Início » Sem categoria » Liberdade de imprensa volta à pauta
Mídia

Liberdade de imprensa volta à pauta

Instrumento do governo militar para ameaça e censura a jornalistas e meios de comunicação, a Lei de Imprensa deve ter mudanças definidas em breve pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Embora já tenha sido modificada liminarmente, com vários de seus artigos suspensos por decisão da Justiça (como o que prevê a possibilidade de prisão para jornalistas), a tendência é que o STF considere a lei inconstitucional e a revogue definitivamente.

O tema voltou à pauta na semana passada, durante a III Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, promovida na Câmara dos Deputados. É consenso entre representantes da mídia, parlamentares e associações de classe a necessidade de elaboração de uma nova legislação específica para o setor. No entanto, os empresários do setor defendem que qualquer regulamentação pode naturalmente resultar em algum tipo de restrição de liberdade, o que é intolerável num regime democrático.

Fontes:
Veja - Defesa da liberdade
20/02/08 - Rumo à autocensura

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Sonia disse:

    Ja era sem tempo de termir com a demagogia, e dar o direito do cidadão dizer realmente o que pensa, mas isto não vai acontecer pois imagina só o que os politicos vão ouvir.

  2. João Direnna disse:

    É,ou era,vergonhoso permitir que um instrumento intimidatório como a Lei de Imprensa – produto da ditadura – permanecesse tanto tempo “no ar”. Finalmente, após tapas e beijos no STF, prevaleceu o bom-senso.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *