Início » Sem categoria » Como ajudar o mercado a funcionar melhor
Alimentos

Como ajudar o mercado a funcionar melhor

Como ajudar o mercado a funcionar melhor
Fonte: AP

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A United States Agency for International Development (USAID) costuma comprar alimentos de produtores norte-americanos e doá-los para caridade.

Essas instituições, por sua vez, vendem esses produtos nos mercados de países pobres para financiar seu trabalho no combate à pobreza. Muitos acham que a venda desses alimentos deprecia o mercado local e que deveria ser feita de forma gradual. Atualmente a USAID está ajudando mais os fazendeiros destes países na colheita, no armazenamento e na venda desses alimentos. Tudo isso precisa ser feito baseado na organização dos mercados, na distribuição de crédito e nas leis que estão em vigor.

A USAID já detectou fatores que atrapalham a produção e a venda bem sucedida em países como o Senegal, o Gana e a Nigéria. Em muitos lugares, o fornecimento de insumos é monopolizado de forma prejudicial. Além disso, os fazendeiros têm dificuldades de conseguir empréstimos ou de fazer contratos, pois não existem registros de bens ou de um sistema de lei comercial que dê confiança a quem emprestou e a quem comprou. Segundo o consultor da USAID, Russel Brott, o fluxo de capital local vai para títulos governamentais ao invés de ser usado na agricultura.

Fontes:
Economist - Food markets -- How to store and sell more stuff

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *