Início » Sem categoria » Acabam protestos na Tailândia

Acabam protestos na Tailândia

Acabam protestos na Tailândia
Cerco à sede do governo tailandês

Os manifestantes apoiadores do ex-primeiro-ministro da Tailândia Thaksin Shinawatra encerraram o cerco que faziam há três semanas à sede do governo. O fim do protesto suaviza os temores de que a crise política, que se arrasta desde 2006 no país, possa agravar ainda mais a situação econômica da Tailândia.

Um dos líderes das manifestações disse que o grupo está parando para preservar as vidas dos seguidores do grupo Camisas Vermelhas, a maioria vinda da população pobre das áreas rurais. Na última segunda-feira, 13, o Exército tailandês abriu fogo contra os manifestantes após estes terem incendiado um ônibus. Com os protestos, pelo menos 74 pessoas ficaram feridas.

Danny Richards, economista-sênior da Economist Intelligence Unit, em Londres, avalia a situação como uma pausa e diz que a crise política ainda terá um longo caminho pela frente. “Mas, em termos desse protesto propriamente dito, Abhisit (Vejjajiva, o atual premeiro-ministro) conseguiu permanecer no controle, e acho que é preciso dizer que ele evitou uma grande crise de confiança em seu governo”.

Abhisit se propôs a ouvir as reivindicações dos manifestantes, mas disse que não negociaria com Thaksin. Para ele, dissolver o parlamento e convocar eleições pode causar ainda mais violência no país.

As manifestações fizeram com que o encontro de nações asiáticas no balneário de Pattaya fosse cancelado.

Fontes:
Reuters - Termina protesto na Tailândia; premiê retoma o controle

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *