Início » Cultura » Você gosta de Carnaval?
Dias de folia

Você gosta de Carnaval?

Festa popular é motivo de festa para uns e de desespero para os 'doentes do pé'

Você gosta de Carnaval?
Cidades como Olinda têm o Carnaval como um dos principais eventos do ano

Os blocos de carnaval arrastam multidões em várias cidades brasileiras, antes mesmo de a folia começar oficialmente. No Rio de Janeiro, por exemplo, a programação de blocos — para a alegria dos foliões — começa semanas antes da abertura oficial do Carnaval: um motivo de festa para uns e de desespero para os “doentes do pé”– aqueles que não gostam de Carnaval. A pergunta que fica é: a maioria dos brasileiros realmente gosta de Carnaval?

Uma pesquisa realizada no Espírito Santo pelo Instituto Futura, em 2011, entrevistou 408 pessoas e mostrou que mais de 60% dos capixabas não gostam dos dias de folia. Os principais motivos para rejeitarem a festa é que 17,3% preferem tranquilidade à agitação dos blocos e desfiles de escolas de samba, enquanto 14,5% reclamam do aumento da violência no feriado. Já, para os que defendem a folia, as principais razões para gostarem de Carnaval são o feriadão prolongado, apontado por 13,5%, e as oportunidades de descanso, por 16,8%.

Mas o caso dos capixabas não é exceção. Segundo um estudo do Instituto Sensus feito em 2004 em todo o Brasil, 57% dos brasileiros não gostam de Carnaval e somente 21% pretendia brincar nas ruas ou viajar para brincar no Carnaval. A polêmica pesquisa mostrou ainda que 49% dos brasileiros queriam descansar em casa no feriado e apenas 6% pretendiam viajar. De lá para cá, a opinião dos brasileiros pode ter mudado um pouco, mas pelo menos a dos capixabas continua bem parecida com a dos entrevistados do Sensus. As razões para quem gosta ou não do Carnaval são várias.

Para o leitor do Opinião e Notícia Luiz Franco, que comentou a matéria de 2011, “Cuidados para o folião passar bem o Carnaval”, a festa tem mais motivos para ser odiada do que amada. “O Carnaval é um deus nos acuda, morre gente às centenas no Brasil todo… O povo se enche de drogas de todo tipo, pratica sexo sem proteção, beija qualquer boca suja que aparece, e alguém vem dizer que tem que tomar água e comer fruta para passar bem o Carnaval. É surreal.”

A jornalista Érica Ribeiro discorda do leitor e defende a folia como uma oportunidade para se divertir. “O Carnaval do Rio é uma festa total. Dá para se divertir e não tem brigas.” Para a carioca, o melhor da festa é aproveitar o feriado em blocos de rua próximos ao seu bairro e ir à praia. Mesmo curtindo todo ano a festa da areia e dos blocos, Érica confessa que os principais motivos de reclamações dos moradores do Rio de Janeiro são o trânsito ruim e a sujeira.

Caro leitor,

Você gosta de Carnaval ou do feriado?

Como você costuma aproveitar o Carnaval?

Na sua opinião, o que é o melhor e o pior do Carnaval?

 

*texto publicado originalmente no Carnaval de 2011

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

86 Opiniões

  1. Ricardo Galliani disse:

    Odeio carnaval!!!simples assim!!!

  2. Vagner disse:

    Não entendo onde tanta gente imbecil acha alegria em pilar uma semana ou mais num contentamento hipócrita falso onde todos estão literalmente f… povo que não é patriota …Se tivessem a energia que tem para ir até Brasília defender os direitos do cidadão,a corrupção com certeza estaríamos um pouco melhor,todos não passa de novos alegres perdendo seus tempos acarretando ainda mais as crises nas unidades médicas segurança pública etc etc…..Feliz 2017 seus otários.

  3. carlos alberto martins disse:

    se os foliões que tanto se divertem no carnaval fossem até Brasilia para botar os políticos corruptos na cadeia,aí sim teríamos o que comemorar.o governo incentiva todo o tipo de diversão para o povo,fazendo com isso que os otários se divirtam tanto que esquecem que o Brasil está sem governo,entrando em uma direção perigosa,a qual nos dará muito prejuizo.quando ainda jovem gostava do carnaval.éram familhas que juntos faziam um demonstração de alegria e felicidade.hoje o que temos é um monte de imbecis e perdidos de conciencia do que estão fazendo.é como dizia cérto imperador romano:se o povo tem fóme deem circo para eles.naquéla época já tinhamos fome e miséria,mais, a maior diversão éram os cristões sendo comidos pelos leões na arena.o Brasil,tem um povo que sófre miséria,desemprego,falta de saúde,segurança entre outros itens,mais não faltam palhaços,colombinas e pierrôs desfilando no asfalto.Pai perdão a eles.não sabem o que fazem.

  4. Eliny Torres disse:

    Na minha opnião o carnaval é bom para curtimos um pouco e saimos da mesma rotina mais o melhor mesmo é o feriado pq a gente tbm precisa descansar mais uma coisa é certa as pessoas gastam tantos milhões para o carnaval mais pra investir nos bolsos dos trabalhadores nunca tem e isso é uma m… Como eles tem dinheiro para gastar com folia bebidas, drogas e nao tem dinheiro para cuidar da populaçao q tem familia e precisa viver e isso vai sempre precisar já o carnaval é apenas uma festa passageira e depois q passa a gente começa a nossa rotina de novo, e mais, com doenças ainda por cima…

    ENTÃO VAMOS NOS CONCIENTIZAR Q CARNAVAL NÃO É TAO IMPORTANTE ASSIM :) minha opniao

  5. ADILSON C ROCHA disse:

    Na verdade, o carnaval so traz prejuizo. O paiz para, as producoes param, o dinheiro que ja ta dificil, some dos bolsos, de quem ja anda com dificuldade, e para piorar, aumenta a violencia e a barulheira. Uma outra coisa, “JESUS CRISTO PEDIU PRA NOS IMITAR A ELE”. Sera que se ele estivesse aqui em carne e osso, ele iria nesses locais degradannte? Primeira a Joao 2:15, la disse:” Nao amem nem o mundo e nem as coisas do mundo”. Precisamos avaliar se estamos cumprindo esse requisito.

  6. laercio disse:

    Carnaval…as mídias se movimentam para fazer o povo pensar que a maioria da população gosta de carnaval!
    Façam um plebiscito e descubram que a cultura de nosso país mudaria em 70%.
    As mídias que organizam o carnaval deveriam trabalhar uma data para a população se unir e colocar o país a limpo.
    mais não dá dinheiro

  7. Phluso disse:

    O carnaval é a pior época do ano, quando eu era menor(muito menor mesmo!) eu só gostava da comida.

  8. karina gomes disse:

    carnaval e bom de mais minha gente.
    vamos curtir,e para de reclamar da vida
    curte a vida da melhor forma sem brigas.

  9. helo disse:

    Já gostei um pouco. Este ano está difícil ter uma alegria espontânea. Temos zika, crise grave, dificuldade de deslocamento com o excesso de blocos “organizados”, congestionamento, desfiles oficiais com pirotecnias e pouco samba no pé, muitos turistas perdidos, muitos pivetes. O carioca gosta de comemorar nas ruas, mas o momento e o clima não ajudam.

  10. roberto kerl disse:

    eu nao gosto de carnaval porque acontece brigas discussao pessoas falando palavao xingando a pessoa as pessoas ficam empurando

  11. Ana Paula Felix Sandim disse:

    O carnaval carioca tem briga sim. Aliás, em qual não tem? Há pessoas educadas que querem se divertir, mas há também as mal educadas que estragam a festa.

  12. Moraes disse:

    O carnaval é um lixo em todos os sentidos. O povo é manipulado,mas não percebem. Diversão? Onde?

  13. Ludwig Von Drake disse:

    Ainda pouco ouvi um pseudo-entendido defendendo as vantagens econômicas do carnaval em um programa no GNT. Nunca ouvi tanta besteira. Se carnaval desse lucro a favela seria em Miami.

  14. ric ricardo disse:

    Odeio carnaval. Época onde as pessoas se tornam retardadas e passam a escutar música em um volume completamente imbecil pertubando a paz de todo mundo.

  15. Ana Claudia disse:

    Odeio carnaval, você se fantasiar que nem um idiota, gastar dinheiro com aquela palhaçada no Rio é o fim.
    Já fui odiei não tem graça nenhuma a única coisa boa do carnaval é o feriado mais nada. Fora que se você não tiver acesso ao canal fechado você esta ferrado, pois é só esta porcaria o tempo todo na tv.

  16. Áureo Ramos de Souza disse:

    Quando se sai de casa para acompanhar o Galo da Madrugada sabe que vai encontrar uma multidão incalculável, não se tem lugar nem para por os pés, então que aguente e lá em Olinda é Pé no chão e sobe e desce e porque quem vai gosta? Essas pesquisas em 408 pessoas não podemos comparar com Olinda super-lotada, 2 milhões de folião no Galo e milhões no Cordão do Bola preta. 408 pessoas não se compara com os numeros que digitei. Procurem outras pesquisas, essa não funciona. Os evangélicos vão todos para retiros, mas fica milhões. 4 0 8 não é pesquisa.

  17. Sharmynlla disse:

    A folia de forma certa é sempre boa, claro, mas nem todos estamos optando por essa diversão toda, estamos optando por um bom e velho descanso dessa vida agitada e corrida que nós brasileiros temos. É complicado, mas da sim pra conciliar o descanso e a folia de carnaval.
    Na verdade estou produzindo uma redação para a faculdade abordando este tema.

  18. Mauricio Fernandez disse:

    Não sei de onde surgem determinadas ‘estatísticas oficiais’. Mas sei, como a maioria dos brasileiros, que nosso país, o Brasil, não é composto somente de criminosos, pederastas e depravados. Por tais razões observamos o que tem de bom no carnaval.

  19. Luis Barati Silva disse:

    A estatística oficial que diz que 57 por cento do brasileiros não gostam do carnaval acredito que esteja longe da verdade, somos muito mais; o problema é que os que gostam fazem muito barulho.

  20. Mauricio Fernandez disse:

    O que seria “mau gosto”? Qual a relação do atraso com o esporte “futebol”? Quem gosta de “bagunça” e “alvoroço” a níveis de violência? Certamente que são os tais Napoleões frustrados, estes, os mais perigosos. Conheço pessoas ligadas à cultura, magistrados, advogados, sociólogos, militares, médicos, engenheiros, economistas, empresários, religiosos que são conhecedores não só do que representa o carnaval como mantém amizade com aqueles que fazem o carnaval e suas famílias e suas comunidades. Constatam esses, ou lá não estariam, que o carnaval não é feito nem apreciado somente por criminosos como querem alguns Napoleões da vida cujo o problema, como já afirmei, é outro.
    Será que o povo brasileiro é composto somente de arruaceiros, imbecis, pederastas, bandidos e depravados? Acredito que tais qualidades estão mais para Napoleão.

  21. Dark Boy disse:

    Eu concordo que o carnaval é um “deus nos acuda”, pura violência e algazara. Porém, eu gosto rs, pelo simples fato de que eu gosto da bagunça, alvoroço, folia, entretanto, reconheço não ser uma coisa boa.

  22. cai na real disse:

    O todo povo atrasado tem que ter futebol novela e carnaval. e mais big broter , a fazenda eo outras realit.de imbecis.

  23. Jonas Gimenez disse:

    Odeio carnaval, festa de extremo mal gosto !

  24. Mauricio Fernandez disse:

    Tem muita gente tentando salvar o Brasil. Aprecio o esforço. Entretanto, no carnaval, temos que ficar atentos. Algo acontece com alguns nessa época como se fora “agosto do cachorro louco” e viram Napoleão. Para esse, Napoleão do carnaval, urge a caça a todos os marginais, sambistas, carnavalescos, famílias honradas, pais, mães, filhas e qualquer um que ao som de um tamborim ensaie o mais tímido passinho. Somente Napoleão e seu estreito círculo familiar são dignos e honrados em tempos de carnaval. Vai catar coquinho Napoleão……. teu problema é outro!

  25. Luis Barati Silva disse:

    O Carnaval é uma festa democrática. Gente mal-educada, traficantes, bêbedos, drogados, punguistas, assaltantes, depravados, pervertidos, pederastas, pedófilos, estupradores, tarados, se misturando a gente de bem na rua. Gente de bem? Quem é que vai numa festa dessas? As mulheres são bonitas, é verdade, mas qual a pessoa decente que quer ver sua irmã ou filha sacudindo a … no meio da rua?

  26. Reinaldo Sudatti Neto disse:

    Eu não gosto e nunca gostei de carnaval As fantasias são bonitas sim e os desfiles idem tem marchinhas muito boas Tem um lado cultural que é bem interessante como os bonecos de Olinda e Recife, mas no geral não me sinto nem um pouco empolgado com esse evento Não vejo sentido algum em parar 4 dias pra nada Pra ficar sambando sem parar , suando , cheirando a cerveja , comendo e dormindo mal e pouco Não vejo onde isso seja diversão ou no que isso traga alegria Simplesmente não vejo graça nenhuma em carnaval Acho, na maior parte da vezes , um desperdício de dinheiro e tempo

  27. Mauricio Fernandez disse:

    J. Bernardes tenha dó! Culpar o carnaval por toda a sorte de podridões empurradas goela abaixo do povo pelos governantes que temos chega as raias da idiotia. Que amargura ……!

  28. Joaquim Caldas disse:

    Vai sair ,no Carnaval de Brasília,o “Bloco Quadrilha do Supremo”,e adivinha quem será a La Ursa? Isso mesmo: Joaquim Barbosa – La Ursa Negra.

  29. Áureo Ramos de Souza disse:

    Se CARNAVAL fosse ruim O BLOCO DE MASCARA GALO DA MADRUGADA não arrastaria milhões e enquanto o povo está no Galo lá em Olinda tem outros milhões e nos bairros fazem também seu carnaval. Hoje não participo do carnaval mais já brinquei bastante isso é naquela época do confete e serpentina e do corso e da lança perfume, mesmo assim 50 anos atrás jogaram soda caustica em uma amiga minha Cândida, então que vemos a maldade vem de muitos anos e hoje a população é muito maior que 50 anos atrás. Eramos 22 almas, eu minhas 2 irmãs e outros amigos do colégio e nos encontramos com mais 20 almas em frente dos correios e eram todos médicos, nunca aconteceu nada de anormal. Carnaval hoje só vendo o Galo pela TV e o desfile das escolas não gosto pois é repetitivo. Em Pernambuco o melhor do carnaval é a diversidade da cultura, pois temos Blocos, Troças, Maracatu, Caboclinho, Tribo de Índios e temos também escolas de samba e os papangu, é uma beleza incomensurável. Venham um ano e verão. E tem uma coisa hoje sou evangélico mais não discordo de quem gosta atualmente, o problema é deles e se, se cuidar brincarão sem problema pois hoje a segurança é dobrada

  30. J. Bernardes disse:

    Carnaval é a festa dos que nada têm para festejar, ou comemorar, a não ser o próprio vazio. Algo típico de quem se compraz com a própria mesquinhez. Um povo que não pensa, não cogita de melhorar a própria vida, mas se regozija com o que há de mais cáustico e insano, o Carnaval. Chegou-se a um ponto em que, na prática, a lógica do país já se definiu: para que melhorar se podemos piorar? Nada evolui, tudo retrocede em todos os padrões de valores, como o conhecimento, a reputação, a autoestima, tudo é mal feito e sem pretensão de aperfeiçoamento, e, por isto mesmo, nada dá certo, a não ser todos os tipos de mazelas. Se tudo o que está acontecendo, à revelia do povo, ainda não serviu de alerta, nossa democracia que está se ecaminhando para uma ditadura comunista, não demora se esvairá e, então, haja lágrimas para chorar tanta ausência de percepção e de aprofundamento! Basta de Carnaval que nada acresce, a hora é de pensar mais alto, o Brasil está prestes a ruir por sua carência total de novos alicerces!

  31. Mauricio Fernandez disse:

    Peter Pablo Delfim, me perdoe mas vou plagiar teu comentário; mamãe eu quero…. mamãe eu quero….!
    CARNAVAL É IMORAL. COISA DO CAPETA. SUJO, COM AQUELES CORPOS SUADOS DO MULHERIO SE RETORCENDO E SACUDINDO. MOSTRANDO TUDO. COISA HORROROSA. SOU MAIS A TURMA DO BERLUSCONNI. ÉSSA GENTALHA DAQUI É UMA DESGRAÇA. BARULHENTOS, SEM EDUCAÇÃO FAZEM XIXI EM QUALQUER LUGAR E MECHEM COM AS MENINAS QUE NÃO PODEM SAIR DE CASA. SE SAIREM SÓ CONSEGUIRÃO VOLTAR PELA MANHÃ CHEIAS DE ROXOS PELO CORPO, PESCOÇO, COXAS E PRINCIPALMENTE NOS BUMBUNS. DETESTO ESSA FARRA INDECENTE E MAL CHEIROZA. É AQUELE CHEIRO DE ERVA MATE QUEIMADO QUE NÃO SE AGUENTA. EM VEZ DE TOMAREM ÁGUA QUE FAZ BEM PARA A SAÚDE FICAM TOMANDO CERVEJA, CACHAÇA E OUTRAS PORCARIAS. QUE FESTA DO RAIO ÉSSA! EM CADA ESCURINHO TEM DOIS AGARRADOS. NÃO SE METE QUE NÃO É BRIGA. ANTES FOSSE. ESTÃO É FAZENDO COISA FEIA. NÃO DÁ PARA IR A RESTAURANTE OU NO BOTECO DA ESQUINA. ESTÁ TUDO LOTADO. SE COLOCASSEM TODA ESSA GENTE A TRABALHAR GARANTO QUE ESSE BRASIL IRIA MELHORAR E MUITO. DEPRAVADOS. GENTE DE MENTE SUJA E SEM NADA ELEVADO NO CORAÇÃO. SÓ FICAM PENSANDO NAQUILO. O PIOR É QUE É TODO MUNDO. PRETO, BRANCO, AMARELO, VERMELHO, AZUL RETINTO. UMA VERGONHA. UMA BABILÔNIA QUE SE REPETE COM SUAS PERVERSÕES TODOS OS ANOS. PERVERTIDOS. BOM MESMO É O CARNAVAL DA ALEMANHA, DA ITÁLIA, DA SUÉCIA. MAS ESSE DAQUI É DE APAVORAR. ESSE POVO NÃO TOMA JEITO MESMO. É UMA DEPRAVAÇÃO NA CARA DE TODO MUNDO. É SÓ APELOS SEXUAIS. UM NOJO! ATÉ QUANDO ATURAR TUDO ISSO!? E MINHA FANTASIA QUE NÃO CHEGA!?

  32. Paulo disse:

    Nunca gostei, nem mesmo na minha adolescência, morei próximo a uma escola de samba, que faziam ensaios na rua, é um horror, não desejo ao meu pior inimigo.Tenho um conceito: É uma festa que tem tudo de bom,más, nada de bem.

  33. Itsuchi disse:

    Eu vejo várias pessoa falando do carnaval do Rio de Janeiro ,Salvador e Recife, só que O MELHOR CARNAVAL DO BRASIL se esquecem ,que é o de Brasília. O bom do carnaval de Brasília é que além de durar o ano todo ainda contagia o Brasil inteiro com suas ondas de crescimento da violencia ,educação pública sucateada ,e ‘foliões’ morrendo nas filas dos hospitais públicos. Com certeza o carnaval de Brasília é o melhor do mundo inteiro ,pois o principal chefe das escolas de samba de lá é tambpem o mais novo chefe do senado ,nosso querido Renan Calheiros vai ensinar aos brasileiros como sambar no desvio de verba.

    Então antes de vocês falarem sobre os carnavais no RJ ,Recife ou Salvador não se esqueçam de quem o melhor carnaval do Brasil e do mundo dura o ano inteiro e é o povão que sustenta em Brasília.

  34. Evandro Correia disse:

    O colega Afonso parece não aceitar que tem gente que não gosta de carnaval. Tem sim, Afonso, e bastante. Você reage como aquelas pessoas que adoram novela, e não conseguem acreditar que tem gente que não goste. Se no auge de uma novela ela atinge 50% de audiência, quer dizer que tem outros 50% que não estão assistindo.

  35. Afonso Schroeder disse:

    A melhor e maior festa o Carnaval indiscutivelmente é deslumbrante em todos os sentidos é certeza, aqueles poucos que dizem que não gostam dão aquela espiadela curtindo o visual, cá entre é a uma minoria do contra, e o mais triste é que não é feriado Nacional em todo Brasil.

  36. Márcia Silva Jeronymo disse:

    Realmente o carnaval é um desperdício de tudo tempo dinheiro ,saúde ,sem falar que cresce a prostituição ,para mim o carnaval esta ligado a pornografia,grandes bebedeiras ,violências.
    Rezumindo o carnaval é sinonimo de destruição, um pais que tem saúde precária educação baixo nível, o dinheiro do nosso pais muito mal investido,fora o que é roubado, enfim esse é nosso pais…

  37. Áureo Ramos de Souza disse:

    Eu sou evangélico e adoro Carnaval e o Galo da Madrugada assim como o Frevo Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, vocês só falam do Rio, venham para Recife, Olinda e para os interiores pernambucanos que verão o que é bom. Se fizeram pesquisa com 408 capixabas, façam pesquisam com dois milhões de foliões do Galo da Madrugada e amanhã tem mais, blocos, troças, cabocolinhos, maracatú, tribus indígenas é uma verdadeira diversidade de rítimos e de boa qualidade, venham fazer uma reportagem e se esqueçam do Show das Escolas de samba que isto não é carnaval pois se fosse não existiria o Cordão do Bola Prêta que não escola de samba e não se fazia concurso de marchinhas e a AMPULHEITA DO VOVÔ é um arrazo e se é marcha e frevo meu bemmmmmmmmm

  38. olbe disse:

    Acho também que o povo tão sofrido se esbalda pra esquecer as dificuldades da vida…quem não tem? mesmo com dinheiro..Uns ficam leves depois de se “esbaldar'” outros não sentem necessidade…O importante é que vivemos num País de liberdade onde cada um pode ser e dizer o que quiser…FELIZMENTE!!!!

  39. olbe disse:

    O Rio de Janeiro foi eleita a cidade mais alegre do mundo! Com certeza tem outras cidades do Brasil t que também mereceriam o prêmio. O que sempre me pergunto: “como um povo, de norte a sul, num dia marcado do calendário, transborda em alegria mesmo sem moradia, escola, condução,…é verdade um povo simples que se diverte só uma vez ao ano, como se fosse o último, ainda pergunto: “como um povo que se organiza como no Carnaval, desfilando em cada escola 5 mil participante que chegam pontualmente na hora, sabem seu lugar na escola, viajam de longe com dificuldade ,com suas fantasias..e tudo sai perfeito e a cada ano fazem melhor…E um povo que toma literalmente toda a Av. Atlântica para um final de ano grandioso e sem nenhum evento grave…COMO ESTE POVO NàO SE ORGANIZA PARA MELHORAR O BRASIL, GRITAR E LUTAR POR SEUS DIREITOS E NÃO APRENDE A VOTAR EM QUEM MERECE E NÃO EM QUEM LHE DÁ UMARECOMPENSA??????

  40. Ney disse:

    carnaval é uma festa sem comemoração e idiota, a questão de não gostar de carnaval não me faz de ” pé doente”.

  41. Afonso Schroeder disse:

    Sem sombra de dúvida a maior e melhor festa da grande maioria da população do nosso querido Brasil, só cidadãos com uma ótica menos democrática, egoísta e excêntrica que não dão o devido valor há estes dias tão alegres, festivos para a grande maioria da população, oxalá um dia Deus vai iluminar esta minoria e fazer entender que não só do trabalho o homem vive.

  42. augusto marcus disse:

    sim a tradiçao do carnaval e uma alegria com emoçoes de todas pessoas o bloco carnavlesco boca suja sempre busca recordar e viver o tempo dos antigos carnavais fazendo um carnaval verdadeiro como sempre deve ser

  43. sandra gomes disse:

    odeio detesto é a pior coisa que existe no nosso país leva nosso dinheiro sem nossa permissão todo ano é investido milhões nesse lixo de carnaval, mais não tem dinheiro pra saúde, pra educação pra segurança,e o pão e circo pra povão beber se drogar e muito perder a vida todo ano a mesma coisa, é a festa da bunda, da aids das drogas,

  44. Fransa disse:

    Aqui em casa ninguém gosta de carnaval. Só vale pelo feriado prolongado. Pela TV só um pouco de desfiles de escolas de samba. Se mostrarem na televisão o desfile de anos anteriores não vamos notar nenhuma diferença.

  45. mauricio disse:

    detesto a “festa” em si, só é bom pra viajar, ir pro raio q parta e esquecer essa baboseira q pra mim é ultra chata, povo ignorante ,alienado e comemorando algo q desconhece, transmitindo doenças . não faz falta nenhuma, é uma boa oportunidade pra sumir das cidades e desligar a tv, alias pq não tem uma programação na tv pro pobre coitado(no sentido literal mesmo) q não tá nem ahe

  46. Téka Assunção disse:

    Olá Minha Gente; estou surpresa.. e estarrecida com as opiniões. Não imaginava, que a maioria das pessoas odiassem o carnaval. Em se tratando do nosso adorável País; da fauna.. da flora.. do Sol.. da Natureza.. Das pessoas alegres.. que batalham o ano inteirinho, pra ter um pouco dessa alegria. Mas respeito as opiniões. Falarei por mim. Aliás, Carnaval .. é algo ligado ao espírito.É necessário ter o espírito arejado.. ensolarado.. feliz.. alegre.. “Curto” muito o Carnaval., seja do Rio.. São Paulo.. Olinda.Aliás amo aqueles bonecos imensos do carnaval de Olinda. Já fui madrinha de Banda no Rio.. já desfilei na Queridíssima Beija-Flor. Já fui prá Arquibancada.. Camarote.. Já me fantasiei de Carmém Miranda, de Bahiana… Se possível, gostaria de fazer tudo igual.. todos os anos!!! É algo que está no sangue !! É preciso amar o samba !!QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA.. BOM SUJEITO NÃO É ! É RUÍM DA CABEÇA.. OU DOENTE DO PÉ.!!!! Aliás, quando a Beija Flor pisou na Sapucaí, eu já sabia que seria a CAMPEÃ!!!!!! ” É coisa espiritual!!!”
    Bjs,
    Téka

  47. Peter Pablo Delfim disse:

    Drogas, violência e tristezas não são exclusividades do carnaval. Perduram pelos trezentos e sessenta dias do ano. No carnaval talvez tenhamos drogas, violência e pelo menos algumas alegrias em quatro ou cinco dias do ano. Mesmo assim os ruins da cabeça e doentes do pé querem tirá-lo do povo. Fico numa torcida danada para que isso aconteça. Acredito até que somente pedem pelo fim do carnaval por que ninguém é tão burro ou imbecil para terminar com êle. É uma pena. Abaixo o carnaval!

  48. Francisco R Nascimento disse:

    O carnaval é uma festa primordialmente demoníaca. O Buda Nitiren Daishonin(1222-1282-Japão), disse que a “terra é um planeta amaldiçoado por todos os Deuses e todos os Budas”. Como fazemos parte do grande TODO, de mil em mil anos aparece um santo, sábio ou Buda( e é hostilizado ou morto),tentando nos livrar da lei do renascimento e morte(iluminação) e, encontra apenas, uma alma(espírito ou ego), que procura compreeder os seus ensinos. Os carnavalescos serão os primeiros a cair no Inferno Aviti. Quem morrer verá !!!

  49. renaldo disse:

    o melhor do carnaval aqui em salvador bahia brasil e que muitas pessoas aproveita essa ocasião para se distrair relaxar com os variados ritimos de musicas outras aproveitam para soltar as frangas desmunhecar e soltar de dentro de si a realidade da sua personalidade aproveitando que tudo e carnaval e o pior hoje aqui em salvador e a violencia que perdeu o freio mesmo o governo investindo não consegue e impossivel evitar ou acbar esse mundo das drogas que esta acabando com essa juventude que mata rouba sem piedade.

  50. Prof. João da Mata Cardozo da Silva disse:

    O QUE É BOM NO CARNAVAL, E O QUE PODE SER EVITADO?
    O BOM DO CARNAVAL
    1º A alegria, a confraternização, interações humanas, tempo ao corpo e a dança;
    2º Divulgação do país, da cultura e valorização da arte;
    3º Geração de renda e emprego e valorização de todos os artistas,comunidades e poetas;
    4º Conscientização política e social através das letras e fantasias;
    5º E outros…

    O QUE PODE SER EVITADO NO CARNAVAL?
    1º deixar seu carro em casa e evitar bebedeira;
    2º Casado ou não, evite relações sexuais sem conhecer a pessoa e sem ter compromisso com a mesma;
    3º Saia para brincar e não para brigar;
    4º Não fique paquerando, uma mulher que já está com o seu namorado ou marido;
    5º Evite, não fazer suas necessidades em locais não apropriados ou perto das pessas;
    6º Sabemos que o carnaval tem sua origem pagã. Porém, se for possível, evite o preconceito e visão funcionalista, que tudo é mau no carnaval.

    Claro, que talvez, alguém não aceite esta opinião! Acho normal, por que na democracia nossa constituição nos permite a liberdade de expressão. Então,ter visões diferentes na democracia, não é pobreza! Quando respeitada, acolhida ao bem de todos e da vida, isso é riqueza!

    Bom carnaval com respeito a vida!

  51. Reinaldo Sudatti Neto disse:

    Olha ,não gosto de carnaval nem um pouco.
    É algo pelo qual tenho o mais profundo desinteresse mesmo.
    Pego uns filmes , estudo , descanso, nem dou bola pro carnaval.
    Acho muita muvuca , muita libertinagem , muito excesso.
    Não compreendo com alguém pode gostar de ficar 4 dias acordado , ouvindo música alta , tomando cerveja , suando num calor desumano .
    Prefiro a paz e o sossego e não é por ter 40 anos . Sempre fui assim .
    Gosto de me divertir , de sair , viajar , não sou triste e nem acrrancudo , apenas não associo carnaval a beleza alguma

  52. Cristian disse:

    Carnaval é uma festa válida, porém, existe um absurdo exagero. As pessoas ficam semi-nuas, ou melhor, praticamente nuas, vendendo uma imagem negativa do Brasil para o resto do mundo. Essa festa praticamente pára o país, sendo que temos muita coisa pra fazer. O Brasil está atrasado em praticamente tudo, se comparado a outros países. Enquanto gastamos milhões com folia, lá fora, eles gastam com educação. Pergunta se eles aceitariam esse investimento numa folia ao invés de aplicar em coisas úteis? Por esses e outros motivos, não gosto do carnaval e acho que deveria ser um acontecimento mais “normal”, como é o caso das festas de São João. As pessoas ficam iludindo o povo menos culto com essas folias vazias e lucrativas para cervejarias e outras empresas ligadas ao tema.

  53. Sonia Freitas disse:

    Não gosto do Carnaval, mas aproveito o feriado para colocar em dia meus compromissos profissionais atrasados. Meus amigos vem de outra cidade para passar os 4 dias comigo e aproveitamos muito os momentos para rir, descontrair e dar uma passada na folia, que na minha cidade é na rua, onde todos se divertem com suas famílias. Para mim, o melhor do Carnaval são os dias de feriado e o pior é o que chamamos em nossa cidade de “beiradas”. Lá no centro da festa, tudo é cor, luzes e divertimento. Bonito de se ver. Saindo do centro e afastando-se para as beiradas, começa-se o pior: gente estendida no chão, vomitando, brigando, consumindo drogas pesadas.

  54. fco de assis silva disse:

    Detesto carnavais ou todo tipo de barulho excessivo, o bom de tudo é o período p/descanço p/viajar e curtir o momento.
    O único carnaval que eu poderia ir ver seria o carioca p/admirar as belezas das mulatas e curtir a cidade e as paisagens tropicais. Confeço
    que sou apaixonado pelo rio de janeiro.

  55. Glaucia disse:

    Sem o carnaval não teríamos o feriadão.Então quem não gosta de folia que fique em casa descansando, porque enfrentar engarrafamentos para viajar tb não dá.Tem opções para todos os gostos, até mesmo retiro espiritual vc encontra, é só escolher.Devia ter carnaval no inverno também…

  56. Helio disse:

    Não sou fã de carnaval, mas esse período no Rio era um nirvana: tudo no centro e a cidade tranquila para se ir ao cinema. Quando os blocos de rua voltaram , a cidade ficou divertida com gente alegre e fantasiada pelas ruas. Atualmente, acho que o excesso de blocos saiu do tom, atrapalhando o tráfego, fechando ruas importantes, sem banheiros químicos suficientes. Já foi melhor.

  57. Ivaniza O. de souza disse:

    A única coisa realmente boa do carnaval é um feriado bem comprido para ficar desligada de tudo, dormindo, lendo, pois nem para olhar tv dá, pois parece que a única coisa que acontece no Brasil durante esses dias é desfile de escola de samba. Na política internacional, por exemplo, não acontece absolutamente nada…Ninguém nunca morrerá em Trípoli no carnaval,muito menos no Afeganistão.Então, por exemplo.Então, comemore-se. Talvez eles gostem de carnaval. Muito criativa o opinião do Sr. Peter Pablo Delfim.

  58. Renato disse:

    A única coisa que presta no carnaval é o feriadão!!!

  59. Luiz Mourão disse:

    Bem, eu distingo dois tipos de Carnaval: o de rua e o “oficial” (aquele do Sambódromo e outros similares).
    Nada contra o primeiro, ainda que os excessos e o desconforto de trânsito possa comprometer um pouco a validade do evento.
    Mas o Carnaval de escolas de samba, transmitido pela mídia, esse sim, é repugnante.
    O é porque TODOS sabem o quanto o crime organizado está nos bastidores do evento!!
    Isso, por si só, já desqualifica a festa…

  60. Carlos Neves disse:

    geraldo euclides

    Por que razão estou infeliz da vida por não gostar do carnaval?

    Por que sou coitado por não gostar do carnaval?

    Por não gostar do carnaval, estou destilando ódio contra quem? Onde destilei ódio? Onde estão essas minhas palavras? Exijo explicações, senão chamo-o de imbecil!

    Sua Liberdade de Opinião e de Expressão, termina onde começa a dos outros. Sabia? Também não? Percebe-se perfeitamente!

    Carnaval num país onde a miséria social e política reinam, è divertimento? Onde a Saúde não existe, senão para os políticos e ricos, vou diverti-me por quê? Onde a insegurança do cidadão è total, vou divertir-me por quê? O país com maior carga de impostos do mundo que um governo corrupto impõe e maior taxas de juros que fazem dos banqueiros verdadeiros agiotas, dá para divertir só por que è carnaval?

    Onde está uma sociedade justa, rica, equilibrada e igualitária? Se não fosse a corrupçao endêmica, seriamos uma potência de primeiro mundo. Não o somos, nunca o seremos!

    Vou divertir-me com o carnaval, por quê? Por que tenho de me nivelar intelectalmente, por baixo?

    Respeite a liberdade de Expressão dos outros, seu ignaro! Reduza-se à sua insignificância!

  61. vadene disse:

    odeio coisa que nao edifica em nada na vida niguem coisa diabo , tinha que ser BRASILEIRO

  62. CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA disse:

    Não gosto nem de carnaval enem dos feriados, pois feriado de mais prejudica o funcionamento do pais mas, não tenho nada contra de quém gosta.
    Eu, costumo aproveitar o tempo lendo e escrevendo.
    Para mim, tanto o antes como o depois, ambos são ruins.

  63. Peter Pablo Delfim disse:

    CARNAVAL É IMORAL. COISA DO CAPETA. SUJO, COM AQUELES CORPOS SUADOS DO MULHERIO SE RETORCENDO E SACUDINDO. MOSTRANDO TUDO. COISA HORROROSA. SOU MAIS A TURMA DO BERLUSCONNI. ÉSSA GENTALHA DAQUI É UMA DESGRAÇA. BARULHENTOS, SEM EDUCAÇÃO FAZEM XIXI EM QUALQUER LUGAR E MECHEM COM AS MENINAS QUE NÃO PODEM SAIR DE CASA. SE SAIREM SÓ CONSEGUIRÃO VOLTAR PELA MANHÃ CHEIAS DE ROXOS PELO CORPO, PESCOÇO, COXAS E PRINCIPALMENTE NOS BUMBUNS. DETESTO ESSA FARRA INDECENTE E MAL CHEIROZA. É AQUELE CHEIRO DE ERVA MATE QUEIMADO QUE NÃO SE AGUENTA. EM VEZ DE TOMAREM ÁGUA QUE FAZ BEM PARA A SAÚDE FICAM TOMANDO CERVEJA, CACHAÇA E OUTRAS PORCARIAS. QUE FESTA DO RAIO ÉSSA! EM CADA ESCURINHO TEM DOIS AGARRADOS. NÃO SE METE QUE NÃO É BRIGA. ANTES FOSSE. ESTÃO É FAZENDO COISA FEIA. NÃO DÁ PARA IR A RESTAURANTE OU NO BOTECO DA ESQUINA. ESTÁ TUDO LOTADO. SE COLOCASSEM TODA ESSA GENTE A TRABALHAR GARANTO QUE ESSE BRASIL IRIA MELHORAR E MUITO. DEPRAVADOS. GENTE DE MENTE SUJA E SEM NADA ELEVADO NO CORAÇÃO. SÓ FICAM PENSANDO NAQUILO. O PIOR É QUE É TODO MUNDO. PRETO, BRANCO, AMARELO, VERMELHO, AZUL RETINTO. UMA VERGONHA. UMA BABILÔNIA QUE SE REPETE COM SUAS PERVERSÕES TODOS OS ANOS. PERVERTIDOS. BOM MESMO É O CARNAVAL DA ALEMANHA, DA ITÁLIA, DA SUÉCIA. MAS ESSE DAQUI É DE APAVORAR. ESSE POVO NÃO TOMA JEITO MESMO. É UMA DEPRAVAÇÃO NA CARA DE TODO MUNDO. É SÓ APELOS SEXUAIS. UM NOJO! ATÉ QUANDO ATURAR TUDO ISSO!? E MINHA FANTASIA QUE NÃO CHEGA!?

  64. francisco nestor disse:

    MINHA OPINIAO JA GOSTEI MUITO DE CARNAVAL NA EPOCA DE 80,NAO GOSTO MAIS,O CARNAVAL DE HOJE E MUITO VIOLENTO,VULGAR,E RADICAL ALEM DE DROGAS,NAO VALE APENA MAIS PROCURAR SE DIVERTIR CARNAVAL SEM SABER SE VOCE VOLTA PRA CASA OU NAO,EU PREFIRO SEMANA SANTA QUE FALA DA VIDA DE CRISTO E MUITO MELHOR PELO MENOS E ALGO QUE AGRADA MUITO AOS CORAÇOES,JAMAIS CONSEGUI GOSTAR DE CARNAVAL DESDE CRIANÇA,O MUNDO ESTA MUITO VIOLENTO DEMAIS.

  65. Paulo disse:

    Gosto de carnaval e do feriado. meu carnaval é da saudade das marchinhas. dos bailes nos clubes. do cheiro do lança perfume. dos confetes e das serprntinas. dos desfiles de blocos de mascarados.

  66. Manassés Alves disse:

    O mais alvoroçado dos encontros tem o nome de “Carnaval”, onde por fora da lógica tudo é aceito e permitido e por esta livre liberdade tenho receio dos excessos e fico de fora, mas não contesto as preferências e opções.

  67. JORGE TERRA NACER disse:

    NÃO GOSTO DE CARNAVAL, MAIS RESPEITO QUEM GOSTA, QUE FAÇA BOM PROVEITO. LIBERDADE É MUITO IMPORTANTE.

  68. Adolfo disse:

    Hoje em dia não gosto. Mas gosto do feriado prolongado pra descançar faço isso em um sítio bem distante de toda folia.

  69. Carlos Gabaglia Penna disse:

    Não gosto de Carnaval, que é cada vez mais incivilizado. O longo feriado é bom para viajar (pra longe de festas, naturalmente) e descansar.

  70. rita de cássia dias disse:

    Realmente não gosto, melhor dizendo, Não Gosto de Participar. Mas acho bonito as fantasias, as músicas e ver as pessoas que gostam. O que me desgosta enormemente, são os apelos sexuais, a violência e a sujeira.

  71. Mariana disse:

    Nesses ultimos anos o canarval esta tendo muita violencia, sao muitas pessoas enchendo a cara e saindo para digirir…….voçê sai de casa para curtir o carnaval sem saber que pode ter um cara ou ate mesmo uma mulher bebada que pode acabar com a sua vida ou de quem vc mais ama…. Por esses motivos eu vou ficar em casa com a minha familia.

  72. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    NÃO GOSTO DO CARNAVAL!
    É a pior festa, da carne, da devassidão, luxúria, sexo irresponsável, fornicaçao, enfim imoral, violenta, atenta contra a moral e os bons costumes!

    “Melhor” ?
    Só se for para o Silvio Berlusconi ( que seria o Produtor do BBB-Big Brother Brazil ) com o qual há muitas semelhanças, com os bacanais ao vivo e a cores para as nossas adolescentes em formação… e outros desavisados, etc.

    Melhor para o ” turismo sexual ” incrementado na época da nossa Ministra do Turismo
    Pior para o povo brasileiro que tem suas verbas da saúde, habitação (minha-casa-minha vida ), etc., etc, suprimidas ENQUANTO diligentemente direcionadas para as “escolas de samba” patrocinando essa festa da carne!

  73. Hivitality disse:

    Feriado Ok,
    “Festividade” no Ok…

  74. geraldo euclides disse:

    Estes dois cidadões: Rodrigo & Carlos Neves, parece que estão infelizes da vida, coitados mesmo que não gostamos de carnaval não destilemos nosso ódio, certo ou errado?

  75. Rubem Vieira Santos disse:

    Não gosto! Atrapalha muito quem não gosta. Más temos que respeitar aqueles que gostam…!

  76. Rodrigo disse:

    Não gosto

  77. Carlos Neves disse:

    Odeio!

  78. Reinaldo Lamenza disse:

    Nasci num dia de carnaval. Já gostei muito, hoje o carnaval tem muita violência.

  79. Osvaldo Gomes Bomfim disse:

    Olá Gente! Brasil é Samba e Futebol

    Quem foi o rei do Futebol no Brasil?
    R. Pelé

    Quem foi o rei do Samba no Brasil?
    R. Ismael Silva, criador do samba e fundador da primeira escola de Samba do Brasil, a “Deixa Falar”

    Ismael Silva é considerado o “Pai das Escolas de Samba”.

    O Bloco Unidos da Maçã, é um Projeto Cultural, registrado no Estatuto da ONG DA MAÇÃ – Amigos do Meio Ambiente da Região de Jurujuba, que resgata e retrata a identidade do Bairro de Jurujuba e da cidade de Niterói, como “Berço do Samba”. Este Bloco sempre desfilou em Jurujuba, em Homenagem à Ismael Silva, o Jurujubense que fundou a Primeira Escola de Samba do Brasil. Este ano, vamos concentrar no Centro de Niterói. Nesta sexta feira, dia 4, a concentração do Bloco, será na Rua Cel. Gomes Machado, em frente à Prefeitura Nova e começa às 19h, com Churrasco e Cerveja Gelada.
    A “Camiseta do bloco + o CD com o Samba da Maçã”, poderão ser adquiridos na concentração, por R$ 50,00 com direito ao Churrasco e 2 Latões Cerveja Antártica.
    No Local da concentração, ficaremos concentrados os 4(quatro ) dias trazendo a volta do carnaval de rua para a cidade de Niterói, com o espírito do Ismael Silva e ficaremos aguardando com muita animação, a “chegada do Bonecão Ismael Silva”, com quase quatro metros de altura e cheio de efeitos especiais para revitalizar o carnaval de Niterói, que está sendo confeccionado por Paulo Formaggini, um renomado artista plástico.
    Vale a pena recordar o passado, os antigos carnavais e valorizar a cultural brasileira. Dê uma passadinha por lá, traga sua família. Alô! Alô! Criançada é tão legal!!! A Unidos da Maçã é a Alegria neste Carnaval!!!! Você é nosso convidado especial.
    Osvaldo da Maçã – Presidente da ONG DA MAÇÂ – Amigos do Meio Ambiente.
    (21) 9748-9161 – 3027-0786

  80. Markut disse:

    O mínimo que se pode dizer é que é um tradicional evento surreal.
    Lá se misturam anestesia popular, feriado prolongado, sacanagem, uma verdadeira indústria para atrair turista babaca e oportunidades mil para comerciar bebidas, drogas, sexos, etc..
    A predominância dos que preferem estar longe dessa folia , de alegria postiça, é suficientemente significativa.
    A única coisa boa, para quem quiser, é a oportunidade de um verdeiro hiato nas atividades corriqueiras , cheias de stress e desencontros morais, materiais e passionais.

  81. Genivaldo disse:

    Sou pernambucano e sei que o carnaval do meu Estado é um dos melhores porém, não gosto desta festa, quem procurar a origem do carnaval verá que teve inicio na base do monte Sinai quando Moises desce e vê o povo num bacanal terrível e lá os rebeldes a D´us foram exterminados, é uma brincadeira de HaSatã onde há mortes e destruição fisíca e moral, longe de mim tal festa.

  82. Rogerio disse:

    Carnaval é bom mesmo para o turismo. O Brasil vira um grande motel. Vale de tudo, desde a prostituição infantil ao consumo desenfreado das drogas. Me lembra bem de Cuba antes de Fidel Castro. Turista, principalmente os europeus e norte-americanos, vem para cá “se divertir”.
    O senso de Nação e patriotismo vai para o lixo. O negócio e se locupletar. “Eta Paisinho bão.”

  83. Faria disse:

    Acho o Carnaval uma porcaria,chato e demasiadamente repetitivo,todo ano é a mesma coisa,só muda a letra do samba enredo,a música,a festa,a mulherada,o puxador que se acha um cantor,é tudo igual.

  84. Lívia disse:

    Por incrível que pareça o carnaval sempre mostrou uma face legal e outra terrível para mim. Por um lado achava legal brincar carnaval, mas a bebederia e a ressaca moral do dia seguinte sempre me deixou mal. Portanto, parei de brincar carnaval, hj aproveito para descansar ou visitar os familiares. Aproveito mesmo é o feriado em si.

  85. Renato Cesar de Oliveira Moreira disse:

    Na atualidade não! Eu gostava e participava do carnaval de bairro no RJ, até minha adolescência, mas com a escalada da violência e da falta de urbanidade o carnaval, pelo menos em minha cidade, não me traz nenhuma satisfação. Eu até evito sair de casa, principalmente a noite. prefiro manter-me em clausura tomando minha cervejinha e comendo um churrasquinho, com a família. Espero que as recentes tentativas de pacificação e o aumento das tecnologias de Segurança Pública me tragam uma maior confiança e, quem sabe, eu volte a ter o prazer de curtir o Carnaval Carioca.

  86. Rafael Morientes disse:

    Maior festa suja do mundo, tenho até vergonha de ser daqui nessa época, é onde muitas pessoas contraem Aids e doenças sexualmente transmissível, também é o período de maior concentração de separações de casamentos e namoros, fornicação, iniquidade, imoralidade andam juntas nessa chamada “Festa da Carne”

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *