Início » Vida » Ciência » Veja 19 curiosidades sobre o melhor amigo do homem
VIDA DE CÃO

Veja 19 curiosidades sobre o melhor amigo do homem

O que pode significar quando o seu cachorro abana o rabo? Eles realmente enxergam em preto e branco?

Veja 19 curiosidades sobre o melhor amigo do homem
Os “olhinhos de cachorro” não são sinal de culpa, e sim um medo de ser repreendido (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo feito na Califórnia mostrou que os cachorros podem surpreender seus donos cada vez mais. Confira 20 curiosidades reveladas pelo estudo.

1 – Cães não sentem culpa

Cientistas acreditam que os cães sentem ciúme de seus donos, mas se comerem todos os biscoitos da casa, não sentirão nenhum remorso. Os “olhinhos de cachorro” não são sinal de culpa, mas sim de medo de ser repreendido.

Alexandra Horowitz, do Barnard College, em Nova York, descobriu que os cachorros pareciam “culpados” quando acusados de terem comido o biscoito, e os que eram injustamente condenados, se sentiam mais “culpados” ainda.

2 – A urina do cão pode corroer o metal de postes

Em 2003, o Conselho do Condado de Derbyshire gastou uma média de 75.000 libras esterlinas em uma pesquisa feita com um milhão de postes, devido a rumores de que as bases estavam se corroendo por causa da urina dos cachorros. No mesmo ano, os cães também foram culpados por um grande colapso de postes de luz, na Croácia.

3 – Cães podem ver cores

Muitas pessoas ainda acreditam no mito de que o cachorro só pode ver em preto e branco. Os cães veem as cores em uma escala de azul e amarela, não conseguindo distinguir o vermelho e o verde. Por outro lado, possuem uma visão noturna muito melhor.

Além disso, os cães absorvem as imagens 25% mais rápido que os humanos, o que os faz altamente qualificados para pegar a bolinha ou o frisbee.

4 – Ele não precisa de bússola   

Os cães são capazes de ver os raios UV e não precisam de bússola, pois eles são capazes de sentir os campos magnéticos da Terra. Acredita-se que também consigam escutar algumas ondas de ultra-som que morcegos usam para voar no escuro.

5 – Olfato bastante poderoso

Enquanto os humanos conseguem sentir o cheiro de uma colher de açúcar, os cães são capazes de sentir um mesmo cheiro na água, em duas piscinas olímpicas.

6 – Conseguem diagnosticar doenças através do faro

Pesquisas feitas no hospital Schillerhohe, na Alemanha, descobriram que os cães são capazes de distinguir os cheiros de uma variedade composta de orgânicos, que mostram que o corpo humano não está funcionando como deveria. Isso significa que, em alguns casos, o cão pode diagnosticar o câncer, diabetes ou o início de uma epilepsia. Apesar de ainda ser um estudo novo, os cientistas estão ansiosos para poder explorar essa descoberta canina.

7 – Cães são espertos

Segundo a pesquisa apresentada pela American Psychological Association, o cão pode ser tão esperto quanto uma criança de dois anos e pode entender cerca de 250 palavras, até mesmo realizar cálculos matemáticos simples. Os cães também ignoram um comando do dono, quando consideram essa ação como um mau conselho para eles.

8 – Abanar o rabo nem sempre significa que estão felizes

Aparentemente, os cães abanam suas caudas para a direita quando estão felizes, e para a esquerda quando estão assustados. Abanar para baixo significa que estão inseguros e movimentos rápidos podem significar agressão.

9 – Sentem muito mais calor que o ser humano

Além dos pelos representarem um “casaco de pele”, a temperatura corporal dos cães é superior a do humano, maior que 38°C. Isso faz com que as pulgas sejam mais propensas no animal.

10 – Cães tem suas “impressões digitais”

A impressão da pata de um cachorro pode parecer igual entre todos eles. Porém, suas reentrâncias no nariz são tão precisas quanto a uma impressão digital humana. A combinação de sulcos e vincos é tão distinta que pode ser usada para identificá-los.

11 – Têm funções corporais diferentes

Diferente dos humanos, as omoplatas dos cães não estão presas ao esqueleto, permitindo uma maior flexibilidade para a corrida. Além disso, também possuem uma terceira membrana palpebral que auxilia a manter os olhos úmidos. Os cães também podem sacudir 70% da água de seus pelos em quatro segundo.

12 – Cães também sonham

Os cães têm o mesmo padrão de ondas cerebrais, mas nem todos sonham a mesma quantidade. Um cachorro pequeno pode sonhar uma vez a cada dez minutos, enquanto outra raça de cachorro pode ter cerca de uma hora de intervalo entre cada sonho.

13 – Também podem se apaixonar

Paul Zak, professor da Claremont Graduate University, na Califórnia, descobriu que o cérebro do cão libera oxitocina – hormônio do amor – quando interage com os humanos e cães, da mesma forma que o cérebro humano faz quando recebe um abraço ou beijo.

14 – Como se tornaram o “melhor amigo do homem”?

Cientistas acreditam que isso aconteceu há 30 mil anos, se iniciando na era do gelo na Europa, quando os lobos foram domesticados pelos caçadores. São conhecidos como melhor amigo do homem por um bom motivo. A pesquisa mostra que os cães ficam mais confiantes quando estão ao lado de seu dono. Cientistas descobriram que o cheiro dos donos estimula a ativação no “centro de recompensa” e o odor permanece como um perfume, provocando uma reação emocional instintiva.

15 – Cães se parecem com os donos

Cães de estimação acabam por combinar com seus donos em aparência e personalidade. Psicólogos acreditam que isso possa ter surgido da maneira como o ser humano evoluiu em prol de escolher um parceiro. Os cães também podem “pegar” bocejos de humanos, mas um estudo mostrou que eles são cinco vezes mais propensos a fazê-lo se o bocejo vem de seu dono.

16 – O penteado do Poodle não é apenas pela aparência

Apesar de parecer uma tendência de moda, o formato do pelo dessa raça foi originalmente para os transformá-los em melhores nadadores.

17 – Cuidados com o Shih Tzu

Apesar de serem bem “fofos”, são a raça mais próxima dos lobos.

18 – Algumas raças são mais raras que pandas

O Dandie Dinmont Terrier é agora considerado mais raro que o panda gigante. A raça britânica foi nomeada em homenagem a um personagem criado por Sir Walter Scott em seu romance Guy Mannering. Graças à popularidade do livro, eles se tornaram famosos.

19 – Pata direita ou pata esquerda ?

Cães com a pata direita dominante são mais propensos a passar para o Programa de Treinamento de Cães-Guia do que os de pata esquerda dominante. Pesquisas mostram que animais destros tendem a ser mais ousados ​​e mais inquisitivos, por isso são mais adequados para serem cães-guia. Cães canhotos também tendem a ser mais agressivos.

Fontes:
Mirror-Dogs get jealous and 19 other facts you probably never knew about man's best friend

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *