Início » Sem categoria » Coreia do Norte desintegra riqueza
Comunismo

Coreia do Norte desintegra riqueza

Coreia do Norte desintegra riqueza
Fonte: AFP

O governo norte-coreano provocou caos no mercado com a decisão de mudar o valor da moeda do país, o won. Cada mil won vale agora dez won. O governo, no entanto, não permite a troca acima de certo valor, fixado em US$ 60 (150 mil won) em dinheiro e US$ 120 (300 mil won) em bancos.

A medida efetivamente acaba com a poupança acumulada da população. Os norte-coreanos dependem de alimentos vindos da China, e existe o temor que com a mudança na moeda os comerciantes não tenham como financiar sua operação, causando mais uma crise de alimentos.

O regime de Kim Jong Il não deu explicações para a mudança, mas acredita-se que se trata de uma estratégia do ditador para tomar controle sobre o mercado de alimentos, atualmente feito por estrangeiros. A Organização das Nações Unidas estima que metade das calorias consumidas pelos norte-coreanos venha destes mercados.

Fontes:
Washington Post - Chaos reportedly erupts after North Korea revalues currency

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. luiz antonio vieira barbi disse:

    MAIS UM MALUCO…QUE DESTROI IMPUNEMENTE O POVO DA COREIA DO NORTE…E MAIS UM PARAISO COMUNISTA, SEMPRE TAOS CAROS AOS DITOS ESQUERDISTAS BRASILEIROS QUE FINGEM SE DERRETER DE AMORES POR ELES…

  2. Evandro Correia disse:

    Esse governo da Coreia do Norte é completamente maluco.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *