Início » Sem categoria » Estátua de Stalin é removida de sua cidade natal
LESTE EUROPEU

Estátua de Stalin é removida de sua cidade natal

Remoção da estátua foi feita em segredo para evitar protestos populares

Estátua de Stalin é removida de sua cidade natal
Remoção aconteceu durante a madrugada (Fonte: AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Praça antes e depois da remoção da estátua (Fonte: Reuters)

Na última sexta-feira, 25, o município georgiano de Gori retirou da frente da prefeitura, a estátua de seis metros do líder soviético Josef Stalin. A remoção aconteceu durante a madrugada para evitar manifestações públicas. Embora a Geórgia tenha passado por momentos difíceis durante o regime stalinista e a era soviética, Gori mantém um museu em homenagem a seu filho mais ilustre, no qual não há menções a gulags ou ao Grande Expurgo, e que deve abrigar a enorme estátua de bronze.

Após a remoção da estátua de Gori, autoridades georgianas removeram também outra estátua de Stalin, na cidade de Tkibuli, dando sequência a uma prática comum nas ex-repúblicas soviéticas. Talvez a única estátua do líder soviético que ainda se mantenha de pé seja a erguida na cidade de Bedford, no estado norte-americano da Virginia.

Erguido em 2009, o busto de Stalin foi encomendado pela ONG responsável pelo memorial do Dia D. Após uma série de protestos, uma placa foi adicionada ao busto, mencionando os milhares de vítimas do regime stalinista. Orçada em aproximadamente US$ 50 mil, a estátua continua a atrair protestos de organização de imigrantes do leste europeu, como a Victims of Communism Memorial Foundation (Fundação do Memorial das vítimas do comunismo), e de políticos locais que discutem a possibilidade de remoção da estátua.

Leia mais:

Carrasco de Stalin era bibliófilo

Medvedev critica revisionismo sobre Stálin

Fontes:
Economist - Down but not out

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    A questão em torno de Stalin deve ser vista duplamente:
    1) Como uma tirania na qual a polícia secreta (NKVD, GPU, KGB)assumia a função de definir quem era inimigo do povo, julgar a acusação imputada por ela mesma e executar a setença, tudo em uma só entidade. Não há precedentes de tirania igual na história da humanidade.
    Foi o caso de uma das mais eminentes figuras da revolução: Bukharin, descrito na novela O Zero e o Infinito de Arthur Koestler. Bukharin morreu com um tiro na nuca executado pelos mesmos policiais que lhe prenderam em 1938, depois de, naturalmente, confessar que era um espião alemão.

    2) O problema do estalinismo é mais complexo e deve ser visto do ponto de vista do marxismo transformado em religião. Não há outra explicação para uma tirania conter tantos adeptos se não estivesse antes disponível como uma ideologia salvacionista e redendora. Esta abordagem também foi iniciada por Arthur Koestler em um livro menos conhecido chamado O Iogue e o Comissário, ainda existente nos sebos online tipo http://www.estantevirtual.com.br
    Neste livro Koestler fala como o lado emotivo do homem em oposição ao seu lado racional, confere aos ditadores a legitimidade que buscam. Além de ser o primeiro a analisar que os Expurgos tinham também a finalidade de liquidar com a velha guarda bolchevique de tal sorte que Stalin ficasse sem concorrentes no Poder.

    Impressiona que ainda existem stalinistas pelo mundo, não só em Gori.

  2. Markut disse:

    Ainda bem que figuras nefastas como essa vão, aos poucos, muito mais aos poucos do que seria desejavel,sendo repudiadas.
    Restarão ainda saudosistas desse terrivel período da história da humanidade e do século XX.
    Pelo,menos, Leningrado e Stalingrado já estão expurgados da Geografia atual.

  3. renato.rvasco@gmail.com disse:

    STALIN É MEDALHA DE PRATA EM MATÉRIA DE GENOCÍDIO.
    QUEM SABE A SUA EST´TUA PODERIA SER REMOVIDA PARA O PARANÁ(oNDE O JOSÉ DIRCEU ATUA POLÌTICAMENTE)

  4. andre becker(Santos/SP) disse:

    estranho vivem fazendo materias sobre o sujeito ser criminoso que matou,sequestrou,trucidou mas uma estatua é retirada a noite para evitar protesto publico?

    ha algo errado nisso o povo jamais iria protestar se o cara foi tão mau mesmo.

    e vão erguer uma la nos EUA?

    os estados são criminosos isso é fato os estados assassinam os filhos dos outros para invadirem paises alheios para roubar, ai pode???
    e pior alegam que isso é civismo, civismo mandar os filhos dos outros para as guerras travadas por politicos?

    que não enviam seus filhos so os dos outros.

    e se o sujeito se negar é fuzilado,democracia?

    ou vai morrer la de graça ou morre aqui agora!!!

    democracia, por favor se um politico maldito resolver guerrear com outro o povo deve pegar ele levar ate a frente do outro os dois com facas na maos e ele mostrar o quanto é que ele luta pelo povo dele, ai sim
    mas o que fazem é só covardia e os povos ficam quietinhos vendo seus filhos morrerem.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *