Início » Sem categoria » A pior crise da África
Somália

A pior crise da África

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pelo menos 200 mil refugiados se concentram em uma zona assolada por fome e doenças. Segundo a ONU, dezenas de milhares de crianças estão sobrevivendo sem acesso sequer a leite e água.

De acordo com os últimos relatórios da ONU, entre todos os desastres que afetam a África, a crise da Somália se converteu na pior de todas. Os 200 mil refugiados estão expostos à fome, às doenças e à insegurança de um conflito que começou no início da década de 90 entre as milícias étnicas e o governo da Somália.

A ONU, que vem alertando sobre a crise há anos, denunciou a extrema gravidade de um dos maiores campos de refugiados da África, localizado entre a capital Mogadishu e a cidade de Afgooye.

Fontes:
El País - Somalia se convierte en la peor crisis humanitaria de África

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. EDVALDOTAVARES disse:

    É DEPRIMENTE SER HUMANO. Recentemente recebi uma coleção de slides sobre a África remetida por uma amiga brasileira residente numa cidade do interior de Minas Gerais e, logo em seguida, recebi outra coleção de uma amiga, africana, que trabalha numa embaixada de um país da África, e…, senti vergonha de pertencer a espécie catalogada como "ser humano". Sou médico de formação cirúrgica, tendo trabalhado em hospitais com as mais diversas doenças, cansado de, lidar com os mais degradantes rebutalhos que as doenças podem reduzir o ser humano, sentir o fedor das enfermarias superlotadas, ouvir os gemidos e lamentos dos doentes, meter a mão no pús, cocos, mijos, suor, vômitos e trapos dos infelizes e desenganados. Fui médico perito legal na Amazônia e fiz necrópsias em narcotraficantes e em índios massacrados, após exumação, em plena selva amazônica. Lidei à vontade com cadáveres, inclusive em estado de putrefação. Mas, fiquei chocado diante das duas coleções de slides que me foram remetidas. Na África, com o resultado de guerras fraticidas entre os poderosos daqueles países, chocou-me a visão de adultos e crianças em estado esquelético, doentes, morrendo de fome. Chega! "Cansei de ser humano!" Se fosse possível, eu chegar, humildemente, e estar diante de Deus, como estou diante deste teclado escrevendo esta deprimente declaração, neste momento, eu pediria, "Deus, eu gostaria de <Não mais ser HUMANO>, me faça ser outra qualquer coisa, estou envergonhado de <SER HUMANO>". "BRASIL ACIMA DE TUDO". EDVALDOTAVARES. MÉDICO. BRASÍLIA/DF

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *