Início » Sem categoria » Especialistas dizem que sistema elétrico do país é frágil
Após blecaute

Especialistas dizem que sistema elétrico do país é frágil

Especialistas dizem que sistema elétrico do país é frágil
Fonte: Folha de Londrina

O físico Luiz Pinguelli Rosa defende o uso de “redes inteligentes”, ressaltando que é arriscado utilizar toda a capacidade de Itaipu.

Segundo ele, o uso de redes inteligentes que evitem o efeito dominó “foi estudado, discutido, mas não implementado”. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelaram que, nesta semana, 95,16% da energia consumida no país foi gerada por hidrelétricas. Desse total, só Itaipu respondeu por 78,18%.

O especialista em infraestrutura Adriano Pires acredita que o blecaute da última terça-feira, 10, foi provocado por uma sobrecarga no sistema, decorrente do aumento da demanda. “O governo estimulou muito o consumo da linha branca. A linha de transmissão tem um limite de capacidade e não aguentou”, afirmou.

Há também quem discorde da ideia de que as termelétricas deveriam estar ligadas a fim de garantir o fornecimento de energia, apontando o alto custo da operação como o motivo. Outros dizem que o sistema energético é vulnerável a intempéries climáticas.

Nesta quarta-feira, 11, o ministro de Minas e Energia disse que o blecaute foi causado por raios, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, no interior de São Paulo. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) afirmou que a hipótese de um raio ter causado o blecaute é remota.

Leia Mais:

O que deixou grande parte do Brasil sem luz?

Fontes:
O Globo - Inpe: possibilidade de raio como causa do apagão é remota
Estadão - Sistema energético do País é frágil, apontam especialistas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Markut disse:

    Como de hábito, os achismos de toda espécie começam a pipocar, confundindo a cabeça do leigo, que não tem obrigação de entender de assunto tão específico.
    Fato é que, para o governo, mais do que vir a público e reconhecer com transparência a causa real, interessa camuflar, esconder, distorcer, com os olhos postos em 2010, isto é, em continuismo de poder.
    Não é assim que se entende um país livre e democrático. A infecção bolivariana ronda , perigosamente, as nossas fronteiras e ela é altamente contagiosa.

  2. heliol disse:

    Para o governo o assunto está encerrado. E não vai se investigar a causa desse trantorno? Blackout que esse governo tanto criticou mas não corrigiu? Saõ oito instituições só pra tratar da energia. É muito cacique, muito político, muito palpite e pouco especialista na gestão. Esse governo faz, mas sem capricho. É um governo que preza mais a quantidade que a qualidade. Logo um apagão na área que teve a Dilma como gestora. Realmente ela não herdou a sorte do Lula.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *