Início » Sem categoria » Brasil abriga 4.305 refugiados
Ministério da Justiça

Brasil abriga 4.305 refugiados

Depois da África, países da América Latina e do Caribe são os que mais têm refugiados no Brasil

Brasil abriga 4.305 refugiados
2,8 mil pessoas são procedentes do continente africano (Fonte: ACNUR)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), do Ministério da Justiça, revelou nesta quarta-feira, 25, que o Brasil abriga atualmente 4.305 refugiados, sendo 65% deste total, ou 2,8 mil pessoas, procedentes do continente africano.

Depois da África, países da América Latina e do Caribe são os que mais têm refugiados no Brasil, totalizando 954 pessoas, ou 22,16% do total. Em seguida aparecem a Ásia, com 448 (10,41%) e a Europa, com 98 (2,27%).

O Brasil concede o status de refugiado empregando o critério internacional de perseguição no país de origem por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões, assim como no caso de a pessoa não ter mais nacionalidade e estar fora do país onde teve residência oficial e no caso de haver grave violação de direitos humanos, obrigando o cidadão a deixar seu país de origem.

De acordo com o CONARE, o Brasil abriga refugiados de 78 nacionalidades diferentes. Com 1.688 pessoas, Angola é o país com o maior número de refugiados em território brasileiro, seguido pela Colômbia, com 589, República Democrática do Congo, com 431, Libéria, com 259 e Iraque, com 201.

O comitê informou ainda que dos 4.305 refugiados no Brasil, 397 são considerados reassentados, aqueles que estiveram em um segundo ou terceiro país estrangeiro visando a proteção internacional, não sendo seu país natal nem o primeiro que lhes concedeu refúgio.

Leia mais:

Guerra no Iraque gera refugiados para os Estados Unidos

Refugiados chegam a 400 mil no Quirguistão

Fontes:
Terra - Africanos representam 65% dos refugiados no Brasil
Prensa Latina - Brasil abriga mais de 4.300 refugiados

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *