Início » Sem categoria » Alencar quer bomba atômica para proteger pré-sal
Na contramão

Alencar quer bomba atômica para proteger pré-sal

Alencar quer bomba atômica para proteger pré-sal
Fonte: O Globo

Vice-presidente e presidente em exercício disse que armas nucleares seriam importante “fator de dissuasão” e dariam “mais respeitabilidade” ao país.

Para José Alencar, “a arma nuclear utilizada como instrumento dissuasório é de grande importância para um país que tem 15 mil quilômetros de fronteiras a oeste e tem um mar territorial e, agora, esse mar do pré-sal de 4 milhões de quilômetros quadrados de área”.

As declarações  de Alencar foram feitas em seu gabinete, em Brasília, durante conversa com jornalistas. Ele citou o exemplo do Paquistão, país pobre que em sua avaliação só tem assento em vários organismos internacionais porque desenvolveu a bomba atômica. Ele defendeu ainda a vinculação do orçamento das Forças Armadas ao PIB.

Fontes:
Estadão - Alencar defende que Brasil tenha bomba atômica

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

33 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    A opinião de José Alencar vai na contra mão da história, e confirma o que já sabíamos: como político, ele entende muito de empresas téxteis.

  2. Paulo Vargas disse:

    Se bomba atômica desse maior respeitabilidade a quem quer que fosse, EE.UU. não teria sofrido o ataque de 11 de setembro. Esta foi uma declaração infeliz do infeliz vice-presidente que temos. O Brasil tem tanta gente interessada em sua preservação, que bastaria estalar os dedos para que forças aliadas destruíssem se fosse o caso, qualquer tentativa contra nossa soberania. O Brasil é considerado o pulmão e coração do mundo. Melhor levar na brincadeira a ideia insípida relativa ao pré-sal, do vice José Alencar. Sinceramente, não entendo paquistão falando semelhante bobagem. Perdão pelo trocadilho infame, mas só levando mesmo na gozação!

  3. Dieter Rapp Junior disse:

    Prefiro dizer que o mesmo estah “Variando”.
    Efeitos colaterais de seu tratamento.

    Nao vou dizer o que penso sobre sua declaraçao.
    Seria “inpublicavel”.

  4. Francisco Loureiro disse:

    Sabia que o cancer dele não é só no intestino. Já espalhou até para o cérebro. Uma pessoa que dá uma declaração dessa não merece respeito nem pela doença. Deveria copiar o falecido Governador Mario Covas e parar de gastar o dinheiro público em tratamentos. O povo agradece

  5. Frederico disse:

    Eu penso que o Presidente em exercicio está certo. Vejamos o exemplo do povo do norte, eles só cantam essa marra toda, porque possuem o maior e mais poderoso exercito do Mundo.Senão…

  6. Frederico disse:

    Paulo, 11 de setembro é pouco diante do que eles já conquistaram e ainda conquistam explorando e escravizando o mundo. Por que será que a moeda deles é a que dita a regra? E tudo que eles querem eles vão lá e tomam?

  7. Paulo Lucena disse:

    Parece que o vice-presidente José de Alencar carece de maior lucidez e inteligência no discernimento político de sua fidedignidade funcional. Agora, lá vem ele com sua estapafúrdia opinião manifesta de cunho competitivo à orrida armamentista, à moda do Finado Enéias, preconizando uma armadura Bélica “dissuasora” de Bomba Atômica para o Brasil!!!…

    Portador de um Trombone Rebelde, o megaempresário amigo e parceiro (nem sempre) de Lula, por diversas vezes, insurgira-se contra a Política conômica do Presidente, seja quanto aos padrões de câmbio da políica de manutenção do REAL em confronto com o Valor do Dollar, seja quanto às Medidas de estabilização monetária que implicam numa Taxa de Juros considerada de alto patamar mas que se torna essencial à imunidade anti-inflacionária.

    Não é a primeira vez que Alencar faz manifestação isurgente e contraditória ao seu Cargo Constitucional de Titular Imediato da Chefia do Estado Brasileiro.

    Paulo Lucena – Belém-PA

  8. Eleonora disse:

    Que absurdo! Este senhor já está viajando?!!

  9. Antonio Luiz Jose de Carvalho disse:

    A quimioterapia esta afetando o raciocinio do Jose Alencar

  10. Suzana Moreira disse:

    Brincadeira neh?!

  11. Pedro Tavares disse:

    José de Alencar está velho e doente, mas lúcido como nunca. A bomba atômica é uma arma de dissuação e em ultimíssimo caso de guerra. Os Estados Unidos da América não a usam desde 1945, mas tem um dos dois maiores arsenais nucleares do mundo. A Coreia do Norte desenvolveu sem ter atacado ninguém e é muito criticada, mas isso tem relação com o regime comunista. Piongyang não é muito bom governante, pois investe demais em armamento para um país pequeno e economicamente fraco, cheio de miseria. O caso do Brasil é diferente, estamos conseguindo crescer na crise e a PETROBRAS descobriu uma fortuna gigantesca em petróleo na região do Pré-Sal. O petróleo já foi causa de muitas guerras.

    É preciso lembrar daquele famoso ditado: “Se queres a paz, prepara-te para a guerra.”. A ideia de vincular o orçamento das forças armadas ao PIB tem total cabimento, pois governos anteriores realizaram cortes de verbas para as forças armadas e já tivemos até de dispensar militares por não ter verba nem para o essencial.

  12. luiz antonio vieira barbi disse:

    TENHAMOS PIEDADE DO JOSE ALENCAR E VAMOS ESQUECER ESTA DECLARACAO…VEJAM TODOS OS DELETERIOS EFEITOS DE UMA INSIDIOSA DOENCA E DA QUIMIOTERAPIA!! POREM…POREM..O PERIGO E O LULA ACREDITAR E LEVAR A COISA A SERIO…

  13. Horácio Roque Brandão disse:

    As declarações do nosso vice muitas das vezes são bastante coerentes. Mas essa…….da Bomba Atômica, deve estar delirando.

  14. Evandro Correia disse:

    Eu acho engraçado essas pessoas, como o gagá Alencar, ou o leitor Pedro, que ficam falando em nos defender de invasões. Nossos vizinhos que às vezes são ameaçadores, Venezuela e Argentina, não têm tamanho ou forças para nos invadir. Já se os Estados Unicos quiserem vir aqui roubar nossas riquezas (que não são tantas assim), não é com uma bombinha, um submarino nuclear e 26 aviões que nós vamos impedí-los. Um só porta-aviões americano tem muito mais poderio que nós poderemos chegar a ter.

  15. Renata disse:

    Concordo plenamente, ter um bomba não significa usá-la. O Brasil é o país do “Oba oba a vida é bela”. Enquanto isso tomam fábricas e indútrias brasileiras pela América do Sul e a anta do presidente não faz nada. Patrulhas americanas vivem em nossas fronteiras na região norte do país. Bem capaz dos EUA virem meter o bedelho no nosso petróleo (já se encontram rondando), mais do que já fazem, afinal a Petrobras contrata dezenas de empresas estrangeiras para explorar nosso petróleo. Tem mais gringo que brasileiro explorando petróleo por aqui.

  16. João Paulo disse:

    Concordo com o vice.

    Bomba atômica não é uma arma para ser usada, mas para dissuadir eventuais tentativas de interferência na soberania de um país.

    O Brasil não pode se dar ao luxo de depender da boa vontade das potências militares para defender nossos interesses em caso de conflito. Já passou dessa época e, mesmo que isso fosse possível, seria às custas de muitas contrapartidas financeiras, e talvez exigências até piores.

    E se os invasores forem essas próprias potências?

    Está na hora de defendermos nossa biodiversidade, nossas riquezas, nossa sociedade, nossas organizações e empresas.

    Não adianta bancar o inocente no mundo em que vivemos. O Brasil tem riquezas que devem faltar no mundo desenvolvido nos próximos 50 anos.

    O Iraque foi invadido por ter grandes reservas de petróleo. Nós além de petróleo temos a biodiversidade, minérios, grandes reservas de água doce, etc.

    Só pra constar: Um físico do IME conseguiu descobrir os cálculos matemáticos da W87 americana, uma warhead de 300 quilotons de capacidade destrutiva. Não se trata de uma bomba atômica, de fissão nuclear, mas uma bomba de hidrogênio, de fusão nuclear. Os americanos e a AIEA estão de cabelo em pé.

    Se o Brasil ainda não tiver armas nucleares, seria capaz de construi-las em pouco tempo, talvez seis meses a um ano.

  17. lontra disse:

    @Frederico,
    Eles cantam essa marra porque são a maior economia do mundo

  18. lontra disse:

    @Frederico,
    Com a nova resolução da ONU de não prolferação nuclear para uso bélico, estaremos com esta declaração fechando as portas para a nossa entrada no conselho de segurança que já gasmos tanto dinheiro para entrar. A moeda americana está desvalorizada e está para ser mudada pelo iene ou o euro. O mundo globalizado tem regras, tem tratados. A arrogância diminuída nos EUA não deve nos estimular a tê-la. Ou somos invejosos dos defeitos dos outros?

  19. maria disse:

    @Pedro Tavares,
    Governos anteriores pediram verba para as forças armadas e o atual governo vetou. O pré-sal é taõ difícil de ser extraído, e estará com tantas outras nações associadas para a sua extração que esta questão nem se coloca. Temos que defendê-lo para que se nos der lucros, eles sejam bem empregados. Que triste obter respeito só por ter a bomba.

  20. Almanakut Brasil disse:

    Só se for para soltar contra os corruPTos desse país.

    O Brasil está parecendo aquela moça com um belo vestido de grife, mas com a meia furada.

  21. juliana costa disse:

    Não precisamos de arma nuclear para nos defender, precisamos de um povo com boa estrutura educacional.

  22. diana disse:

    @João Paulo,
    Então segundo você devemos sair para mais compras?
    Se você não é militar, não está em campanha para 2010, está certamente viajando. Quem roubará os nossos minérios ou levará as nossas águas? Alguém lá no futuro? Quando nossas armas já estiverem obsoletas? Os países com a bomba no oriente já foram invadidos. Os EUA estão tentando sair dos conflitos. A guerra agora é outra. Será a de alcançar a liderança em energias alternativas. Temos que cuidar de nossa economia. Estávamos nesse caminho virtuoso, quando a carroça ficou a frente dos bois. Vamos nos endividar por anos para defender no futuro as nossas dívidas e desigualdades. Estamos gastando as reservas para virarmos brucutus. O que foi que Hollywood enfiou em cabeças insensatas? O Haiti não é aqui.

  23. adalberto disse:

    Eu acho que ninguem deve falar assim das pessoas.

  24. Davidson Neto disse:

    Se Estamos no caminho de ser a 5° Economia mundial precisamos defender nossa conquista é inevitavel uma corrida armamentista na Amerca do Sul os recursos naturais estão cada dia mais escassos no hemisferio Norte e os olhos da ganancia e ambição estão cada dia mais voltados para o hemisferio sul onde temos riquezas descobertas e a descobrir. Concordo sim com nosso Vice Presidente e acho que Lula agiu tardiamente para inicia o aparelhamento das Forças armadas, apesar de que ele tem que aparelhar também o nosso exercito. O PIB é um assunto serio e deveria ser visto conforme Jose de Alencar. Vamos pensar e AGIR rapidamente.

  25. Lázaro .M Roque disse:

    A riqueza alheia sempre foi uma cobiça aos países mais industrializados,assim como ocorreu quando uma empresa Argentina descobriu uma enorme, acho que a maior reserva de gás natural do mundo, no Afeganistão; o que desencadeou toda aquela pretensa guerra para perseguir terroristas, que culminou com a entrega da exploração das reservas para uma empresa americana. Ninguém respeita país que não possui soberania militar, o vice-presidente José de Alencar sabe do que está falando, ele não é tão inocente assim, como disseram nos comentários anteriores. Temos que aprender a amar e defender este nosso precioso país. Temos que dispor de meios para nos protegermos.

  26. Renato Vasconcellos disse:

    Acho que o Vice-Presidente está inconscientemente falando da sua doença e que precisa de uma “bomba atômica” para erradicá-la

  27. Victor Hugo disse:

    Isso é uma tolice, a corrida armamentista é responsavel pelas tensoes internacionais, se estourar uma guerra vai ser voce jovem que irá pra guerra morrer por um politico caduco que nao da a minima pra vc…

  28. maria luiza fernandes disse:

    Acho que ele em parte tem razão mas na minha opinião devemos sim de armar e prepararar nossa forças armadas,com toda a tecnologia de ponta para preteger nossas fronteiras em todaa sua extensão e redobrar ou triplicar no litoral principalmente nas regiões do pré-sal.Isso seria pra ontem.Não há amizades entre paises e sim interesses.Temos sim que nos proteger.O presidente Jose Alencar é um homem de BEM temente a DEUS e não incita violencia e sim defesa.Esse direito é universal

  29. maria luiza fernandes disse:

    TEnho absoluta convicção que o que o Presidente Jose Alencar ,que é um homem que goza de muita respeitabilidade quis alertar-nos par nos prepararmos para nos defender e nunca incitar-nos para atacar ninguem.Isso não faz parte de sua historia de vida e de seus exemplos.Temos sim pra ontem de proteger nossas fronteira,pricipalmente o Pré-Sal,não para nos mas para nossos filhos e netos

  30. Fernando disse:

    Mais importante que o respeito pelo fato de ter bomba atomica é o respeito do povo pelos governantes . Invistam em educação , saneamento básico , moradias , EMPREGOS , e respeitem mais o povo , senhores governantes .
    Grande parte da população não acredita nas suas palavras , está trabalhando muito e ganhando pouco ( exatamente o oposto dos politicos ) , está contando os trocados para ir trabalhar e comprar comida e ocs preocupados em bomba atomica ………….

  31. Lázaro .M Roque disse:

    @ Soberania é coisa séria… Tem muitas pessoas sendo desrespeitosas com o nosso vice, mas quando as reservas mundiais de vários recursos naturais estiverem se esgotando, o poder bélico falará mais alto. Isto já trouxe muita miséria e submissão a tantos países. E quem vai nos proteger?

  32. Adilson Baptista disse:

    Com todo o respeito senhor vice,esta bomba poderia ser jogada no congresso , a ameaça mais perigosa para o nosso pais é o senado e os deputados federais que não faz nada de bom para o pais ,pena que em 2010 a maioria deles vai continuar roubando de nos brasileiros porque a maioria é corrupto,sem moral,sem vergonha .

  33. noaldo disse:

    é necessario determos essa tecnologia para sermos realmente respeitado, uma grande potencia começa pela defesa, um pais so se torna soberano quando tem um grande poder de defesa objetivando a segurança nacional

    e escutem bem, a melhor arma é aquela que nao precisa ser usada

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *