Início » Sem categoria » Blair teria enganado parlamento
Grã-Bretanha

Blair teria enganado parlamento

Blair teria enganado parlamento
A afirmação foi feita pela ex-secretária britânica de Desenvolvimento Internacional, Clare Short

A ex-secretária britânica de Desenvolvimento Internacional, Clare Short, afirmou que o ex-primeiro-ministro Tony Blair enganou membros do parlamento para conseguir apoio para a guerra do Iraque. Short afirmou ainda que a guerra tornou o mundo mais vulnerável ao terrorismo internacional.

Short teria avisado ao primeiro-ministro que uma invasão sem uma resolução da ONU seria ilegal, mas Blair teria proibido Short de se manifestar a respeito. De acordo com ela, o atual primeiro-ministro, Gordon Brown, teria sido contra a guerra, mais tarde mudando sua posição.

O depoimento foi dado no inquérito promovido pelo parlamento britânico para investigar a legalidade da guerra do Iraque. Além de Short e outros membros do governo em 2003, o inquérito já ouviu Tony Blair, que afirmou não se arrepender da decisão de mandar tropas para o país.

Leia mais:

Consenso é de que Blair dominou inquérito sobre Iraque

Tony Blair negou acordo com Bush

Fontes:
Guardian - Clare Short: Tony Blair lied and misled parliament in build-up to Iraq war

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Será que Tony Blair mentiu mesmo, ou agora que ele está por baixo todo mundo quer dar uma facada nas costas dele? Supostamente ele agiu baseado em informações que a inteligência americana lhe passava.

  2. Venustiano Carranza disse:

    O alinhamento automático com a “esquerda” desta senhora (inclusive com os terroristas do IRA) a desqualificam como porta-voz de qualquer opinião equilibrada.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *