Início » Sem categoria » Milhares de sem-teto promovem invasões em São Paulo
'Mutirão'

Milhares de sem-teto promovem invasões em São Paulo

Milhares de sem-teto promovem invasões em São Paulo
O Edifício Prestes Maia foi um dos prédios ocupados no centro de São Paulo (Fonte: G1)

Na madrugada desta segunda-feira, 26, cerca de 2 mil famílias ocuparam dois prédios no centro da cidade e um terreno na Zona Sul. Houve confronto com a polícia.

No centro de São Paulo, foram ocupados o Edifício Prestes Maia, nas proximidades da estação da Luz, e um antigo prédio do INSS. Cerca de 700 sem-teto ainda armaram barracas nas calçadas do Viaduto do Chá, em frente à prefeitura da cidade. Na Zona Sul da capital paulista, o alvo foi um terreno em M’Boi Mirim.

O Prestes Maia está vazio há mais de 15 anos, com dívida de mais de R$ 3 milhões em IPTU, e já havia sido ocupado pelos sem-teto entre 2004 e 2007. Já o antigo prédio do INSS está vazio há 18 anos e aguarda para ser incluído no programa “Minha Casa, Minha vida”, do governo federal.

Fontes:
Estadão - Sem-teto ocupam imóveis no centro de SP e armam barracas no Viaduto do Chá
Uol - Sem-teto ocupam três imóveis nas regiões sul e central de São Paulo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Helio disse:

    O povo já percebeu esta tática eleitoral. Os verdadeiros sem-teto não estão nessas invasões. São ocupações articuladas junto com o MST em que os ocupantes se revezam entre suas casas e a invasão (estive numa). Esta acção, como a da greve de professores de comando petista são parte da campanha da candidata que querem nos empurrar goela abaixo.

  2. João Cirino Gomes disse:

    Que fique bem claro: Não estou defendendo qualquer político ou partido! Mas notem: Eu postei um texto onde informei: que o PT através de sindicatos pagava 50 reais mais uma marmita e a passagem para os desempregados fazerem passeatas e agitações na greve dos professores, em SP!
    Pois bem, sobre as invasões dos sem tetos eu já não posso comprovar nada; mas Lula não havia prometido milhões de empregos e de casas populares? E onde estão?
    E agora no final de seu mandato, já passou a inaugurar obras do PAC I; que são simples rascunhos, com erros de ortografias gritantes e nem saíram do papel!
    E ainda incentiva a população a grave e invasões!
    Não é ele quem continua prometendo milhões de casas populares, e empregos?
    Será que é tão difícil notar as formas de articulação política do PT?
    Usar a população carente desta forma é safadeza ao meu ver!

  3. Lucas disse:

    “as mulheres que cursam o ensino superior têm, em média, 1,5 filho; já entre as mães de escolaridade mais baixa (até um ano de estudo), a estatística ainda se mantém em preocupantes 4,08.”

    Dados do IBGE no site do governo:
    http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=50475

    Educação e Planejamento familiar já!!!

  4. Afonso Schroeder disse:

    Acompanho os noticiários de algumas emissoras qual não foi minha surpresa no dia 22-04-2010, mais ou menos 14:30 a TV Record estava fazendo grande concentração em todas as capitais, que evento primoroso, pena opção pouco defundida, mas de grande valia para o ser humano,mais uma vez esta de parabens a TV Record por esta iniciativa e diga-se de passagem unir milhões de pessoas por fé é simplesmente maravilhoso…

  5. Markut disse:

    Aquí se interpenetram vários desalentadores fenômenos sociais e o mais frustrante é a sua recorrência.
    De um lado, um MST e CUT, aventureiros e criminosos, se servindo da massa iludida e explorada.
    Do outro, um governo omisso, incompetente e leniente, que afaga ainda a cabecinha dessa gente e uma burocracia paquidérmica que impede a utilização de edifícios vazios, por anos a fio.
    No caso dos prédios abandonados, no centro de São Paulo, o que está acontecendo é a contra mão das sugestões de vários urbanistas que se debruçaram e se debruçam ainda sobre a questão da revitalização do centro.
    O que se nota é uma total falta de apetite político e cívico, por parte dos gestores, seja do legislativo, seja do executivo,sem que a mão do Ministério Público dê o ar da sua graça, contra tal descalabro.
    Onde anda o planejamento a curto, médio e longo prazo?
    Como se faz para que as cabeças pensantes sejam afinal ouvidas?
    O que é que falta para uma capacidade de arregimentação de massas, como a dos evangélicos, não para a coleta de dízimos, mas para exigir do poder constituido as providências básicas que todo cidadão tem direito?

  6. Geraldo Euclides disse:

    Esses “sem-teto” são apadrinhados do PT/MST que bem prometeram um Abril Negro com as invasões d terras ferteis e prédios nos centro das capitais os aplausos deste partido que pensa em empurrar-mos essa dilma, já pensou se acontece-se?

  7. Luciano Silva disse:

    Criminosos. Já há tantos bandidos impunes no país que sobre esses aí nem se comenta mais.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *