Início » Brasil » Brasileiro pode precisar de visto para entrar no Reino Unido
Imigração ilegal

Brasileiro pode precisar de visto para entrar no Reino Unido

Ministra do Interior vai propor nesta terça-feira o fim do acordo que permite que brasileiros permaneçam no Reino Unido por até seis meses sem um visto

Brasileiro pode precisar de visto para entrar no Reino Unido
Dilma esteve com Cameron na Grã-Bretanha em julho do ano passado e criticou a política de imigração do país (Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A ministra do Interior britânica, Theresa May, quer impor restrições de vistos para brasileiros, uma proposta que promete azedar as relações entre Brasil e Reino Unido apenas alguns meses após o premier inglês David Cameron ter desembarcado no Brasil com uma delegação de empresários para estreitar os laços comerciais com o país.

A proposta de May tem sido amplamente rejeitada por alguns de seus colegas de gabinete, sublinhando as tensões entre duas prioridades conflitantes do Reino Unido: a busca pelo crescimento econômico e a necessidade de aplacar temores sobre a imigração ilegal.

Em sua recente visita ao Brasil, David Cameron descreveu o país como um parceiro comercial fundamental para a Grã-Bretanha. Por outro lado, o Brasil é uma das principais fontes de imigrantes ilegais para a Grã-Bretanha.

Nesta terça-feira, 5, a ministra May vai propor ao Conselho de Segurança Nacional o fim do atual acordo, que permite que brasileiros entrem e permaneçam no Reino Unido por até seis meses sem um visto, mas ela já antecipa uma forte oposição. Sua proposta ocorre no momento em que países como os EUA e a Austrália estão fazendo o oposto, flexibilizando as restrições de vistos para brasileiros para incentivar laços de turismo e de negócios.

William Hague, ministro das Relações Exteriores e George Osborne, o chanceler, estão entre os que são contra uma mudança do atual regime de isenção de vistos para brasileiros.

Estatísticas do governo britânico para 2011 mostram que o Brasil está em quinto lugar entre os dez países que mais enviam imigrantes ilegais para o Reino Unido, com mais de 2 mil brasileiros deportados naquele ano. O Brasil também é o único país dessa lista que dispõe de um acordo de isenção de visto para viagens de curto prazo.

 

Fontes:
Financial Times - UK set to tighten Brazilian visa rules

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    O Reino Unido encontra-se meio derrubado e vem essa, então se faz como diz o ditado: Dá de volta o que de volta recebeste…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *