Início » Economia » Carros estão ficando mais esbeltos
Automóveis

Carros estão ficando mais esbeltos

Ao longo dos últimos anos, os carros se tornaram maiores e mais parrudos – mas agora a tendência está se revertendo

Carros estão ficando mais esbeltos
A sétima versão do Golf pesará 80 kg a menos do que sua versão anterior (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Assim como seus proprietários, os carros vêm acumulando quilos nas últimas décadas. Quando o Golf da Volkswagen foi lançado em 1974, seu peso era de 0,75 tonelada e seu comprimento era de 3,8 metros. Em 2008, quando a sexta versão do carro foi lançada, seu peso havia aumentado em mais de 50% e seu comprimento em 38 cm.

Além de tornar os seus carros mais espaçosos, as montadoras de automóveis adicionaram todo tipo de apetrecho e dispositivos de segurança e cada um desses representou um incremento de peso. No entanto, a pressão dos reguladores para tornar o consumo de combustível dos carros mais eficiente e o aumento dos custos dos materiais estão finalmente forçando as montadoras a recauchutarem seus modelos.

A sétima versão do Golf, a ser revelada no Salão do Automóvel de Paris em setembro, pesará 80 kg a menos do que sua versão anterior, pondera a AlixPartner, uma consultoria. Seguindo a mesma tendência, o novo 208 da Peugeot é mais compacto do que seu predecessor, o 207.

Um relatório da EPA, a agência de regulação ambiental norte-americana, verificou que, assim como muitas pessoas em regimes de emagrecimento, o carro médio teve uma recaída em 2010, recuperando os quilos que havia perdido em 2009. No entanto, ao fim e ao cabo, as rígidas regras de economia de combustível da agência deverão forçar as montadoras norte-americanas a oferecer modelos mais esbeltos.

Fontes:
Economist - Cars on a diet

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Eduardo Ramos Bastos disse:

    Eu acho que melhorou em parte, sabe , fica melhor em espaço, mas o consumo de combustível aumentou, correto? Eu penso assim, uma pergunta,qual é a medida do novo voyage,2012/20 13,largura e comprimento,ok

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *