Início » Sem categoria » França volta a ter carros incendiados no réveillon
Vandalismo

França volta a ter carros incendiados no réveillon

França volta a ter carros incendiados no réveillon
Depósito de carros queimados em Strasbourg, na França (Fonte: AP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Jovens das periferias francesas cumpriram a estranha tradição, ateando fogo a 1.137 carros na noite de quinta-feira, 31, para sexta-feira, 1º.

Apesar da grande mobilização policial, o número de carros incendiados na França no réveillon de 2009 para 2010 foi quase o mesmo do que foi registrado na passagem de 2008 para 2009, quando 1.147 carros foram queimados.

O ministério francês do Interior destacou 45 mil policiais em todo o país para tentar evitar os atos de vandalismo, sendo que 8 mil estiveram a postos em Paris. Centenas de pessoas foram presas e onze policiais ficaram feridos.

Em nossa opinião…
A causa dessa revolta é a desesperança trazida pelo desemprego e a falta de perspectivas. O irônico é que Nicolas Sarkozy, quando ainda era apenas ministro, tinha um programa de “primeiro emprego” para incentivar as empresas a contratar os jovens da periferia, entre os quais o desemprego é de mais de 25%. Mas a ideia foi mal recebida e não foi aprovada.

Uma coisa estranha é que os próprios beneficiários do plano reclamaram. O incentivo básico era um primeiro ano sem garantia de estabilidade, de maneira que as empresas tivessem a liberdade de despedir. Assim os jovens não quiseram, preferiram continuar desempregados.

Fontes:
G1 - França tem 1.137 carros incendiados no réveillon

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *