Início » Sem categoria » Jovens se rebelam contra ditadura em Cuba
Resistência

Jovens se rebelam contra ditadura em Cuba

Jovens se rebelam contra ditadura em Cuba
Yoani Sánchez é autora do blog "Generación Y", contrário ao regime cubano

Entre suas armas de protesto estão os blogs, embora o acesso à internet seja algo restrito no país de Fidel e Raúl Castro.

A internet utilizada pela juventude cubana que resiste à ditadura comunista é bem precária. Com isso, quem consegue acessar a rede abastece centenas de amigos com informações sobre Cuba e o restante do mundo por meio de pen drives.

Trata-se de uma espécie de panfletagem eletrônica que conecta milhares de jovens cubanos na faixa dos 20 ou dos 30 anos, uma geração criada para idolatrar Fidel Castro e não para protestar contra o regime. Mas o medo da violência policial, das prisões, da perda do emprego, entre outras medidas de repressão, já não conseguem manter a juventude cubana calada.

Esses jovens também se manifestam por meio de festas punk e hip-hop. Eles fazem questão de serem vistos e ouvidos, algo impensável há poucos anos, e raramente fazem parte de algum grupo organizado ou têm algum projeto político. A blogueira Yoani Sánchez ressalta que “em Cuba, basta respirar para ser dissidente”.

Fontes:
Revista Veja - Internacional: Juventude rebelde

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Eleutério Sousaa disse:

    Certa ocasião conversei com um ex-preso político de Cuba. Por discordar de Fidel o colocaram durante 20 anos a criar galinhas. Comia ovos com casca e tudo para não dar flagrante. Foi libertado porque uma jovem venezuelana de ideais socialistas foi para Cuba pensando ser o paraíso. Desiludiu-se e como havia casado com um moço cubano que era filho do ex-preso assim o puderam trazer para Venezuela… Agora este país está seguindo a lição de Cuba! O ser humano tem atração pela imolação… Parece mentira!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *