Início » Sem categoria » Brasil e Nigéria terão relações comerciais reforçadas, segundo Lula
Laços

Brasil e Nigéria terão relações comerciais reforçadas, segundo Lula

Brasil e Nigéria terão relações comerciais reforçadas, segundo Lula
Umaru Yar'Adua

Em um encontro com o chefe de Estado da Nigéria, Umaru Yar’Adua, o presidente Lula se comprometeu a reforçar as relações em energia e comércio bilateral com o país africano. Em 2008, a troca comercial entre os países alcançou US$ 8 bilhões.

Ao receber Umaru Yar’Adua, Lula afirmou que está convencido de que a Petrobras extrairá até 400 mil barris de petróleo por dia na operação em solo nigeriano. Dessa forma, a Nigéria se tornará a base mais importante da estatal no exterior, segundo Lula.

O comércio entre o Brasil e a Nigéria “teve um extraordinário aumento e quintuplicou entre 2002 e 2008”, de acordo com a avaliação de Lula. O número coloca a Nigéria como o décimo parceiro comercial do Brasil no mundo e o principal no continente africano, de acordo com dados oficiais.

Lula apontou ainda que os dois países estão unidos por “tradições e culturas” e por “um passado doloroso”, como qualificou “a escravidão que uniu o Brasil e a Nigéria ainda antes de serem Estados soberanos”. Por outro lado, o presidente brasileiro afirmou que, graças a esse passado, “hoje o Brasil tem orgulho de ser a segunda maior nação com população negra do mundo, atrás precisamente da Nigéria”.

Fontes:
G1/Globo.com - Lula se compromete a reforçar relações comerciais com Nigéria

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Essa afirmação sobre população negra é um absurdo. Negros não miscigenados temos muito pouco. O que temos em grande quantidade são os descendentes de escravas estupradas por seus patrões.

  2. Helio disse:

    Imaginem se as corrupções fortes destes dois países se juntarem? Parece que lá a corrupção consegue ser ainda pior.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *