Início » Vida » Comportamento » ‘Desprincesamento’ chega à Casa Branca
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

‘Desprincesamento’ chega à Casa Branca

Presidente americano realiza evento visando acabar com a divisão imposta por brinquedos e pela mídia do que é ‘de menino’ e ‘de menina’

‘Desprincesamento’ chega à Casa Branca
Conferência buscou refletir sobre a divisão de gênero imposta pelos estereótipos 'de menino' e 'de menina' (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pesquisas mostram que os tipos de mídias e brinquedos que meninos e meninas estão expostos podem influenciar como eles veem oportunidades futuras de vida e como enxergam o papel de homens e mulheres na sociedade. Portanto, essas experiências iniciais podem afetar não apenas o seu desenvolvimento e escolhas de vida, mas a composição da força de trabalho e da economia nas próximas décadas.

Leia mais: Quem disse que menina quer ser princesa?

Não é a toa que a Casa Branca recebeu, nesta quarta-feira, 6, a conferência “Ajudando as crianças a explorar, aprender e sonhar sem limites: acabando com os estereótipos de gênero na mídia e nos brinquedos”. A ideia é encorajar mais meninas a seguir carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Para isso é preciso repensar os produtos voltados para crianças que as companhias e a mídia fazem.

Executivos do setor de brinquedos e veículos de comunicação junto com ativistas, pais, acadêmicos e líderes jovens participaram do evento, que visou acabar com a divisão de gênero imposta pelos esteriótipos “de menino” e “de menina”.

Nos EUA, 71% dos cargos relacionados com ciência, tecnologia, engenharia e matemática são ocupados por homens, enquanto três quartos dos professores e 91% dos enfermeiros são mulheres.

Companhias como Disney, conhecida por promover as princesas, e Mattel, conhecida pela Barbie, estavam entre os convidados.

Fontes:
The Washington Post-Can the White House explode the Barbie myth? It’s trying.
White House-FACT SHEET: Breaking Down Gender Stereotypes in Media and Toys so that Our Children Can Explore, Learn, and Dream Without Limits
USA Today-New frontier for White House women and girls initiative: Toys

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *