Início » Economia » EUA querem espalhar super redes Wi-Fi pelo país
Internet livre

EUA querem espalhar super redes Wi-Fi pelo país

Ideia é fornecer acesso gratuito à internet em praticamente todas as áreas metropolitanas e em muitas áreas rurais

EUA querem espalhar super redes Wi-Fi pelo país
Lobby do Google é combatido pelo setor de telefonia sem fio (Reprodução/Internet)

O governo federal dos EUA pretende criar super redes Wi-Fi em todo o país, com alcance tão poderoso e amplo que os americanos poderão usá-las para fazer chamadas ou navegar na internet sem pagar uma conta de celular a cada mês.

A proposta da Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão regulador da área de telecomunicações, abalou o setor de telefonia sem fio, avaliado em $178 bilhões, que iniciou um lobby feroz para convencer políticos a reconsiderar a ideia. O lobby das telecomunicações tem sido combatido por uma campanha igualmente intensa do Google, Microsoft e outros gigantes da tecnologia que dizem que um serviço Wi-Fi gratuito provocaria uma explosão de inovações e dispositivos que  beneficiariam a maioria dos americanos, especialmente os mais pobres.

As ondas de radiofrequência que o FCC quer oferecer ao público seria muito mais poderoso que as redes Wi-Fi comuns em residências. Elas poderiam penetrar grossas paredes de concreto e alcançar colinas e árvores. Se tudo correr como planejado, o acesso gratuito à Web estará disponível em praticamente todas as áreas metropolitanas e em muitas áreas rurais nos EUA.

Além de potentes, as novas redes Wi-Fi também teriam um alcance muito maior, permitindo que um carro sem motorista se comunique com outro veículo a uma milha de distância ou o monitor de um paciente cardíaco possa se conectar a um hospital do outro lado da cidade.

Se aprovado pelo FCC, as redes gratuitas ainda levariam vários anos até serem instaladas. E, sem um responsável pela manutenção das redes, as conexões poderiam facilmente ficar congestionadas nas grandes cidades. Mas uma ampla rede Wi-Fi pública poderá permitir que muitos consumidores façam chamadas gratuitas de seus telefones móveis através da internet. Os americanos mais frugais poderiam até mesmo usar o serviço em suas casas, diminuindo muito os gastos com internet.

 

Fontes:
Washington Post - Tech, telecom giants take sides as FCC proposes large public WiFi networks

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *