Início » Economia » Internacional » Valle Nevado fora de temporada
turismo

Valle Nevado fora de temporada

Por uma estrada que é uma aventura por si só, a chegada ao Valle Nevado é linda, mesmo fora de temporada, sem neve

Valle Nevado fora de temporada
Valle Nevado conta com uma das mais modernas estações de ski da América Latina (Reprodução/TripAdviser)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Ir a Santiago e não dar uma passadinha no Valle Nevado é como ir a Nova York pela primeira vez e não subir o Empire State Building, ou a Paris e ignorar a Torre Eiffel. Não se deve cometer sacrilégios desse tipo em primeiras viagens, mesmo tendo pavor das curvas mais do que fechadas que se enfrenta montanha acima.

Geralmente aberto para a temporada de esqui no mês de junho, o complexo de resorts do Valle Nevado conta com alguns hotéis para receber aqueles que desejam ficar alguns dias, ou apenas uma bela estrutura para quem pretende passar apenas um dia todo.

Quando se vê que a distância de Santiago ao Valle Nevado é de apenas 65 km, imagina-se uma estrada linda e repleta de paisagens e com algumas surpresas pela frente. É difícil traduzir a emoção de subir pela primeira vez a Cordilheira dos Andes.

Subimos com o carro que havíamos alugado em Santiago, mas não precisamos colocar as correntes nos pneus porque ainda não havia neve na estrada. A um certo ponto do caminho, notamos que o Rio Mapocho, que corria tão tranquilo pelas laterais, sumiu do alcance de nossas vistas. E as curvas de repente tomaram uma dimensão de inclinação e ângulo assustadora para quem não conhece a estrada e não faz a menor ideia do que esperar pela frente. O consolo é que muitos turistas fazem isso, portanto, a chance de dar certo é bem grande.

As curvas numeradas são intensas até a de número 40. Depois, pelo Caminho Farellones, a estação de esqui mais antiga das redondezas, chega-se a um ponto mais tranquilo que leva até os 3 mil metros de altitude do Valle Nevado. Os ciclistas serpenteando pelo caminho são mais um sinal de que é bem provável que tudo ficará bem, mesmo que se esteja em pânico! Fora isso, a vista lá do alto e a satisfação de estar se embrenhando em uma aventura tão diferente apagam qualquer fagulha de medo.

O Valle Nevado é lindo, mesmo que se chegue pela primeira vez, como nós, e não se tenha a mínima ideia do que há para se fazer lá em cima, pois a neve ainda não havia começado a cair. Inóspito lugar, com plantas que não vingam e cores pálidas e um frio que congela e machuca os desavisados. E até isso tem graça para quem vive no Brasil.

Aberta em 1988, a estação de esqui está entre as mais modernas da América do Sul, com capacidade até para gerar neve caso a natureza não seja solidária com os turistas. Principiantes, crianças e experientes podem se aventurar por lá, pois tudo é muito bem preparado para o turismo. O restaurante, encravado no meio da montanha, é um espetáculo. E além disso, há planos para transformar a região no “povoado da montanha” até 2022, com a construção de uma pequena vila lá em cima.


_______________________

 

* Marcia Rigato escreve no blog Passageiros a Bordo e é parceira do Opinião e Notícia

Fontes:
Passageiros a Bordo- Valle Nevado fora de temporada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *