Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Os manifestantes apoiadores do ex-primeiro-ministro da Tailândia Thaksin Shinawatra encerraram o cerco que faziam há três semanas à sede do governo. O fim do protesto suaviza os temores de que a crise política, que se arrasta desde 2006 no país, possa agravar ainda mais a situação econômica da Tailândia.
Um dos líderes das manifestações disse que o grupo está parando para preservar as vidas dos seguidores do grupo Camisas Vermelhas, a maioria vinda da população pobre das áreas rurais. Na última segunda-feira, 13, o Exército tailandês abriu fogo contra os manifestantes após estes terem incendiado um ônibus. Com os protestos, pelo menos 74 pessoas ficaram feridas.
Danny Richards, economista-sênior da Economist Intelligence Unit, em Londres, avalia a situação como uma pausa e diz que a crise política ainda terá um longo caminho pela frente. “Mas, em termos desse protesto propriamente dito, Abhisit (Vejjajiva, o atual premeiro-ministro) conseguiu permanecer no controle, e acho que é preciso dizer que ele evitou uma grande crise de confiança em seu governo”.
Abhisit se propôs a ouvir as reivindicações dos manifestantes, mas disse que não negociaria com Thaksin. Para ele, dissolver o parlamento e convocar eleições pode causar ainda mais violência no país.
Fontes:
Reuters - Termina protesto na Tailândia; premiê retoma o controle
880 visualizações
181 visualizações
157 visualizações
4 comentários
4 comentários
4 comentários