Início » Sem categoria » Escolas do país obrigadas a executar hino nacional
NOVA LEI

Escolas do país obrigadas a executar hino nacional

Obrigatoriedade é de no mínimo uma vez por semana e já foi publicada no Diário Oficial, passando a valer a partir desta terça-feira, 22

Escolas do país obrigadas a executar hino nacional
Partitura será executada pelo menos uma vez por semana (Foto: Wikimedia

O vice-presidente José Alencar, atual presidente em exercício, tornou obrigatória a execução do hino nacional em todas as escolas, públicas e particulares, do país. O hino deve ser executado, pelo menos, uma vez por semana, segundo a Lei nº 12.031/2009.

A Lei foi sancionada na última segunda-feira, 21, e publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 22. A nova legislação altera a Lei 5.700/1971, que estabelece regras comuns para o uso dos símbolos nacionais. A obrigação é válida para as instituições de ensino de nível fundamental ou médio.

Fontes:
G1 - Alencar assina lei que obriga execução do Hino Nacional em escolas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

18 Opiniões

  1. Rita Maria disse:

    Na minha escola os alunos já eram obrigados a cantar o hino nacional uma vez por semana… além do hino da escola… que era pavoroso!

  2. Enos Mendes disse:

    Quando era pequeno, lá na segunda e terceira série,creio até a quarta, éramos obrigados a cantar o hino nacional antes de entrar na classe; hoje em dia, quase ninguém conhce o Hino Nacional, mas todos sabem cantar qualquer musica de forró ou funk ou americana…vergonha total…

  3. Evandro Correia disse:

    Essa história de obrigatoriedade do Hino Nacional cheira a fascismo.

  4. Dieter Rapp Junior disse:

    Concordo com o leitor Enos Mendes.
    Que a “Lei” pelo menos sirva,para
    que todos ao menos saibam a letra
    do “Hino Nacional”.

  5. Maurício Prada disse:

    Cantar o Hino Nacional deveria ser de livre e espontânea vontade e motivo de orgulho e não obrigatório..A pergunta que não se cala é quem irá investigar as escolas e qual será a penalidade para aquelas que estão indo contra a “lei”?

  6. Markut disse:

    Ato inócuo. Uma verdadeira inversão de valores.
    Para uma determinação dessas, o decreto veio rápido e rasteiro.
    Para o que interessa mesmo, que é a qualidade do ensino fundamental, a fim de que tenhamos cidadãos e não essa assustadora massa de analfabetos , a coisa se arrasta sem solução.
    Ridículo e lamentavel.

  7. luiz antonio vieira barbi disse:

    OTIMA IDEIA!! PELO MENOS UMA VEZ NA SEMANA OS ALUNOS OUVIRAO UMA MUSICA BEM DIFERENTE DO QUE SE OUVE…PODE ATE SER QUE COM O TEMPO OS OUVIDOS SE AFINEM E COMECAM A PERCEBER O GIGANTESCO LIXO MUSICAL QUE NOS PERMEIA…MUSICA ASSIM MAIS REFINADA, MESMO QUE SEJA O HINO NACIONAL, SO PODE FAZER BEM!!!

  8. Nilda disse:

    No meu tempo de criança, lá pelos idos de 1960, cantava o Hino Nacional todos os dias. Em seguida orava-se a Ave Maria, e só então adentrava a sala de aula. Sempre em fila distante de um braço do ombro do companheiro à frente. Também os cadernos dos (Ministério da Educação e Cultura)MEC traziam as letras de todos os hinos símbolos da nossa pátria, bem visíveis nas capas. Os alunos viviam mais concentrados nos estudos. Não havia apenas a preocupação de informar, mas, também de formar pessoas disciplinadas e aptas a cultivar os mais altos valores éticos e morais que devem acompanhar os estudante desde a mais tenra idade, até a fase univeritária. Sempre dentro da verdade e com espírito cívico elevado.

  9. Marcílio F da Costa Pereira disse:

    Obrigatoriedade.

    Quando será que nós, filhos de ditaduras, iremos nos ver livres dessa prática em nossas vidas. Necessitamos cultuar a liberdade.

  10. batista disse:

    Depois de tanta imoralidades e violência na mídia contra a formação dos nossos jovens e com livros didáticos escandalosos, é gratificante ver iniciativas da valorização do civismo, acontecimentos raros no Brasil, mas comum nas Nações desenvolvidas, como E.U.. O Grego Socrates foi acusado de corromper a juventude, hoje a mídia seria condenada a tomar cicuta. Nação se faz com educação de qualidade, assistência de psicólogos e orientadores, observando a moralidade publica. Nas escolas se cantavam os hinos todos os dias e havia também asteamento da bandeira, estranhamente (traiçoeiramente) há muito tempo abolidos das escolas. Hoje nossos jovens mergulhando na drogas licitas e ilícitas, sem limites e libertinagens.

  11. Alice disse:

    Acho super válida a iniciativa do governo criando essa lei.
    Rir da Vanussa é muito fácil, mas tem muita gente que não precisa estar sob efeito de medicamento nenhum pra cantar tão mal o hino quanto ela!
    Deve-se sim cantar o hino no colégio! mas precisa mesmo ser obrigatório?

  12. maria disse:

    @Markut,
    Quando as escolas forem excelentes, todos nós espontaneamente cantaremos o hino nacional. Até lá sugiro a marcha fúnebre.

  13. Raimundo Soares disse:

    É fácilde ver nos depoimentos, como nossa sociedade esta totalmente desvinculada do valor do patriotismo. Esta atitude do Alencar deve ser seguida de outras inúmeras para ressucitar no nosso povo o amor a PATRIA que foi aniquilado por desgovernos.

  14. Raimundo Soares disse:

    @Alice, COMO SE CRIA UMA DISCIPLINA SE NÃO SE CONDICIONA UMA OBRIGATORIEDADE? O SER HUMANO TEM POR CONCEITO CONTESTAR, SEJA CERTO OU ERRADO, PARA SEU BENIFÍCIO, E SE NÃO SE APLICA UM CONCEITO PERDE-SE A HOMOGEINIDADE.

  15. acm disse:

    eheh

    este pais e’ um circo…

    depois q a vanusa esculhambou e avacalhou o hino nacional (o 2o. mais bonito do mundo, depois do La Marseillaise) ao canta-lo ou de fogo, ou drogada, ou sob acao de remedios (ninguem sabe ao certo…), o governo resolveu implanta-lo de volta nas escolas…

    isso tinha sido abolido pq “era coisa da ditadura” (fonte: esquerda festiva q tomou cana e hoje esta’ no governo pq alguem votou nela), embora no 1o. mundo isso seja normal.

    para quem gosta de circo, ver a ex-cantora cantando-o: http://www.youtube.com, keyword “vanusa hino”

    indeed, De Gaulle tinha razao… nao adianta cantar o hino nacional para desenvolver o nacionalismo (como nos eua e francca) enqto brasilia esculhamba o pais. O exemplo vem de cima.

  16. Roberson disse:

    Isso é uma vergonha! Cantar o hino ou proferir uma oração de uma religião deveria seu um ato voluntário não obrigatório. Pois cantar uma música religiosa ou entoar um hino, ambos são um ato de adoração e adoração é algo livre.

  17. Cecél Garcia disse:

    DEMAGOGIA…DEMAGOGIA…DEMAGOGIA…

    Seria interessante é mais inteligente pra não escrever carência de justiça mínima.

    Que o nosso vice José de Alencar aproveitasse a tinta de sua Mont Blanc, para assinar aumento digno para os professores, diretores e profissionais outros do ensino público.

    Que passam por todas as ausências de dignidade possíveis e inimagináveis…

    Que vão desde uma reciclagem competente e contínua, até ficarem, os mesmos, a mercê de verdadeiras gang’s que atuam nas periferias das escolas públicas.

  18. NnN disse:

    CANTA SO NO 7 DE SETEMBRO
    PRA Q TODO DIA ¬¬

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *