Início » Cultura » Você gosta de Carnaval?
Dias de folia

Você gosta de Carnaval?

Festa popular é motivo de festa para uns e de desespero para os 'doentes do pé'

Você gosta de Carnaval?
Cidades como Olinda têm o Carnaval como um dos principais eventos do ano

Os blocos de carnaval arrastam multidões em várias cidades brasileiras, antes mesmo de a folia começar oficialmente. No Rio de Janeiro, por exemplo, a programação de blocos — para a alegria dos foliões — começa semanas antes da abertura oficial do Carnaval: um motivo de festa para uns e de desespero para os “doentes do pé”– aqueles que não gostam de Carnaval. A pergunta que fica é: a maioria dos brasileiros realmente gosta de Carnaval?

Uma pesquisa realizada no Espírito Santo pelo Instituto Futura, em 2011, entrevistou 408 pessoas e mostrou que mais de 60% dos capixabas não gostam dos dias de folia. Os principais motivos para rejeitarem a festa é que 17,3% preferem tranquilidade à agitação dos blocos e desfiles de escolas de samba, enquanto 14,5% reclamam do aumento da violência no feriado. Já, para os que defendem a folia, as principais razões para gostarem de Carnaval são o feriadão prolongado, apontado por 13,5%, e as oportunidades de descanso, por 16,8%.

Mas o caso dos capixabas não é exceção. Segundo um estudo do Instituto Sensus feito em 2004 em todo o Brasil, 57% dos brasileiros não gostam de Carnaval e somente 21% pretendia brincar nas ruas ou viajar para brincar no Carnaval. A polêmica pesquisa mostrou ainda que 49% dos brasileiros queriam descansar em casa no feriado e apenas 6% pretendiam viajar. De lá para cá, a opinião dos brasileiros pode ter mudado um pouco, mas pelo menos a dos capixabas continua bem parecida com a dos entrevistados do Sensus. As razões para quem gosta ou não do Carnaval são várias.

Para o leitor do Opinião e Notícia Luiz Franco, que comentou a matéria de 2011, “Cuidados para o folião passar bem o Carnaval”, a festa tem mais motivos para ser odiada do que amada. “O Carnaval é um deus nos acuda, morre gente às centenas no Brasil todo… O povo se enche de drogas de todo tipo, pratica sexo sem proteção, beija qualquer boca suja que aparece, e alguém vem dizer que tem que tomar água e comer fruta para passar bem o Carnaval. É surreal.”

A jornalista Érica Ribeiro discorda do leitor e defende a folia como uma oportunidade para se divertir. “O Carnaval do Rio é uma festa total. Dá para se divertir e não tem brigas.” Para a carioca, o melhor da festa é aproveitar o feriado em blocos de rua próximos ao seu bairro e ir à praia. Mesmo curtindo todo ano a festa da areia e dos blocos, Érica confessa que os principais motivos de reclamações dos moradores do Rio de Janeiro são o trânsito ruim e a sujeira.

Caro leitor,

Você gosta de Carnaval ou do feriado?

Como você costuma aproveitar o Carnaval?

Na sua opinião, o que é o melhor e o pior do Carnaval?

 

*texto publicado originalmente no Carnaval de 2011

80 Opiniões

  1. Phluso disse:

    O carnaval é a pior época do ano, quando eu era menor(muito menor mesmo!) eu só gostava da comida.

  2. karina gomes disse:

    carnaval e bom de mais minha gente.
    vamos curtir,e para de reclamar da vida
    curte a vida da melhor forma sem brigas.

  3. helo disse:

    Já gostei um pouco. Este ano está difícil ter uma alegria espontânea. Temos zika, crise grave, dificuldade de deslocamento com o excesso de blocos “organizados”, congestionamento, desfiles oficiais com pirotecnias e pouco samba no pé, muitos turistas perdidos, muitos pivetes. O carioca gosta de comemorar nas ruas, mas o momento e o clima não ajudam.

  4. roberto kerl disse:

    eu nao gosto de carnaval porque acontece brigas discussao pessoas falando palavao xingando a pessoa as pessoas ficam empurando

  5. Ana Paula Felix Sandim disse:

    O carnaval carioca tem briga sim. Aliás, em qual não tem? Há pessoas educadas que querem se divertir, mas há também as mal educadas que estragam a festa.

  6. Moraes disse:

    O carnaval é um lixo em todos os sentidos. O povo é manipulado,mas não percebem. Diversão? Onde?

  7. Ludwig Von Drake disse:

    Ainda pouco ouvi um pseudo-entendido defendendo as vantagens econômicas do carnaval em um programa no GNT. Nunca ouvi tanta besteira. Se carnaval desse lucro a favela seria em Miami.

  8. ric ricardo disse:

    Odeio carnaval. Época onde as pessoas se tornam retardadas e passam a escutar música em um volume completamente imbecil pertubando a paz de todo mundo.

  9. Ana Claudia disse:

    Odeio carnaval, você se fantasiar que nem um idiota, gastar dinheiro com aquela palhaçada no Rio é o fim.
    Já fui odiei não tem graça nenhuma a única coisa boa do carnaval é o feriado mais nada. Fora que se você não tiver acesso ao canal fechado você esta ferrado, pois é só esta porcaria o tempo todo na tv.

  10. Áureo Ramos de Souza disse:

    Quando se sai de casa para acompanhar o Galo da Madrugada sabe que vai encontrar uma multidão incalculável, não se tem lugar nem para por os pés, então que aguente e lá em Olinda é Pé no chão e sobe e desce e porque quem vai gosta? Essas pesquisas em 408 pessoas não podemos comparar com Olinda super-lotada, 2 milhões de folião no Galo e milhões no Cordão do Bola preta. 408 pessoas não se compara com os numeros que digitei. Procurem outras pesquisas, essa não funciona. Os evangélicos vão todos para retiros, mas fica milhões. 4 0 8 não é pesquisa.

  11. Sharmynlla disse:

    A folia de forma certa é sempre boa, claro, mas nem todos estamos optando por essa diversão toda, estamos optando por um bom e velho descanso dessa vida agitada e corrida que nós brasileiros temos. É complicado, mas da sim pra conciliar o descanso e a folia de carnaval.
    Na verdade estou produzindo uma redação para a faculdade abordando este tema.

  12. Mauricio Fernandez disse:

    Não sei de onde surgem determinadas ‘estatísticas oficiais’. Mas sei, como a maioria dos brasileiros, que nosso país, o Brasil, não é composto somente de criminosos, pederastas e depravados. Por tais razões observamos o que tem de bom no carnaval.

  13. Luis Barati Silva disse:

    A estatística oficial que diz que 57 por cento do brasileiros não gostam do carnaval acredito que esteja longe da verdade, somos muito mais; o problema é que os que gostam fazem muito barulho.

  14. Mauricio Fernandez disse:

    O que seria “mau gosto”? Qual a relação do atraso com o esporte “futebol”? Quem gosta de “bagunça” e “alvoroço” a níveis de violência? Certamente que são os tais Napoleões frustrados, estes, os mais perigosos. Conheço pessoas ligadas à cultura, magistrados, advogados, sociólogos, militares, médicos, engenheiros, economistas, empresários, religiosos que são conhecedores não só do que representa o carnaval como mantém amizade com aqueles que fazem o carnaval e suas famílias e suas comunidades. Constatam esses, ou lá não estariam, que o carnaval não é feito nem apreciado somente por criminosos como querem alguns Napoleões da vida cujo o problema, como já afirmei, é outro.
    Será que o povo brasileiro é composto somente de arruaceiros, imbecis, pederastas, bandidos e depravados? Acredito que tais qualidades estão mais para Napoleão.

  15. Dark Boy disse:

    Eu concordo que o carnaval é um “deus nos acuda”, pura violência e algazara. Porém, eu gosto rs, pelo simples fato de que eu gosto da bagunça, alvoroço, folia, entretanto, reconheço não ser uma coisa boa.

  16. cai na real disse:

    O todo povo atrasado tem que ter futebol novela e carnaval. e mais big broter , a fazenda eo outras realit.de imbecis.

  17. Jonas Gimenez disse:

    Odeio carnaval, festa de extremo mal gosto !

  18. Mauricio Fernandez disse:

    Tem muita gente tentando salvar o Brasil. Aprecio o esforço. Entretanto, no carnaval, temos que ficar atentos. Algo acontece com alguns nessa época como se fora “agosto do cachorro louco” e viram Napoleão. Para esse, Napoleão do carnaval, urge a caça a todos os marginais, sambistas, carnavalescos, famílias honradas, pais, mães, filhas e qualquer um que ao som de um tamborim ensaie o mais tímido passinho. Somente Napoleão e seu estreito círculo familiar são dignos e honrados em tempos de carnaval. Vai catar coquinho Napoleão……. teu problema é outro!

  19. Luis Barati Silva disse:

    O Carnaval é uma festa democrática. Gente mal-educada, traficantes, bêbedos, drogados, punguistas, assaltantes, depravados, pervertidos, pederastas, pedófilos, estupradores, tarados, se misturando a gente de bem na rua. Gente de bem? Quem é que vai numa festa dessas? As mulheres são bonitas, é verdade, mas qual a pessoa decente que quer ver sua irmã ou filha sacudindo a … no meio da rua?

  20. Reinaldo Sudatti Neto disse:

    Eu não gosto e nunca gostei de carnaval As fantasias são bonitas sim e os desfiles idem tem marchinhas muito boas Tem um lado cultural que é bem interessante como os bonecos de Olinda e Recife, mas no geral não me sinto nem um pouco empolgado com esse evento Não vejo sentido algum em parar 4 dias pra nada Pra ficar sambando sem parar , suando , cheirando a cerveja , comendo e dormindo mal e pouco Não vejo onde isso seja diversão ou no que isso traga alegria Simplesmente não vejo graça nenhuma em carnaval Acho, na maior parte da vezes , um desperdício de dinheiro e tempo

  21. Mauricio Fernandez disse:

    J. Bernardes tenha dó! Culpar o carnaval por toda a sorte de podridões empurradas goela abaixo do povo pelos governantes que temos chega as raias da idiotia. Que amargura ……!

  22. Joaquim Caldas disse:

    Vai sair ,no Carnaval de Brasília,o “Bloco Quadrilha do Supremo”,e adivinha quem será a La Ursa? Isso mesmo: Joaquim Barbosa – La Ursa Negra.

  23. Áureo Ramos de Souza disse:

    Se CARNAVAL fosse ruim O BLOCO DE MASCARA GALO DA MADRUGADA não arrastaria milhões e enquanto o povo está no Galo lá em Olinda tem outros milhões e nos bairros fazem também seu carnaval. Hoje não participo do carnaval mais já brinquei bastante isso é naquela época do confete e serpentina e do corso e da lança perfume, mesmo assim 50 anos atrás jogaram soda caustica em uma amiga minha Cândida, então que vemos a maldade vem de muitos anos e hoje a população é muito maior que 50 anos atrás. Eramos 22 almas, eu minhas 2 irmãs e outros amigos do colégio e nos encontramos com mais 20 almas em frente dos correios e eram todos médicos, nunca aconteceu nada de anormal. Carnaval hoje só vendo o Galo pela TV e o desfile das escolas não gosto pois é repetitivo. Em Pernambuco o melhor do carnaval é a diversidade da cultura, pois temos Blocos, Troças, Maracatu, Caboclinho, Tribo de Índios e temos também escolas de samba e os papangu, é uma beleza incomensurável. Venham um ano e verão. E tem uma coisa hoje sou evangélico mais não discordo de quem gosta atualmente, o problema é deles e se, se cuidar brincarão sem problema pois hoje a segurança é dobrada

  24. J. Bernardes disse:

    Carnaval é a festa dos que nada têm para festejar, ou comemorar, a não ser o próprio vazio. Algo típico de quem se compraz com a própria mesquinhez. Um povo que não pensa, não cogita de melhorar a própria vida, mas se regozija com o que há de mais cáustico e insano, o Carnaval. Chegou-se a um ponto em que, na prática, a lógica do país já se definiu: para que melhorar se podemos piorar? Nada evolui, tudo retrocede em todos os padrões de valores, como o conhecimento, a reputação, a autoestima, tudo é mal feito e sem pretensão de aperfeiçoamento, e, por isto mesmo, nada dá certo, a não ser todos os tipos de mazelas. Se tudo o que está acontecendo, à revelia do povo, ainda não serviu de alerta, nossa democracia que está se ecaminhando para uma ditadura comunista, não demora se esvairá e, então, haja lágrimas para chorar tanta ausência de percepção e de aprofundamento! Basta de Carnaval que nada acresce, a hora é de pensar mais alto, o Brasil está prestes a ruir por sua carência total de novos alicerces!

  25. Mauricio Fernandez disse:

    Peter Pablo Delfim, me perdoe mas vou plagiar teu comentário; mamãe eu quero…. mamãe eu quero….!
    CARNAVAL É IMORAL. COISA DO CAPETA. SUJO, COM AQUELES CORPOS SUADOS DO MULHERIO SE RETORCENDO E SACUDINDO. MOSTRANDO TUDO. COISA HORROROSA. SOU MAIS A TURMA DO BERLUSCONNI. ÉSSA GENTALHA DAQUI É UMA DESGRAÇA. BARULHENTOS, SEM EDUCAÇÃO FAZEM XIXI EM QUALQUER LUGAR E MECHEM COM AS MENINAS QUE NÃO PODEM SAIR DE CASA. SE SAIREM SÓ CONSEGUIRÃO VOLTAR PELA MANHÃ CHEIAS DE ROXOS PELO CORPO, PESCOÇO, COXAS E PRINCIPALMENTE NOS BUMBUNS. DETESTO ESSA FARRA INDECENTE E MAL CHEIROZA. É AQUELE CHEIRO DE ERVA MATE QUEIMADO QUE NÃO SE AGUENTA. EM VEZ DE TOMAREM ÁGUA QUE FAZ BEM PARA A SAÚDE FICAM TOMANDO CERVEJA, CACHAÇA E OUTRAS PORCARIAS. QUE FESTA DO RAIO ÉSSA! EM CADA ESCURINHO TEM DOIS AGARRADOS. NÃO SE METE QUE NÃO É BRIGA. ANTES FOSSE. ESTÃO É FAZENDO COISA FEIA. NÃO DÁ PARA IR A RESTAURANTE OU NO BOTECO DA ESQUINA. ESTÁ TUDO LOTADO. SE COLOCASSEM TODA ESSA GENTE A TRABALHAR GARANTO QUE ESSE BRASIL IRIA MELHORAR E MUITO. DEPRAVADOS. GENTE DE MENTE SUJA E SEM NADA ELEVADO NO CORAÇÃO. SÓ FICAM PENSANDO NAQUILO. O PIOR É QUE É TODO MUNDO. PRETO, BRANCO, AMARELO, VERMELHO, AZUL RETINTO. UMA VERGONHA. UMA BABILÔNIA QUE SE REPETE COM SUAS PERVERSÕES TODOS OS ANOS. PERVERTIDOS. BOM MESMO É O CARNAVAL DA ALEMANHA, DA ITÁLIA, DA SUÉCIA. MAS ESSE DAQUI É DE APAVORAR. ESSE POVO NÃO TOMA JEITO MESMO. É UMA DEPRAVAÇÃO NA CARA DE TODO MUNDO. É SÓ APELOS SEXUAIS. UM NOJO! ATÉ QUANDO ATURAR TUDO ISSO!? E MINHA FANTASIA QUE NÃO CHEGA!?

  26. Paulo disse:

    Nunca gostei, nem mesmo na minha adolescência, morei próximo a uma escola de samba, que faziam ensaios na rua, é um horror, não desejo ao meu pior inimigo.Tenho um conceito: É uma festa que tem tudo de bom,más, nada de bem.

  27. Itsuchi disse:

    Eu vejo várias pessoa falando do carnaval do Rio de Janeiro ,Salvador e Recife, só que O MELHOR CARNAVAL DO BRASIL se esquecem ,que é o de Brasília. O bom do carnaval de Brasília é que além de durar o ano todo ainda contagia o Brasil inteiro com suas ondas de crescimento da violencia ,educação pública sucateada ,e ‘foliões’ morrendo nas filas dos hospitais públicos. Com certeza o carnaval de Brasília é o melhor do mundo inteiro ,pois o principal chefe das escolas de samba de lá é tambpem o mais novo chefe do senado ,nosso querido Renan Calheiros vai ensinar aos brasileiros como sambar no desvio de verba.

    Então antes de vocês falarem sobre os carnavais no RJ ,Recife ou Salvador não se esqueçam de quem o melhor carnaval do Brasil e do mundo dura o ano inteiro e é o povão que sustenta em Brasília.

  28. Evandro Correia disse:

    O colega Afonso parece não aceitar que tem gente que não gosta de carnaval. Tem sim, Afonso, e bastante. Você reage como aquelas pessoas que adoram novela, e não conseguem acreditar que tem gente que não goste. Se no auge de uma novela ela atinge 50% de audiência, quer dizer que tem outros 50% que não estão assistindo.

  29. Afonso Schroeder disse:

    A melhor e maior festa o Carnaval indiscutivelmente é deslumbrante em todos os sentidos é certeza, aqueles poucos que dizem que não gostam dão aquela espiadela curtindo o visual, cá entre é a uma minoria do contra, e o mais triste é que não é feriado Nacional em todo Brasil.

  30. Márcia Silva Jeronymo disse:

    Realmente o carnaval é um desperdício de tudo tempo dinheiro ,saúde ,sem falar que cresce a prostituição ,para mim o carnaval esta ligado a pornografia,grandes bebedeiras ,violências.
    Rezumindo o carnaval é sinonimo de destruição, um pais que tem saúde precária educação baixo nível, o dinheiro do nosso pais muito mal investido,fora o que é roubado, enfim esse é nosso pais…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *