article image
Fonte: Economist
Economist

As línguas mais difíceis do mundo

fonte | A A A

Alguns livros pregam a complexidade da língua inglesa, mas, na realidade, ela é bem simples. O espanhol, por exemplo, tem 48 tempos verbais diferentes. O alemão, por algum motivo, conta com três gêneros, o que levou Mark Twain a se perguntar “por que uma jovem moça não tem sexo, mas um nabo tem?”.

Para soletrar, a língua inglesa provavelmente é que mais tem idiossincrasias, mas os franceses não ficam muito atrás. Em francês existem nada menos que 13 formas diferentes de se soletrar a vogal “o”. No entanto, a língua mais difícil normalmente estudada é o latim. A complexidade do latim o tornou uma das línguas mais flexíveis para uso e automaticamente dá o status de pessoa bem educada para qualquer um que a domine.

Na pronúncia, a situação pode complicar. As vogais a, e, i, o, u e possivelmente y, representam muito mais sons do que seis comuns, dependendo da língua. As consoantes são mais difíceis. Elas podem ser egressivas (som saído do nariz ou da boca), ingressivas (ar entrando no nariz ou na boca), ejetiva (ar expelido pela boca enquanto a glote está fechada) e muito mais.

A forma mais exótica de se falar uma língua é por cliques. Esse tipo de linguagem muito comum na África geralmente lembra o som usado pelos ocidentais para apressar um cavalo ou chamar um cachorro. Deste tipo, a mais complexa é a !Xóõ, falada por um pequeno número de pessoas na Botsuana. Em !Xóõ existem cinco cliques básicos e 17 cliques adicionais, que formam o “alfabeto”. Foi identificado que ao falar a língua !Xóõ os africanos acabam desenvolvendo um caroço na laringe.

A língua mais difícil pode ser encontrada na Amazônia. O Tuyuca é falado por menos de mil pessoas, o sistema vocal funciona só com consoantes simples e umas poucas vogais nasais. Não é tão difícil de falar quanto !Xóõ, mas compensa com o absurdo número de gêneros: estimado entre algo entre 50 a 140. O mais terrível da língua é que a única forma de se fazer uma afirmativa é terminando a frase com um verbo.

De volta ao topo comentários: (25)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Viviane disse:

    Minha opiniao e o seguinte a linga mais dificil para mim e o Russo porque portugues so para estrangeiros e dificil mas para mim nao

  2. Rafael disse:

    Dizer que o português é a mais difícil me provoca risos. Não há um vasto sistema de declinações em nosso idioma. Uma palavra em nosso idioma, seja ela qual for, não sofrerá alterações dependendo de seu papel na frase. Isso já não acontece com o alemão (4 casos declinativos) e, se quisermos complicar as coisas, línguas urálicas como o húngaro (18 casos), finlandês (15 casos) e estoniano (14). Russo tem apenas 6, polonês 7! Português é mais difícil por causa das gírias? Como se elas fossem uma exclusividade de nosso idioma.

    Em se tratando de línguas tonais, diria tailandês, com seu alfabeto de 76 letras e com seus 5 tons. O sistema de conjugação do Georgiano é um dos mais complexos que já tive a oportunidade de conhecer. Mas é claro, não acredito na língua mais difícil do mundo, e as que eu mencionei, é porque tive real contato com elas (fora o fato de eu falar finlandês) e com suas gramáticas. Há línguas que sequer ouvimos o nome, mas que podem ser bem mais complexas que essas comuns que vocês tanto dizem.

  3. Júnior Gualberto disse:

    Ao contrário do que muitos comentaram aqui o Português não é uma idioma difícil,pode ser difícil na parte oral mas parte escrita é bem simples,o problema é que muitos ignorantes falam e escrevem errado,a prova está aqui nos comentários,cada erros ortográficos que nem parece que frequentou a escola,nesses momento q eu tenho vergonha da minha língua(idioma).O Português se assemelha muito ao Espanhol,para mim se o Portugês é difícil o Espanhol uma línguas mais faladas também é…VIVA AO PORTUGUÊS BEM FALADO E ESCRITO,VIVA!!!!
    Saudações desde Minas Gerais.

  4. juan xavier golgretw disse:

    eu falo espanhol alemao italiano sou frances falo os dois poprtugues mandarin ingles e a que eu tive mas dificuldade foi o russo pois e apenas uma lingua e quer ter generos linguisticos tenho 59 anos e moro hoje na espanha recebo 35 mil por mes sou interprete da onu e mas o dinheiro da aposentadoria .

  5. João Paulo disse:

    A mais dificil lingua , atraz do Xóõ! e do Tuyuca seria o Arabe , pois uma leitura quase impossivel , é de parar um lado do Cerebro :D

  6. LUCIFER disse:

    O português é a mais dificil do mundo por causa dos erros e das girias “! e isso leva a retardados dizer q mais dificil do mundo são linguas extrangeiras ! pois a mais dificil é a NOSSA !!! tou dizendo isso pq nao tem lingua mais dificéis do mundo ! e sim tem as mais mal estudadas ! antes vão saber de cada lingua antes de falarem ***! bjos pra quem não gostou do comentário !

  7. Caio Framil Assumpção disse:

    eu sou brasileiro, sei que muitos brasileiros tem muitos erros na hora de falar e escrever, eu falo ingles, conheco muitos norte americanos e outros falantes naturais de ingles que cometem erros que eu mesmo considero absurdos e estupidos. eu falo alemao, estou vivendo na alemanha a mais de 6 meses, vejo pessoas cometendo erros, algumas vezes imperceptiveis para mim, mas que as pessoas ao redor as vezes corrigem. o mesmo tambem se aplica ao espanhol, lingua que eu domino muito bem.
    nao existem linguas muito dificeis e muito faceis, tenho uma grande facilidade em aprender novas linguas, e ate agora, creio que o alemao e o portugues sejam as mais dificeis entre as que eu posso dar alguma opiniao relevante. o portugues e sim quase impossivel de ser falado, mesmo que tenha uma descendencia de uma lingua romana, como o italiano, espalhol, romeno, ou frances. ninguem que eu conheci ate hoje, que ja tentou pronunciar algo em portugues, mesmo o meu nome (Caio Framil Assumpção), sem cometer erros na pronunciacao de “Caio” e/ou “Assumpção”.
    isso serve somente como exemplo.

  8. lazaro netto disse:

    pra mim é a língua sérvia e o russo.

  9. Markus Javarini disse:

    Gíria todo idioma tem, tipo, pra gente, aprender mandarim é dificil, mas aprender espanhol é bem mais facil. Agora pra um japonês aprender espanhol é dificil, algujma lingue mais parecida com a deles deve ser mais facil. então não tem esse negocio de mais facil ou dificil…

  10. iane disse:

    pra mim é portugues! pq nós brasileiros falamos a nossa lingua com certo erro de pronuncia por exemplo: a palavra nós as vezes é pronunciada nóis! e tambem tem as gírias né! kkk .

  11. Paulo Victor Rapouso Cerqueira disse:

    Em algumas páginas da net vistas e experiências próprias eu posso dizer que o inglês não é difícil.Basta ter vontade e você aprende,não importa quanto tempo demore.E isso vale para todos os idiomas,existentes ou extintos.Há pessoas que acham que o inglês é o idioma mais falado no mundo.Eu achava isso,mas eu descobri que não é verdade.Por incrível que pareça,o idioma mais falado no mundo,cheio de variações,é o chinês.E isso se deve,em parte,à superpopulação da china(mais de 1,3 bilhões).Isso me dá uma razão para querer aprender chinês.Mas também gostaria de aprender línguas pouquíssimo faladas e conhecidas,como o ter sami(língua quase extinta,falada apenas por 2 pessoas)

  12. Rhuan Krüger disse:

    Pra mim é Hindi
    Latin
    Arabe
    Russo
    Chines
    Portugues
    Alemão
    etc

  13. James Yamato disse:

    Japonês é simples sim, a pronúncia. Mas como foi falado antes, a gramática é muito complicada. A escrita é mais simples que o chinês mas ainda assim é necessário saber pelo menos 1945 kanji (ideogramas) para ser considerado alfabetizado. Sim, é verdade que não há gêneros nem plural e as flexões verbais são pouquíssimas, mas o problema é a formação dos períodos. Não basta olhar as palavras isoladamente. Isso sem falar nos dialetos falado no arquipélogo.Não é assim tão simples.

    Por outro lado o mandarim tem uma gramática mais simples no entanto tem mais de 50 mil hànzì. Quanto a pronúncia nem se fala! ninguém sequer citou os idiomas tonais. Sim! Idiomas tonais! São idiomas em que a entonação da palavra influencia no significado. É o caso também de alguns idiomas africanos.

    É difícil chegar a um consenso de qual o idioma mais difícil, poderíamos dividir em categorias: gramática, escrita e pronúncia. Gramática e pronúncia não sei quem ganharia, mas será que alguém consegue adivinhar quem ganha na escrita?

    Um post muito vago e meio “puxa-saco” do latim. É difícil falar um latim bem pronunciado? Então falar com boa pronúncia qualquer outro idioma que não seja a sua língua materna é simples?

  14. Murilo disse:

    Finlandês :D
    Nada mais nada menos do que 15 declinações e uma gramática completa onde a palavra se modifica em quase todas as frases.

  15. Sabrina disse:

    Português

  16. Robson Assis Colares disse:

    Adoro idiomas, e este ano iniciei pesquisas em Alemão e Russo.

    Sinceramente, não vejo dificuldades nas línguas orientais e ocidentais que estudo (mandarim, japonês, inglês, francês, etc). A língua que mais tive dificuldade de estudar realmente foi o Latim, devido à adequação às declinações. Também as línguas indígenas foram uma dificuldade só, tanto é que desisti momentaneamente de estudá-las.

  17. luiz felipe disse:

    eu acho que a lingua mais difícil do mundo é a dos ”mudos” pq nao tem como ser pronunciada!

  18. rildo disse:

    É realmente engraçado nos depararmos com a falta de conhecimento de alguns comentaristas;principalmente quando nos deparamos com a afirmação de que o português só tem 5 vogais; quando na realidade são treze.Dizer que a pronúncia da língua inglesa é a mais difícil provoca risos; não conheço língua mais fácil e gostosa de pronunciar .

  19. João Guilherme disse:

    Eu tenho quase certeza que as línguas mais difíceis são as africanas e algumas indígenas, porque poucas pessoas falam e não tem muita rigidez de escrita e fala culta, dai criam muitas gírias, desvios e conjugações difíceis, deixando essas línguas cada vez mais complicada e para piorar tem tantas línguas em só uma região que eles misturam elas deixando-as mais complexas, por exemplo eu em uma revista que citava algumas línguas de tribos africanas com mais de 10 tipos de conjugações para o presente, e dizia que as crianças levam até 10 anos para materiezar a língua, outro exemplo é o bantu que tem 14 vogais distintas contra as nossas 5, alem de um conjunto deconssoantes que utilizam estalados de língua,estalados de lábio e fungadas de nariz e também em Bantu existem por exemplo expressões para sentimentos ou estado de humor intraduzíveis para as línguas européias como por exemplo a palavra “Ugunda” que quer dizer: ” Te perdoou desta vez,posso te perdoar na próxima mas não perdoarei na terceira e isso é só o com Esso da sua complexidade. E também tem uma língua indigna na Amazônia que para a frase terminar em afirmação você precisa terminá-la com um verbo o.O
    Depois eu acho que vem o mandarin e depois o Basco a língua mais velha ainda falada, e as outras meio que empatam e dependem do ponto de vista, por exemplo a gramática inglesa é fácil, porem a pronuncia é difícil, ou o japonês que a pronuncia é uma das mais fáceis “da Ásia” mas a gramática é complicada, já alemão, francês, italiano, russo nunca estudei ou ouvi para falar alguma coisa delas, mas não acho que chega perto do bantu.
    Só que eu tenho certeza de uma coisa aquela história de que o português é a língua mais difícil do mundo ou uma das mais complicadas é só história pra boi durmi inventado por milicos para aumentar o nacionalismo na ditadura militar tudo bem que ela tem certas coisas complicadas com mesóclise crase e a acentuação, mas elas não afetam o entendimento da língua e na fala podem ser ignorados, pessoalmente se fosse para dar uma nota de 0 até 10 de dificuldade e complexidade de língua eu daria uns 6,5 para o português.

  20. Izadora disse:

    A nossa língua, o português, não merece nem mesmo uma rápida menção honrosa?

  21. nao sei disse:

    o japones é a mais simples pois nao tem masculino nem feminino nem artigo e nao conjuga verbo

  22. JURUBEBA disse:

    Meu querido amigo, o japones é uma lingua muito simples (o mandarim nao), possui poucos tempos verbais e poucos tipos de pronuncia, só sua escrita é complicada!

  23. NIEMAND disse:

    Na boa. Falou, falou, mas não explicou nada. (Falo da matéria.)

    O inglês na verdade pode ser considerado o idioma NACIONAL mais difícil de pronunciar do ocidente. Por outro lado sua gramática e estrutura são as mais simples.

    O sueco têm quatro gêneros: Masculino, feminino, neutro e real. Mas que o alemão, não é? É uma língua bem difícil também.

    Quanto ao mandarim, é importante lembrar sua dificuldade. Têm mais de 1000 caracteres! Nem me lembro quantos! Pode ser considerada a língua mais difícil de todas!

    O japonês não é tão difícil quanto pintam, apesar de tudo. A pronúncia é bem simples para uma língua oriental.

    E por último, é claro que o latim não é a língua mais difícil. Talvez seja a mais organizada e sofisticada, mas não é tão difícil assim. Basta ver as frases simples que encerram significados profundos. Como AB ETERNO, por exemplo, que quer dizer desde a eternidade.

  24. Gibran Shalom disse:

    Minha sogra é professora de Latim em uma conceituada Universidade da Corte Brasiliana…acredito que se ouvesse um estudo aprofundado sobre o tema e a personagem, o artigo acima seria enriquecido muito mais ainda.

  25. VonNaturAustreVe disse:

    Quanto ao japonês e o mandarim?Não são consideradas as línguas mais complexas?