Início » Sem categoria » Cerca de 70% do Brasil sob risco de incêndio
Alerta

Cerca de 70% do Brasil sob risco de incêndio

Cerca de 10 mil pessoas estão envolvidas no combate ao fogo

Cerca de 70% do Brasil sob risco de incêndio
O ar seco é um dos fatores considerados para medir o risco de incêndio (Fonte: AE)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em vermelho escuro, o risco de fogo é crítico. Mapa referente a esta sexa-feira, 27 (Fonte: CPTEC/INPE)

De acordo com Raffi Agop, meteorologista e analista de queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nesta sexta-feira, 27, cerca de 70% de todo o território nacional estava sob risco crítico de fogo devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar.

Além do calor e do ar seco, o tipo de vegetação de cada região e a previsão de chuvas, ou da falta delas, são fatores levados em consideração para medir o risco de incêndio em determinadas regiões.

Melhora só a partir de domingo

A situação pode melhorar um pouco a partir de domingo, 29, tendo em vista que as previsões do tempo para os próximos dias dão conta da aproximação de uma frente fria que trará queda nas temperaturas e chuvas para algumas regiões.

Entre o início de janeiro e esta sexta, o total de registros de focos de incêndio em todo o Brasil aumentou 253% em comparação com o mesmo período de 2009. O Ministério do Meio Ambiente informou que cerca de 10 mil pessoas estão envolvidas no combate ao fogo, sobretudo nas áreas de proteção ambiental.

Leia mais:

Redemoinho de fogo se forma em São Paulo

Queimadas têm aumento de 94% no Brasil

Fontes:
Uol - Cerca de 70% do país está sob risco crítico de fogo, aponta Inpe

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Markut disse:

    Para agravar esse panorama, as clássicas queimadas programadas, numa cultura (ou ignorância) agrícola da pequena agricultura,na mão de pessoas totalmente desinformadas,em regiões inteiras, onde a falta da mínima escolaridade impede a essa gente tomar conhecimento do desastre que estão provocando.
    É inacreditavel que a solução seja procurada somente após a ocorrência do fato.
    Na próxima temporada de secas e incêndios provocados, teremos a repetição de mais do mesmo.

  2. Edmar Viana de Freitas disse:

    Onde tem canavial tem estradas, onde tem estradas tem caminhão, onde tem caminhão tem fuligem incandescente, onde tem fuligem incandescente tem fogo, onde tem fogo tem queimadas, onde tem queimdas tem muita morte… E aí ? Não vamos fazer nada?
    A maioria (aproximadamente 95%) das queimadas que acontecem nas margens das rodovias são causadas pela fuligem incandescentes que saem dos escapamentos de ônibus e caminhões que se encontra com o motor desregulado. Vejam o trabalho: ” Queimadas no Brasil: Causa real nas rodovias” disponível no Google. Tenho dito… Edmar- Itabira- MG

  3. Renato Cesar disse:

    Interessante em carta intitulada “A trapaça ambiental”, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) respondeu em 15 de julho, ao artigo do coordenador do ISA, Márcio Santilli, divulgado em 1º de julho. O deputado define a teoria do aquecimento global como “incompatível com o conhecimento contemporâneo”. Aldo Rebelo foi o relator do “Novo” Código Florestal aprovado pela comissão especial de deputados majoritariamente ligados à bancada ruralista.
    Rebelo afirma: “…O cientificismo positivista opõe à minha devoção ao materialismo dialético como uma ciência da natureza não terá o condão de me converter à doutrina de fé que é a teoria do aquecimento global…”

    Fazer o que! Com a palavra a Natureza.

  4. Osvaldo Gomes Bomfim disse:

    Queimadas das Matas é “ Descaso das Autoridades”.

    Não vem com esta conversa fiada, de que o tempo seco, a falta de chuvas é a principal causa das queimadas não.

    O principal motivo das queimadas é o descaso das autoridades. No Brasil tem milhares de desempregados e gente trabalhando nas campanhas dos políticos, que poderiam estar contribuindo com a preservação da Mãe Natureza. A Dilma e o Lula, estão gastando milhões nas campanhas, folderes, prospectos, placas, etc… que poderiam ajudar a Mãe Natureza. Onde estão os guardas parques, guardiões dos parques ecológicos, defensores das Matas e das Florestas? Porque o Lula não abre os cofres e libera recursos para contratação imediata de pessoal para combater o fogo. Freta aviões que joguem água nos incêndios. Via só ficar olhando e filmando para colocar na TV , mostrando a Mata queimar . Onde estão as entidades de Defesa dos Animais, que se omitem, na cobrança de uma política mais rígida de Defesa dos Animais que estão morrendo queimados? E onde estão, as Novas Leis de Proteção das Matas e dos Animais, que não responsabilizam os Governantes, Prefeitos, Governadores e Presidente da República por crimes contra a Mãe Natureza. Crime de Omissão contra as queimadas das Matas é crime de responsabilidade. Onde está a competência dos Deputados, Senadores e o Presidente da República, de quem tanto discursam, e por isso, foram eleitos criar as Novas Leis de Defesa e Proteção do Meio Ambiente. Cadê os recursos, os milhões e bilhões que orçaram o ano passado para o Meio Ambiente e os recursos que o ex -Ministro Carlos Minc, trouxe de fora, para preservar as queimadas e proteger as Matas do Brasil? Não aceitamos desculpas dos governantes na Defesa da Mata Atlântica do Brasil. Deixar a Mata pegar fogo é descaso das autoridades.
    Não vem com essa conversa fiada, que a queimada foi criminosa, porque ninguém está apresentando as provas do crime.
    É muito fácil culpar o tempo, quando Governantes são incompetente e incapazes. É relaxamento e desídia no desempenho da função de defesa das Matas dos Brasil. Queimadas para expansão da Agropecuária é outra baboseira que a candidata Dilma, falou, justificando, que a queimada é necessária para o Desenvolvimento Sustentável.

    Desenvolvimento Sustentável não é isso não Dilma, Desenvolvimento sustentável é proteger a Mãe Natureza e educar o homem para conviver harmonicamente com as Matas e Florestas, tirando apenas da Natureza, o necessário para o seu sustento, aproveitando aquilo que a Mãe Natureza dá e lhe serve, porque o primeiro mandamento diz que: “todo ser vivo, tem direito à existência”.

    É muito fácil, botar a culpa nos outros, quando não se tem competência para exercer tal função. De quem é a culpa das Matas estarem queimando de Norte a Sul do Brasil?. É dos Governantes despreparados, que não tem estratégias e não tomam nenhuma medida imediata para conter o fogo e também não tem programa de prevenção contra as queimadas e incêndios nas Matas e Florestas do nosso Brasil.

    Vai continuar esbanjando dinheiro nas campanhas em todo Brasil, porque não usa contra o fogo que queima nossas almas juntas com os verdes das nossas matas.

    É muito bonito a candidata Marina Silva, discursar sobre Meio Ambiente, fazer campanha, usando a Mãe Natureza, porque não pega a vassourinha junto com a militância e vai no mato apagar o fogo.
    Se projetarem com um discurso bonito, de que, protegerá o Meio Ambiente, não condiz com a realidade, com as ações que poderiam ajudar agora. Quando foi Ministro do Meio Ambiente, não teve punho forte com os empresários do Mato Grosso do Sul. A carta de renúncia de Marina Silva, no Governo Lula, por si só, demonstrou , que quem não teve peito para ser Ministro do Meio Ambiente, não tem condições de ser Presidente da República.

    A dobradinha Dilma e Marina Silva, ambas são “crias” do Presidente Lula, fato este, lhe dá uma confortável situação eleitoral de “já ganhou ” as Eleições 2010. Se houver segundo turno, está garantido.

    É uma piada, candidatos pensarem que podem obnubilar a visão dos atuais eleitores brasileiros, montando esquemas de primeiro e segundo turno, dividindo candidatos aliados em partidos diferentes, só pra dizer, que temos outras opções de escolha de candidatos, quando na verdade, o eleitor já sabe, que os candidatos, pau mandado para outro partido, são tudo farinhas do mesmo saco.

    No Brasil, deveria ter apenas dois partidos: O da situação e o da oposição, assim ficaria mais transparente as eleições e mais fácil para os brasileiros pobres votarem. Quem está satisfeito com o atual governo vota na situação, quem não está satisfeito, vota na oposição. O operário, lavrador, bóia fria, o morador das favelas e morros, os chamados redutos, não tem alcance político para entender as armações e as armadilhas dos candidatos.

    Raciocinando desta forma, o povo tem que saber que, aquele que está satisfeito com o salário e administração do Lula, vota na Dilma e Marina, e quem não está satisfeito, vota no Serra, vota na oposição. Tem que ser jogo aberto, mais claro com os eleitores.

    Assim temos dois nomes Serra ou Dilma, e venho apenas para esclarecer aos brasileiros, que devemos votar à favor ou contra o atual regime.

    Não deixem se enganar por promessas, não venda o seu voto, não acredite nos candidatos corruptos que já demonstraram conduta ilegal e imoral no exercício do cargo público, não se iludam, pensado que com o seu voto, as coisas e o mundo vai mudar de uma hora para outra. Vote no princípio da moralidade, vote num mundo melhor para seus filhos e netos e principalmente pensando no futuro do nosso Brasil.

    Quando um político fizer coisas boas para a população, vamos aplaudi-lo e votar novamente nele, mas se o político só fez coisa ruim, bagunça com o dinheiro público, participou de mensalões, corrupção, não cumpriu com o seu dever, faltou muitas vezes, não criou um projeto d Lei, não cumpriu o seu papel de homem/mulher públicos, deputado ou Senador honestos, trabalhando em prol do povo brasileiro e sim por interesses próprios, vamos sentar o pau neles, arrancar e tirar os votos deles, denunciá-los e botar os pobres deles na mídia, botar a boca no trombone, aproveitar para apresentar a “ficha suja” deles para outros eleitores..

    Quantos políticos desviaram recursos dos cofres públicos para benefícios próprios e de seus parentes, seus coligados e controlados, para empresas fantasmas e para ONGs fantasmas. Dinheiro estes, que poderiam estar sendo utilizados e investidos para combater e preservar as queimadas, poderiam ser investidos em: brigadas de corpo de bombeiros, no Batalhão da Polícia Florestal, formação de mão de obra de combates à incêndios nas matas, no próprio Exército Brasileiro, na Força Tarefa Nacional e principalmente, na Polícia Federal?

    Uma vez, me disseram:
    – “Os políticos não votam em mais recursos para a Polícia Federal, porque senão, os Federais prendem eles mesmos”. Políticos querem sucatear a Polícia federal, com os calhambeques enferrujados de pneus furados, enguiçados, sem manutenção, sem condições de usos, enquanto os políticos desfilam nas campanhas com carros novos, blindados, Cabine Dupla, é Honda, Pejo e até, jatinhos e aeronaves. Muitos Políticos saem voando e ficam rindo deles.

    É isto, que falam lá nos bastidores dos Congressos e Assembléias.

    E agora a gente vê, que 70% do Brasil, está pegando fogo.

    Está pegando fogo mesmo, mas não é só nas Matas do Nosso Brasil. Está pegando fogo também na disputa pelo poder, pelo “dinheiro que gira nos cofres públicos brasileiros”, onde todo mundo quer comer a carne e ninguém quer ficar com o osso. É isso aí, as eleições 2010, onde os urubus estão rondando a carniça, pensando no dinheiro do povo, para continuar alimentando a garganta larga deles e não a fome do povo, porque nem todos tem saúde e educação para entender a grande jogada deles.

    Nós ambientalista, não aceitamos este negócios dos Governantes ficarem parados, olhando nossas matas pegar fogo. Sem esta de dizer que é o aquecimento global, ações criminosas, falta de chuva. O Presidente Lula tem assessores, milhares de contratados, cabides e mais cabides de empregos, milhares de militantes que estão em campanha, espalhados por todos os cantos do Brasil, segurando placas e bandeiras dos políticos do PT e partidos aliados, uma campanha milionária. Placas com as caras horríveis deles, que não vêem as matas queimando Eles poderiam arregaçar as mangas e fazerem uma carreata levando água para ajudar apagar o fogo e os incêndios nas nossas Matas.

    O fogo queima o verde das matas da nossa Bandeira do Brasil.

    Nós eleitores ambientalistas, prometemos que vamos votar naqueles que forem voluntários para apagar o fogo que queima 70% das matas do Brasil.

    Osvaldo Gomes Bomfim é Ambientalista, Defensor da Mata Atlântica do Brasil, presidente da ONG DA MAÇÃ – Amigos do Meio Ambiente.
    http://www.praiadamaca.com.br

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *