Início » Sem categoria » Califórnia restringe uso da água
ESTADOS UNIDOS

Califórnia restringe uso da água

Mesmo com reservatórios cheios, estado mantém política de racionamento

Califórnia restringe uso da água
Os reservatórios de água estão em seu nível normal, ou acima dele (Fonte: Getty Images)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Apesar de suas vastas fontes de água – que incluem os rios San Joaquin e Sacramento e os lagos artificiais Shasta e Castaic –, a Califórnia convive desde 2007 com o perigo de uma grande seca. Em Los Angeles, políticas de conservação de água permitem que os jardins sejam regados somente duas vezes por semana entre 4h e 9h. Restaurantes da cidade estão proibidos de servir água com gelo aos clientes a menos que o pedido seja específico.

No entanto, as tempestades da última primavera cobriram as montanhas do estado de neve. O índice de chuvas está acima do normal, e a maior reserva da Califórnia, o lago Shasta, está com o nível de água bastante acima do tradicional. Em geral, os reservatórios de água estão em seu nível normal, ou acima dele. Para todos os efeitos, não há seca na Califórnia.

Mas o governador Arnold Schwarzenegger não dá sinais de que irá reverter o estado de emergência declarado em 2008. Por sua vez, Los Angeles também não pretende acabar com as restrições ao uso da água, e o Distrito Metropolitano de Águas não está exatamente abrindo suas torneiras. Devido às mudanças no clima, a região das Montanhas Rochosas, onde está localizada a nascente do Rio Colorado, que abastece o estado, teve uma queda de 25% na queda de neve e o fluxo do rio esteve abaixo do normal em oito dos últimos nove anos.

O colapso ambiental do delta do San Joaquin-Sacramento obrigou o estado a cortar mais da metade do recebimento de água e elaborar um plano de recuperação de mais de US$ 11 bilhões. Com isso, os moradores da Califórnia dificilmente terão suas restrições revogadas, pelo menos até as eleições estaduais de novembro.

Leia mais:

Falta de administração da água coloca o mundo em perigo

Demanda por água tem aumentado, soluções nem tanto

Fontes:
Economist - Tech.view: California's drought

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *