Início » Vida » Ciência » Grandes descobertas de fósseis de dinossauros na China
Descobertas de fósseis de dinossauros na China

Grandes descobertas de fósseis de dinossauros na China

Muitas espécies de dinossauros foram encontradas na China, mais do que em qualquer outro lugar

Grandes descobertas de fósseis de dinossauros na China
As descobertas são resultado do grande número de rochas do período Mesozóico na China (Reprodução/Barcroft Media)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um fêmur rosado gigantesco, maior do que uma pessoa, surge na superfície da terra. As vértebras fossilizadas, ossos de pernas e braços e o crânio de um hadrossauro espalham-se pelo local da escavação. Durante 70 milhões de anos esse hadrossauro e outras espécies de dinossauros ficaram enterrados nesse lugar. Agora o sítio de Zhucheng, na província de Shandong na região leste da China, é chamado de “vale dos dinossauros” por causa dos 10 mil fósseis já encontrados. A caçada a dinossauros na China só começou nas últimas décadas. No entanto, já foram identificadas mais espécies do que em qualquer outro país.

As descobertas são resultado do grande número de rochas do período Mesozóico na China, quando os “dragões ferozes”, como os chineses chamavam os “dinossauros”, perambulavam pela região. Em muitas áreas os rios, enchentes, tempestades de areia e terremotos enterraram os animais logo depois da morte e, por isso, os fósseis ficaram preservados. Uma quantidade incomum de rochas desse período aflorou à superfície, o que permitiu a descoberta de ossos, ovos e marcas de pegadas com mais facilidade. Uma descoberta recente do Changyuraptor yangi, o maior réptil alado com quatro asas conhecido no mundo, na província de Liaoning, representa um passo essencial para estudar a evolução dos dinossauros e das aves.

Um aumento dos recursos destinados à pesquisa científica também incentivou as grandes descobertas de fósseis de dinossauros na China. Segundo Xu Xing, um paleontólogo da Academia de Ciências chinesa, que descobriu mais de quarenta novas espécies, a paleontologia está em um momento de rápida ascensão na China. Com frequência, os fósseis foram descobertos nos muitos lugares de novas construções e ferrovias no país. Mas é possível que as pesquisas dos paleontólogos sejam ainda mais revolucionárias no futuro.

Fontes:
The Economist-Bone China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *