Início » Sem categoria » EUA querem montar bases militares em alto mar
Desafio

EUA querem montar bases militares em alto mar

EUA querem montar bases militares em alto mar
Google Images

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Construí-las e mantê-las em solo estrangeiro é algo que envolve problemas tanto políticos quanto práticos. Por que não nas águas internacionais?

Mesmo países amigos podem colocar dificuldades em momentos cruciais. Foi o que aconteceu com os EUA quando o país precisou usar o território e o espaço aéreo da Turquia na época da invasão do Iraque. Um outro aspecto é que, em um país militarmente ocupado, uma base terrestre é um ímã para ataques. Um terceiro problema é que nem sempre se consegue convencer uma nação a receber um destacamento militar.

Por esses e outros motivos, os EUA estão considerando a hipótese de passar a construir bases militares nos oceanos. Resta vencer o enorme desafio técnico que a construção de tais bases representa.

Fontes:
Warfare: All at sea

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Tudo bem que ter bases militares em países estrangeiros é complicado, os políticos mudam de idéia e querem mandar as bases embora. Mas eu quero ver construir uma base flutuante onde possa aterrissar um grande avião de transporte de soldados ou armas. Nada a ver com os porta-aviões existentes, em que aterrissam pequenos caças. Os grandes aviões pedem uma pista muito mais larga e mais comprida.

  2. WELLER MARCOS disse:

    Eu gostaria de estar lendo uma notícia mais abrangente como, por exemplo: Estados Unidos vão construir, gratuitamente, unidades de saúde pública em países do Terceiro Mundo. Essa doença militarista mostra o quanto a Nação Norte-Americana é frágil e conduzida por desequilibrados mentais. Depois de tudo querem nos cobrar atitudes sobre biodiversidade, conservação da natureza etc.etc.etc. Até que seria interessante construírem uma ou duas dessas bases, para no futuro caótico a que levarão o mundo terem uma plataforma de onde possam olhar à distância a aberração causada pela idiotice.

  3. JOSE GRANGEIRO SOBRINHO disse:

    É incrível como uma nação considerada uma das maiores Democracia do mundo e considerar-se o berço da liberdade, só pensa em conflitos e guerras, pois bem, qualquer nação, tem o direito de primar por sua segurança e soberania, mas querer colocar sentinelas militares até em bases construídas no mar, deixa agente pensar que “A liberdade”, pregada pelos Americanos, simplesmente é uma forma de estar sempre pensando no pior. A guerra e os conflitos. Ou seja, atrás da máscara da “liberdade”, está sempre um rosto pre-destinado a atacar quem discordar de suas idéias. E emtão, onde está o diálogo, mecanismo mais importante, quando se fala em liberdadade?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *