Início » Sem categoria » Evo Morales vai mudar sistema judiciário
Bolívia

Evo Morales vai mudar sistema judiciário

Evo Morales vai mudar sistema judiciário
Fonte: EPA

Em dezembro do ano passado, Evo Morales, presidente da Bolívia, ganhou a eleição para seu segundo mandato e, com ele, o direito de implementar uma nova constituição, que trará grandes mudanças ao Poder Judiciário.

A Bolívia será o primeiro país na América Latina a ter seus juízes ratificados por voto popular, sendo que, até as eleições, que serão apenas em dezembro, os juízes serão os indicados por Morales. Além disto, nos crimes envolvendo corrupção, não haverá possibilidade de recurso aos tribunais superiores e o ônus da prova será invertido, cabendo ao réu provar a sua inocência.

Os oponentes de Morales temem que a intenção seja realizar julgamentos espetáculos e perseguição política. Os últimos quatro presidentes e vice-presidentes já foram alvos de ações criminais e vários outros políticos estão sendo investigados. As acusações envolvem danos causados ao Estado através de contratos de privatização, corrupção e traição, dentre outras.

Vários políticos e ex-detentores de cargos no governo já recorreram ao exílio, com medo de perseguição política.

Fontes:
Economist - Bolivia's president and his opponents -- People's justice

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Azarias disse:

    É salutar que as leis de um país seja respeitada e acatada por toda a população. Aqui no Brasil, os políticos são condenados na esfera internacional e não dentro do seu país; isto é uma vergonha e serve de chacota. Temos também de fazer auditoria em nossa divida externa. Quais governos e autoridades pegaram empréstimo no exterior e como foi aplicado este empréstimo. A imprensa notícia a extraordinária quantia de impostos cobrados pelos governos municipais,estaduais e federais, mas não esclarece ao público que a totalidade desta quan tia é para pagar dividas que os brasileiros desconhecem.

  2. Geraldo Euclides disse:

    Como se dizia nos romances sobre piratas; Quando o navio esta afundando, primeiro a fugirem são os ratos, é isso que está acontecendo na Bolívia: os ratos estão se preparando para fugir!

  3. Markut disse:

    Uma medida como essa faz, é claro, as ratazanas atuais abandonarem o navio, correndo.
    O problema da corrupção não será resolvido,pois outras ratazanas ocuparão o lugar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *