A linda capital da Argentina é muito mais do que a Praça de Maio, Casa Rosada, Caminito, La Bombonera, Porto Madero e que tais. Por Hugo Souza.
Conheça sintomas, formas de prevenção e informações sobre viroses e diarreias
Nossa coluna semanal de críticas (construtivas) à imprensa
O leitor Markut comentou a carta do nosso colaborador Maurício Apolinário
Todo início de ano a mesma história se repete nas universidades brasileiras
Leia a crítica de Francisco Taunay sobre peças apresentadas no Rio Musical
Enquanto as ex-ditaduras respiram democracia, o país experimenta uma política inusitada. Por Claudio Carneiro.
Considerado por muitos o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas, Leonardo da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452, na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, centro intelectual e científico da Itália.
| Auto-retrato de Leonardo da Vinci em sangria |
Desde a adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lourenço de Médici e Andrea del Verrocchio . Foi com essa admiração e dedicação, que o pintor conseguiu ser autor de belíssimas obras, como A Última Ceia, pintado diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, e o retrato de Lisa del Giocondo, a La Gioconda, conhecida como Mona Lisa, o qual ele demorou três anos para terminar. Ambas as obras são conhecidas em todo o mundo. Da Vinci, foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento, além de pintor, foi também anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto e escultor.Depois de ter trabalhado em diversos ateliês e de muito viajar por várias cidades, como por exemplo Roma e Milão. Leonardo morreu em Cloux, França, e de acordo com o seu desejo, sessenta mendigos seguiram seu caixão. Da Vinci foi enterrado na Capela de São Hubert no Castelo de Amboise.
~