Início » Sem categoria » Ex-detentos de Guantánamo voltam ao terrorismo
EUA

Ex-detentos de Guantánamo voltam ao terrorismo

Ex-detentos de Guantánamo voltam ao terrorismo
fonte: Reuters

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

De acordo com o Pentágono, um número crescente de ex-detentos da prisão de Guantánamo está se juntando a terroristas islâmicos para lutar contra os Estados Unidos em áreas de conflito. O porta-voz da agência, Geoff Morrell, apresentou dados confirmando que 14% de ex-detentos voltaram a praticar atividades terroristas. Isso é uma alta de 11% em relação a 2008.

A informação vem em meio à polêmica criada pela transferência de prisioneiros da prisão para o Iêmen. Recentemente se descobriu que o terrorista responsável por um ataque contra um avião saído de Amsterdam em direção aos Estados Unidos foi treinado no país.

Dos 750 detentos que se estavam presos na ilha, 198 ainda se encontram no local, que o presidente Barack Obama prometeu fechar antes do fim de seu primeiro ano de governo, o que não deve acontecer. Noventa e um dos prisioneiros são do Iêmen, mas o governo afirmou que não os devolverá para o país de origem.

Fontes:
Reuters - U.S. believes 1 in 5 ex-detainees joining militants

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

9 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    A promessa de Obama de fechar Guantánamo em um ano sem ter um plano para isso foi vã, como outras que ele fez. E mandar direto para o Iêmen foi simplesmente burrice.

  2. murilo disse:

    Depois da “temporada no inferno” em Gantanamo, ainda se espantam que os ex-dententos queiram destruir os Estados Unidos?

  3. Talio de Paiva Esmeraldo disse:

    Extremistas religiosos não tem correção, não se arrependem dos seus atos terroristas por estar convictos que suas vidas têm o propósito de lutar até a morte numa guerra santa contra os infiéis. Os EUA, diga-se de passagem, um país em que grande parte da economia se encontra nas mãos de judeus (Lehman, Rothschild,Bloomberg,Rockfeller, Morgan-Stanley, etc…)é o alvo principal dos terroristas por encarnar a tríade detestável por eles: o antagonismo religioso (Cristianismo/Judaísmo), o imperialismo econômico/militar e o liberalismo. O ódio aos judeus remonta eras bíblicas, se agravaram com as guerras incessantes, a criação do estado de Israel e a miséria do povo que se agarra à religião para vencer seus males. Os EUA provam de seu próprio remédio quando armou e instruiu os separatistas Afegãos contra a extinta URSS, livres da soberania socialista (antireligiosa)soviética, voltaram-se contra os inimigos judeus e os países que os apoiam e que lhes dá guarida. O Islã não é o inimigo, o inimigo é a própria ânsia americana em dominar sobre a miséria alheia que é terreno fértil para o extremismo.

  4. Jorgiano Barbosa disse:

    O mundo deve encarar o terrorismo como atividade criminosa e que atinge diretamente o mais precioso dos bens juridicos, a vida, dessa forma todo e qualquer terrorista deve ser julgado e dependendo das atividades exercidas condenados a prisão perpétua ou mesmo ao enforcamento, linha dura pra esses bandidos!!

  5. Jurandir Donizete Tomazelli disse:

    Quem sou eu para dar um veredíto a essa situação. Quem planta limão provavelmente colherá limão. Quem planta sangue provavelmente terá uma banca de sangue. Quem semeia o ódio provavelmente não colherá o Amor. Nabucodonosor perdeu o poder mais pela ambição, egoísmo, orgulho, vaidade, fechou-se em sí próprio e a história nos relata o seu fim. Hitler semeou a rosa vermelha, ou melhor implantou na rosa mais espinho que beleza. Quanta dor causou. Ele se suicidou? não creio firmemente. O império Romano sucumbiu porquê? Deveria ser um império em que a justiça social e o bem do povo ocupava o primeiro lugar? O mundo está globalizado. Quem governa quer dominar, isto é um fato concreto. Ora, se você me encurrala, me bate, consegue levar o meu astral a marca zero, o que você poderá receber em troca de minha parte: rosas? carinho? gratidão? amizade? Se você é o causador de mortes entre os meus queridos, provavelmente não te oferecei um lírio da paz, mas uma passage para a Lua, lembrando-se, só de ida. Você pode matar o corpo de um ser humano, destroçar seu país, dizimar a população, mas isso lhe custará muito caro. A medida do ódio é a mesma medida do amor. Não sou a favor do terrorismo, dos homens bombas, sou a favor da paz. Em resumo, plante o Amor, o Carinho, a Compreensão, a amizade, a ternura, a misericórdia, e não colherá os frutos amargos das plantas que plantates. É preciso fazer uma reflexão nacional nos rumos da História do país. Quem se coloca na direção da Nação? É preparado? tem rabo preso? quais os ideais que o levaram para ser o representante de uma Nação?
    A Lei da Vida é muito severa: colherás os frutos das árvores que plantastes e somente você o comerá, quer esteja docê, quer esteja um fel. Ainda é tempo de vestir a vestidura da humildade e de humanidade.Ainda é tempo de procurar amenizar o estrago que já foi feito, isto é, demonstrando não pela força, mas pela boa vontade e pelos atos.Talvez assim, o teu próximo não procurará um momento para destruí-lo. O Amor germina vida. O ódio germina tão somente o desamor, a vontade de destruição, não medindo as consequências.
    Ainda há tempo de se descer do pedestal em que se encontra e ir em busca da reconciliação. Somente esta poderá deter esse terrorismo criado, cultivado, molhado não com água, mas com muito sangue.
    Um abraço.

  6. Almanakut Brasil disse:

    E agora podem se preparar, por que voltarão mais fortes e determinados!

  7. Otacio de Andrade disse:

    Extranha conclusão. Parece com aquelas da CIA e do Bush sobre as armas nuclearees no Iaque. Primeiro não hánotcícia de presosjulgados e absolvidos em Guatânmos; segundo, se sairem sairão tão alquebrados que mal terão energia para falar.

  8. Sergio disse:

    A Biblia dos Judeus Diz que Jesus viria para plantar o amor no coraçao dos homens e trazer prosperidade e paz para a humanidade. Desde que Jesus surgiu na face da terra e por causa dele e seus seguidores entre os quais inclusive (os musulmanos que creem em Moises, Jesus e Mahome´), somente vemos Odio aos Judeus, guerras religiosas e destruiçao ecologica do planeta em prol da prosperidade. Afinal, com que propositos veio Jesus?? Sao estas algumas das razoes dos Judeus e dos Ateus para nao crer nele? Esta historia de dar a outra face a quem lhe da un Tapa, nao funciona. Sou mais o olho por olho e dente por dente como na Biblia Original. Ser a favor da paz, todos somos, mas o mundo foi fabricado de desigualdades, do bem e do mal, de fracos e fortes, e peixe grande comendo peixe pequeno. Portanto sempre havera a guerra do bem contra o mal. Sobreviver nisto tudo exige preparo alem de uma fe num ser superior(Un Deus) sem questiona-lo. Mas dizer que Dús e´ todo amor e Pleonasmo de pura fantasia. Portanto e julgando ser o Terrorista un produto do Mal, concordo com a opiniao do Jorgiano Barbosa dentre os comentarios abaixo.
    “O mundo deve encarar o terrorismo como atividade criminosa(do Mal) e que atinge diretamente o mais precioso dos bens juridicos, a vida (do Bem), dessa forma todo e qualquer terrorista deve ser julgado e dependendo das atividades exercidas condenados a prisão perpétua ou mesmo ao enforcamento, linha dura pra esses bandidos!!

  9. Pedro Bernad disse:

    Só esta noticia, Candidatos sem noçao, querem cargos publicos;
    Altas autoridades academicas, tendriam de por
    uma cartilha, para sua inscripçao,depois de esta sabatina,faser examen, sí aprovados!!! tudo legal
    { do contrario barrar tanta basoura } embergonhando este lindo Pais

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *