE MORTE,PENA DE MORTE,PRISÃO PERPETUA,PARA OS POLITICOS CORRUPTOS,PARA BANDIDOS SANGUINARIOS,MAS COM ESTA LEI BRANDA,COM OS DIREITOS HUMANOS ATRAPALHANDO,…..””QUEM PERDOA BANDIDO ,ALIMENTA O CRIME””, JA DIZIA LINCOM ( PRESIDENTE DOS EEUU)

  82. ANDRE disse:

    na minha opiniao, a violencia de hoje é como se fosse um monstro alimentado por anos e anos e que fugiu do controle,o que alimentou esse monstro foi um Estado falido moralmente, corrupto,um governo composto literalmete por vermes da pior especie, uma midia sensacionalista, totalmente avesso a cultura e a inteligencia do individuo,a unica soluçao no meu entender é matar todo politico corrupto numa tentativa de dar fim ao circulo vicioso do roubo legalizado onde ninguem vai preso, uma politica social forte e com verdadeiras intençoes sociais, policiais bem remunerados e bandido se sentinto punido, ou seja reze meu caro, bastante por que o mundo jaz do maligno.

  83. Antenor Farias Barbosa disse:

    Sou favorável que a sociedade se posicione sobre a omissão das autoridades no que diz respeito a violência. Votei contra o desarmamento, de palhaço que sou, hoje os marginais tem acesso as armas e eu não. Minha proposta a sociedade para pressionar autoridades para reduzir indicadores e: Reduzir arrecadação dos impostos, como? Deixar de pedir nota fiscal, e não gastar, somente o essencial, comida. Gerar consciência. Ter liderança e consenso na sociedade. Fazer um site que possa colher informação. Pagamos altos impostos para o que temos de retorno. A sociedade deve se mobilizar. Devemos fazer isso por curto período, afinal amamos a pátria, e não queremos um desastre social.

  84. luciene disse:

    nao existem explicaçoes para essas brutalidades, somos testemunhas de casos como esses a violencia estar presente em cada momento das nossas vidas, quando saimos de casa nos entregamos nas maos de DEUS,poquer nao sabemos quem estar do nossso lado ao pegar um transporte, entrar em um mercado irmos a praia em qualquer lugar que formos, vivemos uma terrivel tortura e nao podemos contar com a segurança publica embora ela exista para nos proteger,ora assistimos casos onde pessoas morrrem baleadas por as proprias seguranças que as mesmas nos assegura, podemos ver entao que nao temos para onde correr e que estamos sercados pelos entao donos das sociedades mundias que se acham no direito de sair por air tirando a vida de humanos como se fossem bichos desprotegidos,ja que a maioria desses crimes sao casos esolados princinpalmente quando se trata da populaçao mais carente,que por nao ter recursos sao entregue ao descaso.o que irar acontecer com a futura naçao juvenil? triste,porquer queremos um mundo de paz, e aonde á encontraremos? se até brinquedos, desenhos sao estrumentos que retratam a crua realidade de hoje e que nos filhos levarao adiante, acordem o mundo estar pedindo socorro, e quem vai nos socorrer? o homem ? se eles mesmos criam formas de se autodestruir.

  85. Marcelo Reges Farias disse:

    O problema da violência é fácil de resolver.
    O que é difícil na minha opinião, é o fato das pessoas entenderem que podem melhorar tudo que quiserem.
    Com uma simples exigência de milhões de pessoas podemos mudar tudo em qualquer lugar.Mas, se isto não acontecer temos que aceitar a vontade da maioria e ficar forte com Deus.

  86. marcelodellapoor disse:

    Bem aonde eu ouvi fala serio isto e fato em toda classe independente de cultura ou nível nos Estados Unidos já ouve vários casos de filhos de pais bem sucedidos que cometeram atos sangrentos só você e que não sabe disso? Mas não quer saber, não a sistema infalível, mas o que assistimos há todos os dias e falência da família e você não sabe disto e os casos que no Brasil que a filha de pais muito ricos e bem sucedidos e os matou e o caso do filho que planejou o seqüestro do pai e a garota que a madrasta matou e o pai jogou do apartamento e você não sabe também, fora o que não esta na mídia e você me dizem aonde que eu ouvi isto aonde você esta na terra ou no mundo. Nos Estados Unidos no fantástico vários temas de pais que eram ate médicos e professores, mas seus filhos no berço das drogas o mundo este sim perdido pela pregação que estudar e tudo e isso não e verdade estamos sim criando um vinculo entre o sucesso como tudo na vida e isto e uma ilusão o que vemos no Brasil e a troca de valores sócios para uma sorte e cada um ao seu próprio destino, mas, não se esqueça de uma coisa o mundo segue a novas guerras sim guerras que nem eu ou você posso parar. Não sou o dono da verdade, mas nossa sociedade perdeu o rumo ainda tem gente muito boa, mas e minoria entre tantos e nunca tantos deveram a tão poucos, hoje se meninas brigam como bestas e porque tanto os governos liberais são sim em parti culpados pela liberação sem restrição hoje em dia vemos filmes de sexo ate nos desenhos e não rimos, mas meu só tem violência diferente dos desenhos antigos como você acha que nossas crianças vão crescendo achando que isto e normal certo analista militar disseram se você falar todo dia que a que o menino e menina ora um dia ele vira menina se você ensina na sua inocência sexo como a televisão ensina a criança vai querer fazer e você não viu isto ainda não sou contra o direito do meu próximo, mas a onde esta nosso direito? Esta política de liberdade ate para física isto e impossível foi neste contexto que surgiu uma transição entre o realismo imoral e o Modernismo. São obras publicadas para política em ação Hitlerista com cara de liberdade assim como o povo e um política de interesse de governantes que manipulam nossa sociedade a Historia como em 1914 ate a queda do muro de Berlin em 1989 falaram que não haveria, mas guerras, mas isso seria impossível com o capitalismo aonde nos somos o produto e o mundo que vemos hoje e a copia de ontem tudo de novo e você não viu isto. O estilo da época são introduzidos por pensamento e desejos mas falam de uma maneira comum: o realismo amoroso vai alem dos exercícios contidos nos séculos, há no final um túnel e uma serie de razoes para manipular a opinião destorcida de valores que foram tabus, extrair isto com vestibulares mesmo significativos e iludir a razão de um pais e o jogo de interesses um painel iconográfico que une acontecimentos literais a nossa cultura perdida de um mudo cheio de professores mas pobres em amor.

  87. lucas disse:

    na minha opinião,somos obrigados a assistir e vivenciar estas tragédias.Não podendo fazer nada a respeito.
    Se estes matadores sofresse uma perda injustamente iam parar de matar tantas pessoas, não querendo passar o que passpou com a perda da pessoa que tamto “amava”.

  88. lucas disse:

    como pode tanta violência e o pouco caso do governo público desse jeito como os jovens do futuro vão viver sendo marginais?
    diminuir a criminalidade,contrabando de armas disponibilizar mais empregos para detentos.

  89. Alessandra tavares disse:

    Acredito que a solução está em políticas publicas a longo prazo. Tipo: controle de natalidade das mulheres carentes que colocam cada vez mai crianças no mundo sem o mínimo d eresponsabilidade.Outro, colégio em horários integrais, proporcionando além da educação, lazer e cultura, fornecendo tb cursos técnicos, tirando assim essas crianças que passam a maior parte do tempo nas ruas aprendendo a ser violentos.

  90. EZINOEL disse:

    falta cristianismo na humanidade,precisamos valorizar a familia,onde no passado se estudava que era A CELULA MÁXIMA DA SOCIEDADE.

  91. ana disse:

    como pode tanta violência e o pouco caso do governo público desse jeito como os jovens do futuro vão viver sendo marginais?

  92. ranyele sousa disse:

    temos que nos prefenir por que a qualquer hora podemos sofrer uma violencia,e deus e que nos abençoe e poe suas maos sobre nos,deus eu te amo…

  93. bruna disse:

    diminuir a criminalidade,contrabando de armas disponibilizar mais empregos para detentos.

  94. emilly sena disse:

    na minha opinião,somos obrigados a assistir e vivenciar estas tragédias.Não podendo fazer nada a respeito.
    Se estes matadores sofresse uma perda injustamente iam parar de matar tantas pessoas, não querendo passar o que passpou com a perda da pessoa que tamto “amava”.

  95. Mauro disse:

    Ainda não chegou na família deles, quando chegar , não terá mais solução….

    Então mudem as leis já….(ajude o seu neto, e os filhos do seu neto, manjo, blz…)

  96. marcos vinicius disse:

    bom na minha opiniao nao temos como evita toda a violencia que ha no mundo mais se todos nos fizermos a nossa parte poderia muda um pouco mais neh mais com um pouco de educao tudo pode mudar …

  97. Claudio disse:

    Na época da eleição, somos obrigado a votar se não damos nossos votos, pagamos multa e não podemos concorrer a cargo publico e por esse motivo, vou reforçar, o que já estão comentando, vamos fazer uma greve geral, parar o Brasil, vamos exigir nossos direitos, segurança, mais de uma forma concreta, não queremos ouvir promessas, queremos soluções imediata, vamos para tudo, caminhoneiros, aeroportos, transportes, etc… por tempo indeterminado, porque em Brasilia os nossos políticos, só estão preocupados com eles mesmo, no salario que eles vão ganhar com a segurança deles e da família deles,é muita gente no poder e nada é feito, mais somos a maioria, e estamos cansados, vamos exigir segurança, combate ao craque, e combater a policia corrupta, porque se não tive se tanta policia corrupta, não teria tanto bandido nas ruas, acorda gente vamos a luta.

  98. paulo ghabé disse:

    Acho que tudo começa da educação.A partir do momento em que se investir em uma educação de qualidade com a preoculpação de preparar os nossos jovens de verdade,acho que diminuirá de forma acentuável a violência.Sendo assim,jovens educados são jovens mais preparado com uma visão crítica melhorada, eles futuramente vão saber alinhar o nosso pais em sentido vitorioso.

  99. thayanne gabryelle silva veras disse:

    pressisamos de mais orden no brasil uma lei rigorosa no brasil todo mumdo faz o qui quer é um pais sem leis e por causa disso essa catastrofe acomtese

  100. Pedro Agnaldo disse:

    Uma coisa muito importante para diminuir a violência, é reduzir a maioridade penal. É um absurdo achar que um garoto de 14 anos não tem responsabilidade e não pode responder por seus atos a ponto de tirar a vida de um cidadão e continuar impune.

  101. Zely disse:

    é falta de política públicas, e falta de vergonha na cara dos governantes, pq a violência tem que ser prioridade no nosso país.

  102. carol disse:

    sabe o q é isso ????
    violência acontece por falta de empregos qualificados
    e também os presos levam vida boa na prisão : só comer, dormir e tomar banho. Se eles trabalhassem na prisão ….trabalhassem para ganhar o que comer .. aí eles iam pensar duas vezes antes de cometer algum ato violento.
    beeijos

  103. tatiani disse:

    Violencia!
    Oq podemos fazer para diminuir?
    Cada dia,cada hora,cada segundo,em algum lugar esta acontecendo a tal VIOLENCIA..
    É morte…é trajédia..é abandono…..

  104. francyanne disse:

    a violencia é postar no limite , se vc por um limite vc naum vai mais sofer ne

  105. Jacó disse:

    O principal problema no Brasil é o uso de drogas, sem repressão das autoridades. Eu sou militar, e por isso, convivo diariamente combatendo traficantes e usuários, pois quem causa a insegurança são os usuários, pois eles quando ficam sem a droga, eles ficam na “fissura” e assim, fazem qualquer coisa pela droga, e se você passar na frente deles, eles irão lhe assaltar, e se por acaso passar na cabeça deles que você reagiu, pois é! Amanhã de manhã você será sepultado no cemitério local. E sua esposa poderá ser estuprada por este mesmo elemento que continuará solto!
    Tendo em vista o fato exposto acima, eu tenho a solução para isso, é a pena de morte para traficantes, e pessoas que contribuam contra o país, como policiais e políticos corruptos e também, prisão perpétua para usuários de drogas.

  106. Gilberto disse:

    Um dos motivos que incentivam a violência em nosso país é a impunidade. O Código Penal brasileiro precisa ser reformulado com leis mais severas, como a prisão perpétua, que o presidiário realmente cumpra integralmente a sua pena e, quem sabe a pena de morte para os crimes hediondos. Hoje em dia o bandido não teme a justiça porque sabe que o nosso código penal é favorável à ele. Precisamos dar um basta!

  107. karinny disse:

    nos devemos combater e interromper essa causa q quase não tem cura!!! VAMOS COMBATER A VIOLENCIA
    hu

  108. MARIA SUZANE SILVA DA SILVA disse:

    Olá,
    Verdadeiramente, a violência so tem aumentado.Isso não revela um quadro nada satisfeito, se levarmos em consideraçao a populaçao que sofre de forma indiscriminada pela perda de entes queridos, amigos, etc.
    Os governantes que estao no poder nao estao tomando as atitudes que deveriam ser tomadas. Não há infelizmente um comprometimento com a sociedade em relaçao as diferentes formas de violencia que se alastra. As leis existem mas nao são obedecidas como gostariamos. A justiça nem sempre coopera para o bem daqueles que esperam nela. E as propostas dos novos governantes que querem estar no poder, o que podemos esperar? O que propoe os mesmos para que a violência seja ao menos minimizada?.
    Se compararmos a forma com que a policia dos EUA trabalha com a Do Brasil veremos uma grande diferença. Lá as leis são obedecidas severamente para aqueles que não reispeitam as regras,ou seja, não saem impune.Diferente aqui no no Brasil onde as atrocidades são constante por que “nada” acontecem. O Brasil ja deveria ter adotado a pena de morte. So assim nao veriamos essas situaçoes que todos os dias passam em nossas vidas como se estivessimos assistindo capitulos de um filme de terror. As cadeias nao prendem mais, e a população é obrigada a ficar “presa” em suas residencias. Isso é o fim do mundo como diria um apresentador de jornal indignado,mas com as mãos atadas.Temos que nos revoltar e ficar calados? Enquanto isso crianças são vitimas diariamente e pessoas nas ruas são assassinadas. Meu Deus! que rumo estamos tomando? o que fazer? esta tudo perdido?
    Levantem-se autoridades, acordem tomem isso como prioridade, até quando vamos ver pais chorando por perderem seus filhos, filhos perderem seus pais. Estes quadros são chocantes e afetam a vida em sociedade. Não nos sentimos mas seguros. ACORDEM AUTORIDADES ENQUANTO HÁ TEMPO!

  109. Ronaldo de Cerqueira Santos disse:

    O LÁ!

    O CONTROLE DE NATALIDADE RESOLVERIA O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL E EU EXPLICO PORQUE?
    PRIMEIRO O NÚMERO DE PESSOAS NÃO IRIAM DIMINUIR.
    ISTO É: NO MÁXIMO DOIS FILHOS PARA CADA CASAL, JÁ QUE AO ME BASEAR NAS NOTICIAS SOBRE A VIOLÊNCIA NO DIA A DIA TIREI A CONCLUSÃO QUE NA MAIORIA DE CRIMINOSOS, DROGADOS… ESTÃO NUMA MÉDIA ENTRE 17 E 21 ANOS, ISTO É DRAMÁTICO! ESTES JOVENS EM TORNO DE 70% VIERAM DE CLASSE BAIXA DE FAMILIAS SEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE ORGANIZAREM UMA VIDA, UMA BOA ESTRUTURA. PENA QUE O CONTROLE DE NATALIDADE NÃO É LEVADO A SÉRIO NO PAIS E POUCOS COMENTAM E SE PREOCUPAM, CONFUNDEM COM PLANEJAMENTO FAMILIAR. PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA MENDIGO AMIGO, NÃO TEM NADA HAVER, PLANEJAMENTO FAMILIAR É PARA PESSOAS CULTAS TOTALMENTE ORGANIZADAS MESMO ASSIM AINDA OBSERVAMOS ATOS INDECENTES NA CLASSE.
    OS ADOLESCENTES BRINCAM DE GERAR FAMILIAS E OS ADULTOS DÃO RISADAS ACHAM QUE FAMILIA É FÁCIL DE EDUCAR,MEDICAR,CUIDAR…
    A VIOLÊNCIA PARTE DESTES PEQUENOS DETALHES QUE SÃO TOTALMENTE DESPERCEBIDOS NO BRASIL PORQUE MUITOS ACHAM IMPOSSÍVEL CONTROLAR, OLHE O NOME
    AÍ, CONTROLE.
    A TELEVISÃO TEM PESSOAS DE UMA INTELIGÊNCIA FORA DE SÉRIO DEVERIA ESTAR JUNTO AO CONTROLE DE NATALIDADE, DIVULGAR MAIS, ENSINAR E ABRIR AS PORTAS PARA COMENTÁRIOS.
    O MAS INCRÍVEL E VER PESSOAS TENTANDO RECUPERAR ADULTOS ESTA MISSÃO É DIFÍCIL PORQUE ENQUANTO RECUPERA-SE 2 APARECEM NOVOS 10, NÃO EXISTE UM CONTROLE.
    LÓGICO QUE EM POUCO TEMPO NÃO RESOLVERIA O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA FAZENDO O TÃO ESPERADO CONTROLE DE NATALIDADE, ISTO LEVARIA MAIS OU MENOS UNS 5 ANOS PARA COMEÇAR SURGIR EFEITOS POSITIVOS.
    OUTRA COISA É QUE O CONTROLE DE NATALIDADE NÃO PODE SER INTERPRETADO COMO ABORTO, NÃO TEM NADA HAVER.
    OS CIRURGIÕES SERIAM ACIONADOS E OS GATILHOS DE REVOLVERES SERIAM ISOLADOS ESTAR ACONTECENDO O CONTRÁRIO EM MUITAS CIDADES DO PAÍS, POIS ESTÃO NASCENDO NESTE MOMENTO CRIANÇAS SEM CONDIÇÕES NENHUMA DE SOBREVIVÊNCIA
    MUITAS JÁ NASCEM DROGADAS E O FUTURO DO PAIS CLARO QUE SÃO ELAS.
    MEUS PROTESTOS DE ESTIMA E CONSIDERAÇÃO,
    AGRADEÇO PELO ESPAÇO.

    RONALDO DE CERQUEIRA SANTOS.

  110. Seni disse:

    muitas pessoas acha que a culpa e dos govermante mas eu acho que se nos mesmo nao tomar nossa atitudia a violencia sempre vai esta entre nos diga nao a violecia

  111. alana disse:

    eu achei muito bom esse artigo de opiniao!!!

  112. Ronaldo de Cerqueira Santos disse:

    GRÁVIDAS DENTRO DAS CADEIAS! QUE ABSURDOS SÃO ESTES QUE PASSAM DESPERCEBIDOS?
    A VIOLÊNCIA NUNCA VAI ACABAR ENQUANTO A TELEVISÃO BRASILEIRA CONTINUAR DIVULGANDO ESTAS NOTÍCIAS
    QUE PRECISAM SEREM BEM ANALISADAS.
    A CIRURGIA SERIA O MEIO MAIS IDEAL PARA ESTAS MULHERES PERIGOSAS E OS BANDIDOS ASSUSTADORES POIS AMBOS NÃO TERIAM O DIREITO DE GERAR FAMILIAS SEM CONDIÇÕES HUMANAS, PSICOLÓGICAS,FINANCEIRAS…
    AS CRIANÇAS TERMINAM PAGANDO O PATO E POR IRONIA DO DESTINO MUITAS INDO PARA RUA TORNANDO-SE UM FUTURO MARGINAL LOTANDO FEBEM E OUTROS ORGÃOS QUE SÃO MANTIDOS POR NÓS JOVEM ARTUR MEDEIROS, QUE TALVEZ POR FALTA DE EXPERIÊNCIA OU POR NUNCA TER PASSADO POR SITUAÇÕES DIFÍCEIS NA VIDA PENSA DESTA FORMA SOBRE O CONTROLE DE NATALIDADE.
    SE FOSSE FEITO UM PLANEJAMENTO NO BRASIL SOBRE
    UM BOM CONTROLE DE NATALIDADE A VIOLÊNCIA COMEÇARIA A DIMINUIR NESTES PRÓXIMOS 5 OU 6 ANOS CASO CONTRÁRIO COMO VEM ACONTECENDO A TENDÊNCIA É SEMPRE AUMENTAR. AS VÍTIMAS SOMOS NÓS TRABALHADORES, ESTUDANTES,CRIANÇAS…

    Sem mas para o momento meus protestos de estima e consideração.
    Ronaldo de Cerqueira Santos.

  113. Ronaldo de Cerqueira Santos disse:

    QUANTO MAIS GENTE MAIS VIOLÊNCIA SERÁ QUE NOSSAS AUTORIDADES NÃO ENXERGAM ISTO, ESTAR NA CARA QUE ELES QUEREM UM PAÍS POPULOSO PARA COLOCA-LOS NO PODER, MAIS PODEM TERMINAR SE DANDO MAL SE PERDENDO NA ADMINISTRAÇÃO E CADA VEZ MAIS VENDO FAVELAS AO SEU REDOR CRIMES ASSASSINATOS, JOVENS DROGADOS, ADOLESCENTES GRÁVIDAS SEM NOÇÃO DE VIDA,
    CRIANÇAS PELAS CALÇADAS, ISTO É QUE SER HIPÓCRITA
    SEM NOÇÃO E PRECISA CONHECER MELHOR O QUE É CONTROLE DE NATALIDADE E JUNTAR-SE A UMA EQUIPE E BATALHAR PARA QUE A LEI FAÇA VALER AJUDANDO ASSIM A ORIENTAR POBRES HUMILDES A NÃO COLOCAREM FILHOS NO MUNDO SEM CONDIÇÕES NENHUMA DE VIDA E DE EDUCAÇÃO CONTROLANDO SIM.

    RONALDO DE CERQUEIRA SANTOS.

  114. Arthur Medeiros disse:

    Nada muda porque pessoas como débora inácia francisca fazem pouco caso da violencia urbana e tratam isso como se fosse algo natural e impossivel de se combater..!
    tambem nao sejamos tao hipócritas em dizer que isso está acontecendo por causa da falta de controle de natalidade,como disse Ronaldo de Cerqueira Santos.Isso tudo acontece pela falta de preparaçao dos novos pais e da propria sociedade que nao está nem ai pro que venha acontecer com essas pessoas!E alem disso,eu tenho apenas 16 anos e sei que controle de natalidade é crime..pois voce estará matando um ser vivo!talvez seja o caso um planejamento familiar..e nao um controle de natalidade!

  115. Débora da Inácia Francisca disse:

    è isso mesmo
    continuem com a busca q a Leidi Gaga vai progredir
    tomara q o Justin bieber
    se de bem no trabalho
    e a Hianna apanhouu
    é violência???
    Bjs
    me acc no orkut

  116. ayla disse:

    eh legal gostei!!

  117. Ronaldo de Cerqueira Santos disse:

    Lógico isto nunca vai acabar enquanto não houver o controle de natalidade, dar a entender que nossos políticos querem que a pobreza aumente para como consequência fatal a multidão desinformada sem educação digo 50% ou mais elejam as mesmas caras ou as mesmas familias dos mesmos que não podem mais se candidatarem por motivos………
    Agora a pergunta chave da crítica:
    POR QUE TER MAIS DE DOIS FILHOS NO BRASIL?
    AH! EU MESMO RESPONDO:
    PARA SUPERLOTAR PRESÍDIOS, ESCOLAS, MATERNIDADES, CALÇADAS, POBREZA, FAVELAS…

    É Impossível controlar a violência da maneira como nossas autoridades querem.
    Se o ladrão rouba com o dinheiro dos roubos paga o advogado e novamente estar nas ruas, e aí?…Quando isto vai acabar?

    A televisão não fala em controle de natalidade por que?
    O rádio não fala em controle de natalidade por que?
    Os políticos não falam em controle de natalidade por que?

    Enquanto ficamos sem respostas vemos respostas dadas por a própria população que correm em busca de bons salários igualdade social e outros sonhos…

    Sem mas para o momento meus protestos de estima e consideração.
    Atenciosamente,

    Ronaldo de Cerqueira Santos.

  118. Elson Amorim disse:

    Na verdade o governo humano nunca vai conseguir trazer a paz para o mundo desde a existencia do homem isso é certo jamais teremos paz neste mundo. Somente um governo mudará tudo isso esse governo é o governo de DEUS somente ele mudará essa realidade. Podem ficar ciente disso. Nós, a populaçao, também temos culpa de em 2 em 2 anos irmos lá votarmos para que mais um governo desfrute das mordomias que nós demos a eles. (VAI SER SEMPRE ASSIM INFELIZMENTE).

  119. Nanda disse:

    A violência começa com certeza com o desrespeito com o próximo.
    De uma simples discussão gera uma briga e de uma briga uma pessoa tira a vida de outra.
    Acredito sim que podemos ter uma solução, começando primeiro dentro de nossas própria casa. Impondo respeito um com o outro e ensinando as novas gerações que violência só gera violência.

  120. Deronilce Bonfim disse:

    A violência tem se expandido a cada dia, e não vemos ações do poder pública para pelo menoas amenizar essa epidemia da violência, é como se nada estivesse acontecendo. Isso é uma vergonha!

  121. Elizeu disse:

    é simples já tentarão imaginar o mundo sem a violencia ,seria um mundo falido os jonais não ganharia dinheiro ,então não daria emprego para ninguem .a cbc não fabricaria muniçoes´,mais desemprego ,a funenaria não venderia tanto caixao ,mais desemprego,os presidentes de todos paises não envestiria tantos bilhoes eu disse bilhoes em bombas caças e em tecnologia ou seja mais desmprego (O MUNDO SEM VIOLENCIA SERIA COMO A MUSICA DE RAUL SEICHAS O DIA EM QUE A TERRA PAROU )NEM DEUS TERIA MAIS EMPORTANCIA .É COMO ASSISTIR UM FILME DE AÇAO SEM O VILÃO .POR ISSO EU DIGO VIOLECIA NINGUEM GOSTA MAS É NESCESSARIO .VOCES JA IMAGINARÃO O TANTO DE DINHEIRO QUE O ATENTADO DO WTC RENDEU AOS JORNAIS MUNDIAIS ,QUANTOS BILHOES?E OS ADVOGADOS PERDERIAO QUANTO EM UM MUNDO SEM ASSASSINOS ? É TOLOS SÃO AS PESSOAS QUE SONHAO COM UM MUNDO SEM VIOLENCIA ISSO NÃO PODE ACONTECER NUNCA (O MAL E O BEM ANDAO DE MÃOS DADAS )ENTAO VAMOS ENCARAR A REALIDADE E ACEITAR O MUNDO DO JEITO QUE ELE É EU TAMBEM QUERIA UM MUNDO DE PAZ AMOR .MAS EU NÃO IREI ME INLUDIR COM UMA COISA QUE NUNCA VAI EXISTIR NEM EM FILME DE AÇÃO !A JA IA ME ESQUECENDO COITADO DO DATENA IA PERDER O SERVIÇO ELE VIVE POR CAUSA DA VIOLENCIA SE NÃO FOSSE ELA ELE IRIA TRABALHAR DE QUE?

  122. Jéssica disse:

    Não querendo ser pessimista, mas um assunto que não irá sair tão rápido da mídia é a violência, pois a cada dia que passa assistimos nos noticiários ou até mesmo presenciamos casos de violência cada vez mais freqüentes e subumanos.É dicícil achar ma maneira de combater a violência, pois são pessoas muitas vezes com “cabeça fraca”, achando que podem fazer justiça com as próprias mãos, a nossa parte é não entrar nessa e fazer o possível para combater a violência no nosso país.

  123. Lucas disse:

    Acredito que o problema da violencia no país, vai muito alem da incompetencia das politicas de segurança publicas. Acredito que tenha mais relação com o desemprego, desigualdade social, preconceito, que leva as pessoas a respondem a isso praticando o crime. Entao, antes de se preocupar em remediar: investindo e se preocupando com politicas de segurança publica, vamos nos preocupar em resgatar a dignidade do povo brasileiro protestando por empregos dignos e investimentos em politicas sociais que sao a raíz desse mal.

  124. NEW COSMOS disse:

    NUNCA DIGA NUNCA É ISSO QUE PRECISAMOS FALA PARA COMBATER A VIOLENCIA NO MUNDO

  125. Daniel Bittar disse:

    veja curta metragem sobre violência e drogas. Na capital de SP.
    http://www.youtube.com/watch?v=67-hNQuMXi4

  126. Edmilson Silva disse:

    A causalidade é antiga. A ignorância, a emoção exarcebada. E a sociedade, o que poderá fazer? Apelar para um diálogo em congressos, junto a órgãos, seja religioso, governamental ou não. O que não se pode é esperar o exponencial aumento da violência, e nada fazer.

  127. valesca disse:

    bom o que falta é mais investimento em qualificação e educação,mais isso não explica á tamanha violência que cresce a cada dia

  128. Paulo Reis disse:

    Quando qualquer classe social/sindical/movimento pretende chamar a atenção prá valer promovem as greves. Até os criminosos se unem para ter um maior efeito em suas ações. Porquê nós cidadãos que SUSTENTAMOS o país ficamos a mercê dos bandidos e não reagimos? porquê não nos unimos? porquê, por exemplo, todos nós brasileiros decentes não realizamos algo emblemático e que afete financeiramente a todos ficando todos um dia sem sair de casa, sem comprar, sem vender, sem pagar, sem ligar luzes, sem ir ao trabalho e etc. DEVEMOS MOSTRAR QUE CHEGA DE SERMOS SEMPRE VÍTIMAS E OS CRIMINOSOS NUNCAM SEREM PUNIDOS DE VERDADE, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE. QUEM PRIVA ALGUÉM DA SUA VIDA PROPOSITALMENTE, DEVE TER, NO MÍNIMO, SUA LIBERDADE IMPEDIDA PERMANENTEMENTE. QUE SE CONSTRUA CADEIAS, QUE SE PUNA COM RIGOR. “CHEGA DE PAPO FURADO, ESTÁ NA HORA DE AGIR”.

  129. zaira cruz disse:

    situação lamentável em que está o nosso país.
    quando esssa violência irá acabar?
    não tem expectativa alguma!

  130. Marcos Aurélio disse:

    Já está passando da hora de acabarmos com a hipocrisia neste país, temos estatuto para todas as categoria de pessoas (da criança e do adolescente, do idoso, lei maria da penha, etc , porem, nada funciona na prática. Os interesses individuais e de uma pequena elite tem prevalecido sobre a grande maioria e os interesses de uma sociedade como um todo. Precisamos de uma país para todos com educação, saude e segurança publica de verdade.

  131. Marcos Aurélio disse:

    O país é nosso (dos cidadãos de bem) ou está entregue aos banidos? Em primeiro lugar precisamos de uma sociedade consciente dos seus direitos e deveres, atraves de uma educação de verdade para a formação das nossas crianças. Em segundo lugar precisamos todos nós termos vergonha na cara (sociedade, poder público, os três poderes nas esferas municipal, estadual e federal) para darmos um basta nesta miseria sem covardia e sem medo

  132. Jossemar disse:

    realmente, 100% contra a violencia ;D

  133. laura disse:

    eles ate falam que vao tomar providencias mas nao fazem nada. acho que o futuro do brasileiros em nossas maos.pois se depender do governo brasileiro…

  134. Fernando Trajano dos santos disse:

    Desde abril do ano passado venho escrevendo um livro onde procuro falar sobre a violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Concordo com diversas opiniões dadas abaixo e com outra que tem saido nos jornai. Mas ao mesmo tempo gostaria de refletir alguns pontoscolocados aqui e em outros veiculos de comunicação, vejo muitos defenderem a redução da maioridade penalacusando os menores por diversos crimes e jogando neles a responsábilidade de como seriam eles os responsáveis por toda a violência que vivemos atualamente. Infelizmente não vejo essa defesa tão radical quando os crimes são cometidos por jovens de classe média ou quando são mais do que filhos da classe média. Nesses momentos eles são tratados como jovensdiferente da forma como os mais pobres são tratados. É claro que mais investimentos na educação irão e muito melhorar nossas vidas mais o combate à violência não é só isso, é entre outras questões a recuperação de valores que nos dias de hoje não são tão respeitadas como antigamente. Existe outros ontos que coloco no livro que em breve estarei opinando nesse espaço. O que gostaria de deixar como mensagem é que enquanto não soubermos respeitar o outro, a natureza, as crianças e as mulheres assim como todas as coisas que existem e que não pensemos só em levar vantagem a violência será apenas um detalhe. O ser humano é que precisa se modificar.

  135. Ana disse:

    A raiz de todo mal e a falta de educacao e estudo da maioria da populacao brasileira.. muitos vieram de familias muito pobres e tiveram que comecar a trabalhar muito cedo e a vida na rua nao e facil. Ai conhecem as mas companhias que sempre indicaram um jeito mais facil de conseguir dinheiro… roubando.. claro.. a essa altura ja estao nas drogas.
    Quero deixar bem claro nao sao todos, mas muitos fazem isso pela facilidade de conseguir a grana, mesmo porque existe a famosa impunidade e assim a situacao so piora.
    A vida e banalizada.
    As pessoas nao tem um bom nivel de instrucao e saem fazendo filhos adoidado.. e incrivel… quando mais pobre, mais filho arrumam, sofrem, essas mulheres deveriam ser esterelizadas depois de um certo numero de filhos.. digamos 2 ou 3.
    Mais escolas precisam ser construidas… mais cadeias e acabar com a historia de diminuir a pena por bom comportamento.. isso e irreal….
    melhores cidadoes precisam ser preparados.. a educacao e futuro das criancas estao em jogo.. o que vai ser do BRASIL daqui a vinte anos????
    A populacao e alienada.. so assistem a GLOBO, SBT e Record.. que nao acrescenta nada, tbm..
    O Brasil tem um potencial enorme.. de negocios.. ha muito dinheiro no pais .. so que uma boa parte nas maos erradas.. oBrasil ja podia fazer parte do primeiro mundo..
    Muitas coisas precisam ser mudadas. policia tem que ganhar bem. ser autoridade.. ser respeitada.. pegar os bandidos..nao e justo que os cidadoes de bem, trabalhares honestos que pagam impostos vivam presos em suas casas enquanto os bandidos andem soltos por ai…

  136. Vera Lucia disse:

    Parabens a Flor de Lis que não esperou a TRAGÉDIA acontecer; ela foi de encontro aos jovens carentes de tudo…; que coragem!!!

  137. Vera Lucia disse:

    Infelizmente, a queda do helicóptero no Rio, serviu p mostrar ao mundo o que acontece nas nossas comunidades…

  138. Vera Lucia disse:

    Por favor, vamos melhorar essa nossa mídia!!! Não quero ver tiroteios e nem corpos sendo carregados na hora sagrada do meu almoço… SOS!

  139. thaynara silva disse:

    O BRASIL TEM Q MUDAR PARA A MELHOR E Ñ PARA A PIOR.

    SALVADOR-BA

  140. Izamaris Gomes disse:

    O Brasil está muuito violento!!!!!!!!!!

  141. Antonio Freitas disse:

    Minha opinião é: Aqui no nosso amado Brasil, tudo é no faz de conta, o governo diz que gasta milhoes com educação, quando sabemos que no Brasil não há educação e sim formação academica para a exploração dos poderosos no mercadonde trabalho. Educação para mim é, se aprender na infancia que não devemos cuspir no chão da casa, respeitar os direitos dos outros,respeitar os pais e os mais velhos, respeitar o hino nacional,a bandeira, a pátria e principalmente, aprender que existe um Deus criador dde todas as coisas.

  142. Luiz Bezerra disse:

    SE NÃO PODEMOS ACABAR DE VEZ COM A VIOLÊNCIA À CURTO PRAZO, PELO MENOS PODEMOS NOS PROTEGER DELA E SEUS EFEITOS DEVASTADORES.

    As pessoas deveriam saber que existe em cada ser humano um mecanismo de defesa natural que pode e deve ser usado como forma de proteção contra a violência mas que ainda não é utilizado por falta de conhecimento ou limitação auto-imposta. Se não podemos acabar com a violência de uma hora prá outra, pelo menos podemos evitar que ela chegue até nós. Como? Pela potencialização da nossa energia psíquica.
    Na verdade, a Potencialização da Energia Psíquica (PEP) não sugere qualquer fórmula mágica e infalível que se possa utilizar em nome da invulnerabilidade em qualquer atividade humana, mesmo porque, a PEP, individual ou coletiva dependerá da capacidade de visualização e imaginação de cada indivíduo assim como o dia da semana que este nasceu.

  143. maria madalena disse:

    alem da pessima distribuiçao de renda o brasil sofre com uma pessima educaçao… ou seja, o governo nao da oportunidades, nem meios para que pessoas pobres possam subir na vida e nao acham outro meio a nao ser a violencia. esse fato ligado a impunidade, leis inadequadas e outros fatores geram uma violencia que so tende a crescer. e assim pessoas ricas blindam carros,vivem em condominios altamente seguros e as diferenças socias aumentam gradativamente assim cmo a violencia!!

  144. Vera Lucia disse:

    @leticia, isso mesmo; se importe, comente sobre isso com seus colegas; os jovens TEM que aprender a participar senão vocês estarão sendo manipulados, é isso aí! abs

  145. leticia disse:

    tenho apenas 13 anos mas acho q essa ja e uma boa idade para se falar sobre isso… acho um absurdo o q essas pessoas fazem…

  146. Vera Lucia disse:

    Sou RADICALMENTE a favor do toque de recolher p nossos queridos jovens; tive dois filhos VIOLENTAMENTE assassinados… se todos nós (sociedade) cuidássemos melhor de nossos jovens, talvez muitos ainda estivessem por aqui! Não importa se eles n concordam; depois entenderiam; são atacados de todos os lados: pedofilia, vícios, tráfico, “músicas” q alimentama coisas EXTREMAMENTE negativas, etc… SOS!

  147. annajulia disse:

    É uma vergonha tanta violencia. Praças de todas as cidades estão virando palcos de Homicidios
    e ninúém faz nada, Até quando seremos submissos a estas situações?????????

  148. Vera Lucia disse:

    Ontem foi o data mais difícil p nós (mães) vítimas de violência… hoje o ato público é na ALERJ a favor da paz…

  149. Vera Lucia disse:

    Haverá um ato no dia 30/04, as 10 da manhã na Central do Brasil, de mulheres contra a violência; estou me referindo a TODO o tipo de violência; inclusive a da “omissão”; aquela que não se importa com a DOR do próximo…

  150. José Raimundo disse:

    Infelizmente a própria Policia, principalmente a Cívil, esqueceram do sloga Violência geral Violência, aconteceu recentemente com o rapaz inocente ser levado para um esclarecimento e dentro do prórpio veiculo da Cívil foi ameaçado de morte e tomando até tapas no rosto fica a pergunta será se esse aproveitadores não podem receberem o mesmo ou pior, aí vem a geração de mais violência.
    Mais irei acionar a Secretaria do Ministerio Público da Bahia com o nomes desses mal feitores desprepardos e sem personalidade moral.

  151. Vera Lucia disse:

    INFELIZMENTE; a polícia está tendo que lutar contra a “polícia”; breve teremos um ato (no Leblon) das mães de chacinas e pessoas que se IMPORTAM com a perda de crianças e jovens nas comunidades do RJ…

  152. Tháh disse:

    Henrik, vc acha mesmo que eles vão perder tempo colocando os governantes no poligrafo ?
    Isso só vai mudar se eles colocarem policia nas ruas para acabar com essa violencia !

  153. rogerio disse:

    temos que chamar a policia

  154. Tauana disse:

    para mudar essa corrupção,bota cada um desses governates no polígrafo para ver quem mente!
    Para mudar esse negócio de armas, acabe com toda as armas do mundo.
    Para acabar com policiais errdado de treinamento que realmente só fique quem quer servi ao brasil não a violência!!!
    Para acabar com os roubos mortes, fassa leis de morte: se roubo? raca a mão fora, se matou ?perde a vida tb!pena de morte…
    Oq que adianta fazer leis e não tem quem as siga???
    faça leis que todos tenhhão medo…siga o exemplo dos estados unido!!! lá as casas não tem muro, as ruas não tem lixo.. pq será???

  155. henrik disse:

    boa a proposta

  156. Vera Lucia disse:

    A gente pode se engajar; procurar ter noção dos nossos direitos, colocar uma vírgula no nosso corre corre diário, pensar no outro; nem sempre acreditar no que "é passado para nós" (mídia)…

  157. Vera Lucia disse:

    Hoje tem passeata das mães de chacinas no centro da cidade; não fui porque não moro no Rio; a MÍDIA deveria acompanhar…

  158. MAXSUEL C FERREIRA disse:

    São casos como esses que fazem com que as pessoas se revoltarem e praticar a tão violência justa; em que as pessoas fazem justiças com suas próprias mãos. E o que é pior é que a justiça nada faz para tentar combater esses assassinos, que muitas vezes saem impunes ou ficam pouco tempo presos. Será que já não era hora de o país aderir a pena de morte, como em vários outros paises? Se a justiça não fazer nada, o povo vai acabar fazendo e do jeito pior.

  159. roblys disse:

    A impressão que nos dá é que tudo virou motivo para matar. E o pior é que nada mais parece chocar. Secretário de Transportes de Macaé que coibiu vans é assassinado. Fernando Magalhães foi o responsável pelo combate à máfia das vans na cidade, reduzindo de 640 para 54 o número de veículos que fazem o transporte coletivo em Macaé. Ele foi assassinado em uma emboscada na noite de quinta-feira. Seu carro foi interceptado por bandidos e atingido por 19 tiros. Destes, nove acertaram o secretário. Segundo a polícia, trata-se de uma execução feita por profissionais. O Globo – Secretário que combateu vans é executado – Página 37.

  160. Langstein Almeida disse:

    A acumulação monetária através de negócios escusos, violenta a lei de acumulação do processo capitalista de produção. São fortunas constituídas sem qualquer pagamento pelo trabalho produtivo.
    Esse tipo de riqueza é anti-social: não pagou imposto nem salário pela sua formação. São fortunas semelhantes à do senhor Daniel Dantas, feitas pelo exercício da esperteza.
    Reorganizar o capitalismo brasileiro para restituir à sociedade os impostos extraídos do valor das mercadorias, seria um grande avanço contra a violência, justamente por amenizar a miséria que se alastra por todas as cidades.
    Acabe-se a miséria e a violência sumirá!!

  161. Hamilton da Silva Gomes disse:

    Alguém, estudioso, poderia me dizer em que parte do mundo o governo desta localidade se preocupa com as mensagens que chegam aos seus habitantes faladas e escritas?
    há muita fragilidade no aspecto moral. O homem é fruto do meio.
    Cada vez mais se dá menos importância àquilo que é passado ao povo em forma de informação.
    Tudo reside na decadência moral com exibições de filmes inconveniêntes em horários inadequados.
    Há que se fortalecer o sentido da preservação da moral.
    Não existe outro caminho.
    Não é o governo informand
    o ao povo que deve usar presevativos que irá solucionar o problema. Ao contrário, o menos esclarecido vê uma bandeirta verde para as suas orgias.
    Muito teríamos a dizer em outras circunstâncias.
    Hamiulto

  162. Glória Drummond disse:

    Pode parecer muito simplista, porque estou cansada dos grandes discursos e blá-blá-blá,mas a Violência, sob todas as suas formas é cultural e transmitida nos vídeos, telas de cinema,vídeogames,esportes(mídia em geral). É fruto da do prevalência do Ter sobre o Ser,do ganhador sobre o perdedor, do sucesso am qualquer custo.

    Publicidade e propaganda subliminar incentivando o consumo de tudo para quem pode e não pode adquirir os bens ou sonhos de consumo ; novos valores substituindo aqueles das religiões e moral caducas; machismo; crença na superioridade racial…

    A luta contra a violência começa dentro de cada um, via conhecimento de si mesmo e seleção de tudo aquilo que, inocentemente, entra em nossas mentes até a banalização total do mal a que se refere Hannah Arendt e que insensibiliza.

    Tudo aquilo que nos choca de forma sistematica,anestesia… Daí um cuidado redobrado com as crianças e jovens.

  163. Paty disse:

    Estamos vivendo numa era onde o "viver" é algo muito perigoso, as autoridades precisam reagir, mostrar serviço a favor dos cidadãos.

  164. Marcio disse:

    É um absurdo!!!

  165. Ciro José disse:

    ANISTIA GERAL E IRRESTRITA JÁ!!! Agora para o Povo brasileiro marginalizado pelos bandidos políticos anistiados de 1978 a 1980.

    Hoje, o Povo brasileiro é obrigado a ‘trabalhar’, dentro deseu país, para traficantes, muitas das vezes defendendo o seu ‘ganha pão’ (seu território, a favela onde sobrevive); para as redes de prostituições e outros grupos criminosos por falta de oportunidades e até de escolas.

    O Brasileiro pobre não tem nada. Não tem direito algum depois que esses bandidos anistiados voltaram ao poder.

    Nãotem habitações, não tem hospitais, não tem escolas nem ruas, estradas e rodovias dignas!

    SEM ‘ARMAÇÕES’ POLITICA!

  166. vera lucia disse:

    Sou vitima de violência, mas sou contra apena de morte, como já disse, no Brasil não tem JUSTIÇA para isso… jovens POBRES já estão sendo assassinados diariamente, sem ter pena de morte; se esta for assumida, aqui vai virar um holocausto…

  167. Alcantara disse:

    O que está me assustando mesmo são os crimes contra a criança: pedofilia, estupros, assassinatos, drogas etc..E o governo não apresenta nenhum projeto para endurecer a legislação e combater esse mal.
    Sou contra a pena de morte mas crimes ediondos deveriam ter penas como prisão perpétua com trabalhos forçados(o preso teria que trabalhar para sobreviver)sem direito a progressão de pena, semi-aberto, visita íntima, indutos, totalmente fechado até a morte.

  168. nego disse:

    Eu acredito primeiramente, para q se possa reverter esse quadro..eh com certeza dimunuir a 0% a desigualdade Social! criando tbm grandes projetos sociais dentro das maiores favelas, educando as crianças, lhe ensinando somente oq eh certo.
    Com oportunidades, sendo oferecidas as pessoas dentro das favelas através dos projetos, aumentando assim sua expectativa de vida e oferecendo a estes, futuro melhor, distantes das drogas e de toda violência de um modo geral!

    "Eu sei, q nao podemos mudar o passado, mas se quisermos..Podemos mudar o final"!

  169. Carmem Lucia Pimenta disse:

    Por que o Brasil não adota a pena de morte´. Isso não inibiria um ser humano a cometer qualquer tipo de crime ??? Antes de fazer o mal a alguém, antes de tirar a vida de alguém (somente Deus que nos deu a vida é que pode tirar a vida de alguém, de forma, dia e hora determinado po ele) e mais ninguém. Será que essa medida se aplicada aqui, uma pessoa não iria pensar muito até desistir de cometer uma atrocidade qualquer ???

  170. Roberto Guimarães de Farias disse:

    veja o blog http://comoselivrardaviolencia.blogspot.com e se puder ajude a divulgá-lo.

  171. Patricia Antunes Fantin de Oliveira disse:

    A violência ela vem desde o inicio da terra como o homoem aceitou de Satanás para a desobedecer a Deus ,o homem PECOUe se tornou CONHECEDOR DO BEM E DO MAL (Gn3:1-4)Pouco tempo depois , a possibilidade de CONHECER O MAL, gerou um tremendo ato de VIOLENCIA entre os filhos de Adão : o ASSASSINATO de Abel (Gn4:8) pois ela gera outros atos como roubo , crueldades, deprevaçôes, imoralidades, injustiças, mentiras, soerba etc…
    Como a justiça dos homens falha , nunca se sabe que existe roubo da Justiça no Brasil leva a violencia cada vez mais aumentar e assim podem acontecer varias consequencias ela vem para ospobres…….
    E o unico que pode revolver este problema e JESUS.

  172. Vera Lucia disse:

    Como ficam as mães da "maré" com este PRESENTE de Natal (mais alguns jovens assassinados)…

  173. Emilio Mendonça disse:

    Ao falar em segurança pública, as pessoas somente pensam em caráter repressivo, e estas tem forte impacto sobre as políticas públicas.
    O cárcere já se mostrara um meio extremamente falível, pois faz com que os criminosos se organizem e as falta de condições de habitação causa revolta e mais violência.
    A segurança pública, porém, também compreende a prevenção, e portanto faz-se claro que se deve melhorar a saúde e educação, diminuir a desigualdade social.
    E no que diz respeito às penas, dar maior valor às penas alternativas, coisa que já se comprovara que têm muito mais condições e evita a reincidência.
    Há muitas pessoas que vivem em cárcere privado por crimes não tão graves, e são colocados em contato com criminosos mais pergosos.
    Quando se conversa com qualquer pessoa, estas defendem penas mais e mais severas, e criticam a todos por não aplcá-las, eis o que, no entanto, tem feito com que nossa sociedade fique mais violenta a cada dia que passa.

  174. Atanásiog disse:

    Violência no Esporte.
    Acredito que uma parte da violência que acontece com as torcidas sejam por causa do que certos jogadores fazem em campo. Deveria haver uma punição diferente para os jogadores, de maneira que o clube também fizesse parte disso. Ex. No jogo há os pontos, então para cada cartão amarelo que os jogadores recebem, descontassem um décimo do ponto, para cada cartão vermelho dois décimos, para cada ocorrência grave da torcida meio ponto. Com certeza os jogadores e a torcida mudariam de atitude porque estariam prejudicando o desempenho do clube na tabela.

  175. Atanásio disse:

    Tempos atráz o governo lançou uma campanha para o desamarmento. Infelismente uma parte das pessoas de boa fé acreditaram que seria como o governo informava, que seria um basta ou uma redução no número de mortes por arma de fogo. Mas bandido nenhum iria entregar armas, pelo contrário isso deu mais ânimo a bandidagem sabendo que a população do bem esta desarmada. Hoje temos um aumento em assaltos em sitios pequenos e ano passado tivemos mais de 35.000 mortes por arma de fogo no Brasil. O desarmamento trouxe algum benefício?

  176. ludiane disse:

    O que vem acontecendo no nosso país não só aqui mais no mundo todo é a desigualdade, onde as crianças ficam jogadas nas ruas como se fossem cachorros sem dono. Desse jeito, onde vamos parar?

    Devemos nos concientizar e ajudar a quem precisa realmemte de verdade.

  177. Ilton disse:

    Ví ontem um pequeno empresário em uma reunião com seus 2 empregados a explicar: Coloquei GNV em 2 veículos para tornar viável o trabalho de vocês, e hoje o GNV que era 1,65 passou a 2,65, inviabilizando o negócio. Assim, estou parando, pois tenho que pagar ainda o financimaneto dos aparelhos de GNV e documentos dos veículos. Ví o empregado implorar, está chegando o Natal o que eu vou fazer? vou roubar?… onde está a causa da violência? Será que essa alta é política? a Petrobras vende a nossa gasolina para o exterior abaixo de 1,00 e ela é processada, e o Gás não é processado porque isso agora? Quantos casos como este vamos ver. A mim próprio,também do ramo da prestação de serviços, novos preços, é melhor ficar parado do que ter um custo absurdo.

  178. Lucia Moore disse:

    Temos uma Constituição que nos dá os liames de comportamentos, bem como, soluções para diversos problemas. Contudo, ela não é levada a sério.
    Vários fóruns contra a violência são feitos, às autoridades sabem como acabar com a crescente marginalidade na sociedade, mas não o fazem.
    Temos lei que resguardam os idodos, às crianças, os encarcerados, mas nada é feito.
    Podemos ter uma polícia melhor remunarada e mais bem preparada, oferecendo-lhes vários cursos para melhor entender o meio social em que atuam.
    Temos que fazer mais teatros, tanto para adultos, como para às crianças… assim como, projetos para visitação em museus…
    Temos que ter a nossa própria história… não vejo na televisão filmes infantis produzidos por nós!!! Nos cinemas nada para às crianças!!!
    Muitos dos que já foram produzidos… prefiro não comentar!!!
    A melhora do ensino…
    Mais cultura!!!
    Agora, Santa Catarina, com o aguaceiro, obteve ajuda, foram toneladas de água mineral, comida, etc…
    Todos ajudamos… mas, nós nos esquecemos que o BRASIL está INUNDADO e, mesmo assim, a administração pública não faz nada, o problema se concentrou em SANTA CATARINA.
    Eu vou fazendo a minha parte, mas sei que não basta.
    Faz-se necessário uma POLÍTICA PARA QUE A ORDEM PÚBLICA SE ESTABELEÇA!!!

  179. sandra rodrigues disse:

    À desigualdade social,crianças jogadas nas ruas,como lixo.com fome e frio,dormindo nas calçadas.se um adulto,não consegue,ficar c/fome.imagine elas.sem chance nenhuma.estão na escola da violência.

  180. Cristiane,30/11/2008 disse:

    Na minha opiniao os politicos que estao no poder ,nao estao fazendo o seu trabalho como devia, a justiça nao funciona porque a maioria dos policiais sao corrupitos,eos que tao no poder tambem.temos lutar contra a violencia nao podemos adimitir tanta violencia no brasil muitas pessoas se escode dentro de suas casas pra nao seremmortos.

  181. Benedito Lacerda disse:

    Pena de morte para qualquer crime violento, abuso sexual, etc.

  182. vera lucia disse:

    Pena de morte? Nem pensar…só morreriam pobres e mais pobres. O Brasil não tem JUSTIÇA para isso; ninguém melhor do que eu para falar; tive dois filhos assassinados em ago/2005 e até hoje os criminosos estão soltos… SOS; apesar disso tudo eu tenho "lutado" para poupar os que ficaram… esse é um dos motivos que me "move" hoje em dia…

  183. Eliara disse:

    Na minha opinião, era pra ser implantada a pena de morte, você não vê tantos crimes bárbaros nos EUA. Claro que não é por causa de um roubo, que condenaria uma pessoa à pena de morte, mais sim pra crimes pesados. Eu acredito na pena de morte, e acho que diminuiria as organizações de bandidos que vão presos e sustentados com os impostos cobrados à população e mesmo assim continuam organizando o crime, e alguns deles, como o Beira Mar, vivem melhor que muitas pessoas do nosso pais.

  184. sabrina disse:

    A assustadora explosão da violência no Brasil é justificada pelas autoridades por inúmeros problemas, mas estas mesmas autoridades a tratam com descaso. É frágil a segurança pública, com policiais despreparados e, em muitos casos, corruptos.

  185. VERA LUCIA disse:

    Sobre as drogas, meu querido "pai" já falava há algumas décadas atrás: "que estavam deixando a árvore crescer"; onde o estado; onde as igrejas; onde todo mundo; o que estamos esperando… o Rio de Janeiro já virou um "filme de bang bang" o que estamos esperando?

  186. vera lucia disse:

    Só sei falar dessa dor sem nome; de perder filhos em chacinas c/barbárie e continuar tendo sustos e pesadelos não sei por quanto tempo…SOS e, pior do que isso; pessoas "fingirem" que não aconteceu nada; aonde vamos parar?

  187. Francisco Sáber disse:

    A minha opinião é acabar com essa "democracia" que só beneficia os ricos, os políticos e os bandidos em detrimento do cidadão trabalhador e honesto,porque as democracias matam mais que as ditaduras. Punir com prisão perpétua os homicidas, traficantes, ladrões, estupradores e pedófilos. Deixar que os cidadãos maiores de 25 anos e honestos possuam armas de fogo, após curso de treinamentos e reciclagens anuais, com punição severa para os que fizerem mau uso de suas armas. Um país com seus cidadãos completamente desarmados não oferece resistência contra outro país invasor.Como diz um ditado antigo: "se queres a paz prepara-te para a guerra".

  188. laercio pery disse:

    Infelizmente as penas privativas de liberdade penalizam duplamente a sociedade; quando do ato criminoso, a sociedade padece com o ônus moral de ver seus integrantes refens de homens inescrupulosos; quando da sentença transitada em julgado e a penalização recaindo sobre o direito de ir e vir, a sociedade arca com o ônus das despesas carcerárias. Vamos substituir as penas privativas de liberdade por penas que incidam no patrimônio, tornando o Estado solidário com aqueles que não podem sofrer a sanção? Parece ironia, mas é possível.

  189. nara rubia soares dias rios disse:

    do poder e à ousadia do crime organizado, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais corriqueiros os crimes com motivações pessoais ou sem sentido. A assustadora explosão da violência no Brasil é justificada pelas autoridades por inúmeros problemas, mas estas mesmas autoridades a tratam com descaso. É frágil a segurança pública, com policiais despreparados e, em muitos casos, corruptos. Nosso sistema carcerário é ineficiente e temos ainda a conhecida impunidade que, apoiada por leis inadequadas à realidade, permite a assassinos como Champinha desfrutarem da liberdade como cidadãos comuns. No passado, a opinião pública tinha o tempo necessário entre um crime e outro para elevá-lo ao nível de atrocidade. Foi assim há 30 anos, quando Doca Street assassinou a namorada Ângela Diniz, chocando o país. Agora, tudo é corriqueiro. A foto da mãe enfurecida

  190. Jorge Bengochea disse:

    A sociedade pode usar o exemplo de outros países que fortaleceram o sistema de ordem pública contra as máfias e contra o crime comum. A mudança pode começar a partir de uma mobilização para exigir do LEGISLATIVO a criação da Lei da Defesa do Estado, das Instituições Democráticas e da Ordem Pública para desburocratizar os processos, integrar as ligações técnicas e harmonizar os Poderes de Estado no exercício da preservação da ordem pública, aproximando o Judiciário dos delitos, da polícia, dos presídios e da sociedade.

  191. Jorge Bengochea disse:

    As causas estão na estrutura do sistema e na base legal. Não há integração dos Poderes. O Judiciário é benevolente, corporativo, divergente e questionador da lei, tem poucos juizes e está distante dos delitos, da polícia, dos presídios e da sociedade. Com isto, a polícia, sucateada e fracionada, fica sozinha contra o crime, pois a defensoria não existe, os presídios são caóticos, as decisões judiciais de 1ª instância são desmoralizadas, as promotorias são inoperantes, e não há tratamento e nem assistencia ao apenado. Os criminosos mais ricos voltam em seguida para as ruas ou ficam impunes,enquanto os pobres reincindindo no crime, enquanto os pobres ficam nas cadeias sem julgamento. Visite o site "ww.bengochea.com.br" e terão a resposta.

  192. Erika Rodrigues disse:

    eu acho que a violência no Brasil chegou a este ponto, por que as pessoas são ruins, incompriensivas e que guardam rancor…
    Nós podemos colocar culpa no governo, na falta de educação, baixa renda etc.
    Mas a maldade das pessoas é o principal motivo.

  193. danielle k. disse:

    Para mim um os maiores culpados da violência são os pais "bonzinhos".Os pais que deixam seus filhos desde pequenos fezerem o que quiserem.Como assistir tv a hora que querem, o programa que querem, passar o dia todo jogando videogame, sairem com desconhecidos.E uma das maiores idiotices é os pais que presenteiam seus filhos com armas de brinquedo como pistolas e espadas,deixam seus filhos jogarem jogos com cenas de violência e quando seus tornam-se marginais, ficam se perguntando:"onde foi que eu errei?

  194. isac polidoro disse:

    Eu acho que a pobreza não pode ser considerada como razão para violencia pois tem jovens que nascem em berço de ouro e no entanto se envolvem em casos de extrema violencia ,principalmente contra as classes menos favorecidas no qual poderiamos citar o caso dos jovens de classe média alta que se envolvem com drogas e queimam mendigos pelas ruas e as vezes até trocam tiros com a policia. (A falta educação sim, é um fator que interfere diretamente no alto índice de violencia.)

  195. EduardoC disse:

    A violência no Brasil é um problema de anos e anos de descaso político e um crescimento populacional sem nenhuma infra estrutura. A falta de educação, a pobreza generalizada e a concentração de renda criou uma situação insustentável. A violência no Brasil é um problema de todos nós, é inocência acreditar que o governo sozinho conseguirá reverter a situação atual. Chegamos a um ponto onde a violência é "cultural", e virou parte do cotidiano, é rotina. A vida, o ser humano perdeu o valor, não há respeito ou amor ao próximo. Desde de pequenas coisas como fechar alguém com o carro quando você está dirigindo, escalando até roubar e matar, tudo isso virou uma banalidade, coisas cotidianas em uma sociedade que tem valores distorcidos. E eu não acredito que o aumento da repressão policial sozinha resolva alguma coisa, é como eu já ouvi falarem, bandido se mata um, amanhã nascem dois.
    Eu não acredito em predisposição ao crime, eu acredito em crianças que sofrem, crescem em meio a pobreza e violência, com pais que não podem lhe dar uma educação ou ensinar o que é certo ou errado. Essa crianças vão ser os adultos de amanhã, sem moral, habituados à violência, e que vão de matar sem pensar duas vezes prá roubar dez reais. O que acontece na vida dessas crianças que fazem elas crescerem e se tornarem um bandido e assassino que não nenhum valor moral?
    O Brasil precisa de educação, de investimento no social, de coragem política do governo e do povo. O Brasil precisa de família, de uma sociedade participativa. E ai quem sabe um dia essas crianças vão poder crescer numa realidade diferente, com valores morais e com amor. Vão aprender a amar e respeitar os outros e vão ver o quanto a vida é preciosa. Decadas? Gerações? Quem sabe quanto tempo irá levar para a situação no Brasil mudar.
    O que mais me deixa mais triste é que o primeiro passo em direção à um futuro melhor ainda não foi dado. Quem sabe quando nosso povo e nosso país vai dar um basta a isso tudo. É difícil, mas eu realmente gostaria de acreditar que um dia nosso Brasil vai melhorar. Um dia…

  196. Lucila disse:

    eu acho que a pena de morte deveria valer sim para traficantes como FERNANDINHO BEIRAMAR, se ele bota pra arrombar com todo mundo, porque não botar pra arrombar com ele também?
    é certo que muitas cidades como a minha a violência não é muito frequente, mas do mesmo jeito a violência está muito avançada, está quase tomando conta do país, se é que não já tomou!! e são cidades pequenas como a minha que ocorrem os fatos mais impressionante, como de um menino que foi estuprado, abriram a brriga de e colocaram pedra pra jogar num açude, e o caso ainda nem foi resolvido, ou então de um caso que aconteceu em minha casa, pra todo mundo ver, um sujeitinho veio aqui e colocou uma arma na cabeça de minha irmã e meu cunhado, e nada foi feito.
    então a culpa não é só das pessoas que cometem violência, mas também da autoridades que se igualam a essas pessoas mesquinhas, que não tem sentimento á vida…

    tô falando por esperiencia própria…
    muita coisa ja aconteceu aqui e porcaria nenhuma foi resolvida, pois só é resolvida pra quem tem dinheiro.

  197. Ana Luísa Damasceno disse:

    A violência tem que acabar,mas do jeito que a situação se encontra é difícil de saber COMO fazer!
    Na minha opnião a pena de morte nao é uma boa opção pois,como o poder se encontra nas mãos dos ricos e poderosos,enquanto eles estão com os seus melhores advogados,os menos afortunados serão julgados e levarão essa pena tão cruel!Ao invés de melhorar a violência só aumentará a desigualdade social.

  198. Jovino Moreira disse:

    Este é um tema bastante polêmico, tanto quanto as opiniões emitidas. Até o momento em que estou escrevendo este comentário estimei em mais de 210 opiniões dos leitores deste site. Fiz uma rápida leitura de seus textos e, na maioria, os apelos são: tratar a violência com rigor violento. Isto implica em que a hipótese de que violência atrai violência está na cabeça da maioria dos brasileiros. É uma pena que se pense assim. Não possível acabar a violência porque ela está incrustrada no cérebro reptilineo do homem (leiam os trabalhos dos neurocientistas mais atuais). Por outro lado pouquissimos leitores falararam em EDUCAÇÃO E SAÚDE em seus comentários (estimei cerca de 5% dos comentários). A idéia de que a Finlância é menos violenta que o Brasil não serve de referência (embora se possa até fazer Benchmark) porque aquele país é muito mais velho que o nosso e tem HISTÓRIA o que não temos. Tem MITOS, o que não temos. Tem HEROIS o que também não temos. E tudo isto vem sendo parte da educação do povo daquele país a centenas ou mais de anos. O que também não existe no Brasil: um projeto educacional integral, holístico. Portanto, devemos todos nos empenhar em discutir para o país um projeto educacional e de saúde que seja capaz de minimizar as energia do cérebro reptilineo e melhorar o Límbico e outros espaços cerebrais que estão sendo pouco ou quase não utilizados pelos brasileiros. Trata-se de mudar comportamento e isto só é possível (pelo menos) fazer através de um processo educacional sério. Um projeto educacional deste porte deveria usar 70% ou mais dos recursos que são destinados à GERAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A VIOLÊNCIA, ou seja, ao APARELHO REPRESSOR que de repressor não tem nada a não ser como COLABORADOR do sistema social danificado que existe no país. O resto é conversa para malandro dormir.

  199. JORGE RORIZ disse:

    Os crimes são cometidos pela certeza da impunidade.
    Os maus exemplos vem de muitos que ocupam ou ocupava altos cargos no governo. O sistema penitenciário está falido. O objetivo da prísão é a recuperação e a punição.
    A recuperação nas cadeias do Brasil é impossível. As cadeias são universidade do crime.
    É preciso punir, é preciso construir novas penitenciárias e criar trabalhos para os detentos se ocuparem e pagarem as suas despesas na cadeia.
    http://www.jorgeroriz.wordpress.com

  200. ieda dal prá disse:

    a violência em nosso país dá se ao fato da impunidade!
    não temos políticas de segurança forte, a corrupção está em toda parte. Começa do alto escalão e chega ao mais despreparado policial. É um vício crescente esa desordem, nada nesse país é levado a sério. O mais forte faz as leis, enquanto isso o povo assite a tudo sem forças de reação! Oh país de fracos, preguiçosos e omissos!

  201. Ebenézer disse:

    entre outras coisaS
    CONTROLE DA NATALIDADE

  202. Taylana Lis disse:

    A violência no Brasil está aumentando devido à fraqueza do governo e a falta de capacidade pra saber administra – ló. O governo deveria usar meios mais violentos como a, pena de morte, por exemplo. Dessa forma o cidadão pensaria varias vezes antes de cometer determinado crime.

  203. Taylana Lis disse:

    A violência no Brasil está aumentando devido à fraqueza do governo e a falta de capacidade pra saber administra – ló. O governo deveria usar meios mais violentos como a, pena de morte, por exemplo. Dessa forma o cidadão pensaria varias vezes antes de cometer determinado crime.

  204. Karol,Daiany e Isabelle . disse:

    A violência no Brasil cresce de forma acelerada e sem controle, com cerca de 50 mil brasileiros assassinados todos os anos. Esse número supera o de mortes em países que enfrentam guerras, como o Iraque. Mas o que podemos fazer para mudar isso? O país assiste atônito à escalada do poder e à ousadia do crime organizado, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais corriqueiros os crimes com motivações pessoais ou sem sentido. A assustadora explosão da violência no Brasil é justificada pelas autoridades por inúmeros problemas, mas estas mesmas autoridades a tratam com descaso. É frágil a segurança pública, com policiais despreparados e, em muitos casos, corruptos. Nosso sistema carcerário é ineficiente e temos ainda a conhecida impunidade que, apoiada por leis inadequadas à realidade, permite a assassinos como Champinha desfrutarem da liberdade como cidadãos comuns.

  205. Karol,Daiany e Isabelle . disse:

    A violência no Brasil cresce de forma acelerada e sem controle, com cerca de 50 mil brasileiros assassinados todos os anos. Esse número supera o de mortes em países que enfrentam guerras, como o Iraque. Mas o que podemos fazer para mudar isso? O país assiste atônito à escalada do poder e à ousadia do crime organizado, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais corriqueiros os crimes com motivações pessoais ou sem sentido. A assustadora explosão da violência no Brasil é justificada pelas autoridades por inúmeros problemas, mas estas mesmas autoridades a tratam com descaso. É frágil a segurança pública, com policiais despreparados e, em muitos casos, corruptos. Nosso sistema carcerário é ineficiente e temos ainda a conhecida impunidade que, apoiada por leis inadequadas à realidade, permite a assassinos como Champinha desfrutarem da liberdade como cidadãos comuns.

  206. Junior disse:

    Pra que votar em presidente, governador, senadores e outros, se quem manda no Brasil é STF, ou o seu presidente.A justiça no Brasil leva pra cadeia "ladrão de galinha" e deixa solto quem tem dinheiro, pouco, basta ter na hora da prisão uns R$ 2.000,00 – mil pro delegado e mil pros agentes. Nós somos frutos daquilo que plantamos, somos desonestos,corruptos, vendemos nosso votos todo dia, lembrem-se: os politicos saíram do nosso meio e se nos representam mal é porque não somos competentes para escolher os melhores.Daí que a violencia garante emprego pra muita gente e por isso e muitas outras situações é que não se investe em politicas públicas para acabar com a impunidade.
    Enfim o que está acontecendo em todo o Brasil é o retrato de nossa incompetencia em administrar o problema.Temos o governo e policia que merecemos, somos culpados.

  207. Junior disse:

    Pra que votar em presidente, governador, senadores e outros, se quem manda no Brasil é STF, ou o seu presidente.A justiça no Brasil leva pra cadeia "ladrão de galinha" e deixa solto quem tem dinheiro, pouco, basta ter na hora da prisão uns R$ 2.000,00 – mil pro delegado e mil pros agentes. Nós somos frutos daquilo que plantamos, somos desonestos,corruptos, vendemos nosso votos todo dia, lembrem-se: os politicos saíram do nosso meio e se nos representam mal é porque não somos competentes para escolher os melhores.Daí que a violencia garante emprego pra muita gente e por isso e muitas outras situações é que não se investe em politicas públicas para acabar com a impunidade.
    Enfim o que está acontecendo em todo o Brasil é o retrato de nossa incompetencia em administrar o problema.Temos o governo e policia que merecemos, somos culpados.

  208. Joana disse:

    Concordo plenamente na questão em que o Brasil é um dos paises mais violentos do mundo, porém não devemos achar que está tudo perdido, devemos ter esperanças de que teremos um pais melhor e sem esse alto indice de violencia, se apenas falarmos "está tudo errado, o Brasil já era, vou para outro pais" estaremos perdendo, nos entregando, vamos começar nós mesmos investindo em nossa familia, nossos filhos e amigos, vamos estudar, trabalhar lutar para sermos alguem de bem e termos uma profissão, se cada um fizer a sua parte creio q/ não mudaremos o mundo, mas mudaremos a nossa própria opinião, de q/ ainda temos chances de ser felizes.

  209. Joana disse:

    Concordo plenamente na questão em que o Brasil é um dos paises mais violentos do mundo, porém não devemos achar que está tudo perdido, devemos ter esperanças de que teremos um pais melhor e sem esse alto indice de violencia, se apenas falarmos "está tudo errado, o Brasil já era, vou para outro pais" estaremos perdendo, nos entregando, vamos começar nós mesmos investindo em nossa familia, nossos filhos e amigos, vamos estudar, trabalhar lutar para sermos alguem de bem e termos uma profissão, se cada um fizer a sua parte creio q/ não mudaremos o mundo, mas mudaremos a nossa própria opinião, de q/ ainda temos chances de ser felizes.

  210. Luisa disse:

    O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. O índice de assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica e contra a mulher é muito alto e contribui para tal consideração. Suas causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança.

    A repressão usada pela polícia para combater a violência gera conflitos e insegurança na população que nutrida pela corrupção das autoridades não sabe em quem confiar e decide se defender a próprio punho, perdendo seu referencial de segurança e sua expectativa de vida.

    O governo, por sua vez, concentra o poder nas mãos de poucos, deixando de lado as instituições que representam o povo. A estrutura governamental torna a violência necessária, em alguns aspectos, para a manutenção da desigualdade social. Não se sabe ao certo onde a violência se concentra, pois se são presos sofrem torturas, maus tratos, descasos, perseguições e opressões fazendo que tenham dentro de si um desejo maior e exagerado de vingança. Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc…
    Nas grandes metrópoles, onde as injustiças e os afrontamentos são muito comuns, os desejos de vingança se materializam sob a forma de roubos e assaltos ou sob a forma de agressões e homicídios. Já a irreverência e a libertinagem estimulam o comportamento indevido (comportamento vulgar), o que também caracteriza desrespeito e produz fortes violências.

  211. Luisa disse:

    O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. O índice de assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica e contra a mulher é muito alto e contribui para tal consideração. Suas causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança.

    A repressão usada pela polícia para combater a violência gera conflitos e insegurança na população que nutrida pela corrupção das autoridades não sabe em quem confiar e decide se defender a próprio punho, perdendo seu referencial de segurança e sua expectativa de vida.

    O governo, por sua vez, concentra o poder nas mãos de poucos, deixando de lado as instituições que representam o povo. A estrutura governamental torna a violência necessária, em alguns aspectos, para a manutenção da desigualdade social. Não se sabe ao certo onde a violência se concentra, pois se são presos sofrem torturas, maus tratos, descasos, perseguições e opressões fazendo que tenham dentro de si um desejo maior e exagerado de vingança. Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc…
    Nas grandes metrópoles, onde as injustiças e os afrontamentos são muito comuns, os desejos de vingança se materializam sob a forma de roubos e assaltos ou sob a forma de agressões e homicídios. Já a irreverência e a libertinagem estimulam o comportamento indevido (comportamento vulgar), o que também caracteriza desrespeito e produz fortes violências.

  212. Kívyah Alves disse:

    Simplismente o governo deveria investir deseperadamente na eduçao e na saúde, consibero princípios básicos e essenciais para o combate à violência urbana e domiciliar, não esquecendo de que as próprias pessoas devem buscar a compreenção de que ela são a chave para que tudo isso aconteça

  213. Kívyah Alves disse:

    Simplismente o governo deveria investir deseperadamente na eduçao e na saúde, consibero princípios básicos e essenciais para o combate à violência urbana e domiciliar, não esquecendo de que as próprias pessoas devem buscar a compreenção de que ela são a chave para que tudo isso aconteça

  214. Juliana disse:

    O progresso e os avanços que temos em nosso cotidiano vem acompanhados de violência e desigualdade. A questão está em conciliar esses dois aspectos.
    Atualmente no Brasil o tema violência já se tornou um clichê sendo abordado em escolas, campanhas política e principalmente pela mídia. Apesar de ser um tema tão frequente não podemos trata-lo com conformismo. De tanto vermos chacinas e assaltos começamos a pensar que eles já fazem parte de nossas vidas e que o melhor jeito é tentar ser o mais imperceptível possível. Vidros fumês, carros blindados, alarmes, grades de segurança são meios que a população da classe média usam para se sentir protegida e cada vez mais distante de nossa realidade.
    Não devemos dizer que a culpa dessa guerra diaria cabe somente ao nosso governo, e sim a nós mesmos que ao nos alienar dos problemas da sociedade só contribuimos para que ele se agrave cada vez mais. Apesar de parecer utópica uma mobilização social é sem dúvia necessária para começo de progresso, outro meio de melhorar a situação é aproveitar que estamos tão próximos das eleições e conhecer bem o candidato que vamos votar, e exigir dele que tome atitudes para a questão da violência.
    Vamos fazer o impossível para que comecemos ontem a reverter essa crise que toma proporções assustadoras a cada dia que passa, sabemos que não será uma batalha facil, mais unir forças é o melhor caminho para regredir o caos.

  215. Juliana disse:

    O progresso e os avanços que temos em nosso cotidiano vem acompanhados de violência e desigualdade. A questão está em conciliar esses dois aspectos.
    Atualmente no Brasil o tema violência já se tornou um clichê sendo abordado em escolas, campanhas política e principalmente pela mídia. Apesar de ser um tema tão frequente não podemos trata-lo com conformismo. De tanto vermos chacinas e assaltos começamos a pensar que eles já fazem parte de nossas vidas e que o melhor jeito é tentar ser o mais imperceptível possível. Vidros fumês, carros blindados, alarmes, grades de segurança são meios que a população da classe média usam para se sentir protegida e cada vez mais distante de nossa realidade.
    Não devemos dizer que a culpa dessa guerra diaria cabe somente ao nosso governo, e sim a nós mesmos que ao nos alienar dos problemas da sociedade só contribuimos para que ele se agrave cada vez mais. Apesar de parecer utópica uma mobilização social é sem dúvia necessária para começo de progresso, outro meio de melhorar a situação é aproveitar que estamos tão próximos das eleições e conhecer bem o candidato que vamos votar, e exigir dele que tome atitudes para a questão da violência.
    Vamos fazer o impossível para que comecemos ontem a reverter essa crise que toma proporções assustadoras a cada dia que passa, sabemos que não será uma batalha facil, mais unir forças é o melhor caminho para regredir o caos.

  216. Karina disse:

    Concordo plenamente na questão em que o Brasil é um dos paises mais violentos do mundo, porém não devemos achar que está tudo perdido, devemos ter esperanças de que teremos um pais melhor e sem esse alto indice de violencia, se apenas falarmos "está tudo errado, o Brasil já era, vou para outro pais" estaremos perdendo, nos entregando, vamos começar nós mesmos investindo em nossa familia, nossos filhos e amigos, vamos estudar, trabalhar lutar para sermos alguem de bem e termos uma profissão, se cada um fizer a sua parte creio q/ não mudaremos o mundo, mas mudaremos a nossa própria opinião, de q/ ainda temos chances de ser felizes.

  217. Karina disse:

    Concordo plenamente na questão em que o Brasil é um dos paises mais violentos do mundo, porém não devemos achar que está tudo perdido, devemos ter esperanças de que teremos um pais melhor e sem esse alto indice de violencia, se apenas falarmos "está tudo errado, o Brasil já era, vou para outro pais" estaremos perdendo, nos entregando, vamos começar nós mesmos investindo em nossa familia, nossos filhos e amigos, vamos estudar, trabalhar lutar para sermos alguem de bem e termos uma profissão, se cada um fizer a sua parte creio q/ não mudaremos o mundo, mas mudaremos a nossa própria opinião, de q/ ainda temos chances de ser felizes.

  218. Marla Carine Schlickmann disse:

    Moro numa das cidades mais violentas do pais, aqui são poucos que podem deitar na cama e durmir sossegado, a violencia se espalha de tal forma que ja vi filha levar tiro para que pai nao moresse, mas de quem sera a culpa? Essa com certeza é uma das maiores duvidas da populaçao, e com certeza dificilmente será respondida com "velocidade".

  219. Marla Carine Schlickmann disse:

    Moro numa das cidades mais violentas do pais, aqui são poucos que podem deitar na cama e durmir sossegado, a violencia se espalha de tal forma que ja vi filha levar tiro para que pai nao moresse, mas de quem sera a culpa? Essa com certeza é uma das maiores duvidas da populaçao, e com certeza dificilmente será respondida com "velocidade".

  220. thiago lima disse:

    A violencia no Brasil é tamanha que nem podemos mais comparar com as guerras

  221. thiago lima disse:

    A violencia no Brasil é tamanha que nem podemos mais comparar com as guerras

  222. Alan Vitor Pinheiro Alves disse:

    Violencia aqui no Brasil, realmente nao é mais algo de se chamar atenção. com ja disseram, estamos acostumados com essas noticias, pois é o que mais se vê na Midia.
    Acredito que a falta de um fundamento ético familiar tem contribuido para este fator, e sem dúvida a sociedade se torna mais revotadas quando se vê a imcapacidade dos policiais, e a grande corrupção por parte deste.

  223. Alan Vitor Pinheiro Alves disse:

    Violencia aqui no Brasil, realmente nao é mais algo de se chamar atenção. com ja disseram, estamos acostumados com essas noticias, pois é o que mais se vê na Midia.
    Acredito que a falta de um fundamento ético familiar tem contribuido para este fator, e sem dúvida a sociedade se torna mais revotadas quando se vê a imcapacidade dos policiais, e a grande corrupção por parte deste.

  224. J. Cholz disse:

    Todo o problema sociocultural e econômico de um país, como o Brasil, tendo como consequencia a violência no nível que vemos hoje, é decorrente da nítida falta de planejamento educacional brasileiro.
    um povo educado é um povo que leva seu país pra frente, e é isso que falta em nosso país!
    mas essa educação não deve vir da escola e sim da família, um ser humano com princípios de vida nunca será mais um na estatistica da violência, consequentemente diminuiremos a violência de nossa nação.

  225. J. Cholz disse:

    Todo o problema sociocultural e econômico de um país, como o Brasil, tendo como consequencia a violência no nível que vemos hoje, é decorrente da nítida falta de planejamento educacional brasileiro.
    um povo educado é um povo que leva seu país pra frente, e é isso que falta em nosso país!
    mas essa educação não deve vir da escola e sim da família, um ser humano com princípios de vida nunca será mais um na estatistica da violência, consequentemente diminuiremos a violência de nossa nação.

  226. Dalliany Tavares disse:

    A violência no Brasil, já não é mais um acaso, e sim um caso, nós e as autoridades principalmente estamos tão acomodados com essa situação que já não é mais "notícia" que uma pessoa foi assassinada, ou que outra foi assaltada, etc. É necessário uma conscientização, uma mobilização social, não devemos ficar parados! As autoridades precisam estimular relacionamentos mais justos, serem mais "cuidadosos", pois eles não são os donos do país, os donos somos nós, eles apenas nos representam, e é aí que temos que repensar a nossa escolha política. Obrigada!

  227. rhuan disse:

    As pessoas no brasil parecem formigas. Qualquer um chega e pisa como se fossem nada.

  228. patty disse:

    A violencia aqui no Brasil está pior que a violencia dos paises que hoje em dia estão em guerra..eu moro em Foz do Iguaçu…aki por ser fronteira deveria ter mais policias nas ruas..mas isso não acontece e em vez de melhorar ela só piora…a cada 5 segundos morre 2 pessoas aki em Foz! :S

  229. jonatas disse:

    as violencia é muita precaria nosso pais Brasil é pior do que aqueles paises que estao sofrendo com a gurra e o Brasil é pior do que eles. nos brasileiro que nos estamo morando no pais mais rico em terras é o brasilo mas o homem nao esta mais pensando ta sem noçao o que esta fazem do com amazonia eu aviso todo os bresileiro pense antes do que fazer.

  230. Samila Raiane disse:

    A violência atualmente é marca registrada no mundo moderno, e isso não podemos negar. As principais causas da violência são o desrepeito e a prepotência que uma pequena minoria tem para com as outras classes socias. Acabar com a violencia não é dever apenas do governo mas também de toda a sociedade…Confiar para mudar

  231. samila disse:

    A violência atualmente é marca registrada no mundo moderno, e isso não podemos negar. As principais causas da violência são o desrepeito e a prepotência que uma pequena minoria tem para com as outras classes socias. Acabar com a violencia não é dever apenas do governo mas também de toda a sociedade…Confiar para mudar

  232. Andreza disse:

    Não vai ser facil mudar a situação do nosso país. Acredito que esperamos tempo demais para tomar certas atitudes… a mudança vai ocorrer bem vagarosamente mas sei que ainda podemos. A solução não será " enfiar " cada vez mais pessoas nos presidios, definir a " pena de morte " ou a sociedade se irar e " linchar " uma pessoa por ter feito algo a solução para a violencia esta dentro de cada um de nós, é o amor a paz que temos que aprender a transmitir. Só depois de concientizarmos disso começaremos a ver resultados, e resultados que poderá surpreender a todos que não acreditam que ainda tem jeito.

  233. Karen Almeida disse:

    Apesar de já "acostumados" com tantas babáries acontecendo,índices de violência ainda assustam!
    Discordando com a Jennefe, acho que uma pena de morte no Brasil não seria uma idéia sensata. Pois num país injusto e corrupto como este, onde os ricos tem "carta branca" uma pena de morte só seria aplicada àqueles de pouco poder aquisitivo ou de pele diferente. É lamentável, mas essa é a realidade desse país.

  234. Jorge Wellington disse:

    .Será que as coisas estão mesmo assim ou a midia que tende a focar a desgraça dando essa impressão?
    .Concordo que não está mil maravilhas, entretanto, isso não justifica o comportamento dos meios de comunicação.
    .Apontaria a questão do tipo de entretenimento que temos em teve aberta como filmes que só exaltam a violência e o sexo e o "bonzão" é aquele que bate e vence e isso é o heroi quando não é o próprio criminoso.
    .Desde musicas a filmes só estimulam a questão sexual ou a violência.
    . Seria uma soma de fatores!

  235. Jennefe disse:

    No Brasil tem q haver pena d morte, siplesmente pelo fato da violência passar dos limites…superar paises q enfrentam guerras?!…realmente é pq as coisas por aqui está seria, e muito seria. Não temos mais segurança em lugar algum. N as escolas onde procuramos melhores qualificaçoes somo surpreendidos pela violencia. Há mto o q fazer para acabar com a violencia, dando oportunidades, como melhores escolas, ilumninaçao nos bairros, e outros ( o q nem sempre resolve) para pessoas q vivem à margem da sociedade, pelo fato d todo sermos considerados com igualdade…………………………………….??

  236. Gabriel Araujo disse:

    Policiais mais bem remunerados, que não precisem de "bicos" e de corrupção pra poderem se sustentar, que cumpram o seu dever com vontade.

    Leis que sejam realmente cumpridas – as pessoas precisam querer ver o país melhorar, pra isso, falta nacionalismo, falta um desejo de ver o país crescer.

    Mais policiamento e iluminação pública: há cidades em que a violência diminuiu drasticamente só pelo fato de terem sido colocados um poste de iluminação em cada esquina (em cada esquina MESMO, não há áreas escuras de noite) e mais postos policiais.

    Agora posso estar sendo muito radical, mas acredito que a pena de morte para alguns crimes diminuiria a violência e resolveria o problema de superlotação nas prisões. Um cara matou dezenas de pessoas, vai pra cadeira, é condenado a mais de 30 anos de prisão. Pra que a sociedade vai querer um desgraçado desses? O estado gasta muuuuito dinheiro sustentando presos nas cadeias, muitos deles têm condições melhores do que grande parte da população brasileira. Eliminar certos criminosos aliviaria um grande peso no estado e diminuiria e muito a população nas cadeias. E, além do mais, se uma pessoa souber que pode ser morta se cometer tal crime, provavelmente ela vai pensar duas vezes antes de cometê-lo…

  237. fabi disse:

    A causa da violência está na educação,seja ela vinda da familia ou vinda de nossa sociedade…

  238. andre disse:

    O que adiantas investir apenas na educação?
    O Brasil no abismo em que se encontra, precisa que seja investido em um sistema integrado, de saude transporte educação entre outros.

  239. Raissa disse:

    Realmente a violência hj em dia tem nos trancado em casa,mas acho q uma das solução seria aumentar o numero de cadeias, para q os presos tivessem melhores condições para quando sairem da cadeia se livrar da vida do crime, o que seria, uma reabilitação do condenado e não apenas um castigo. E ainda um programa q os reintegra-se na sociedade.
    Ainda mais, seguranças, mas não policias armados que atiram para qualquer lado, mas sim policias ageis, espertos e preocupado realmente com a segurança e naun com a sua propina!
    Entre outras coisas q estaun totalmente errada nesse nosso pais, que tem td para ser o melhor!

  240. PAULO GRIESE disse:

    Acredito que muitas coisas terão que ser feitas para combater a violência.

    Combater a corrupção com aplicação do limite máximo das leis e sem qualquer tipo de benefício.

    A queda da lei de celas especiais para os criminosos de nível superior é uma delas, pois, após julgados e condenados não são tão criminosos como qualquer outro, independente do nível cultural?

    O dobro da aplicação do limite máximo das leis para crimes ediondos e colarinho branco.

    Controle da natalidade, com incentivo do Governo ao único filho estando este filho amparado e fiscalizado pelo Governo até o término da faculdade, além de uma ajuda de custo de valor substancial, baseado no salário minimo, para casais, apenas casais casados que optarem por tal condição, desde de que provem renda inferior a 2 salários mínimos. Acredito que desta forma as mães conversariam mais com suas filhas, incentivando-as preservar-se para o casamento. Com esta atitude creio que teriamos menos filhos bastardos, filhos do crime, filhos da …, pelo mundo e voltariamos a ter famílias estruturadas socialmente, emocionalmente, com pespecstivas, possibilidades e sonhos de futuro.

    Que as invasões do Governo nas favelas não fossem só para conter criminosos, mas para se enraizar com a implantação de fábricas com creches, escolas técnicas, curos, delegacias, hospitais, sendo que muito dos cargos ocupados por moradores.

    E o o cidadão fazer jus as leis, exigindo que estas sejão cumpridas todos os dias como por exemplo, exigir que os bancos dos coletivos reservados para idosos, gestantges e deficientes físicos sejam imediatamente liberados por aqueles que os ignoram ou figem que não sabem da lei. Devemos nos policiar e policiar os que nos rodeiam e exigir que as leis sejam cumpridas e não apenas querer, sei que para tal temos que abrir mão do nosso valioso tempo, valiosa paz, valiosa vida; porém é fácil querer que os outros resolvam os problemas, mas se não fizermos nada para ajudar nada mudará e ficaremos sempre como telespectadores e dando apenas opiniões que não resolvarão nada x nada.

  241. Rubens Jr. disse:

    Não será apenas seguindo leis que o Brasil mudará. Tudo isso pode ser sanado a partir do momento que todos, principalmente o governo, contribuirem para o investimento na EDUCAÇÃO!!! Ai está a solução do problema. Vlw?!? ;D

  242. weslanya disse:

    no brasil as armas poderiam ser proibidas para nao acontecer acidentes como bala perdida

  243. Washington Carvalho disse:

    Já ouvi alguns psicólogos e especialistas na área comportamental defenderem a tese de que alguns indivíduos nascem com certa pré-disposição para cometerem crimes.

    Um pouco radical tal afirmação.

    O problema da violência no Brasil é devido a uma série de fatores, causas e conseqüências atuais e históricas. E é importante considerá-las para estabelecermos nossas leis e punições. E isso, em alguns aspectos são diferentes para cada país!

    Para solução desta ferida muitos defendem que apenas leis mais rígidas resolveriam o atual problema.

    Queria contestar dizendo que não adiantam leis rígidas sem um controle eficaz no cumprimento das punições.

    Sou a favor de muitas mudanças no código penal (como a diminuição da maioridade penal, crime inafiançável para pedófilos, do tipo do famoso procurador de Roraima etc.), mas o que é urgente é um maior policiamento, com certeza o governo deve gastar em pessoal qualificado para paisana nas cidades e bairros brasileiros. Isto ninguém pode contestar.

    Um exemplo da eficiência deste policiamento foi na época dos jogos Pan-Americanos em 2007, vimos como diminuiu absurdamente a violência no Rio de Janeiro. E o governo sabe que este é o melhor método para controle, só que custa muito caro aos cofres públicos. Do outro lado da história está a população, principalmente nas favelas, quando os moradores são deixado a sorte, seja nas mãos de traficantes ou milícias o que é a realidade hoje no Rio.

    Este quadro vai muito mais do que muitos imaginam, é também uma das causas do atraso do país, pois como uma nação deseja tornar-se desenvolvida, que a economia cresça, quando a maioria da população vive preocupada e aflita com a questão da segurança pública? Por isso não nos desenvolvemos. Uma mente insegura produz pouco e não é eficiente no que realiza.

    Não existe melhor estratégia para resolvermos esta crise. O povo brasileiro tem que pressionar os governantes a um investimento maior no policiamento e que estes sejam qualificados.

    Tem que haver uma maior cobrança da parte do povo, veja a Argentina com o panelaço e outros países que não se calam, vão para as ruas e manifestam sua insastisfação com o governo.

  244. janete disse:

    O que se necessita no Brasil é que se cumpra a constituição e o estatuto da criança e do adolescente.Se acontece se efetivar realmente políticas públicas e distribuição de renda não há necessidade de se investir horrores de dinheiro em segurança.Educação e emprego,sim.

  245. edson sena disse:

    A violência no Brasil é uma questão social. falta nesse país pessoas que façam cumprir às leis, que por sinal, são rígidas. a impunidade e a corrupção são os pilares da violência.

  246. raquel disse:

    eu acho que tudo que esta escrito é a mais pura verdade
    hoje no nosso planeta a violencia tomou conta de tudo e isso é muito ruim

  247. Luiz disse:

    A quem interessa jogar a população contra os policiais? Ao governo, aos bandidos ou tudo é farinha do mesmo saco?

  248. pastor Geraldo Freitas. disse:

    Como lider religioso, deveria estar falando que a violência é por causa do pecado; mas hoje eu quero falar isso de uma forma diferente. Na minha o pinião a sociedade é uma grande árvore, e a violencia é o seu fruto e todos nós fazemos parte desta áqrvore. veja bem, nós gostamos de defrutar de tudo que nos dá prazer. Vejamos: Quando o rapaz,sai para uma noitada, fica com uma menina, ou vice e versa, todos querem desfrutar do prazer que isto dá. As vezes oos atores desta historia as vezes são homens e mulheres casados. os jovens pensam que para eles arumarem amigos, namoradas, parceiros,tem que vestir,falar ser como os ícones da sociedade. ainda que para isto tenham que prejudicar os outros. Os ìcones ditam as regras, como que essas fossem um vento, que levam as árvores para onde querem. tudo isto sem pensar nas consequências. as empresas ´so pensam e ganhar sem preocupar com os efeitos colaterais.
    A desigualdade social chega a ser descomunal, uns tem demais e outros nada tem, o individualismo levam as pessoas a viverem como que não dependesem de ninguem. isso tudo quando juntado numa sexta da um produto,VIOLÊNCIA.
    eu e vc podemos mudar esse quadro se passar a olhar o nosso semelhante com o olhar do bom samaritano.
    somos todos pessoas.

  249. edson sena disse:

    é necessário vontade e coragem política para acabar com a violência no país.

  250. fred abreu disse:

    é preciso reavaliar a nossa policia,fazer cursos, preparar ,equipar, olhar a questao salarial para incetivar mais o policial

  251. luiz graciliano disse:

    Tirem as drogas do país e a violência acaba. Fernandinho Beira- Mar disse que a droga que entra no Brasil é comprada das Farc, cujos lideres são amigos do Hugo Chaves, Evo Morales e o Lula. Desse jeito a violência no Brasil não terminará jamais.

  252. Marco Poleto disse:

    Bem, é lamentável ler algumas coisas e ter que concordar, ou melhor, ter que aceitar tal comentário. O fato de ler e ter que aceitar, talvez seja o motivo dessa crescente e alarmante situação. Evito comprar jornais pois acho agressivo alguns assuntos abordados. Mas, se formos procurar um culpado para isso, é só olharmos um para o outro. Não adianta dizer que o governo, a estado, o município são os culpados, a culpa é nossa. Nos últimos tristes acontecimentos de violência, sobre o garoto executado na tijuca, vimos o rachar de uma família; o desespero de um pai, que como um super-herói em defesa dos fracos e inocentes, nada pôde fazer para livrar seu pequeno do mau. Nos chocamos com a reação daquele pai e nos comovemos com aquela família. Mas isso basta? Ficamos chocados todos os dias, nos comovemos toda hora. Mas não nos manifestamos todos em pró de uma solução por mais drástica que seja. Nossos governantes fazem política a todos os instantes. Seja com a vítima, na frente das câmeras ou com os infratores por detrás delas. Dar o direito aos infratores, agride a vítima aumentando ainda mais sua dor. É como àquele Sr. deu a entrevista naquela ocasião: "ao invez de enchermos o maracanã para apenas torcer para um time, ficarmos quinze horas em filas para comprar um ingresso ou ficar se iludindo com o carnaval", devemos nos unir e formarmos uma legião em pró do fim dessas barbáries. Quando afirmo que o culpado somos nós quanto a atual situação, é por que só vemos as coisas acontecerem com o vizinho, com outras famílias ou em outro local. Estamos perdendo o respeito por nós mesmos e pelos outros, o amor próprio e pelos outros, a solidariedade, o sentimento humano, a valorização da vida. Amigos, a cobiça, a vaidade e o dinheiro tem sido um dos grandes vilões para o crrescimento dessa situação. O "querer o algo a mais" no trabalho, tem reflexo em casa com a família. O desrespeito aos nossos semelhantes, trás reflexo em nossa sociedade; olhar um menos favorecido com indiferença, com desdem, torna-o ainda pior. Somos importante cada um no seu ofício. O Gari é tão importante como o Engº, que é tão importante quanto o pedreiro e assim vamos. Precisamos uns dos outros, somos seres humanos e de nada valerá o ter,se não houver com quem compartilhar. E por último, o dinheiro, que tem feito com que se cumpra algumas coisas descritas no apocalipse. Por ele abandonamos nossas famílias, nosso lar, esquecemos de nossas origens. Por ele, toma-se aquilo que pertence a outro a todo custo. Mata-se, rouba-se, desrespeita-se e muito mais. "É Preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã"(Legião Urbana), "pois todo mundo é parecido quando sente dor"(Barão Vermelho), se houve excesso, me desculpe. "Sou a minoria, mas pelo menos falo o que quero…pra sua proteção"(Plebe Rude)

  253. batista disse:

    Se tivéssemos o padrão de vida, políticos e mídia como da Finlândia, certamente não estaríamos discutindo tal tema. Como estamos no Brasil, se constata que a violência decorre: do abandono da educação de qualidade; jovens na rua, sem ocupação úteis, longe de pais ou responsáveis; leis demagógicas, imorais e de distribuição de privilégios e impunidades, favorecendo, especialmente, àqueles que tem o poder econômico para custear bons escritórios de advocacia; bem como uma mídia voltada para a manipulação de informações e sensacionalismo, sexo, drogas legalizadas e promiscuidades. A retirada de tanto recursos jurídicos e de redução de penas relacionadas a crimes hediondos e no de desvio de dinheiro publico, como imediata punição, independente do poder econômico e posição social, certamente diminuiria tanta violência.

  254. batista disse:

    Liberdade x Libertinagem.Uma Nação se fortalece com prioridades na educação de qualidade, ética,moral e patriotismo mas que são ignorados por uma mídia mercenaria e manipuladora bem como leis imorais, ignorando a maioria os valores cristãos do povo brasileiro, bem como de distribuição de privilégios e impunidades, aprovadas por lideranças e que afrontam a maioria da Nação. A Nação sofre com uma educação deficiente, bem como frustrada por aqueles a quem depositou sua confiança, gerando nos cidadãos: impotencia,medo, indiferença e revolta a tudo que ocorre a sua volta. O que se vê são excessos dos meios de comunicação manipulando informações, propagandas enganosas, sexo, drogas legalizadas, erotismo satisfazendo uma pequena parcela de indivíduos gananciosos, visando lucros a qualquer custo, leis imorais,deformando nossa Juventude. Os excessos quanto as drogas licitas,levando ao aumento da violência,dos acidentes de trânsito e doenças mentais. As libertinagens no horário dito como nobres,jornais e revistas, induzindo a promiscuidade, gravidez precoce, de que sexo é amor,se assim fosse, as prostitutas seriam as pessoas mais felizes do mundo.O encarceramento deve ser visto como punição e momento de reflexão para aqueles que atentaram contra a sociedade, não podendo os mesmos usufruirem de regalias que os cidadãos comuns não possuem. Estão implodindo uma Nação em formação, estamos deixando de ser uma Nação respeitada para nos tornarmos apenas um ponto geográfico no “mapa mundi”. A não observância da ética,dos valores morais e patriotismo, nos leva a suspeitar de uma incompetência ou conspiração, numa versão atualizada da Guerra do Ópio, episódio em que o Império Britânico do Século 19, vitorioso nas Guerras Napoleônicas, impôs a uma China de joelhos o consumo da droga e a capitulação colonial, no âmbito da estratégia voltada a enfraquecer uma Nação. Parece familiar?

  255. LRMOURAO disse:

    O prezado leitor JULIANO (09/07/2008 – 02:10:30) tem razão porém deixou escapar um ponto dos mais importantes: não são apenas as "autoridades" que estão no limiar da legalidade; o POVO também está. E é por isso que as autoridades são como são; pois "cada país tem o governo que merece". O povo brasileiro merece os representantes que tem pois ele, o próprio POVO, deixa muito a desejar como cumpridor de deveres. Vejamos: o POVO joga no bicho (sem se saber ou se importar com o fato de que o dinheiro vai fortalecer a bandidagem na comunidade em que ele mesmo vive!!), compra produtos de ambulantes (tremendo descaminho), sobe e desce de vans e kombis piratas (que, todos sabemos, estão de braços dados com o crime), etc, etc. Basta olhar mais de perto, com mais insight, e veremos que a causa primeira está no POVO. Mude o POVO e todo o resto mudará de acordo. Mas, veja se alguma mídia quer arriscar colocar o POVO na berlinda desse jeito? Além do medo da reação popular, existe a falta de interesse (ou o interesse em que nada mude).
    Portanto, é como faço com minha filha: está sendo educada com refinamento e dedicação para IR EMBORA DAQUI!! Quero netos australianos, canadenses, holandeses, suecos, sei lá o quê; menos brasileiros!!Brasil: DEIXE-O!!

  256. DOUGLAS disse:

    NO BRASIL, A PRINCIPAL AÇAO ERRADA, QUE ANTECEDE A VIOLÊNCIA É O DESRESPEITO. O DESRESPEITO É CONSEQUENCIA DAS INJUSTIÇAS E AFRONTAMENTOS, SEJAM SOCIAIS, SEJAM ECONOMICOS. PARA QUE ISSO ACABE DE UMA VEZ POR TODA É PRECISO PLANEJAMENTO POR PARTE DO GOVERNO A FIM DE PROCURAR A FONTE DISSO TUDO E EXTERMINÁ-LA.

  257. Juliano disse:

    A violência é fruto da "gritante" desigualdade social e educação ineficiente. A violência é também uma forma de expressão dos que não tem voz frente a sociedade. Socialmente marginalizados, encontram na violência a forma(indevida)de mostrar ou impor sua existência.
    Agora, fica difícil "O Estado" repreendê-los, quando seu "Poder Executivo" e principalmente o "Legislativo" têm ações que não condizem com a legalidade. Os salários astronômicos somados a cartões corporativos mais outros tantos benefícios desnecessários que resultam num custo per capto(referente exclusivamente a esta última classe)de quase cem mil reais; e como se não bastasse a corrupção que impera(exemplo mensalão), tudo isto envergonha o nosso País.
    Se os que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo não o dão, então como acabar com a violência?!

  258. heloisa disse:

    O Brasil violento é o resultado da desigualdade e miséria e da incapacidade de vencê-las através da educação e das oportunidades que ela gera. Mediocridade, ineficiência, justiça lenta, corrupção e impunidade do governo dão o exemplo e o reforço a esta escalada perversa. O que podemos fazer? Dar exemplo, não se calar, protestar consistentemente, votar bem, compartilhar e difundir idéias, informar e se informar em encontros reais ou virtuais, apoiar e contribuir para ações construtivas na área da educação. Só rezar não adianta.

  259. Gisele Tau disse:

    Nao adianta ter tantas leis em um pais, se nao existe, justiça.
    A impunidade gera mais violencia. A sociedade tem que começar a exigir eficiencia dos seus governos. Ate nas cidades do interior das capitais a violencia esta se propagando…a populacao ao inves de cobrar das prefeituras, das policias, pões grades em suas casas…e muito facil ser governo no Brasil, ninguem exige nada deles.

  260. Lindomar Assis disse:

    O combate de crimes se faz com políticas públicas, principalmente na área da educação. A solução não está em aumentar o número de policiais nas ruas nem muito menos construir novas prisões. Enquanto nós e o poder público, principalmente, não tiver um bom senso sobre essa questão vamos continuar a perder vidas e o crime se alastrar cada vez mais.

  261. nelson santos aranha filho disse:

    como combater o crime:
    1. dobrar o numero de policiais.
    2. acabar com a reduçao de penas para detentos.

  262. Helena Paiva disse:

    Em primeiro lugar, a curto prazo não há soluções mágicas, porém, a longo prazo, pode-se resolver grande parte da violência com educação, criar nossas crianças ocupadas em salas de aula com professôres bem remunerados e tendo oportunidade de escolher dentre as opções de praticar esportes, laser,cultura como a música, dança, esportes diversos,religiosidade na opção de cada um, ou seja, manter nossas crianças com as mentes ocupadas com coisas úteis,e saudáveis e principalmente nos lembrar que a paz acontece na medida em que a humanidade exercitar a virtude da paciênçia existente em cada um de nós.

  263. juscelino Fernandes disse:

    A violência só vai acabar o dia que os governantes investir corretamente nossos impostos,exemplo emprego e educação.

  264. Isabel Bulhoes disse:

    Em primeiro lugar, podemos educar nossos filhos sem armas, sem jogos violentos de computador, ensinando-os a respeitar os outros (pois daí nasce o respeito pelas autoridades e pela lei).

    Em segundo lugar, precisamos de muita calma, principalmente nas grandes cidades para enfrentar tantos malucos, tanta agressividade e tanta ciolência. Se formos reagir à altura das agressões recebidas, acabamos mortos a pauladas no meio da rua, ou assassinados na porta de um banco…

    Além disso, podemos e devemos exigir de nossos representantes (parlamentares e governo) que nos retornem tantos impostos nos dando segurança, uma legislação que não beneficie tanto os presos em detrimento da sociedade; inquéritos policiais sérios que não deixem brecha para a soltura dos presos, e leis mais rígidas que possam embasar as decisões judiciais.

    E mais, preso em cela superlotada, está na escolinha do crime.. Preso se recupera com trabalho. Muito trabalho. Por que aqui fora trabalhamos pra sustentar quem delinqüiu?

  265. Rafaela disse:

    devemos praticar sempre a frase:A Paz começa em mim..

  266. Cínthhia disse:

    bom, eu estava fazendo um trabalho quando vi esta reportagem superinteressante e percebi que ela naos informa muita coisa…

    minha opinião, é que a violência hoje em dia deveria ser mais rígida (como diz gleycom) eu não consigo me conformar como que a violencia pode afetar tanta gente sendo que, muita gente que não está ligada a ela sofre por isso.

    Ó PARECENDO GENTE GRANDE FALANDO EU SÓ TENHO 12 ANOS

    rsrsrs

  267. natalia sodre disse:

    eu não sou a favor da violência. pelo contrário se eu pudesse faria de tudo pra acabar com ela.

    nós devemos lutar juntos a favor da "PAZ".

  268. gleycom disse:

    acho que leis do brasil deveria ser mais rigidas,mais para isso acontecer teriamos que termos mais presidios….

  269. Samara disse:

    Casos de violência hoje está tão frequente que enquanto estamos horrizados com o fato alguns dias depois já estão anunciando outro caso!
    Acho que uma das soluções ( que alguns países já até aderiram) é ter um tratamento especial com os presidiários; como a educação, Porque quando o preso vai vivendo nesse tipo de lugar, que é a cadeia ele acaba ficando mais violento, e quando for liberto vai acabar fazendo mais crimes! é isso.
    Samara, Anápolis-G0

  270. alexandre disse:

    A violência é uma coisa horrível e nada que fizermos unitariamente poderá mudar essa realidade. Devemos entender que a vida é algo feito para ser respeitada e não para ser jogada fora com essa violência besta que está presente nos dias de hoje.

  271. Rodolfo disse:

    Acho que para o problema de violencia ser solucionado de forma definitiva, ter sua raiz cortada, são necessárias mudanças em todo aspecto social do Brasil, desde a economia, politica, distribuição de renda até problemas de desenvolvimento urbano descontrolado, falta de educação e oportunidades de emprego e etc…O problema é que para haver essa mudança de forma significativa, que impacte nos problemas de violencia, muitas coisas no resto do mundo tem que mudar também, já que a situação de elite/marginalização que temos na nossa sociedade é um reflexo do que temos no relacionamento entre os paises do mundo, onde o primeiro mundo é a elite e nos somos os marginais.
    É realmente uma tarefa ardua e demorada e que me parece que naum eh o rumo que o mundo está tomando atualmente.
    E até lá, até as coisas mudarem ou ao menos começarem a mudar, muita gente vai continuar sofrendo com a violencia, ou tendo sua familia ou amigos vitimas da violencia.
    Por isso sou a favor de medidas emergenciais para conter essa violencia (ou pelo menos tentar conter) sejam elas maioridade penal, pena de morte, policiamento mais pesado com melhor treinamento, justiça com as proprias maos ou seja lah o que for, mas que ajude a diminuir o nivel de violencia…É duro pensar assim, punir cada vez mais um individuo pelo problema de todos, mas que outra alternativa temos, esperar pela humanidade mudar naum é uma opção, pois a historia se repete e a humanidade não muda nunca, desde que ela existe…

  272. Ivy disse:

    Li e reli grande parte das opiniões dadas e percebi que, em geral, se dividem em alguns tópicos como: punição mais severa aos crimes cometidos (no qual se inclui pena de morte e maioridade penal), culpabilização do governo (corrupção, falta de investimento do dinheiro público, novo código penal entre outros), culpabilização do individuo (diz que devemos começar do micro: o velho papo de fazer a sua parte…), alguns culpam os jovens, outros as drogas, outros, ainda, estão completamente descrentes, e grande parte fala que é a falta de investimento na educação.
    Gostei de ver algumas opiniões como de Marcela que para de pensar apenas no âmbito simplista de culpabilizar o individuo e percebe, assim como aqueles que vêem que falta educação, que a violência é fruto de uma história, de um contexto histórico. Dessa forma, não basta criticar e chamar de monstros aqueles que, por suas razões, cometem um crime, mas entender que este indivíduo é fruto de uma sociedade que lhe tira as oportunidades: não lhe dá educação, joga-o em uma favela onde cresce vendo o pai beber e agredir a mãe, não tem oportunidade de emprego, tem miséria enfim e não tem dignidade.
    Muitos criticam quem partilha de minha opinião chamando-nos de defensor de bandido. Mas nego-me em acreditar que exista ser humanos que nasça com uma índole ruim. Acho que todos os homens têm sim, uma parcela inata, porém grande parte do que ele é, é construído em sociedade. Se só temos uma sociedade cruel, na qual as pessoas não têm direito iguais e justos, por que esperar que as pessoas ajam de forma igual e justa.
    Ainda devo falar daqueles que, pelo DSMIV são classificados como psicopatas. Estas pessoas não apreendem por punição e até hoje o governo não sabe o que fazer exatamente com elas. Apenas sabemos que devem permanecer presas e não devem voltar a viver em sociedade. Mas novamente voltamos para questão do meio. Sabe-se que pessoas classificadas no termo psicopatia, sofreram abusos na infância, de modo que seu ego se desestruturou tal ponto que lhe falta uma instancia psíquica: o superego. Aquela instância que nos diz o que é certo e errado. Ou seja, repete-se até com essa pessoas a questão da falta de um meio saudável.
    Claro que nem todos são capazes de compreender isso, é muito mais fácil ver esses raros modelos que a globo nos passa, do jovem menino da favela que passou em medicina, desses casos de um em um milhão, e tomá-lo como verdade do que questionar e pensar a cerca de nossa sociedade, afinal para uns essa é uma tarefa muito árdua acima da sua capacidade mental, mais como culpá-los se cresceram em um meio tolo e elitista só poderiam pensar de forma tola e simplista.
    Enfim acredito que a violência ser combatida é algo muito difícil, mas não impossível. Exigirá conscientização, mudanças governamentais, educação, mais principalmente que alguns tolos aprendam a ver que aqueles que chamam de “monstros” apenas são frutos de uma sociedade injusta e que enquanto pensarem de tal forma, apenas estará colaborando para que mais injustiça e violência se perpetuem.

  273. ana disse:

    a melhor maneira de reduzir os níveis assustadores de violencia é através da educaçao mesmo esta sendo uma solução a longo prazo…so assim mais oportunidades de trabalho surgirao para a maioria e pelo menos a violencia relacionada a assaltos diminuiria. uma outra medida é a educaçao em casa pois bons exemplos e conselhos formam pessoas mais concientes e tolerantes.

  274. Jaime Luiz disse:

    Eu acredito que se fizer valer as leis em todos os escalões, uma pequena parte do problema teria solução, a outra é na urna, enquanto o voto tiver valor em (R$) real e não moral, estaremos um tanto longe de solucionar outra parte do problema.

  275. Cristiane disse:

    É uma TRISTEZA imensa, saber que uma País tão maravilhoso como o Brasil está virando uma zona de guerra, um matando outro por cinco reais, nao posso acreditar que o nosso Presidente está fechando os olhos para uma miséria dessa. É simplesmente ABSURDO!!!

  276. Patrick Paiva disse:

    Um importante passo seria cortar a liberdade excessiva que hoje rege o país, aplicar punições mais severas aos que infringirem as regras e diminuir a exploração econômica, Eh assim que se resolve esse tipo de problema, repressão!

  277. THANIA disse:

    CONCORDO PLENAMENTE A VIOLÊNCIA ESTÁ AUMENTANDO MUITO.

  278. stefany hackmann disse:

    acho que todos devem se concientizar, de que não estamos aqui para sofrer as consequencias, mas sim para dar o exemplo de que devemos nos unir e mudar essas atitudes que vem sendo tomadas por pessoas que querem mostrar autoridade e acabam deixando seu trabalho de lado e também que se todos se unirem poderemos mudar fazer com que esse mundo de guerras se torne um mundo pacifico…
    então tentem mudar pois você sera o primeiro de muitos que podem ajudar!
    Obrigada…

  279. Jessyka Marianne disse:

    Esta é a nossa critica a lastimável situação. Quando vemos tantas coisas ruins acontecerem juntas, as vezes até perdemos a esperança de um mundo melhor. Apesar do governo tentar resolver alguma coisa, o que ele faz é muito pouco para o aburdo que estamos vendo e convivendo a cada dia.

    Não me iludo com meras promessas que alguns andam fazendo por ai, e acho que todos aqueles que querem e desejam ter um dia um mundo pacífico, deveria fazer o mesmo.

    O mundo pede socorroO agora!

  280. Antônio Eustáquio disse:

    De que vale o lado sensato da população ter boas idéias, se o que prevalece é o descaso, o descompromisso e a desqualificação daqueles aos quais caberia tomarem a medida certa e justa! Ao contrário, são o próprio mau exemplo, pois são contratados não pela competência, mas por mera conveniência política!
    Como bolsa esmola é que rende voto, a ignorância continuará sendo altamente conveniente!

  281. luma disse:

    acho que o Brasil está ficando igual ao Rio de janeiro

  282. marcella disse:

    O Brasil tem que ser mas agil
    ter mas sabedoria e ser cuidadoso estando certo de que o certo para ter um mundo
    melhor para cada um de nos tendo um futuro mais digno e uma vida mas prolongada é o governo acabando com a violência e ajundando os que presisam dando salario justo e digno ,dando emprego aos que não tem,tirando as pessoas da pobreza, da miseria tendo uma vida justa para todos e tendo sabedoria do que faz para cada um de nos!!!

  283. Matheus Pessoa disse:

    O Brasil não precisa de idéias, mas, sim de ações…
    Porque de idéias estamos cheeeeeios…
    Se cada um colaborar,criar seus filhos com responsabilidade,moralidade, respeito…mudar a educação…pensar em medidas coletivas de ação contra à violência…ser unir não para fazer passeatas a favor da PAZ, + para fazer uma revolução SOCIAL…mudar o Brasil….estudantes acordem,o futuro é nosso!!!!! "MOCIDADE PREGUIÇOSA, VELHICE TRABALHOSA!!!….vamo lá gente…E KI DEUS NOS AJUDE.

  284. rita de cassia disse:

    o Brasil precisa mesmo de um chega!! não só de violencia. Mas de corrupção. Até quando vamos viver em um país onde há tanta injustiça???

  285. solange de fátima dos santos disse:

    eu acho que a violência só terá um fim quando a lei do mundo inteiro for + rigorosa
    Obs:eu sou a favor da pena de morte pois se o bandido tem coragem de matar que tenha coragem de assumir e pagar por seus erros…

  286. heloiza disse:

    acho que as leis precisam ser revistas para nao deixar impune os infratores e para nao deixar que os futuros infratores sejam estimulados a cometer esses crimes.

  287. LUKAS disse:

    SITE MUITO BOM

  288. Natalia Gonçalves disse:

    O governo não investe em educação, isso faz dos jovens de hoje, os adultos violentos de amanhã.

  289. abner cesar disse:

    violencia é coisa de animais irracionais!!!

  290. Jorge Bengochea disse:

    A violência só será contida no dia em que a sociedade brasileira levantar-se para contra o abuso dos impostos, os desvios do dinheiro público, as desigualdades, a desarmonia nos Poderes, a morosidade e corporativismo da justiça, a inércia do Legislativo, a inoperância do Executivo, a insegurança jurídica e a desordem pública que ameaçam a paz social, a liberdade e a soberania do Brasil.

  291. Marinete Subirana disse:

    Sou mãe! Razão pela qual estou muito preocupada, pois é uma icognita o mundo em que meus filhos irão viver, a violência atinge niveis jamais inimaginados. Peço que os governantes se preocupem mais com a educação, acredito ser a única esperança para um mundo melhor, de consciência e de mais respeito ao próximo.

  292. maria de fatima miranda lopes de car valho disse:

    por ser educadora, estou muito preocupada com a violência em nosso país, pois
    se continuarmos assim, não
    sabemos onde iremos parar e muito menos o que será dos nossos filhos.talvez, se fosse investido mais na educação como: da família, e dos jovens,um reparo nas leis, ofertas de empregos para os jovens,dignidade de vida,um olhar mais adequado
    aos pais como referencia de família, inclusão da disciplina de saúde mental
    na grade curricular das escolas em todos os níveis,enfim,tudo que pudesse recuperar o que hoje, estamos perdendo, com
    toda certeza,este caos diminuiria.Se não acabasse.Falo isto, porque
    estou estudando saúde mental e posso perceber
    que a violência é fruto
    de tudo isso e outros em
    conseqüência da falta de
    referencia nas famílias que
    inclusive estão perdendo
    para a mídia.por isso,vamos
    lá? Eu estou fazendo um trabalho sobre, o qual pretendo divulgar assim que terminar.

  293. jose carlos disse:

    Codigo penal ultrapassado
    a policia investiga prende
    e ajustiça solta. Condenações de 30 anos so cumpre 3 a vai para a rua matar de novo. Brasil novo com leis de Brasil velho

  294. Rosa A Schoenmaker disse:

    Estou de acordo com o artigo Psicologia do Matar que esta publicado no Forum Humanizar. Lá o coronel Dave Grossmam,psicologo do FBI, que cunhou o termo Killology, aponta como um dos principais responsaveis pelo virus da violencia tecnicas de efeitos psicologicos usadas para treinar a matar. Podemos ver isto nos videos games violentos onde o pensar é banido, o sentir banalisado e o querer treinado para matar. Quando jogamos não podemos pensar, temos que agir. Ele tambem aponta o fato de que criança aprende pela imitação e que a repetição traz consequencias onde o fenomeno é que a criança incorpora aquele padrão o qual ela repete autonmaticamente. O nome deste virus da violencia que vem atraves de muitos filmes até mesmo inocentes desenhos animados para crianças ´´e AVIDIS. Virus da imuno deficiencia a violencia adquirida. A pergunta é como proteger nossas crianças de tantas violencias espalhadas pela midia hoje em dia?
    Rosa

  295. Wander Jamar Gonzaga disse:

    "o Governo permanece anestesiado"!

    É verdade, toda raiz deste problema está no exemplo de governantes que temos. Eles só pensam em acumular dinheiro e não fazem ser cumpridas leis sérias e exemplares. Hoje em dia o dinheiro está sobre qualquer outra coisa, o ser humano já não tem mais valor. Experiência própria de um cidadão de 40 anos.

  296. Maria Eduarda disse:

    Na minha opiniao,todos esses problemas que existem no brasil,nao vem apenas da violência,mas sim da educaçao q hoje em dia ainda é muito precaria,e todos nós sabemos que a educaçao nao so se aprende em casa,sabemos que é principalmente dentro da escola, onde todos os profissionais tem o mesmo objetivo,tornar aquelas crianças em cidadãs competentes,honestos,e principalmente mais tolerantes,pois se hoje em dia houvesse mais tolerância o brasil nao seria do jeito que é.Vamos nos conscientizar e conscientizar os outros ainda mais a tomar atitudes adequadas,para juntos tentarmos melhorar o futuro das nossas crianças e das outras geraçoes.
    Grata,Maria Eduarda

  297. Arianne disse:

    Um dos maiores motivos de termos essa violência no Brasil, é a DESIGUALDADE SOCIAL. Se a renda do nosso país fosse mais bem distribuída seria muito melhor.
    E temos que confessar que nós brasileiros, só colocamos a culpa nas pessoas do governo ao invés de estarmos cobrando os nosso direitos, como cidadão.

  298. Rtita Acácia disse:

    Gerar mais emprego, distribuir melhor a renda, preparar melhor os policiais e acabar com os corruptos, fazer a lei valer para tosos, colocar os bandidos para trabalha e não deixar eles ficar na mordomia. Acabar com a impunidade que é apoiada por leis inadequadas que, permite a assassinos desfrutarem da liberdade como cidadãos comuns.

  299. Jonas disse:

    Acho que o maior meio de determos toda essa violência é a educação.Mas infelizmente a impunidade e a falta de competência de nossos governantes ainda são grandes.

  300. romario disse:

    a violencia tinha que acabar

  301. Gouveia disse:

    Perguntei ao Ministério da educação por que tiraram Educação Moral e Cívica do currículo escolar e não obtive resposta.
    O fato é que a violência está sendo gerada no ambiente escolar, portanto não é aumentando o tempo de permanência do aluno na escola que se resolve este terrível problema, comparo isso a uma pessoa que vai ao pronto socorro passando mal porque tomou 200mg de estricnina e o médico aplica mais 200mg do mesmo veneno dizendo que ele ficará bom.
    Têm que ensinar as pessoas a se respeitarem, não a se tolerarem, ensinar a
    diferença entre tolerâcia e respeito.
    O placar é: Respeito 10 (dez), Tolerância 0 (zero).

  302. Celidalva Santos disse:

    A violência deve ser analisada por outro enfoque como: será que a violência já faz parte do nosso cotidiano desde quando ainda somos bebês através de entretenimentos usados para divertir, dormir e até mesmo nas cosntruções de imagens que nos torna forte. Pense nisso.

  303. helen disse:

    Todos nós deveriamos colaborar com um pouco que seja!! não matando, não assaltando,não usando drogas,não falcificando identidades,colocando essas pessoas na prisão e colaborando em encontrar essas pessoas que fazem essas coisas!!!

    Previna-se essa pessoa pode estar em qualquer lugar!!!!

  304. rayane disse:

    todos devem ajuar nao so o governo mas se toda a populaçao ajudasse um pouco o brasil nao estava do jeito que ta…..

  305. Jose Franco Silveira disse:

    A violência gera a violência e a paz gera a paz, nossos jovens precisam muito mesmo é de muito amor. Amor puro e verdadeiro sem causar nenhum trauma si quer.
    As escolas são os únicos meios de fazerem as nossas crianças serem os mais perfeitos cidadãos do mundo, as escolas integrais a onde prepararia as nossas crianças desde tenra idade nas suas vocações futuras. O certo é dedicar de corpo e alma para evitar a ociosidade custe o que custar. A cadeia é a escola do crime e não é essa escola que eu desejo para a nossa geração futura.

  306. Isabella disse:

    Se formos menos intolerantes…podemos amenizar um pouco a violencia…que esta matando muitas pessoas hoje em dia…

  307. gleice disse:

    Em primeiro lugar eu adorei a redação, eu acho que para o Brasil se organizar tem que tirar crianças nas ruas e botar na escolas, aumentar o policiamento, acabar completamente com a corrupção e muitas coisas incorretas que no nosso país. Obrigada pela sua atenção!

  308. Paulo Vasconcelos de Lima disse:

    Impunidade. Começando no topo, quando politicos enfiam a mão no dinheiro público sem qualquer punição pois, são protegidos pela "imunidade parlamentar", uma vergonha. A partir daí vem um verdadeiro rosário de motivos, falta de educação, desemprego, policiais mal pagos e despraparados, policias equipadas com armas obsoletas, justiça que não funciona, etc e tal. Para tentar voltar aos índices de violencia registrados na época do regime militar, primeiro temos que melhorar nossa legislação, e com os politcos que aí estão é impossivel, assim temos que começar estirpando de nossa sociedade esses politicos desavergonhados que só fazem leis pensando neles e em seus comparsas. Precisamos de um governo forte, corajoso, cujo objetivo seja restabelecer a justiça em nosso Brasil. Claro que Lula está fora, FHC, Serra, Dilma, Aécio etc.etc. também não merecem nossa confiança. Precisamos de um Homem com "agá" maiúsculo e que não pense em se perpetuar no poder. Mas precisamos acima de tudo acabar com a inversão de valores que estampa nosso cotidiano. Aliviar a sociedade de marginais rebelados é entitulado de "massacre do Carandirú". Policiais em retirada sendo perseguidos por um bando armado, quando atiram para defender suas vidas têm sua ação denominada de "massacre de Carajás", tenha paciência, é uma verdadeira inversão de valores e isso precisa acabar!

  309. Áurio disse:

    Quem pensa que esse quadro irá mudar, no mínimo, acredita em Ets, Papai Noel, João e o pé de feijão e etc. Acorda minha gente! Não vê que isso é uma realidade bíblica? Estamos vivendo os últimos dias.

  310. Vasco A. Duval disse:

    Por favor, da licença, obrigado, bom dia, etc.
    Cada vêz que deixamos de ser educados (polidez, respeito, cortezia, etc. isto que hoje em dia costumamos chamar de babaquice), estamos, com nossa indiferença promovendo a violência, que é, em última análise, a falta de respeito em sua forma mais requintada.
    É fácil culpar entidades e governos (que são compostos de pessoas assim como nós que medraram de nossa sociedade), mas cada vêz que dizemos um palavrão, cada vêz que somos grosseiros ou que passamos os pés pelas mãos, estamos alimentando a violência.
    Quem faz nossa sociedade somos nós. Nós que sujamos a água que bebemos.

  311. Alana disse:

    É muito descaso das auoridades e muita impunidade!!!E o governo ´parece ñ está nem ai p/o q acontece,enquanto nós vivemos amedrontados sem saber em quem confiar c/tanta corrupção a nossa volta!Só qro ver onde tudo isso vai parar???

  312. Ana Claudia P.lima disse:

    Olá Pessoal, hj sábado ás 1:50 de madrugada, a Guarda Municipal de Santana de Parnaíba me agrediu e minha mãe tb, enquanto empedimos a entrada deles em nossa residência. Você tem o tel ou endereço dos Direitos Humanos ou pode me dar uma orientação de como proceder. Registramos B.O vou fazer o corpo de Delito. Mas não me conformo de ouvir Um GMC gritando e me chamando de Vagabunda. Trabalho Na prefeitura Municipal e atuo como voluntária em diversas ONGs. Sou uma pessoa que tem direitos e quero exercer minha cidadania nãoposso ficar calada diante desta situação… Desculpe o desabafo mas preciso de ajuda.
    Grata,Ana Cláudia P Lima…

  313. Carol disse:

    EU acho uma porcaria
    o que as policias do rio de janeiro…sao Paulo
    fazem porque o bandido ta embaixo do nariz deles e eles deixam escapar.

  314. Luiz Carlos Bezerra disse:

    PROTEÇÃO PSÍQUICA CONTRA A VIOLÊNCIA
    Por: Luiz Carlos de Oliveira Bezerra – Psicoterapeuta e Pesquisador

    A questão da violência tem nos deixando cada vez mais perplexos e apreensivos diante das dimensões que esta vem atingindo a cada dia ao nosso redor. E o que mais pode ser feito para neutralizar esta variável e seus efeitos devastadores que faz despertar em cada um de nós sentimentos de impotência, insegurança, desconfiança, medo, etc. diante da possibilidade de que esta poderá nos atingir a qualquer momento?

    A grande verdade, é que não podemos acabar com a violência de uma hora pra outra, como todos gostariam, pois depende de ações sociais, culturais e políticas mais adequadas e humanas para conter o seu avanço. E pelo que podemos perceber, estas providência ainda estão muito longe de acontecer, mesmo com o empenho do nosso governo e da população mais interessada neste sentido.

    Mas se não podemos acabar com a violência à curto prazo, o que podemos fazer no sentido de nos protegermos ou evitar que sejamos mais uma vítima indefesa da ignorância alheia?
    A resposta é: tudo que o ser humano resolve realizar, seja para o bem ou para o mal, involuntariamente ele imagina, visualiza e idealiza mentalmente o resultado que ele deseja alcançar, por ex., um jogador de futebol quando tem a posse da bola, não chuta aleatoriamente, antes, ele visualiza e imagina aonde a bola deverá cair, seja no gol adversário ou para seu parceiro, às vezes dá certo, outras vezes não, mas ele cria uma condição mental antes de chutar a bola. O mesmo acontece com um engenheiro, antes da construção ele cria um projeto e antes do projeto ele o imagina, idealiza, visualiza.

    Albert Einstein, certa vez afirmou que “A imaginação é mais importante que o conhecimento.”

    Este mesmo princípio é que iremos utilizar para nos protegermos da violência, seja no trânsito, na cidade, no shoping, na escola, aonde quer que nos encontremos. Não sabemos o que se passa na cabeça das pessoas que nos rodeiam a cada dia, a cada hora. Vivemos sobressaltados e em guarda contra alguma coisa que ainda não aconteceu e provavelmente nem chegará acontecer, principalmente se um estranho se aproxima de nós. E para que não sejamos surpreendidos e nos tornemos a próxima vítima, proponho o seguinte: Potencializar a nossa Energia Psíquica, tanto individual quanto coletivamente, para neutralizar a intenção que o outro, por ventura, tenha preparado para nós.

    Quando potencializamos a nossa Energia Psíquica coletivamente, comprovamos cientificamente a troca de energia que ocorre entre as pessoas envolvidas, ou seja, de mãos dadas e em forma de círculo somos capazes de fazer acender uma pequena lâmpada, apenas com a nossa energia, que se apagará quando o contato for desfeito. O mesmo fenômeno ocorre quando tocamos a superfície da água contida num recipiente, ou quando tocamos as folhas de uma árvore. É essa energia, que se encontra em nós e em toda a natureza que iremos potencializar para nos protegermos da violência até o dia em que esta desapareça para sempre do comportamento humano.

  315. gabriela disse:

    nada

  316. ANTHON disse:

    o álcool tb é droga, cria dependencia e só fica bonitinha porque é vendico em estabelecimentos como mercados, supermercados etc. Se as demais (maconha, cocaina. LSD, …) forem vendidas nos mesmos estabelecimentos, pagarão impostos já que serão emitidas notas fiscais, as quadrilhas do tráfico desaparecerão e os idiotas que querem se suicidar comprarão suas doses de imbecilismo com notas fiscais. Quais as vantagens disso? fim das quadrilhas e tiroteios que matam quem nada tem com isso já que as balas ainda não são teleguiadas para acertar somente os filhos, mães e parentes queridos dos traficantes: creio que resultará em algum resultado positivo, um começo.

  317. Henrique disse:

    Faço minhas as palavras do leitor Ismael Koch.
    A idéia de impunidade aumenta a audácia da marginália. Trabalhos forçados para todos eles, precisamos recuperar estradas, ferrovias, escolas, portos… nada melhor que a mão-de-obra destes que tanto causaram prejuízo ao estado e aos cidadãos de bem! Outra palhaçada que tb deveria ser revista é a Lei da Juventude e Adolescência pois esta só serve para dar mais violência à juventude que está na marginalidade, praticamente intocáveis enquanto nós cidadãos ficamos praticamente abandonados em questão de segurança pública sem sequer podermos nos armar!

  318. Mariana disse:

    Na verdade o Brasil é um país excelente o que estraga nele é essa violencia que não acaba mais. Cada hora aparce no jonal ou no rádio alguém que foi assasinado ou preso, ou…. sei lá.

    Mas na real, isso tinha que acaba de vez. Se continuar assim onde que o Brasil vai parar?!?!?!?!

    E tinha que ensinar desde criança o que é certo e errado.

  319. deide disse:

    O que falta para os jovens, são limites…

    Os pais atualmente dão total liberdade aos filhos sem impor limites e nem ensinarem-lhes valores.

    Isso explica por que muitos jovens de classe média e alta se envolvem em muitos crimes.

    O futuro do nosso país depende também da educação que vem de casa!Não basta só reclamar dos nosso políticos pois cada um faz a sua parti na hora de votar.

  320. Marluci Gambogi disse:

    Planejamento Familiar…

  321. Ismael Koch disse:

    É fácil:
    1º: Uma educação de verdade, ensinando valores as crianças.
    2º: Leis muito mais rigorosas sem tolerância para com criminosos.
    3º: Obrigar detentos a trabalharem para o governo, construindo ferrovias e estradas, para pagarem o que comem na prisão. Em caso de rebeliões, não dar colchões novos para quem queimou os seus e aumentar as horas de trabalho, para que não ocupem mais suas mentes organizando rebeliões.

  322. Ana Letícia disse:

    é verdade o Brasil é um paí que tem muita violencia !

  323. Samara disse:

    Existe um sistema meu amigo, que só pode ser quebrado quando nós tomarmos iniciativa de votar direito. Aí podemos colocar a cidadania em prática. O que adianta esperarmos a justiça fazer algo? Ou dar a culpa no presidente? Pense nos seus atos, no que você contribuiu para a sociedade? Fez sua parte? Se ainda não fez faça, mesmo por atos pequenos. Pois acredite que há muitos dando duro por um Brasil melhor.

  324. Alícia Cardoso Esteves disse:

    Realmente a violencia esta se agravndo a cada dia! mas é preciso que se faç algo, é preciso que o governo brasileiro se ligue no mundo real que vivemos e tome uma decisão plausivel de acordo com sua capacidade de governar! o mundo nao pode ficar desse jeito, mas o que é mais triste é saber que uma grande parte dos poderes que regem o brasil estao envolvidos em questoes criminosas, assim como os policiais que se unem aos traficantes garantido-os o trafico e à eles o dinheiro, o "sustento". é muito triste ver o Brasil nessa situaçao, é preciso sensibilizarmos e irmos a luta, honrar nossa patria! isso começa de voce, pois se daca um fizer sua parte podemos tornar um Brasil melhor, aquele Brasil que muitas vezes é "ignorado" por ser um pais em desenvolvimento!

  325. Marco Antonio Rodrigues disse:

    TOLERÂNCIA ZERO a todos os bandidos, políticos, e vigilância total ao judiciário.

    senão chegaremos logo ao
    OLHO POR OLHO……

  326. cristian avila disse:

    É impressionante como nossa minguada e míope elite tende a subverter completamente o foco da discussão. Mais do que acusar políticos e apenas nossa incapacidade em votar "certo", devemos lembrar que vivemos em uma democracia virtual, onde impera a mais brutal desigualdade social do planeta. Não é possível termos paz e cultura do bom voto, enquanto temos fome sem esperança de saciedade, dor sem remédio, a melhor propaganda do mundo sem a mínima possibilidade de consumo. Um país que não dá acesso a educação, as artes, e que maliciosamente ignora como "não gente" os despossuídos. Eles continuarão a tentarem se fazer ouvidos – seja pela dor, seja estapeando a cara dessa pequena burguesia através da violência. Se não presta atenção nas periferias pelo humanismo, será pelo terror…

  327. Jarbas de souza disse:

    General de Brigada sequestrado no Centro do RJ,morre em São Paulo vitima de assalto, o filho do presidente Lula,
    Prefeito Cesar Maia é ferido por bala perdida e está em estado grave em hospital da Barra da Tijuca.Empresário Antônio Erminio sofre assalto na Av. Paulista.Governador do RJ, Sergio Cabral, teve o carro crivado de balas ao passar pelo tunel Dois Irmãos.Quando essas noticias sairem nos jornais, com certeza as elites vão dar um basta na violência.O resto é balela,converssa fiada.

  328. Ana Camila disse:

    Concordo com a opinião exposta pelo autor, mas tenho algo á acrescentar.
    Os jornais e revistas pulblicam que a violência a cada ano cresce mais e mais, nao concordo, penso que esta do mesmmo jeito de antes, só que, através dos meios de comunicação foi possivel encontrar e detectar mais casos dela no Brasil.

  329. patricia disse:

    E verdade,pois a violencia vem crescendo cada vez mais…….E muito bom se todos agir assim como vc.
    boa divulgacao.

  330. george disse:

    muito bom!

  331. rafaelle disse:

    é verdade o pais mais violento de todos é o brasil..

  332. VERA LUCIA DA PAIXAO disse:

    A PALAVRA É MOBILIZAÇAO MAIS MOBILIZAÇAO MUITO MAIS… SOU SOU VITIMA DA VIOLENCIA URBANA, TIVE DOIS QUERIDOS FILHOS ASSASSINADOS EM CHACINA EM 2005 SOS! GOSTARIA DE ME CORRESPONDER MORO EM BACAXÁ/SAQUAREMA NA RUA ROBERTO KELLY N 20 AP 04 CEP 28993000 NÃO POSSUO COMPUTADOR MAIS TENHO MUITO A DIZER SOS…

  333. Miguel Costa disse:

    A violência entre outros males que hoje “não mais nos aflige” é fruto da árvore do comportamento brasileiro de ser, ou da maioria de nós, classe social que sabe o que está acontecendo, mas prefere que alguém venha tomar uma iniciativa um dia qualquer. E o que persiste de ruim nessa “sociedade” não nos afetará muito no curto prazo. Afinal, se aconteceu com fulano ou beltrano é porque eles marcaram alguma bobeira, daí a gente vai levando porque sem um carnaval, um futebol e conversa fiada a gente não sobrevive. Cacoete de muitos, mas muito errado. Se os nossos governantes não dão conta do recado, o que nossos intelectuais, jornalistas, pensadores e cientistas-político sempre estão dissecando em críticas e alertas, lidas ou ouvidas na mídia repetidamente, é porque nós não somos mais e há muito tempo uma sociedade organizada. Mas os criminosos, corruptos e corruptores são organizados e corporativos, e vão muito bem, obrigado. Portanto, não adianta a gente apostar em políticos que não tem a consciência correto de seu papel, pior, nem nunca estudaram para isso, sempre improvisam, mentem e roubam sistematicamente. Mas para se darem bem, como é transparente em nossos dias, se prepararam muito e muito bem, para um dia estarem se aproveitando dessa nossa longa letargia político-social. Por que será que o atual presidente da França hoje não tem descendência meramente européia? Há pouco houve uma mega manifestação em Paris, que evidenciou o descontentamento com a política social para as “minorias” étnicas! Sarcozy se elegeu, como pode? As prévias nas eleições para presidente no EUA estão dando preferência para o senador candidato democrata Obana, descente de pai Queniano, muçulmano, sei lá! Será que não vai nos aparecer um cara que não seja nordestino, paulistano/cariocado, mineiro/gauchado ou outras matizes do mesmo saco. Que tal um competente e sério brasiliano(plagiando Stefan Kanitz) como o nosso bravo juiz Joaquim Barbosa. Que tal um país e seus governantes que sabe o que é uma sociedade e como ela deve ser encarada, ter estudo e formação de caráter de cunho político e social para de fato prover um crescimento para todos? È, mas para isso temos que nos organizar de novo e rapidamente, perder os medos do tempo da ditadura e cacoetes pseudo-esquerdistas, pois teremos muito chão para alcançar esse nirvana.

  334. tamillys disse:

    A violência alcançou esse nível absurdo graças à negligência dos nossos governantes.
    A culpa pode ser dividida entre muitos,mas os culpados maiores,sem dúvida,são os governantes corruptos que estão interessados apenas em seus benefícios próprios.
    A solução para o problema de violência existente no Brasil é simples e chama-se Educação,tentar erradicar a violência com tiros é uma medida a curto prazo,contudo deixa um saldo de mortes muito alto.
    É muito fácil para os que governam nosso país, mandar "fuzilar" todos que moram na favela,isso porque os "filhinhos" deles andam em carros blindados e têm todas as suas vontades saciadas.
    Não passam fome e não vivem a dura realidade da falta de portunidade.

  335. beatriz disse:

    Acho que fazem muito bem em publicarem este site!!beatriz b.Coimbra.muitos beijinhos e abraços

  336. chaja freida finkelsztain disse:

    …educação e saúde precisam ser metas prioritárias de governo… no sentido de investimento maciço… e os resultados vêm a longo prazo… enquanto funcionarmos distribuindo as verbas como o governo as faz entre seus partidários e comparsas… continuaremos com grande índice de pessoas sem conscientização política, pensando que recebem auxílio alimentação e devolvem com toda gratidão apoiando aquilo que não as tira do ponto em que estão… cidadania implica em direitos e deveres… só conseguiremos controlar melhor a situação quando todo e qualquer brasileiro souber ler, escrever, calcular e se posicionar!

  337. deidry disse:

    primeiro temos que acabar com a corrupção entre os policias,em geral os que tomam conta da nossa segurança pública,apesar de saber que isso é uma coisa muito complicada de se resolver ,no caso,rápido. mas também acho que devemos acabar com a mordomia entre os presidiários,eles não merecem. acima de tudo temos que tomar uma atitude rapidamente,porque o caso é muito grave.

  338. Carolina Freitas disse:

    A violência que mata e que destrói está muito mais para sintoma social do que doença social. Portanto, não adianta super-armar a segurança pública, lhes entregando armas de guerra para repressão policial se a “doença” causadora não for identificada e combatida. Em termos governamentais, as autoridades precisam diminuir as explorações econômicas (as grandes diferenças de renda) e podar o excesso de “liberdades” principalmente na TV e no sistema educativo do país. A vulgaridade, praticada nos últimos anos vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsáveis, imprudentes, desrespeitadoras e inconseqüentes. Por isso, precisamos, também, restabelecer a punição infanto-juvenil tanto em casa quanto na escola. Boa educação se faz com corretos deveres e não com direitos insensatos. Precisamos educar nossos adolescentes com mais realismo e seriedade para mantê-los longe de problemas, fracassos, marginalidade e violência. Se diminuirmos os ilusórios direitos (causadores de rebeldias, prepotências e desrespeitos) e reforçarmos os deveres, o país não precisará colocar armas de guerra nas mãos da polícia para matar nossos jovens cidadãos (como tem acontecido tão freqüentemente).

  339. LUCIANA FEITOZA FRAZAO disse:

    ACREDITO QUE ESSE QUANDRO NAO PODERÁ CONTINUAR ASSIM MAS,FALAR ISTO SERIA MUITO COMUM TODOS QUEREM QUE MODIFICAÇÕES ,ENTRETANDO,PARA OBTE-LAS TEMOS QUE A PRINCIPIO MODIFICAR A EDUCAÇAO SO ASSIM PODEREMOS FALAR EM IMPUNIDADE E COBRAR JUSTIÇA ASSINADO LUCIANA FEITOZA FRAZAO

  340. Marisa disse:

    De forma clara e precisa, vocês conseguiram passar para nós leitores, o quanto é alarmante o estado em que o âmbito social que vivemos está retrocedendo aos pedidos de violência. Particularmente, acho que se faz necessária a presença de uma forma governamental decidida no nosso país, pois grande grande culpa tem aqueles que em períodos de políticas satisfazem nossas
    vontades pessoais, porém ao passar do tempo nos esquecem e as promessas vão juntas com tais esquecimentos. A justiça deveria ser justa e combater esses procedimentos que vão contra a lei de acordo com o crime realizado.
    "Olho por olho, dente por dente". Tenho 16 anos, e estou a concluir um projeto que irei apresentar. Tenham certeza de que vocês me ajudaram bastante. Origada!

  341. cleiciane romão monteiro disse:

    Esse problem eu acho que não é mais nosso,com tanta violência assim as pessoas se sentem depressivas a ponto de fazer coisas que nem as mesmas imaginam.Eu realmente acho que quem mata merece ser punido com justiça,mas é com JUSTIÇA,não era pra deter por um instante e logo depois responder em liberdade como se não tivesse acontecido nada.

  342. Karlla Tays disse:

    Deveria Ter PENA DE MORTE no Brasil.Gente, isso é um absurdo!

  343. Daniel Acacio disse:

    Para acabar com a violência; é necessário antes de tudo haver conscientização do povo que a violência não é a solução. O governo precisa investir um pouco mais em educação, tirando o jovem da periferia e lhe mostrando possibilidades de emprego.

  344. nayanne disse:

    texto bem esclarecedor sobre a problemática que é a violência no brasil, e que realmente se precisa fazer algo rápido pra solucionar essa questão !!

  345. S.Y disse:

    Podemos organizar uma greve geral do País fazer virar um caos total, isto mexeria com a economia o governo teria um prejuizo enorme, acredito que seria a unica forma dos brasileiros ganharem uma reforma dos tres poderes. Temos que sair nas ruas protestando "o povo unido jamais sera vencido" temos que parar de lamentar e por em pratica as nossas vontades de ter um país com qualidade de vida desenvolvido, o Brasil tem recursos naturais e intelectuais tem que por um basta nessa palhaçada e um dia ter orgulho da nossa nacionalidade!!

  346. mesquita disse:

    Eu concordo com R.R.

  347. lorenna bertoldo disse:

    na minha opiniao, o governo deveria investir mais na segurança do nosso país.Pois, sem uma boa segurança tudo continuará do jeito que está!nós cidadaos tambem nao podemos ficar de braços cruzados, assistindo tudo o que vem acontecendo em nosso país.Chega de tanta violencia!!!!precisamos acordar!!Que país é esse que um político corrupto fica impune ao robar milhoes, até tri, enquanto um pobre ao roubar uma caixa de leite, pra matar a fome de seus filhos fica presos!!!

  348. E. Coelho disse:

    O principal motivo que os assassinatos estão crescendo de forma exponencial é que não existe uma reação com força para desestimular a bandidagem. O que vemos são medidas que somente facilitam a vida dos criminosos – o desarmamento do cidadão de bem é uma delas.

    O bandido sabe, ou melhor tem 99,9999% de certeza que sua vítima está desarmada e não reagirá, ou seja, é matar sem o perigo de ser morto: risco 0,00001%. É fácil matar. É quase inexistente a investigação, os processos judiciais são complexos, demorados e sempre favorecem ao réu, se eventualmente for condenado poderá cumprir a pena "em liberdade", ou em pouco tempo tempo (1/6 da pena ir para a rua), além da possibilidade de fugir ou não retornar nas saídas de Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, etc.
    A sociedade está refém da criminalidade, chega de ser bonzinhos para os bandidos, direitos humanos sim para OS HUMANOS DIREITOS!
    Chega de mentiras, digam a verdade o cidadão armado pode proteger a si a sua família e deixar de ser um alvo fácil para o bandido.

  349. Déborah Chamone disse:

    Sou Déborah, moro em BH e tenho 15 anos.
    Na minha opinião o motivo maior pelo qual se mata tanto é o desrespeito. Este causa raiva e desejo de vingança.
    Pode se dizer que a culpa desse alto índice de violencia é dos governantes sim pois estes não estão sabendo controlar o que prometeram mudar!
    Eles podem até estar tentando mas, não está sendo o suficiente… Querem com muitas armações e policiamento controlar algo que não sabem as causas. Primeiro deveriam descobrir o foco… o motivo pra depois tomar as providencias necessárias!

  350. Abel Gonçalves da silva disse:

    poderia ter pena de morte para os bandidos mais perigosos

  351. Cleide Bezerra da Silva disse:

    Infelizmente temos que conviver com um judiciário corrupto e mal preparado conforme se verifica pela atuação de determinados (as) juízes e juízas. Além disso, orientados por um conjunto de leis de fato ultrapassadas, complacentes e em muitos casos, fora da realidade. O que fazer, todos nós sabemos: reforma judiciária, leis mais severas, punição de delitos de toda natureza, elaborar leis mais realistas e menos ideais. Cadê a coragem, a vontade e a iniciativa de fazer? Este é o problema. Ficamos acomodados e vendo as coisas acontecerem, sem nada querer fazer. Parece que ao Estado à sociedade interessa tal situação de abandono e impunidade, pois o que se pode sugerir é que há interesses em acobertar práticas ilícitas de pessoas e intituiuções que não podem ser punidas, pois são locus centenários de classes privilegiadas.

  352. kleyson disse:

    oitb?

  353. Leda disse:

    Taise Reis diz: COMBATER DE FORMA IMPLACÁVEL. Poderia explicar melhor, ou vc só tem essa frase?

  354. luciana disse:

    o que torna a violência um caso muito sério no brasil, sem dúvida é a desigualdade social a falta de emprego, de educação e a forma como o cidadão é tratado na sociedade, os nossos governantes são os primeiros a nos dar maus exemplos, com tanta corrupção e falta de respeito com todos nós.

  355. Larissa Rezende disse:

    Creio que se todos tivessem consciência de seus atos, o Brasil seria um país melhor, não só na questão da violência, mas também na questão da política e do meio ambiente!
    Todos sabemos da corrupção existênte, porém, não temos a coragem de fazer nada, Gandhi mudou a história da Índia com mobilizações populares, e não derrubou uma gota de sangue se quer. Creio apenas que a violência não leva a nada, tanto que isso causa muitas discussões, parem e pensem antes de agir, falar, pois uma dessas palavras podem ser o motivo de uma violência, não exatamente em massa, mas uma violência verbal, saíndo por ai uma violência mais pesada!
    Mas convenhamos, não precisamos voltar a ditadura militar para que todos obedessam, se todos tiverem um pingo de senso, creio que o Brasil pode melhorar!

  356. Ana Maria disse:

    Só criando nossas crianças com carinho respeito e amor é que vamos construir uma sociedade sem violencia. A violencia que se vive hoje é resultado de vivencia do passado, onde a intolerancia,a falta de compreensãoe respeito as adversidades e autoritarismo e corrupção daqueles que impôem normas aos cidadões se perpetuaram e se institucionalizaram neste país. Por isso é preciso ter um novo olhar para nos mesmo e buscar o nosso desenvolvimento pessoal, buscando melhoria no relacionamento com o nosso semelhante.

  357. Isabela Couto disse:

    É muito bom, pois o texto nos da muitas lições e opiniões boas de como acabar com a violencia não só no Brasil, mas no mundo todo.

  358. rafael costa disse:

    A ideia do texto e muito legal por que fala bem da violencia que convivemos em nosso dia a dia.

  359. JORGE disse:

    OLHA QUERIA ENTENDER O PQUE DE TANTA FALTA DE DECISOES COVERNAMENTAIS CDA DIA FALAM DE TDO MENOS DE SEGURANÇA EM NOSSAS CIDADE,EM OS POVOS POIS FCA MUITO DIFICIO VCE ACREDITAR QUE POSSA SER REVISTO ESTA NOSSAS QUESTão SOCIAL ONDE QUER QUE VCE VA ESTA SEMPRE SENDO ESTORQUIDO EM TDOS OS SENTIDOS DESEJO SABER ATÉ QDO VAMOS SERVIR DE CHACOTA P/ NOSSOS GOVERNATES……… ATENCIOSAMENTE MEU MUITO OBRIGADO…THomaz…

  360. MARINEZ PRATES CANTARINO disse:

    A violência é uma situação que precisa ser vista como um problema grave pelo Estado, pela sociedade.
    Portanto,é necessário refletir sobre o assunto e buscar soluções. Cabe aos representantes do povo discutir ações para o enfrentamento da violência, elaborar projetos para garantir à sociedade o que preconiza no artigo 6º da CF.Também é necessário que seja eliminado qualquer ato de corrupção, para isso é preciso que o povo saiba votar e lutar para retirar qualquer corrupto de circulação.

  361. Adriana disse:

    A violencia tá dentro de cada um, precisamos olha p/ dentro de nos e bota oq temos de bom também que é o amor.
    Olha com um olhar de ternuro ñ com odio porq violência gera violência….

  362. Da redação disse:

    Ao leitor Geraldo: suas cartas parecem ter a finalidade de divulgar seu blog, e essa não é a finalidade deste site.

  363. Geraldo Gomes disse:

    Por que meus comentários não estão sendo divulgado?Isso é uma violência sabiam?"DESARMEN-SE"e a violência diminuirá.

  364. Luis Romero Verdejo disse:

    "Caim, o que fizestes do teu irmão Abel?"…Pois é…a violência tem raízes profundas, está no âmago do ser humano.A violência é uma forma de SOBREVIVÊNCIA! Sim! Disse bem: sobrevivência…Para muitos, não há outra forma de agir (re-agir?) diante da violência do Estado…da violência da sociedade (SIM…somos uma sociedade violenta!)…diante da violência da falta de oportunidades…da falta de escolaridade…da falta de ÉTICA (alguém se lembra da "ética" ???)…diante da violência da manipulação desalmada que a elites dominantes exercem sobre as massas (de manobra) desinformadas…da violência dos meios de comunicação sobre as massas (a Vênus Platinada não tem a seção "Escreva sua Opinião"…!)… massas populacionais consideradas APENAS em suas "funções" de Classes Sócio-Econômicas.. consumidoras disto ou daquilo…eleitores deste ou daquele corrupto confesso. "Rouba mas Faz" parece ser a qualidade intrínseca pela qual os candidatos são julgados (apreciados) e votados… Há violência em toda parte: no LAR (pai autoritário), na ESCOLA (instituição AUTORITÁRIA entre todas !! Tente discutir com um professor…pra ver o que é bom pra tosse…!), na IGREJA (quem ainda não ouviu as diatribes FURIOSAS desses "evangélicos" tão pouco angelicais?…e dos PADRES que fulminam a todos com as ameaças dos quintos dos INFERNOS?)…violência na RUA (passa a grana pra cá, seu puto…!)…na vizinhança (meu cachorro caga onde ele quer e eu não vou catar !!!)…no trânsito (FOI VOCÊ!!! Aliás…você sabe com quem está falado???)…violência das autoridades (…se roubaram teu carro é porque você deixou estacionado na rua…!!! Agora vai querer que a policia saia a cata de ladrão …???) violência até por parte dos amigos (cala a boca, meu !!! o Curinga é uma bosta e tem que ser rebaixado…!!!) até mesmo das nossas "doces" esposas (dei pro vizinho, sim !!! você fica no buteco bebendo cerveja c”os amigos e nem convida pra ir junto…seu côrno!!!). O que fazer? O Que Fazer ?? O QUE FAZER ????
    Para falar a verdade, acho que NINGUEM SABE COMO ACABAR COM A VIOLÊNCIA… ou talvez sim… Me lembro que…era um garôto que como eu…amava os Beatles es os Rolling Stones… E os Beatles cantavam assim:

    "All you need is love…All you need is love…All you need is love….love….Love is all you need"….
    Aiskindum-dum-dum…! Axê!

  365. Ana Rosa disse:

    A violência vai predominar sempre enquanto os governantes não perceberem que só quem pode transformar um país é a EDUCAÇÃO. Porque eles persistem em querer combater a violência só com violência. Se for assim isso não vai acabar nunca.

  366. Monge disse:

    De fato, falta boa vontade das pessoas em combatê-la, concordo. E aprofundo isto opinando no sentido de que a boa vontade começa com educação e exemplos caseiros. Assim, a pobreza e desemprego, contribuem, mas a educação de casa é a base de tudo. Viemos de antepassados cujos exemplos predominantes eram da arrogância e egocentricidade. Nós nos dizemos ser o maior país católico do mundo, mas um dos mais violentos, de certo. Faltam exemplos. Por qualquer pouca coisa ficamos melindrados como uma boneca super-protegida e queremos o revide. Isto, em nível pessoal, mas em n”vel comunitário – gangues, crme organizado – o que falta, além da falta de tradição na educação familiar, é lei que desfavoreça os criminosos. Somos um país que abafa tudo e todos, principalmente se o envolvido for de alto escalão…. É a nossa "contra-cultura" do "se dar bem" que incita à revolta e ao crime sem castigo. Infelizmente quem nos colonizou o fez com a cultura do banditismo – roubar do "além-mar" para dar à coroa – e isto está presente até hoje, de modo atenuado e disfarçado. Quem dera que tivéssemos sido colonizados pelos japoneses…. Isto sim que é cultura… Se um ministro ou outra pessoa do alto-escalão for pego em crime, desnecessário chamar a polícia.. Ele se suicida, de tanta vergonha! Beeeem ao contrário de nós, onde crimes que seriam de outro modo vergonhosos, passam a dar "status" a quem os pratica… Falta de cultura familiar…. E história.

  367. carlos humberto lima da silva disse:

    A violência conta com afalta de vontade das pessoas em combatê-la. O cidadão que não cruza os braços dianto dos fatos violentos e age,junto a comunidade, para diminuí-los, não permitindo a banalização da vida e valorizando o indivíduo como único instrumento capaz de mudar para melhor a vida tem em suas mãos uns dos caminhos para solucionar esse PROBLEMA. Então trabalhe pelo BEM e pare dse reclamar da sorte!

  368. SAMMUEL disse:

    A violência é diretamente proporcional a falta de educação e ao desemprego.

  369. sandra disse:

    O tráfico é com certeza o grande vilão desse caos urbano, porém ele não existe sozinho, ele só existe porque é acobertado, explorado e financiado. O tráfico é hoje, provavelmente, o negócio mais rentável do mundo e, considerando-se que vivemos numa sociedade em que os valores materiais se sobrepõem a qualquer valor humano, não podemos ser ingênuos em não entender o que se oculta por trás dessa violência que nos dizima. Associado a isto, temos um país onde não existem ensino público, saúde pública, emprego, nem políticas sociais sérias. Portanto, no meu ponto de vista, a violência que nos atinge é só um sintoma de um país sem moral e sem dignidade.

  370. maria ariane disse:

    eu acho q se as pessoas se juntassem elas conseguiriam acabar com esse problema

  371. CENDY VANESSA disse:

    Bom, hoje em dia a violencia ja se tornou normal porque as autoridades não estão nem ai só pensam em corrupção e esquecem do povo que esta passando necessidades…….

  372. gabriel disse:

    muito bom

  373. Selma Ribeiro disse:

    O Brasil precisa urgentemente mudar todos os parlamentares, essa corja de corruptos, que sempre estão em impunidades, nao tem respeito pelos menos favorecidos. Nós brasileiro somo capazes de mudar sim essa situaçao, nao votando em nenhum desses que estão no poder.Vamos jogar no lixo todos eles leio as revistas, jornais e as manchetes direcionadas a esse ladroes durante o ano inteiro e nao tem mais nenhuma novidade já sabemos o que está escrito ou seja : roubo, corrupçao, impunidade, salários abusivos, mordomias para todos e sem deixar de incluir todo grau de parentesco.EU TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA. ODEIO POLITICOS NAO POLITICA.

  374. Graciele disse:

    Eu acho q exisstem muitos governantes, policiais, do poder juridico, e de outros poderes, q não se importam com o agravamento da violência e sim só com os seus salários. Muitos só pensam nos seus enormes salários, em vez desses governantes receberem tanto deinheiro, devem utilizar esse capital a favor dos adolescentes pobres, criando instituições educativas, esportivas, para q assim eles pensem e deem mais valor em suas vidas e na dos outros.
    E tmbem q os ricos paguem da mesma forma q os pobres pagam suas penas!!!

  375. lara disse:

    a violencian tem q acabar

  376. wesley disse:

    os governantes brasileiros dão mais bola para jogos panamericanos do que para a crise que assola o nosso país. gastam uma quantia enorme de dinheiro com isso mas não gastam em obras que poderiam beneficiar a parte pobre do país que aumenta a cada dia.

  377. Luciana disse:

    A violência no Brasil cresce constantemente por que a lei aqui não funciona, se existisse uma lei mais rígida com certeza esse numero cairia…Agora assim se a lei em nossa nação não funciona os culpados não são somente os governantes legislativos e jurídicos e sim de toda a população,nós não fiscalizamos e fazemos cobranças…Então por que culpar só os governantes se nós cidadãos temos também todo o poder nas mãos.

  378. matheus disse:

    muito otimo para pesquisa

  379. Alexsandra disse:

    É verdade que a violência tem aumentado consideravelmente,mais pouco fazemos para evitar isso e sim ficamos cada vez menos chocados quando vemos esse casos. Por isso devemos cobrar de nossos governantes ações mais sólidas e significativas, fazendo assim valer os nossos direitos com ciadadãos.

  380. fabio disse:

    Acho q as leis deveriam ser mais severas.Deveria haver prisoes pertetuas e PENA DE MORTE “CADEIRA ELETRICA",para bandidos de alta periculuosidade, pois a tendencia é almentar a criminalidade no Brasil. De q adianta gastar fortunas, mantendo bandidos em carceragens e investir bilhoes em presidios e deixar os pobres famintos,que, são a maioria, que são os únicos q pagam o pato e tbém são os únicos q pagam seus impostos; os pobres pagam p manter bandidos bem alojados e comendo bem as custas dos honestos. se eu fosse presindente da republica, eu racionaria ou seja,iria levar a juri popular tdos os bandidos perigosos e mandariam p cadeira elétrica, assim , os demais ficariam apreensivos e com medo e penasriam uma, duas, mil vezes antes de arrastar uma criança pelas ruas no proprio carro dos pais, iriam pensar antes de colocar fogo em suas vós por efeito de drogas e pensariam tbém mil vezes antes de fazerem represarias contra os comercios do Rio de Janeiro e São Paulo em função do trabalho da policia……

    LUGAR DE BANDIDO Ñ É NA CADEIA,
    É NO CEMITÉRIO…"

  381. Maria José disse:

    esses políticos são uns ladrões

  382. joão pedro disse:

    é verdade
    a violencia é muito criticada e niguem da bola pra isso
    pessisamos dar um fim nisso
    agora

  383. menard disse:

    Cheguei do Brasil a 2 dias deus que inferno virou nosso pelo pais. Estes homens politicos nao tem vergonha do estado de guerra no qual se ver o povo brasileiro onde tudo estar podre de corrupçao. E um escândalo as pessoas dormem e acordam com medo isto nao e vida. Meu povo acordem manifestem pela paz pois em guerra ja estao.

    O GOVERNO O QUE TEM FEITO ?
    Os turistas temem viajar em Brasil.Eu mesma se nao tivesse familia nao iria nem se me pagasem.
    vivi 28 anos da minha vida ai por tanto hoje sinto uma tristeza terrivel ao deichar toda a minha familia vivendo nesta condiçoes de extremo perigo.
    Deus o que fazer ? "E eu que nao rezo peço a Deus por minha gente"………..

  384. sofia kelly de medeiros disse:

    a sociedade esta cada vez + sentindo na pele os estragos que a violência esta trazendo para o país…
    mas nenhum governante toma uma atitude.meu deus até q ponto vamos ter q chegar para q o governo tome uma atitude.É como diz no texto,ñ precisa armar os policiais até os dentes e colocarem-os nas ruas,mas tomar uma atitude é necessário.sofia

  385. Danielly disse:

    Na verdade nunca encontraremos o real motivo pra tanta violência no nosso país, estamos envergonhados pelos nossos governantes os quais ñ tomam nenhuma atitude mais radical…
    ate pq eles tem os seus seguranças os quais fazem a mesma…
    so q o problema comerça de nois devemos aprender a votar, e ai sim quem sabe um dia estaremos falando com satisfação deste assunto…
    estamos juntos nessa…
    Danielly

  386. jorge disse:

    Olha flar a verdade e de estrema vergonha falarmos de justiça pois nossos governantes n/ dão nenhum exemplo de diciplina na propria casa qdo organizarmos nossa casa ai sim podemos cobrar justiça p/ nossas população ou p/ tdos nois… fca aqui minhas palavras… um gde abraço e conte comigo….Thomaz

  387. taise reis disse:

    COMBATER DE FORMA IMPECAVEL

  388. Marcus Vinícius disse:

    Tem sido tema de debates entre autoridades políticas, porém grandes atitudes para tentar resolver o problema não estão sendo tomadas. o problema da violência não é de agora, mais sim, de décadas, onde as autoridades não procuraram neutralizar seu desenvolvimento. Esta situação não se resolve assim tão fácil, estão querendo resolve-la de forma sangrenta, porém, têm-se que investir na população oferendo-lhes melhor qualidade de vida e mais oportunidades, visando amenizar paulatinamente o desenvolvimento da violência e aumentando investimentos como a educação, por exemplo. Esta questão involve aspectos aconômicos e sociais, visto que, quem sofre é a população tendo que aturar mazelas de um governo prepotente e inoperante na questão da segurança. Inocentes morrem no rio de Janeiro, por exemplo, em meio a batalhas entre milícias e traficantes e traficantes contra traficantes, sem mesmo terrem algum lugar para refúgio. Absurdo! O que a está acontecendo no Rio, possui características de guerra civil!
    Se as autoridades não olharem para a raiz do problema, ficará mais difícil resolver, observar questões cruciais como a educação e melhores oportunidades para a população mais carentes, seria um grande passo.

  389. Leneyde Dabela Vieira disse:

    A Violência é um fenômeno que está se perpetuando no sio das sociedades. Ela é fruto de muitos fatores como a desigualdade social-econômica-política e histórica de uma sociedade em que a fome, a miséria, a discriminação são visíveis e muito contribuem para o patamar e grau de violência que hoje enfrentamos no Brasil.
    A cada dia que passa, a população se retrai diante de tanta violência como crimes organizados, comercio de entorpecentes nos portões das escolas, menores participando de latrocínios, roubos, furtos. O que fazer? Que medidas devem ser tomadas pelo Poder Público para manter a segurança nas escolas? Que estratégias a Escola pode desenvolver para combater a violência e desempenhar a sua verdaeira Função Social? Ainda acredito que seja por meio da educação que ainda podemos salvaguardar a integridade humana, possívelmente pelo desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar como orienta os PCN,s em Ação e que este trabalho se transforme uma contínua prática no cotidiano escolar e tenha o caráter de parceria entre as Secretarias de Educação e a de Segurança Pública em que o foco seja a preservação patrimonial tanto material e imaterial da escola, para que esta, assegure o trabalho de formação humana visando a aprendizagem significativa do homem que quer formar.
    (Sou Professora da SEDUC/Am; Pós Graduada em Gestão Escolar , Pedagoga na SEMED/Am. Manaus-Am)

  390. Ferraz disse:

    É fato que o crime no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos.
    O governo investe muito dinheiro na segurança pública ,com a compra de armamentos.
    Mas a corrupção dos nossos próprios policiais faz com que todos esses armamentos parem nas mãos dos assaltantes.
    Seria interessante se o governo lançasse projetos para a diminuição da concentração de renda, principal causador da violência.Porque a concentração gera marginalização da sociedade, implicando na violência.Não é só a concentração de renda, a televisão é outro causador, pois com ela é que aparecem os inúmeros tipos de preconceito.
    Como o preconceito econômico.Pessoas pobres são tidas como inferiores por esse meio de comunicação. Apenas quem tem poder de compra nessa sociedade capitalista é valorizado.Isso gera insatisfação social por parte desses excluídos
    e conseqüentemente a violência.Também para minimizá-la é necessário que a educação comece em casa, com maiores deveres que direitos.Essa parte é difícil para o controle governamental, isso depende do caráter de cada pai e mãe.
    As escolas são as formadoras do caráter, com uma boa educação a violência diminuiria.A escola, hoje em dia, é onde ocorre os primeiros atos de violência.
    As maneiras para uma diminuição da violência são muitas, mas para que ela ocorresse seria necessário a ajuda de todos os brasileiros.

  391. Álvaro disse:

    Tenho certeza que a violência é inerente aos seres humanos, mais para diminuir em número aceitável no nosso País,precisamos diminuir a impunidade.Só o povo tem a condição de melhorar esta situação. Temos que ir as ruas brigar para tirar do poder estes maiores criminosos, corruptos, safados que alejam a nosso Nação.

  392. Anônimo disse:

    Infelizmente no nosso país o crime se tornou uma coisa banal,já não choca mais ninguem,aqui prevalece a impunidade,e os nossos governantes como andam cercados por segurança,querem que o povo se lixe

  393. Anônimo disse:

    criar leis mais rigidas , com os bandidos para que possam ficar na cadeia uns 70anos no minimo

  394. jorge edgard a dore disse:

    quem mata é o homem, e não a arma, pois o homem é que a manuseia de forma errada.o homem está se matando a sí mesmo.até quando virar um ser em extinção.

  395. alcione disse:

    DEVERIA TER PENA DE MORTE NO BRASIL

  396. tiago disse:

    pois nao tem nada para fazer.pois tem preguiça demais.devem dizer nao a violencia.

  397. SIDNEY disse:

    Aumentar á pena de 30 para 100 anos, ocupação para presidiarios e redução da maior idade penal de 18 para 14 anos são apenas algumas das 1001 sugestões que tenho para diminuir á violência em nosso meio.

  398. Marina Luiza Pimenta disse:

    Vivemos num país justo e feliz certo?Errado.Todos dias vemos na tv, jornal, etc, coisas que nos deixam tristes e indignados com nossa sociedade.Desemprego gera violência, mas sabemos que o principal eixo para dar inicio a ela, é através das crianças, vitimas da difícil situação em que se encontra o país.
    Ontem vi uma coisa que me chocou.Uma criança foi pega fazendo um assalto e disse: “Eu como, eu bebo, eu durmo… Aí eu fujo da prisão”, ele ainda completou “Não quero e não gosto de estudar”.Isso mostra o cidadão do futuro: irresponsável, imprudente, desrespeitador e inconseqüente.
    Para mim, o maior culpado é o Estado que não capacita os cidadãos com uma boa escola, assim, muitos partem para a criminalidade, pois não acham um emprego digno.

  399. bruna disse:

    show d bola

  400. Jorge Bengochea disse:

    Só uma nova mentalidade e uma visão mais ampla da ordem pública pelos Poderes de Estado poderá efetivar medidas mais eficazes na preservação da ordem pública. Hoje, as ações estatais são focadas apenas no poder de polícia, omitindo a responsabilidade daqueles incumbidos de elaborar as leis, julgar, executar e fiscalizar o respeito às leis, defender quem não pode pagar e buscar a ressocialização e o tratamento dos paenados. Se os próprios mandatários não respeitam as leis, não será o povo que irá respeitá-las ou dar confiança aos maus exemplos.

  401. Eloá disse:

    Moro em Niterói, na Região Oceânica e no dia 20 de dezembro de 2006, eu e minha família sofremos um acidente causado por uma van que vinha em altíssima velocidade e avançou o sinal, levantando o nosso carro há mais de 3 metros de altura e capotando o mesmo. A minha filha de 10 anos ficou com o rosto inutilizado. O motorista largou a van e fugiu aparecendo depois de estarem as vitimas socorridas, alegando que ficou com medo de ser linchado. Só que a van faz parte de uma cooperativa não legalizada e que no local do meu acidente volta e meia furam o sinal. O dono da Van tenm uma ação de busca e apreensão e tem 89 multas a maioria por ultrapassagem de sinal e alta velocidade. Cade a fiscalização? Cade a segurança?
    O motorista que atingiu nosso carro é de SP e foi indiciado por 2(crimes), só que não sabemos se tem mandado de prisão. São essas pessoas que circulam pelas ruas sem o menor respeito e sem nenhum controle

  402. Eloá disse:

    Moro em Niterói, na Região Oceânica e no dia 20 de dezembro de 2006, eu e minha família sofremos um acidente causado por uma van que vinha em altíssima velocidade e avançou o sinal, levantando o nosso carro há mais de 3 metros de altura e capotando o mesmo. A minha filha de 10 anos ficou com o rosto inutilizado. O motorista largou a van e fugiu aparecendo depois de estarem as vitimas socorridas, alegando que ficou com medo de ser linchado. Só que a van faz parte de uma cooperativa não legalizada e que no local do meu acidente volta e meia furam o sinal. O dono da Van tenm uma ação de busca e apreensão e tem 89 multas a maioria por ultrapassagem de sinal e alta velocidade. Cade a fiscalização? Cade a segurança?
    O motorista que atingiu nosso carro é de SP e foi indiciado por 2(crimes), só que não sabemos se tem mandado de prisão. São essas pessoas que circulam pelas ruas sem o menor respeito e sem nenhum controle

  403. gessica e maely disse:

    gosto muito da sua revista

  404. gessica e maely disse:

    gosto muito da sua revista

  405. oseas disse:

    eu acho que os presidentes desses paizes devemaplicarseu dinheiro na educacão

  406. oseas disse:

    eu acho que os presidentes desses paizes devemaplicarseu dinheiro na educacão

  407. Amanda Penna Gonçalves Ferraz disse:

    eu acho que nas condiçoes em que as coisas estão atualmente, não há mais o que se fazer a não ser fazer com o criminoso o mesmo que ele fez com sua vitima,e matá-lo depois.Acho que as pessoas ficariam com medo e pensariam duas vezes antes de fazer algo de errado.Quem sabe essa “pena” não dá jeito em tanta violencia???

  408. Amanda Penna Gonçalves Ferraz disse:

    eu acho que nas condiçoes em que as coisas estão atualmente, não há mais o que se fazer a não ser fazer com o criminoso o mesmo que ele fez com sua vitima,e matá-lo depois.Acho que as pessoas ficariam com medo e pensariam duas vezes antes de fazer algo de errado.Quem sabe essa “pena” não dá jeito em tanta violencia???

  409. Diogo Rafael disse:

    Creio que na maioria das vezes em que as pessoas se tornam criminoso é porque sofreram transtornos, injustiças sociais ou foram vitimas da má distribuição de renda. Creio que tanto os governantes quanto os civis tem que juntos lutarem contra as injustiças que no Brasil contemporaneo nos cercam.

  410. Diogo Rafael disse:

    Creio que na maioria das vezes em que as pessoas se tornam criminoso é porque sofreram transtornos, injustiças sociais ou foram vitimas da má distribuição de renda. Creio que tanto os governantes quanto os civis tem que juntos lutarem contra as injustiças que no Brasil contemporaneo nos cercam.

  411. gilberto disse:

    eu acho q a violencia no brasil numca vai acabar pq se um for bater no outro o q apanhou vai querer descontar

  412. gilberto disse:

    eu acho q a violencia no brasil numca vai acabar pq se um for bater no outro o q apanhou vai querer descontar

  413. iago disse:

    na proxima eleiçao nao voto mais na pessoa em que eu votei.
    pra ficar essa mesma palhaçada

  414. iago disse:

    na proxima eleiçao nao voto mais na pessoa em que eu votei.
    pra ficar essa mesma palhaçada

  415. iago disse:

    eu acho que a violencia no brasil ta uma sacanage e o governo esta de maos atadas,temos que correr atras e tentar reforçar a segurança no brasil, nao podemos deixar que ninquem mas morra

  416. iago disse:

    eu acho que a violencia no brasil ta uma sacanage e o governo esta de maos atadas,temos que correr atras e tentar reforçar a segurança no brasil, nao podemos deixar que ninquem mas morra

  417. Jefferson disse:

    Dentro destas questoes abordada, por mais que venhamos ter uma resposta lógica em relação ao alto índice de violência, temos que acreditar numa coisa que tudo isso é resultado do homem sem Deus e sem paz. Se olhar-mos para biblia sagrada teremos uma resposta de tudo quanto acontecer em hoje em dia. o homem não quer se render aos pés de cristo, preferindo lançar-se a própria sorte sabendo que no final tudo sera somente trevas.

  418. Jefferson disse:

    Dentro destas questoes abordada, por mais que venhamos ter uma resposta lógica em relação ao alto índice de violência, temos que acreditar numa coisa que tudo isso é resultado do homem sem Deus e sem paz. Se olhar-mos para biblia sagrada teremos uma resposta de tudo quanto acontecer em hoje em dia. o homem não quer se render aos pés de cristo, preferindo lançar-se a própria sorte sabendo que no final tudo sera somente trevas.

  419. robsn disse:

    a cupa e do prefeito

  420. robsn disse:

    a cupa e do prefeito

  421. DANILO AUGUSTO disse:

    A VIOLENCIA NO BRASIL É UMA COISA FORA DO COMUM…
    ACHO QUE O UNICO QUE GANHA DO BRASIL É O IRAQUE!
    PAREÇE QUE O FERNANDINHO BEIRA MAR FOI PRESO SÓ PIOROU AS COISAS…A CULPA É DE QUEM???

  422. DANILO AUGUSTO disse:

    A VIOLENCIA NO BRASIL É UMA COISA FORA DO COMUM…
    ACHO QUE O UNICO QUE GANHA DO BRASIL É O IRAQUE!
    PAREÇE QUE O FERNANDINHO BEIRA MAR FOI PRESO SÓ PIOROU AS COISAS…A CULPA É DE QUEM???

  423. rosangela sodre disse:

    A exclusão e desigualdade social, num país de politicos corruptos com certeza é um estímulo a violência.Não existe é claro justificativa para a violência , mas quando se vê a impunidade atodos que roubam e matam, principalmente dos altos escalões do governo, como Maluf, Marcos Valéio e PT o que a sociedade pobre, sem comida, que sobrevive com um salário mínimo em condições miseráveis sente?
    Revolta.Porque um país de impunidade, sem educação, casa, comida, assistencia medica para a grande população é que “cria” a marginalidade. Oq ue podemos Fazer? Pensar ao escolher nossos governantes, cobrar, fiscalizar seus atos e não termemória fraca ou pensarmos só no nosso próprio umbigo. Mas é dificil escolher, quando nossa população, não tem cultura, educação e passa fome, tendo que trocar por assistencialismo de R$ 50,00, como uma tal bolsa.

  424. HELIO EDUARDO P PINHEIRO disse:

    EU ACREDITO QUE O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA NO BASIL PASSA, PRINCIPALMENTE PELA CULTURA DA IMPUNIDADE E DA INDIFERENÇA DO NOSSO POVO COM AS QUESTÕES PÚBLICAS, VOLTANDO-SE EXCLUSIVAMENTE PELAS PARITCULARES.
    ASSIM, DIZEMOS MORTE AOS TRAFICANTES ( ARMAS E DROGAS), MAS FECHAMOS OS OLHOS PARA AQUELES QUE SÃO SEUS USUÁRIOS – MUITAS VEZES AMIGOS E PARENTES.
    A POLÍCIA, SABEMOS TODOS, MESMO COM UM CONTINGENTE DE INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DO CRIME, NÃO MAIS SE SENSIBILIZA CONTRA PEQUENOS CRIMES (DAÍ O CRESCIMENTO PARA CRIMES MAIORES -, E POR QUE? POIS NÃO ADIANTA PRENDER PARA DEPOIS VEREM SEUS TRABALHOS PERDIDOS E COMETENDO NOVOS CRIMES.
    SOMOS UM PAÍS ONDE AQUELES QUE ESTUDARAM, TIVERAM MAIORES CHANCES SÃO OS MENOS RESPONSABILIZADOS POR SEUS ATOS CRIMINOSOS, E POR ISSO SÃO BRINDADOS COM ” CELA ESPECIAL”. ORA, ISSO É UM ABSURDO! DEVERIA SER JUSTAMENTE AO CONTRÁRIO: QUANTO MAIOR O CONHECIMENTO, MAIOR A RESPOSABILIDADE, OU NÃO?!
    POR ISSO, CREIO EU, A DINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E DA CRIMINALIDADE VULGARIZADA SÓ TERÁ ALGUM INÍCIO, QUANDO TIVERMOS A CORAGEM DE EXPURGAR DE NOSSO COMPORTAMENTO ESSA VERGONHA E HIPOCRIZIA QUE É A IMPUNIDADE!

  425. carita disse:

    a violencia no Brasil é algo que se tornou incontrolavel, o que podemos fazer? se alguem souber me avise

  426. amanda disse:

    podemos tentar mudar o pais de forma que todos estejam nessa opiniao mudar a cabeca da populacao.

  427. Sueli Suplizi Abate disse:

    Para começar deveria limpar o congresso nacional (onde estão os maiores ladrões) e o chefe da quadrilha(o presidente), os governantes não estão anestesiados e sim salvando a própria pele.

  428. Silas Costa disse:

    O que poderiamos ter feito, era não votar nesse apedeuta “LULA” que reduziu a verba destinada a segurança pela metade. ISSO È UMA VERGONHA…

  429. eva disse:

    a violencia esta vinculada a um padrao comportamental brasileiro e elemento cultural se voce tem duvida sobre isso observe entao a letra das musicas infantis tais como atirei o pau no gato , o tunico me bateu, e tantas outras. Ha elementos de discriminacao e violencia implicitos e explicitos nas nossas musicas de ninar, nas brincadeiras infantes que sao pautadas no desrespeito e falando em desrespeito ele e o responsavel originalmente por todo tipo de violencia. O desrespeito e elemento constante nas brincadeiras, na televisao ,algumas igrejas, educacao , na politica, na sociedade de todas as formas. Nao o percebemos por que ele se tornou elemento normal e ate ganhou um apelido de jeitinho brasileiro.De forma alguma a seguranca publica poderia combater este problema ha setores em que a segurnaca publica nao tem como agir. O caminho ideal para se tentar reverter este quadro ser ia a educacao reestruturada pois da forma em que ela se encontra hoje ela e mera transmisssora dos comportamentos sociais e objeto de manipulacao politica mas tambem isto e fato corriqueiro e ja estamos tao acostumados que nao percebemos. Fazendo da seguranca prioridade teriamos que contruir centenas de novas penitenciarias todos os dias. Fazendo da educacao prioridade poderiamos fazer melhor uso das varias formas de se educar que ja temos como a televisao que hoje e uma das maiores difusosras
    e incentivadoras das varias formas de violencia e de todos os mecanismos que ja temos porem mal usados. Por nossa educacao esta mal usada esta e uma outra questao por que ela nao tem prestado o papel de educar? Uma sociedade educada seria tao vioplenta?

  430. Maurício Silva de Freitas disse:

    Ponho a culpa nas autoridades deste pais que não tem o mínimo respeito a direito humano.Se alguém tiver um parente ou conhecido qualquer assassinado ou vítima de violencia por abuso de poder , o corporativimo político e religioso impedem as investigações .sim ou não?.Todo criminoso tem um amigo ou parente político e influência deste político corrupto vai chegar a um delegado bandido ,a um advogado bandido, a um promotor de justiça bandido,a um juiz bandido,por fim chega chega um policial corrupto dessas polícias do Brasil (que mata,rouba,estupra)e conta sua versão cabeluda ao delegado corrupto e juiz corrupto. A coisa funciona assim até na Secretária de Direitos Humanos em Brasília,que é controlada pelas autoridades corruptas desse Brasilsão sem vergonha cheio de autoridades usuárias de drogas pesadas.

  431. Eduardo Amaral disse:

    Proibir a fabricação e comércio de armas e munições não resolve nada, apenas estimula o contrabando e o mercado negro. Com a proibição de posse de armas legais, a população possuirá armas ilegais. Para “minorar” a violência, há de acabar com a impunidade em todos os níveis. Há que se terminar com as facilidades dadas aos criminosos, em todos os níveis. O Governo deveria é lutar por mais empregos, onde o cidadão possa se sentir dignificado, e não usar os poucos recursos para dar esmolas em forma de bolsa isso, bolsa aquilo, com a unica finalidade de comprar votos. Estas esmolas desestimulam o trabalho e viciam os desocupados. Quando houver trabalho e não mais esmolas, a violência virará um tsunami, com os antigos beneficiados querendo outras facilidades, aí sim, à força.

  432. RR disse:

    01 – Penas severas.
    02 – Recurso só com o réu na cadeia.
    03 – Cumprimento integral da pena.
    04 – Soltura do preso só após indenizar a vítima.
    05 – Trabalho obrigatório.
    06 – Freqüência obrigatória a aulas de reeducação.
    07 – Visita ao preso só de parente até o 1º grau, uma única vez por mês.
    08 – Polícia nas ruas e batidas policiais permanentes.
    09 – Tolerância zero com os infratores.
    10 – Bom exemplo das autoridades.
    Cobre dos Deputados e Senadores essas medidas.

  433. RR disse:

    A causa da violência está na certeza da impunidade, somada ao mal exemplo dos “homens” públicos, principalmente dos parlamentares.

  434. Joelma disse:

    A população Brasileira deve entender que os criminosos estão mas organizados,politicamente financeiramente e estrategicamente do que os nossos políticos.Isso deve nos levar a pensar e por em pratica a cobrança para com aqueles que estão a nossa frente,que se diz com poder porém estão tão presos ou mais do que nós cidadões comuns. É ir para rua e cobrar de forma organizada como no caso d o-ex presidente Collor.Enfrentar a realidade sem saída.

  435. Ana Afonso disse:

    ESQUECI A PARTE FINAL DO COMENTARIO, AI VAI NOVAMENTE. OBRIGADA.

    O que é mais difícil de entender no quadro brutal de violencia que nos assola é a passividade da sociedade civil e a indiferença do governo a essa questão Todos sabemos que a situação está do jeito que está, porque tem havido muita omissão por parte das autoridades e também porque todo o dinheiro que é roubado dos cofres públicos nos esquemas aviltantes de corrupção não vai para onde deveria ir, ou seja, para a educação das crianças, para a segurança das fronteiras, para o investimento em equipamentos e salários para bons policiais, para presidios mais seguros e com programas de recuperação e por ai vai.

    Nao podemos admitir que o nosso pais seja comandado por bandidos( que nem sequer tem uma ideologia politica que justifique todos os seus atos de violencia) do PCC e do CV e tambem pelos bandidos de colarinho que acham que roubar o dinheiro pago por impostos pelo povo brasileiro é coisa normal, e por muitos 'e visto até como uma obrigação…de se dar bem enquanto estão no poder e enquanto isso os pobres estao cada vez mais miseraveis,sendo dominados por traficantes que podem dar mais do que o proprio governo e a classe media é sacrificada…

    Vivemos mal, não temos um sistema de saude decente, nao temos estradas, nao temos escolas decentes e seguras com professores bem pagos, cada vez mais a sociedade esta dividida, massacrada, quem tem um pouco e se mata de trabalhar nao sabe se volta vivo para casa, nao tem o simples direito de ir e vir garantido…
    Onde está o presidente??? Onde estão os governadores??? O Congresso??? Por que nao ha nenhum posicionamente concreto diante da violencia crescente em todo o BRasil ??? Essas são perguntas que nao querem calar na cabeça de vários brasileiros.

    Temos que buscar exemplos que deram certo no mundo, como o do prefeito de Nova Iorque Rudy Giulliani que fez uma limpa nos corruptos do policia, que construiu novos presidios e que instituiu a tolerância 0 para pequenos delitos.A policia precisa ter moral, precisa se livrar dessa ligação com o tráfico. Quando li a reportagem do ultimo omingo do Globo, fiquei chocada, a polícia praticamente toda é marginal, eu digo isso, porque eles são tão ou mais bandidos que os próprios bandidos…porque o cidadão se vê perdido, sem ter a quem recorrer nisso tudo…

    Paralelamente, temos que tirar as crianças do alcance desses marginais, pois o que será do futuro do Brasil com meninos sendo aliciados por marginais???Programas de educação consistentes, trabalho, sem perspectiva é muito difícil não se sucumbir ao crime.

    Num quadro de descaso total pela vida humana, os cidadãos que tem mais acesso a educação, informação, ou seja, intelectuais, a imprensa,artistas, empresários que pagam impostos e a classe media em geral deve pressionar os orgaos responsaveis para que haja uma mudança na mentalidade dos politicos, nos valores de todos…a palavra que vem a mente é ética, até quando esses politicos e até muitos cidadaos comuns vão continuar com a mentalidade de levar vantagem em tudo??? Nao preciso nem dizer que quando agimos sem consciencia, quando roubamos, aceitamos propinas e etc estamos afetando toda a sociedade…nao podemos achar normal isso tudo que vem acontecendo: morte todos os dias, tiroteios, impunidade desses marginais que conseguiram parar o maior centro economico do Brasil, armas chegando pela fronteira, policiais corruptos,sequestros etc.

    Todos nós brasileiros temos que nos unir independente de classe social, religião, partido político etc e buscar um país melhor para as gerações futuras. Temos que acordar e ver que a situação estã ficando cada dia mais complicada e que se deixarmos correr vamos virar uma Colômbia, com um governo dominado pelas FARCS, com medo constante…Que pais vamos deixar para os nossos filhos??? Vamos pressionar, vamos exigir nossos direitos, vamos gritar e fazer com sejamos ouvidos com movimentos pacíficos, porém firmes…No passado, lutamos pela democracia, fizemos o impeachmento do Collor e agora precisamos lutar para que possamos viver, VIVER no sentido exato da palavra e não prisioneiros de nossa própria casa eaterrorizados como vem acontecendo. Como diz a música do Legião, que país é esse??? ACORDA BRASIL!!!

  436. Eduardo disse:

    Vocês se lembram daquela revista para crianças, chamada Recreio? Na minha época ela tinha umas historinhas legais e muitos desenhos para colorir, dobraduras de papel e muitas outras brincadeiras. Atualmente a revista Recreio tem como carro-chefe a historinha “Totem – o duelo final” onde um bando de malvados pretende destruir o planeta e só não consegue porque os mocinhos são ainda mais violentos e soltam uma saraivada de raios, explosões e pancadaria para vencer o mal.
    É com esse tipo de educação infantil que a gente quer acabar com a violência? Tamos perdidos.

  437. Vanderlei disse:

    Lendo e analizando o texto que trata do tema sobre a violencia concluimos que o problema é de genesis, ou seja, as raízes estão, sobretudo, nas famílias que hoje em dia são desestruturadas, alia se a isto os meios de comunicação, sobre tudo a televisão, que usando de sensacionalismo mostram diariamente cenas ficcticias e da realidade de violencia o que acaba se tornando curriqueiro e sem grandes novidades o assunto. Perde se os valores e, vivendo em função do dinheiro cria se uma sociedade desumana e violenta onde se prioriza o “ter” não o “ser”. Outro dia, passando por uma rua, li um adesivo que estava escrito: “O futuro da humanidade passa pela família”, mas a familia é a primeira sociedade em que o indivíduo entra em contato, e para que haja uma estabilidade nesta p”primeira sociedade” é preciso que antes de tudo haja condições mínimas para uma sobrevivencia digna, daí entra o poder público que em muito deixa a desejar. A escola também é um grande meio de encaminhamento de pessoas, mas as escolas públicas hoje, funcionam como verdadeiros crechões onde, como ocorre nas cadeias funciona como um depósito de gente. Assim, nossas escolas públicas, continuam a executar o papel de perpetuar uma legião de excluídos, que ficarãso a disposição desse sistema econômico perverso. Ao meu ver são algumas das razões que são a base para a violência.

    por Vanderlei R.

  438. Marcelo de Matos Guerra disse:

    Que poderíamos fazer para minorar a violência? Parece que a guerra do Iraque não é muito diferente da que está em curso em nossas grandes cidades. Lá, há uma invasão externa, o interesse pelo petróleo, a estratégia política internacional, as diferenças religiosas, mas, o mesmo ingrediente básico: grandes contingentes de miseráveis. Esse parece ser o móvel de todas as guerras e de quase toda violência nos países que não estão em guerra. Seria necessário controlar a natalidade, evitar a explosão demográfica. Também seria interessante coibir a fabricação e o comércio de armas, mas, isso já foi objeto de um referendo e o povo entendeu que a posse de armas lhe proporciona maior segurança. Assim, as armas continuam a ser fabricadas em grande quantidade, passando por nossos portos em containeres fechados com destino ao Paraguai e de lá retornando ao Brasil, para os usos mais indesejados. A impunidade, também, estimula as práticas criminosas. Crimes hediondos deveriam ser punidos, até mesmo, com a pena de morte. Mas, isso não é viável no Brasil: temos uma cultura religiosa e jurídica que impede qualquer cogitação nesse sentido. Há, ainda, a forma descortês e humilhante como, muitas vezes, são tratados os serviçais. A própria televisão mostra cenas de empregados sendo tratados como escravos. Nessas condições, o cidadão não tem como garantir sua segurança. O único conselho que podemos dar a quem tem medo de ser seqüestrado e preso no porta-malas de seu próprio carro é: compre um carro que não tenha porta-malas fechado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *